Menu principal

A PÁTINA NOS MOSTRADORES...

Iniciado por Alberto Ferreira, 15 Fevereiro 2010 às 14:33:22

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

- O QUE É?
- COMO ELA APARECE?
- HÁ CONTROLE SOBRE ELA?

Salve, amigos!
Inspirado por esta pergunta aí abaixo, do nosso amigo Jefferson,...

Citação de: Jefferson online 15 Fevereiro 2010 às 11:33:23
Citação de: Alberto Ferreira online 14 Fevereiro 2010 às 19:23:57
Salve!

Este...

Seiko 5 - 6309-8160, com uma interessante "pátina" no mostrador.

Será que se fosse um "coroado", ele seria um (raríssimo  ;)) "chocolate dial"?
:D

Abraços!
Alberto
8)

Caro Alberto,

Parabéns pelo achado, muito bonito. Me lembra o efeito do betume na madeira.  :)

Explique para o leigo aqui o que aconteceu neste mostrador para deixá-lo com esta coloração.

Um abraço,

Jefferson

...eu resolvi abrir este tópico aqui para que nós conversemos a respeito das "pátinas".

Bem,...
Para dar um pontapé inicial, eu vou tentar dar a minha resposta àquela pergunta do Jefferson.

Para mim este "efeito" é (basicamente) fortuito, ou seja, ele ocorre por uma combinação de fatores, sendo a mais importante a exposição à luz (raios UV).
Eu acredito que o tipo de tinta e outras condições físicas do mostrador também influenciem o resultado final.
O efeito deveria ocorrer naturalmente.

Aqui abaixo segue um outro exemplo, que está aqui no meu ajuntamento já há algum tempo, seja por curiosidade e também por achar o "efeito"  interessante.
Trata-se de um Amida.

Agora uma pergunta...
Será que isso (necessariamente) valoriza, ou torna "raro", "colacionável", um determinado relógio?
Será que isso só ocorre naturalmente ou pode ser "induzido" por comerciantes "atentos"?
Eu,... francamente, tenho as minhas dúvidas.  ::)

Bem,...
Há casos de Omegas, Rolex, etc, assim.
São...
"Tropical dial"... ...para lá...
"Chocolate dial"... ... para cá...
...e por aí vamos?

O que os amigos acham?

Alguém tem algum relógio com uma "pátina" interessante no mostrador?
Vamos vê-los?

Abraços!
Alberto

nilomis

Alberto,

Deixe eu colocar uns centavos na conversa:

A tua pergunta é sobre a pátina nos mostradores, correto?

A minha pergunta se deve ao fato de existir um outro tipo de pátina que é a que aparece nos luminosos (ponteiros e marcadores), como na foto abaixo:

A pátina, nos luminosos, é comum e é decorrente da deterioração do trítio. O notável é que tanto pode ir para a cor amarela escura (como na foto) como para um tom mais avermelhado.

Voltando para a pátina nos mostradores ela é, na minha visão simplória, decorrente de um defeito, que pode ser:

a) Umidade
b) Defeito na tinta utilizada na pintura original

A primeira (umidade / oxidação) é imprevisível e a segunda (defeito) pode, ou não, ser causada por luz ultravioleta ou mesmo calor (infravermelho).

Um caso famoso (?) é o apresentado pelos relógios Rolex Submariner quando a Rolex passou a usar uma tinta brilhante e marcadores encapsulados. Isso ocorreu por volta de 1984 e a pintura rachava. É claro que os vendedores (ah os vendedores) logo se aproveitaram disso e passaram a chamar o mostrador de "spider web" (teia de aranha) e tome preço nisso.

Outro exemplo notável são os chamados de "mostradores chocolate". Já vi alguns "chocolate" de perto e acho muito pouco provável que a exposição ao ultravioleta pudesse ser dar esse tom de forma tão uniforme. Novamente na minha opinião leiga ... aí tem gato e dos gordos.

O resumo da ópera é:

1) A pátina é um defeito que até pode ser agradável, ou não. É interessante observar os comerciantes transformarem um defeito em algo de mais valor.

2) Há a possibilidade destes defeitos serem intensificados de forma artificial (exposição ao UV, por exemplo), pois nos botaram nas nossas cabeças que esses defeitos trazem individualidade/personalidade ao relógio. Onde tem grana tem gente correndo para forçar a barra.

Logo que eu tenha oportunidade vou expor um mostrador que tenho comigo a luz ultravioleta por um período prolongado e posto os resultados. Quem sabe?

Abs (ou deveria ser Ziriguidum?),

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

Nilo,
Você enfocou exatamente o ponto que eu gostaria de discutir aqui, ou mesmo tentar "aclarar" e "conceituar" com os amigos...

"A pátina é um defeito"...

Sim! Ela é exatamente isso!

E mais...
Como você bem disse, sendo um defeito proveniente de alterações na estrutura da pintura, cabe a pergunta...

É bonito. Sim. (eu também acho), mas...
...até que ponto ela é estável?
Por quanto tempo o aspecto será aquele?

A questão dos luminosos não me parece tão passível de uma maior degradação (digamos, mais rápida, após uma certa "evolução" inicial).
Mas, após um certo ponto, o que fica é apenas o aspecto, nada mais que se relacione com a função de luminescência.  :(

Eu também já pensei em fazer um "ensaio", expondo um mostrador a doses controladas de UV, medindo e acompanhando a evolução.
A intenção seria desmistificar (se é que isso ocorrerá) a questão dos mostradores artificialmente "patinados".

Pois é...
Qualquer dia desses, eu também tento e "escrevo" uma tese sobre o tema...
A fonte de UV eu também tenho aqui... E o mostrador cobaia também...  :D

Abraços!
Alberto

Jefferson

Olá para todos,

Caro Alberto, muito obrigado pela resposta e pelo belo tópico criado.  ;)

Pelo que entendi, a pátina ocorre devido a transformação das propriedades da tinta aplicada no mostrador, devido, em tese, à exposição prolongada aos raios UV.

Existe uma variedade grande de efeios, ou defeitos, que podem ocorrer no mostrador. Pude ter uma noção dando uma olhada na seguinte página: http://rolex.watchprosite.com/show-forumpost/fi-732/pi-3007091/ti-499241/s-0/

Alguns envolvem apenas mudança na coloração, outros envolvem o surgimento de texturas, como rachaduras, manchas, descascados...

Desprezando a possibilidade de ação intencional para criar tais efeitos (como citado pelo  colega Nilo), o contato com substâncias como óleos, solventes (usados na limpeza do mecanismo), também poderia contribuir para tais alterações não?

No processo de pintura, os mostradores recebem verniz? Se sim, ele pode ser o responsável, em alguns casos.

Tenho este Stewag, com este mostrador. Em qual categoria se enquadraria?  ;D ;D

Abraços,

Jefferson

FALCO

Este é um assunto muito interessante.
Existem alguns brasileiros mundialmente famosos pela abundância dos mostradores "desejáveis".
Tem gente pagando caro por relógios com marcadores pintados com café (este de cozinha mesmo) e mostradores submetidos à "bronzeamento artificial".
Pintura rachada valoriza? Meu carro batido vale mais agora que quando zero? Mesmo com o desejadíssimo efeito "spider"?
Tem gente, não muito longe, que acha que todo defeito é "spider dial".

Para mim existe uma enorme diferença entre uma moeda ou nota fabricada errada, e por isto mais valiosa e um mostrador que deu defeito, e por isto desbotou ou rachou, ou uma cédula menos nítida porque ficou mergulhada no thiner vale mais? Uma moeda menos nítida vale mais que uma perfeita?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulo Sergio

Creio que essa pátina possa não ser um fator, mas um somatório... a luz seria o fator desencadeante!!!
Sim, pois há várias variantes: o material do mostrador (geralmente um metal), o fundo, a tinta em si, o verniz, além a umidade!!!
Mas vejo o verniz como um dos responsáveis... explico - já viram aqueles portões de madeira, expostos ao tempo, pintados com verniz (às vezes não resistente à água)??? Repararam como, exposto à luz e à umidade, ele como que "descola", permitindo que certos fungos proliferem "por debaixo" do mesmo, ocasionando marcas na madeira? Além disso, repararam como ele perde o brilho?
OK, sei que é uma comparação meio "forte", mas acredito que seja algo nesse caminho o que ocorre para alterar a cor de alguns mostradores!
Será que o Alexandre, da Sarica, não teria uma informação sobre esse tema???
Meu centavo  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

leon

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2010 às 14:33:22
- O QUE É?
- COMO ELA APARECE?
- HÁ CONTROLE SOBRE ELA?

Salve, amigos!
Inspirado por esta pergunta aí abaixo, do nosso amigo Jefferson,...

Citação de: Jefferson online 15 Fevereiro 2010 às 11:33:23
Citação de: Alberto Ferreira online 14 Fevereiro 2010 às 19:23:57
Salve!

Este...

Seiko 5 - 6309-8160, com uma interessante "pátina" no mostrador.

Será que se fosse um "coroado", ele seria um (raríssimo  ;)) "chocolate dial"?
:D

Abraços!
Alberto
8)

Caro Alberto,

Parabéns pelo achado, muito bonito. Me lembra o efeito do betume na madeira.  :)

Explique para o leigo aqui o que aconteceu neste mostrador para deixá-lo com esta coloração.

Um abraço,

Jefferson

...eu resolvi abrir este tópico aqui para que nós conversemos a respeito das "pátinas".

Bem,...
Para dar um pontapé inicial, eu vou tentar dar a minha resposta àquela pergunta do Jefferson.

Para mim este "efeito" é (basicamente) fortuito, ou seja, ele ocorre por uma combinação de fatores, sendo a mais importante a exposição à luz (raios UV).
Eu acredito que o tipo de tinta e outras condições físicas do mostrador também influenciem o resultado final.
O efeito deveria ocorrer naturalmente.

Aqui abaixo segue um outro exemplo, que está aqui no meu ajuntamento já há algum tempo, seja por curiosidade e também por achar o "efeito"  interessante.
Trata-se de um Amida.

Agora uma pergunta...
Será que isso (necessariamente) valoriza, ou torna "raro", "colacionável", um determinado relógio?
Será que isso só ocorre naturalmente ou pode ser "induzido" por comerciantes "atentos"?
Eu,... francamente, tenho as minhas dúvidas.  ::)

Bem,...
Há casos de Omegas, Rolex, etc, assim.
São...
"Tropical dial"... ...para lá...
"Chocolate dial"... ... para cá...
...e por aí vamos?

O que os amigos acham?

Alguém tem algum relógio com uma "pátina" interessante no mostrador?
Vamos vê-los?

Abraços!
Alberto

Desde já os meus parabéns pelo tópico amigo Alberto , como já postei aqui no fórum não me considero um coleccionador de relógios mas sim um " Juntador" pois uso todos eles;Penso eu que a palavra coleccionador não se aplica no meu caso pois para ser um, existe um certo ritual de admiração,resguardo e um empenho no conhecimento profundo de toda a maquinaria , movimentos e afins de seus relógios ( isto na minha humilde opnião) que não é nem de perto o meu caso,cuido bem dos " MEUS MENINOS" dou sempre uma voltinha com todos os que possuo e conheço pouco dos seus maquinários.Agora vamos ao que interessa....achei o seu Seiko 5 um assombro , perfeito , agora o motivo dele ter ficado com esta côr é obvio que a mim transcênde-me mas sejam lá quais forem as razões ,para mim ficou muito lindo.Parabéns sinceros amigo Alberto pela sua peça e já agora fica aqui os meus agradecimentos a todos os amigos aqui do fórum que sempre que exponho uma dúvida estão prontamente disponíveis para ilucidar-me sobre as mesmas.

Abs

Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Alberto Ferreira

Citação de: Jefferson online 15 Fevereiro 2010 às 16:55:36
...

No processo de pintura, os mostradores recebem verniz? Se sim, ele pode ser o responsável, em alguns casos.

Tenho este Stewag, com este mostrador. Em qual categoria se enquadraria?  ;D ;D

...

Salve!

Jefferson,
Sim!
O verniz é responsável por muitas das "alterações" que podemos ver no envelhecimento de um mostrador.
Com a exposição aos raios UV o verniz tende a adquirir um tom amarelado (ou meio âmbar), perdendo a sua total transparência original.

Mas,...
Nem tudo o que ocorre (no aspecto de envelhecimento) em um mostrador pode ser propriamente classificado como "pátina", no sentido em que os colecionadores e "ajuntadores" entendem.

Este seu Stewag é um bom exemplo disso.
Nele, há o que alguns (erradamente) qualificam de "fungos".
Mas não há fungos ali, nunca houve.
Fungos são seres vivos que necessitam alimento e outras condições vitais  ;) que, convenhamos, não estão presentes num mostrador assim.

Então, o que é aquilo? O que criou aquele aspecto "manchado"?

Bem,...
Além da função estética, a tinta serve também para proteger (isolar) a chapa do mostrador.
Há mostradores de metais nobres (ouro, etc) que simplesmente não são pintados, claro!

Pois bem,...
As manchas esverdeadas do tipo das que vemos no seu Stewag são formações (ou depósitos) salinas. Elas surgem de "dentro para fora", ou seja, elas aparecem sobre a chapa (uma liga nem sempre totalmente estável) do mostrador, por baixo da tinta.

Abraços!
Alberto

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Paulo Sergio,
Eu já conversei com o Alexandre (Sarica) a esse respeito.
Além do que eu já comentei aí acima, ele me disse que os mostradores, antes da aplicação da tinta final, recebem uma leve camada (tinta) à base de prata.
Na opinião dele, essa camada é a primeira a "oxidar", criando os tais minúsculos pontos, de fora para dentr dentro para fora, portanto.

Nada de fungos.

Abraços!
Alberto

PS:
Ao reler o post eu percebi o erro que cometi ao escrever da primeira vez...  ;)

Byron

Olá, caríssimos!
Ok, pátina é defeito...ou má (pequena qualidade)?
Digo mormente com relação aos luminosos.
Tenho um Wingman comprado em 2000 e, embora praticamente não o use depois do vício nos automáticos, não é que a pátinazinha já está "pintando" por lá, nos luminosos!
E isso sem quase o relógio ver a cor do sol.

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Marcelo Costa

Este meu velho crono:

Acho que é um misto de pátina, sujeira e oxidação!  ;)

Abs

Marcelo

FALCO

Sobre a pátina nos marcadores acho que a luz não é importante/determinante, este meu relógio não vê luz mais do que 1 vez por semestre, no resto, cofre sem luz. E a cor dos marcadores, raramente vi mudar tanto.

Adriano

Os dois grandes vilões são umidade e radiação UV. Mas em qual proporção, é difícil dizer. Tem material que sofre mais com a umidade, outros mais com a radiação. Até determinadas cores sofrem mais: azuis e vermelhos desbotam muito mais rápido que outras cores, por melhor que seja o material usado nos pigmentos.

Vide o que ocorre com bezel dos Seamaster "James Bond": aquilo é alumínio, e mesmo assim fica branquinho depois de anos. Puro efeito de UV.

A coisa é complexa e sujeita a tantas variáveis que acho muito difícil determinar uma regra.

Só acho uma "forçação de barra" a maneira como a "pátina" virou eufemismo para bolor, fungo e podridão no meio de vendedores... É mais ou menos como vender uma múmia e dizer que ela tem pequenos "sinais do tempo"...

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é.
No caso dos materiais luminescentes, deve haver uma forte conotação com os aspectos físico-químicos do material em si.

Eu também gostaria de saber como (ou por que) a coisa "evolui" no que tange ao aspecto (coloração).

O fato, pelo menos na minha opinião (e gosto), é que alguns "envelhecem" muito bem (na coloração) e, embora perdendo as suas características funcionais, ficam muito bonitos.

Abraços!
Alberto

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2010 às 20:54:37
Salve!

Pois é.
No caso dos materiais luminescentes, deve haver uma forte conotação com os aspectos físico-químicos do material em si.

Eu também gostaria de saber como (ou por que) a coisa "evolui" no que tange ao aspecto (coloração).

O fato, pelo menos na minha opinião (e gosto), é que alguns "envelhecem" muito bem (na coloração) e, embora perdendo as suas características funcionais, ficam muito bonitos.

Abraços!
Alberto

Tanto é que fabricantes andam lançando relógios novos com o luminoso com coloração já patinada. É um "must" entre os adoradores. Vide o Longines Legend Diver. A idéia foi fanstástica.

Abraços!

Adriano

Wadley

Colegas,

Se a radiação é um dos fatores, o que esperar dos mostradores dos Citizen Eco-Drive ?

São mostradores com material diferente ?

Estou com 04 Eco-Drive, neste momento, expostos à luz solar para dar aquela carga......... ???
Wadley

FALCO

Citação de: Adriano online 15 Fevereiro 2010 às 21:02:37
Citação de: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2010 às 20:54:37
...
Tanto é que fabricantes andam lançando relógios novos com o luminoso com coloração já patinada. É um "must" entre os adoradores. Vide o Longines Legend Diver. A idéia foi fanstástica.
Abraços!
Adriano

Tem o omega moon com mostrador marron também...

Alberto Ferreira

Citação de: Wadley online 16 Fevereiro 2010 às 09:25:54
Colegas,

Se a radiação é um dos fatores, o que esperar dos mostradores dos Citizen Eco-Drive ?

São mostradores com material diferente ?

Estou com 04 Eco-Drive, neste momento, expostos à luz solar para dar aquela carga......... ???

Salve!

Amigo Wadley,
Sim, são diferentes.

Neste caso a questão é outra. Os mostradores dos relógios desse tipo não são pintados.

Aliás, muito ao contrário, aquilo é uma fotocélula.

Abraços!
Alberto

Wadley

Wadley

ESTRELADEDAVI

Já li em algum lugar que cofre não é o melhor lugar pra guardar um relógio, é frio, úmido e sem nenhum foco de luz ou entrada de ar que seja, portanto é nocivo pra um relógio.
Li também que o melhor lugar pra guardar um relógio é em móveis de madeira, a madeira é um mal condutor de calor, porém os objetos que ficam lá dentro, ficam em uma temperatura agradável, estável e constante.

Percebi uma coisa também, não é bom deixar um relógio meses guardado sem tomar um "ar", claro você não vai colocar o relógio no sol, mais tem que deixar ele (comigo eu dor corda em meus relógios de 15 em 15 dias e os deixo numa sala bem iluminada e arejada), tanto que os luminosos (e olha que tenho relógio no meu ajuntamento com quase 10 anos e com luminosos perfeitos).

Bem acho que a tacada é essa.

Abraços.

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)