Menu principal

Desafio da Semana #15

Iniciado por nilomis, 08 Março 2010 às 15:23:20

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Citação de: - STR - online 09 Março 2010 às 10:44:23
Vou tentar dar minha contribuição...  ;D ;D

Quem sabe acerto... será que é esse digitalzinho...!?

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?
Casio Bh-100w Bio Graph
Rodrigo,

Não era bem em um Casio que eu estava pensando.

Afinal o nome do fórum é "Relógios Mecânicos", embora existam controvérsias...  :P

Antes de ser imolado, pelo comentário acima, confesso ter uns dois ou três Casio DW. Ninguém é perfeito.

Como a minha pergunta não foi bem formulada, você acertou.

O que eu estava esperando era, caso eu tivesse feito a pergunta da forma correta:

Certina - "1971: The Certina Biostar is the world's first watch to display human daily biorhythms. At a glance, one can follow one's physical, mental and emotional rhythms.". Detalhes aqui.

Faltou dizer "o primeiro", mas está valendo.

Resultados até o momento:

Alberto: 1
Broker: 2
Rodrigo: 1

Abs,

Nilo

- STR -

Citação de: nilomis online 09 Março 2010 às 13:57:19
Citação de: - STR - online 09 Março 2010 às 10:44:23
Vou tentar dar minha contribuição...  ;D ;D

Quem sabe acerto... será que é esse digitalzinho...!?

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?
Casio Bh-100w Bio Graph
Rodrigo,

Não era bem em um Casio que eu estava pensando.

Afinal o nome do fórum é "Relógios Mecânicos", embora existam controvérsias...  :P

Antes de ser imolado, pelo comentário acima, confesso ter uns dois ou três Casio DW. Ninguém é perfeito.

Como a minha pergunta não foi bem formulada, você acertou.

O que eu estava esperando era, caso eu tivesse feito a pergunta da forma correta:

Certina - "1971: The Certina Biostar is the world's first watch to display human daily biorhythms. At a glance, one can follow one's physical, mental and emotional rhythms.". Detalhes aqui.

Faltou dizer "o primeiro", mas está valendo.

Abs,

Nilo

Eu imaginei se tratar de um relógio mecÂnico... e não de um digital...

de qualquer forma...  ;D ;D valeu pelo ponto.....!  ;D

Quem diria que eu marcaria um ponto no desafio...! ;D ;D ;D

Grande abraço Nilo...

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

nilomis

Citação de: paulorocha online 09 Março 2010 às 11:55:09
Fábio, o sentido que chamamos de horário é devido ao movimento aparente das sombras em um relógio de sol. Na Europa (e todo o hemisfério norte) as sombras se deslocam da esquerda para a direita e o movimento dos ponteiros dos relógios seguem esta direção.

Se os relógios tivessem sido desenvolvidos na Argentina (hemisfério sul) onde o movimento aparente das sombras é o contrário (da direita para a esquerda) é lógico imaginar que os ponteiros dos relógios também tivessem seu movimento convencionado neste sentido.
Paulo,

Explicação perfeita. Obrigado.

Uma das referências está aqui.

Notar que o artigo da Wikipedia faz uma ressalva, no final, com respeito aos povos de origem semita (Árabes e Judeus) que escrevem da direita para a esquerda.

Cita, inclusive, um relógio de uma Sinagoga em Praga onde existe um relógio que anda ... ao contrário.

Ocorre que, no artigo, não levaram em conta o fato de que os Semitas, ancestrais dos Judeus e os Árabes, se originaram na África, portanto ao Sul do Equador.

Desta forma, "na direção do Sol", para os Semitas originais, é na forma contrária ao movimento dos ponteiros de um relógio.

Abs,

Nilo

O Cara

Obrigado pela explicação Paulo e Nilo.
Seguimos acompanhando para ver o final.

Quem dá mais?
Um abraço
Fábio

nilomis

Dicas:

#3 - "Luz"

#6 - Moda / desafio técnico

Vamos lá, não é difícil.

Abs,

Nilo

aminger

Vou tendar contribuir (seguindo a dica do Nilo):

3.1) Thomas Alva Edison, descobre a emissão termoiônica, efeito edison.

3.2) Não sei.

3.3) gramophone, lâmpada incandescente.

nilomis

Citação de: aminger online 10 Março 2010 às 08:40:42
Vou tentar contribuir (seguindo a dica do Nilo):
3.2) Não sei.
Turma,

A "luz" da dica é um pouco mais antiga que o Edison ... uns 13.75 +/- 0.17 bilhões de anos mais velha.

Portanto, e aqui vai mais uma dica, "Neen".

Abs,

Nilo

Jefferson

Olá para todos,

Pessoal, este desafio está muito interessante! Parabéns Nilo!

Quanto à questão do movimento aparente das sombras, gostaria de acrescentar que os deslocamentos esquerda - direta / direita - esquerda dependem do ponto de vista do observador, sua posição em relação aos pontos cardeais Norte e Sul.

Abraços,

Jefferson

aminger

Citação de: nilomis online 10 Março 2010 às 10:06:07
Citação de: aminger online 10 Março 2010 às 08:40:42
Vou tentar contribuir (seguindo a dica do Nilo):
3.2) Não sei.
Turma,

A "luz" da dica é um pouco mais antiga que o Edison ... uns 13.75 +/- 0.17 bilhões de anos mais velha.

Portanto, e aqui vai mais uma dica, "Neen".

Abs,

Nilo

Chutei perto demais.... a bola não entrou.....

nilomis

Turma,

O que está acontecendo?

As perguntas estão chatas ou o pessoal está ocupado?

Mais dicas:

#3 - "Luz", "Como uma onda no mar".

#6 - Moda / desafio técnico, de uma época que Submariner era relógio grosseiro. O chique era ...

Sem chute não tem gol.

Abs,

Nilo

nilomis

Bom,

Continuando assim, dou as respostas amanhã depois das 18 horas e o Broker leva "a taça".

Acho que, na história do FRM, este foi o desafio que bateu todos os recordes de não participação.

Ou fiz perguntas difíceis ou o calor deixou "o povo" meio ... mole.

Eu achei que a do movimento fosse, e é, trivial mas ...

Vamos ver.

Abs,

Nilo

FSV

Calma Nilo...  ;)

Ainda não comecei...  8) 8)

Aguardeeeeeemmmmm...  ;D ;D

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

igorschutz

Eu gostei muito do desafio. Achei o melhor até agora, com as perguntas mais curiosas e longes do usual. Está de parabéns, Nilo!

Até sei a resposta da 3 e da 6, mas preferi não responder para não arriscar ser declarado vencedor (ficaria com dois pontos, ao lado do Broker, e não sei quem o Nilo escolheria), já que estou sem tempo para bolar novos desafios. Vocês viram quanto tempo levei até postar o último, não é verdade?

Se os colegas se esforçarem um pouquinho, tenho certeza que descobrirão as respostas.

Mas o que me deixa curioso é a pergunta 4, que eu não sei a resposta.
Sei que tem uma tradicional fabricante de relógios que está se enveredando pros lados dos celulares (até foi notícia aqui no Fórum, acredito), mas não sei de uma empresa de tecnologia que está tentando usar a tecnologia dos relógios.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Vulpino, Igor

Adoro um "leão de treino".

Respondam.

E #4? Esqueci de dar uma dica: Se ficar popular, vai dar uma certa vergonha usar a tecnologia.

Abs,

Nilo

Matheus_MR

Nokia. Ao usar a energia cinética para carregar a bateria dos celulares.
Certo?

Feito!

HumbertoReis

Nilo, não se preocupe pelos poucos pitacos que surgiram. Seu desafio foi realmente especial.

Quando eu entendi como deveria ser a resposta na questão da Argentina, o outro amigo já havia respondido. Paciência!

nilomis

Citação de: Matheus_MR online 11 Março 2010 às 21:44:23
Nokia. Ao usar a energia cinética para carregar a bateria dos celulares.
Matheus_MR,

Perfeito. A Nokia está tentando patentear um processo que é muito similar ao "bumper"/"martelo" para produzir energia para celulares.
Se der certo iremos ver pessoas chacoalhando celulares.  :P

Detalhes aqui.

O que achei exótico nesta tentativa de patente é que, acho que foi há dois anos que comprei na China, dei de presente para meu neto uma lanterna que produz energia chacoalhando a mesma.
É claro que fui acusado pelo meu filho de estar ensinando o menino as artes ... vocês entenderam.  :o :o :o

Matheus_MR: 1

Faltam duas perguntas. Vamos tentar "chegar junto" com o Broker?

De qualquer forma, o desafio será encerrado hoje, depois das 18 horas.

Abs,

Nilo

nilomis

Considerando que:

Ninguém respondeu as duas perguntas finais, aqui estão as respostas para todas elas e dou o desafio como encerrado.

A pontuação foi:

Matheus_MR: 1

Declaro o Broker vencedor e passo para ele a tarefa de fazer o desafio #16.

As respostas:

1) Imaginando que os relógios tivessem sido inventado na ... Argentina (que seria então a Suíça atual, nesta definição), qual seria a maior diferença entre os relógios atuais e os hipotéticos "Made in Argentina"? (Vale dois pontos).

Os ponteiros girariam no sentido oposto do "normal" (anti-horário) pois, sendo a Argentina (e outros países como o Brasil) um país do hemisfério sul, os relógios de sol também se comportam dessa forma (oposta) e daí ...

2) Você criou uma máquina do tempo e está muito feliz com esta sua invenção. Agora você pode mudar, com toda a sua família, para uma época menos turbulenta. Depois de explorar várias épocas, tanto no passado como no futuro, você decide se mudar para 600.000.000 anos no passado (sei lá, você pode gostar do ar puro e da ausência de animais grandes ou a sua esposa gosta das flores do local). Antes de viajar, vendendo tudo o que você tem, você passa em uma revenda autorizada e compra o relógio dos teus sonhos. Chegando lá, 600.000.000 anos no passado, você acha que fez um péssimo negócio com o relógio. Qual é o motivo que o faz ficar tentado a jogar aquela preciosidade no lixo?

Há 600.000.000 anos, o dia tinha 21 horas. Logo um relógio que marca 24 horas seria de pouca utilidade.

3.1) Quem foi o inventor dos princípios nos quais este relógio se baseia?

Christiaan Huygens.

3.2) Quem fabricou este relógio e quando?

Soloman Coster, Dutch, c. 1657

3.3) O que mais o inventor destes princípios criou?

Huygens, foi um dos grandes gênios já produzidos pela humanidade. Além do seu trabalho no pêndulo, ele desenvolveu uma teoria para explicar a luz por ondas, escreveu o primeiro livro sobre a teoria das probabilidades e muitas outras coisas.

4) Qual fabricante de produtos de tecnologia está patenteando, ou tentando patentear um princípio utilizado em relógios mecânicos, há um longo tempo, para ser utilizado em uma outra área?

Nokia. Produz-se energia agitando-se o celular, um princípio já utilizado para relogios.

Pergunta de péssima formulação. A resposta esperada era a Certina com um relógio, Biostar, que apresenta o biorítmo do usuário.

Olhem o Certina aqui.

6) Este último é um bônus, deve ser trivial para os "ratos" de movimentos.

6.1) Qual é este movimento e o que o faz notável?

É o calibre 1200 fabricado pela Jean Lassale. O notável é a "finura" do movimento. 1,2mm de espessura. Isto somente foi possível pelo uso de 14 rolamentos, cada um usa esferas de 0,20mm de diâmetro.

6.2) O que ele e/ou seu fabricante tem/teve em relação com a Ásia?

A Jean Lassale foi, em certo período, de propriedade da Seiko.

Abs,

Nilo

igorschutz

Nilo,

Muito bom o desafio, você está de parabéns! E obrigado por se dedicar com tanto afinco à brincadeira. Percebe-se claramente que houve um bom estudo para postar estas perguntas legais.

E parabéns também ao Broker, o vencedor!

Sobre a pergunta 6.2, acho que a Lassale ainda é da Seiko, não é?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

HumbertoReis

Também quero deixar meu aplauso ao magnífico desafio.

Parabéns ao Broker, que levou a 15ª taça!!