Menu principal

Relojoeiros esquecidos!!!

Iniciado por Paulo Sergio, 26 Dezembro 2008 às 08:56:29

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Olá amigos...
Primeiramente, quero deixar bem claro que não conheço o vendedor e acredito que seja um bom produto... meu objetivo é utilizar uma das fotos para fazer uma observação neste tópico (desculpem, não sei editar fotos - poderia ter pego aquela do interesse deste tópico somente - a 5ª de cima para baixo - se o Alberto ou outro membro do Fórum puder ajudar, agradeço).
Vejam:

Foto proveniente de um anúncio no ML

Observem que não existem os 2 parafusos que fixam o mecanismo no aro interno.
Pergunto: o que faz com que um relojoeiro não recoloque no lugar todos os parafusos que retirou?
Conhecem muitos casos assim?
Têm outros exemplos?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Eu não tenho como contar quantos casos de "barbeiragens" eu já vi. Esse é bastante leve. Adaptações absurdas são comuns. Mas existem duas que considero muito absurdas, e que já perdi a conta de quantas vezes já vi, pois são recorrentes:

1 - Relógios de ouro com caixa monobloco, comum em um certo modelo de Tissot. O relojoeiro não percebe que caixa é monobloco e tenta abrir com um canivete, como se fosse fundo de pressão. Sentindo a dificuldade em abrir o suposto fundo, e ainda crente em seu julgamento inicial, pega um martelo e bate no canivete para soltar o fundo. Muitos conseguem abrir quase que completamente o fundo, por incrível que pareça. Dependendo do caso, um ourives consegue tapar o buraco aberto. Em outros casos, a caixa está perdida.

2 - Existe uma mania comum também de se adaptar a peça mais difícil ao invés da mais fácil. Sabemos que existem muitos relógios com garras de tamanho ímpar (15mm, 17mm, 19mm, etc.) e são poucas pulseiras "genéricas" de couro nessa medida. A adaptação óbvia é usar uma pulseira maior e desbastar ligeiramente os cantos. Mas para um número assustador de relojoeiros, a adaptação mais óbvia é usar uma pulseira menor e entortar as garras do relógio para dentro. Chegam a usar pulseiras de 16mm em relógios de 18mm... Em caixas de ouro, desentortar as garras não é muito difícil mas corre-se o risco de tirar a circunferência da caixa, criando problemas de vedação e fixação do vidro. Em caixas de aço, corre-se o risco dela simplesmente quebrar. E quando um relógio assim chega na assistência técnica e é sugerido uma troca de caixa, a culpa automaticamente recai sobre a assistência técnica, por cobrar tão caro por uma caixa nova...

Esses são apenas dois dos absurdos que me lembro por serem graves e infelizmente muito comuns.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Poie é, amigos!

Como bem disse o Adriano, essa é até "leve", e há profissionais negligentes em qualquer profissão.

São relojoeiros, barbeiros...
...barbeiros, mecânicos...
...mecênicos, açougueiros...
:(  :P

A "perda", falta, ou (pior ainda) adaptação forçada de parafusos e outras peças, vinda de um profissional que deveria ter no seu "DNA" técnico, a atenção aos detalhes e o respeito pelo seu "paciente", é mesmo algo inaceitável.

Talvez porque, como em muitas outras profissões, falte o principal, a verdadeira vocação.
E a conseqüência é um trabalho feito no "vapt-vupt".
Isso não é tão raro assim, não.

Infelizmente.
Para todas as partes envolvidas.
:-[

Abraços a todos!

Vicente

no ML é normal ver este tipo de coisas nos relogios..

Paulo Sergio

A questão que levantei não é o número de relógios a venda, em qualquer lugar que seja, com falta de parafusos!!!
A questão é como foi colocada pelo Alberto...falta um DNA (ou melhor, vergonha na cara)!!!
Será que o cara não vê que sobraram peças???
Fico com medo daqueles relojoeiros que encontramos por aí, que nos dizem: "tenho uma caixinha cheia de parafusos...vou ver se encontro um para o senhor"!!!  ;D  ;D  ;D 
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Robson

Citação de: Adriano online 26 Dezembro 2008 às 13:27:59
...um número assustador de relojoeiros, a adaptação mais óbvia é usar uma pulseira menor e entortar as garras do relógio para dentro. Chegam a usar pulseiras de 16mm em relógios de 18mm... Em caixas de ouro, desentortar as garras não é muito difícil mas corre-se o risco de tirar a circunferência da caixa, criando problemas de vedação e fixação do vidro. Em caixas de aço, corre-se o risco dela simplesmente quebrar. E quando um relógio assim chega na assistência técnica e é sugerido uma troca de caixa, a culpa automaticamente recai sobre a assistência técnica, por cobrar tão caro por uma caixa nova...

Um sujeito desse tem que tomar uma surra com vara de goaibeira!!! :o
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Paulo Sergio

Obrigado pela edição Alberto!!!
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Vicente

Citação de: Paulo Sergio online 26 Dezembro 2008 às 14:38:47
A questão que levantei não é o número de relógios a venda, em qualquer lugar que seja, com falta de parafusos!!!
A questão é como foi colocada pelo Alberto...falta um DNA (ou melhor, vergonha na cara)!!!
Será que o cara não vê que sobraram peças???
Fico com medo daqueles relojoeiros que encontramos por aí, que nos dizem: "tenho uma caixinha cheia de parafusos...vou ver se encontro um para o senhor"!!!  ;D  ;D  ;D 
Abraço
Paulo Sergio

sim eu seime referi que tem muito porcdo por ai ;)

Correia

Relojoeiro é como qualquer outra profissão, há muito bom e muito mau.
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Paulo Sergio

Oi Vicente!
Entendi o que o amigo disse...  ;)  ;)  ;)
É que a raiva maior não é, muitas das vezes, sobre o vendedor, e sim sobre o "marreta"!!!  >:(  >:(  >:(
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Vicente

Advogado

Olá amigos.
Também quero participar desta discussão, pois já sofri muito vendo meus inestimáveis relógios sendo riscados, entortados e até mutiliados por maus profissionais. Por isso e também por gostar muito de relógios é que eu desenvolvido o hoby de consertar meus relógios. Porém, ainda não consigo desempenar a mola espiral ("cabelo"), que, invariavelmente sofre empenos com quedas, penetração de umidade, etc. Até trocas de eixos exigem especial habilidade. Por isso, eu mesmo desmonto o relógio com todo carinho e cuidado possível, e, só levo para o profissional a platina com a ponte do balanço. Depois é só montar e conferir a precisão no vibrograf. Nunca mais me decepcionei com relojoeiros... ;D

Byron

Esses "profissionais" irresponsáveis não faltam por aí.
Dia desses fui simplesmente trocar a bateria de um Citizen promaster na autorizada...e o animal que me atendeu acabou arranhando a tampa do relógio! Acreditam?

Abraço, Byron
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Vicente

ESTRELADEDAVI

Uma coisa que me irrita muito é relojoeiro que teima em riscas a tampa do fundo, escreve data, hora e assina, pra mim profissional que faz isso não é profissional.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Alberto Ferreira

Citação de: ESTRELADEDAVI online 28 Dezembro 2008 às 16:15:44
Uma coisa que me irrita muito é relojoeiro que teima em riscas a tampa do fundo, escreve data, hora e assina, pra mim profissional que faz isso não é profissional.

Abraços

Weber

Salve!

Essa "prática" era até bastante comum no passado (há relógios com um verdadeiro "relato", passo-a-passo, das revisões feitas, etc...  :-\  :P) e ainda pode ser vista por aí.

Para ser franco, eu não sei o que seria a maior prova de falta de profissionalismo.
Se aquele negligente/incompetente que arranha a tampa, ponteiros, ou algo assim, em uma operação estapafúrdia ou descuidada, ou um "mestre" desses que assina a sua obra na tampa interna (à revelia do respeito pelo patrimônio de outrem  :-\ :().

Querem saber de uma coisa?
Ao receber um relógio "assinado" (arranhado) assim na tampa interna.
O dono, candidamente, deveria pedir uma pinça ao "magarefe" e riscar no braço dele,...

...RECEBIDO! ;D  ;D  ;D

Arre! Sô!
>:(

Abraços a todos!

Vicente

Daniel

Olá a todos !!!

Esse negócio de tirar parafusos e não coloca-los no lugar ... é uma coisa intrigante .....  e não aconteçe somente em relógios !! tenho um amigo que gosta de motocicletas de alta performance, 1200 cc,  etc ... e sempre levou as máquinas para serem revisadas na concessionária, até que um dia achou o preço um absurdo e resolveu mandar ao mercado paralelo !!!! retirada a moto,  sentiu a uns 200 km/h,  que ao entrar em curvas a motos "jogava" a frente, achou estranho mais foi levando, até que um dia levou a concessionária para que dessem um olhada ... resultado : na revisão anterior, tinham retirado um parafuso que evitavam este jogo em altas velocidades, e o mecanico da autorizada disse que isto é COMUM !!!!! fazerem em oficinas, alegam que o parafuso não serve para nada.

Acho que isso é mania !!! acham sempre que sabem mais que o engenheiro que projetou o relógio ou moto.

abs.

Daniel

Vicente

neste caso poderia ser mais grave :-[

Robson

Assim que comprei o meu Orient Submariner não gostei do vidro com a bolhinha e mandei trocar o vidro por um sem a bolinha num relojoeiro em Campo Grande (Zona Oeste do Rio), um velhinho simpático, elogiou o meu relógio, puxou conversa, falou sobre Omega, Tissot e tal. Pensei: "O velhinho deve ser bom!"

Quando fui pegar o relógio, o velhinho pega uma caixa de madeira, pouco menor que uma caixa de sapatos, bota em cima do balcão e começa a remexer a pilha de relógios à granel, me entrega o relógio com o vidro com a bolhinha, e perguntou: "É isso que o Sr. queria?"

Sei que não é isso que Jesus ensinou, mas as vezes o ódio toma conta com coração.... >:(
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."