Menu principal

Desafio da Semana #15

Iniciado por nilomis, 08 Março 2010 às 15:23:20

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Turma,

Aqui está:

Desafio número 15

Aqui estão as perguntas, todas valem um (1) ponto, exceto a primeira:

1) Imaginando que os relógios tivessem sido inventado na ... Argentina (que seria então a Suíça atual, nesta definição), qual seria a maior diferença entre os relógios atuais e os hipotéticos "Made in Argentina"? (Vale dois pontos).

2) Você criou uma máquina do tempo e está muito feliz com esta sua invenção. Agora você pode mudar, com toda a sua família, para uma época menos turbulenta. Depois de explorar várias épocas, tanto no passado como no futuro, você decide se mudar para 600.000.000 anos no passado (sei lá, você pode gostar do ar puro e da ausência de animais grandes ou a sua esposa gosta das flores do local). Antes de viajar, vendendo tudo o que você tem, você passa em uma revenda autorizada e compra o relógio dos teus sonhos. Chegando lá, 600.000.000 anos no passado, você acha que fez um péssimo negócio com o relógio. Qual é o motivo que o faz ficar tentado a jogar aquela preciosidade no lixo?

3) Sobre a foto acima:

3.1) Quem foi o inventor dos princípios nos quais este relógio se baseia?

3.2) Quem fabricou este relógio e quando?

3.3) O que mais o inventor destes princípios criou?

4) Qual fabricante de produtos de tecnologia está patenteando, ou tentando patentear um princípio utilizado em relógios mecânicos, há um longo tempo, para ser utilizado em uma outra área?

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?

6) Este último é um bônus, deve ser trivial para os "ratos" de movimentos.

Sobre a foto acima:

6.1) Qual é este movimento e o que o faz notável?

6.2) O que ele e/ou seu fabricante tem/teve em relação com a Ásia?

Vamos trabalhar?

Abs,

Nilo

nilomis

Bump.

Turma, duas horas se passaram e nenhum chute?  ;D ;D ;D ;D

Se continuar assim, posto umas dicas amanhã de tarde.

Abs,

Nilo

shun

Caramba Nilo, este está difícil, beirando o impossível( pelo menos para mim ).

Já to vendo que vou aprender bastante!  ;)

(essa parte de Argentina aí me recordo de ter passado os olhos em um texto uma vez.. mas está completamente obliterado da minha memória o conteúdo  :'( )

leon

;D ;D ;D ;D Mais conhecimento para ser assimilado  ;D ;D ;D ;D
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

HumbertoReis

O Nilo tomou o Santo Daime no dia em que montou esse desafio...

Alberto Ferreira

Salve!

Huuuummm!  ::)

Nilo,
Como "preâmbulo"...
Eu não poderia perder a piada...  :D

1) O Maradona.
Eu acho que ele não usaria um desses Argentina Made, e menos ainda um em cada pulso.   :-X

Agora a sério...

2) A duração dos dias era outra. O nosso planetinha girava mais rápido.

Abraços!
Alberto

nilomis

shun

Nao precisávamos ir tão longe para o nº2

Mesmo hoje em dia, um dia nao dura 24 horas, e sim 23 horas 56 minutos e alguns segundos aproximadamente, então a maquina poderia nos levar em algum lugar menos inóspito  ;)

nilomis

Citação de: shun online 08 Março 2010 às 20:29:49
Não precisávamos ir tão longe para o nº2
Shun,

A máquina do tempo é do cara e ele escolhe o local.

Há 600.000.000 o dia tinha 21 horas.

Abs,

Nilo

nilomis

Turma,

Onde estão as respostas?

Não tem uma pergunta difícil. Imaginei, depois da resposta do Alberto, que iria acordar com o desafio encerrado.

Dica do #1:

(Fonte - Wikipedia)

Abs,

Nilo

Sandro Maduell

Citação de: nilomis online 08 Março 2010 às 15:23:20
...Chegando lá, 600.000.000 anos no passado, você acha que fez um péssimo negócio com o relógio. Qual é o motivo que o faz ficar tentado a jogar aquela preciosidade no lixo?

É que não adianta nada vc ter um relógio que custa uma fortuna se vc morrerá em poucos minutos devido aos gases tóxicos da atmosfera daquela época.
;D

Não sei porque, mas acho que não era essa a resposta que o Nilo esperava.

FALCO

...
1) Imaginando que os relógios tivessem sido inventado na ... Argentina (que seria então a Suíça atual, nesta definição), qual seria a maior diferença entre os relógios atuais e os hipotéticos "Made in Argentina"? (Vale dois pontos).
...

Os ponteiros girariam no sentido anti-horário (que se chamaria sentido horário...  ;D).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

nilomis

Perfeito, Broker.

2 pontos.

Abs

Nilo

- STR -

Vou tentar dar minha contribuição...  ;D ;D

Quem sabe acerto... será que é esse digitalzinho...!?

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?

Casio Bh-100w Bio Graph

imagem retirada da internet.

Grande abraço a todos

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

O Cara

Citação de: broker online 09 Março 2010 às 09:39:24
...
...

Os ponteiros girariam no sentido anti-horário (que se chamaria sentido horário...  ;D).

Para ajudar os menos afortunados de conhecimento horológico poderia dizer o motivo?
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Bom dia, amigos!
Não desistam... Como nos disse o Nilo, a coisa pode ser mais simples do que parece...  ;)  :D

Bom,...
Para tentar dar um "empurrãozinho", digamos,a título de "dica", e eu espero que não seja uma dica furada  :D, pois eu não sei quem é que está tentando a tal patente.

Questão 4.
Será que tem a ver com a corda e com sua aplicação em um (quase onipresente) equipamento de comunicação dos nossos dias?  ::)

Abraços,
Alberto

PS:
Amigos!
Eu continuo achando que o gostoso da coisa (como aquela outra...) é curtir, numa boa, sem pressa, sem "terminar logo" e ir dormir.
;)  ;D

HumbertoReis

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Março 2010 às 11:23:30
PS:
Amigos!
Eu continuo achando que o gostoso da coisa (como aquela outra...) é curtir, numa boa, sem pressa, sem "terminar logo" e ir dormir.

Eu também penso assim!

Este desafio (apelidado por alguns de 'Desafio do Santo Daime') está cumprindo a rigor a intenção inicial de promover debate e reflexão sobre o tema dos relógios e da horologia.

Temos de tirar o chapéu ao amigo Nilo!

paulorocha

Citação de: O Cara online 09 Março 2010 às 11:05:47
Citação de: broker online 09 Março 2010 às 09:39:24
...
...

Para ajudar os menos afortunados de conhecimento horológico poderia dizer o motivo?

Fábio, o sentido que chamamos de horário é devido ao movimento aparente das sombras em um relógio de sol. Na Europa (e todo o hemisfério norte) as sombras se deslocam da esquerda para a direita e o movimento dos ponteiros dos relógios seguem esta direção.

Se os relógios tivessem sido desenvolvidos na Argentina (hemisfério sul) onde o movimento aparente das sombras é o contrário (da direita para a esquerda) é lógico imaginar que os ponteiros dos relógios também tivessem seu movimento convencionado neste sentido.

Poxa... As únicas duas que eu teria chance já foram respondidas pelo Alberto e pelo Broker.  :'(

É que ontem recomeçamos as aulas na faculdade e só vi o desafio agora. Paciência...

Parabéns pelo "Desafio do Santo Daime", amigo Nilo!

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

nilomis

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Março 2010 às 11:23:30
Questão 4.
Será que tem a ver com a corda e com sua aplicação em um (quase onipresente) equipamento de comunicação dos nossos dias?
Alberto,

Está esquentando ....

Abs,

Nilo

- STR -

Citação de: - STR - online 09 Março 2010 às 10:44:23
Vou tentar dar minha contribuição...  ;D ;D

Quem sabe acerto... será que é esse digitalzinho...!?

Casio Bh-100w Bio Graph

imagem retirada da internet.

Grande abraço a todos

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein