Menu principal

Dúvida

Iniciado por helderfalcao, 16 Março 2010 às 01:08:37

tópico anterior - próximo tópico

helderfalcao

Recebi um relogio de herança, de uma marca alemã chamada EBP. Esse relógio tem aproximadamente 70 anos. é de pulso, à corda, com 17 rubis e pulseiras fixo-flex-s, creio que seja folheado a ouro. Pode ser que tenha algum valor, ou não, mas creio que tenha, pois pertenceu a uma família nobre alemã, e foi passado por gerações. Tenho apenas curiosidade, creio que isso seja normal. Se alguém puder me dar informação ficarei grato. A pulseira é exatamente igual a essa, que vi em um tópico postado, a única coisa que muda é o número da patente, que é: 1149932.

Gravina

Olá Helder,

Seja muito bem vindo neste grupo de amigos.
Seria desejável uma foto do relógio em questão, uma vez que por estes elementos informados,  não consegui identificar de qual modelo se trata, provavelmente, uma raridade.
Recebi a sua MP, mas como não me dou muito bem com este tipo de mensagem, prefiro responder por aqui mesmo, sem falar que a minha vida é um livro aberto ;D ;D ;D
Um ótimo dia para o amigo,

abs

Gravina

helderfalcao

Seguem as fotos. Desde já agradeço.

Gravina

Olá Helder,

À primeira vista me parece um movimento suíço A. Schild, vulgo AS.   (1130 ???)
Vou verificar com mais tempo e atenção, e depois digo-lhe algo.
Desconheço a marca que está no mostrador.
Caso algum companheiro conheça, por favor...........
Um abraço

Gravina

helderfalcao

Gravina, os dados que em na pulseira que não consegui fotografar com nitidez são:em uma extremidade: TOP PLAQUE I STAINLESS STEEL BACK. Na outra extremidade: PAT. 1149932 MADE IN GERMANY 0/2

igorschutz

Também não conheço a marca. Seria uma "private label"?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

helderfalcao

São 2 relógios, esse postado é o masculino, e existe o feminino, que é um pouco menor e quadrado, esse eu não possuo fotos, pois minha tia foi para a Alemanha e levou.

Gravina

Citação de: helderfalcao online 16 Março 2010 às 11:40:12
Gravina, os dados que em na pulseira que não consegui fotografar com nitidez são:em uma extremidade: TOP PLAQUE I STAINLESS STEEL BACK. Na outra extremidade: PAT. 1149932 MADE IN GERMANY 0/2

Caro Helder,

Acho que agora entendi.. ???..................vamos lá:

Esta patente, bem como a referência de fabricação que o amigo está questionando está na pulseira, e não no relógio.................................certo?
Em sendo isso, saiba que esta pulseira "fixo-flex" que está neste seu belo relógio, não tem nenhuma relação com o fabricante do relógio.

Abs

Gravina

ps. Diga se eu entendi direito.........ou se pelo menos ficou claro! ;D

helderfalcao

Gravina, realmente está gravado na pulseira, mas gostaria de saber se vale a pena uma restauração no relógio, e se sim, onde é possível. E também, claro, se alguém tem algum conhecimento sobre ele.

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem vindo ao nosso fórum, Helder!

Ainda no sentido de tentar colaborar,...

Eu não tenho informação sobre a marca EBP, em si, embora eu acredite já ter visto uma peça ou outra.
O movimento, como dito pelo Douglas, é mesmo baseado em um ébauche AS 1130.
O site do Dr. Ranfft confirma isso. Clique aqui ---> (http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&3&2uswk&AS_1130.
Veja em especial a última imagem (a do movimento sem o antichoque - Incabloc) e compare com o movimento do seu relógio.

...

E veja também esta outra imagem, com o Incabloc.

Levando essa informação em conta, eu creio que o relógio deva ser das décadas de 1950 ou 1960.

De fato, a caixa é folheada, "plaque".
A pulseira, também como já comentado, é "de época", mas ela nada tem a ver com o fabricante do relógio.

Eu creio que uma restauração não seja difícil de ser feita (troca do acrílico, revisão do movimento, etc), as eu também creio que o valor da peça deva mesmo ser mais focado no eventual aspecto sentimental (estimação, etc).

Mas vamos ver se alguém tem algo mais a acrescentar.

Um abraço!
Alberto

igorschutz

Citação de: Alberto Ferreira online 16 Março 2010 às 13:49:03
Eu creio que uma restauração não seja difícil de ser feita (troca do acrílico, revisão do movimento, etc), as eu também creio que o valor da peça deva mesmo ser mais focado no eventual aspecto sentimental (estimação, etc).

Era sobre isto que gostaria de comentar, mas não fiz num primeiro momento, para não parecer indelicado com o colega.

Se a restauração tiver fins de conservação de uma peça estimada, de família, etc., então vale muito a pena, pois o relógio está em bom estado e precisará de pouca intervenção.
Agora, se a restauração for no sentido de valorizar o relógio para uma eventual revenda, aí já não vale a pena, pois acredito que o preço de venda pode não pagar o custo da reforma.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic

Por acaso eu tenho um ORIOSA com este mesmo movimento:

Gravina

Citação de: igorschutz online 16 Março 2010 às 14:22:22
Citação de: Alberto Ferreira online 16 Março 2010 às 13:49:03

Se a restauração tiver fins de conservação de uma peça estimada, de família, etc., então vale muito a pena, pois o relógio está em bom estado e precisará de pouca intervenção.
Agora, se a restauração for no sentido de valorizar o relógio para uma eventual revenda, aí já não vale a pena, pois acredito que o preço de venda pode não pagar o custo da reforma.

Um abraço,

Igor

Falou e disse! ;D................100% de acordo!
O relógio mais valioso da minha coleção, que aliás está acima de qualquer outro, não alcançaria R$ 30,00 num ML da vida................se iniciado a R$ 1,00, e não fraudado com lances elevatórios de preço :'(

Abs

Gravina

helderfalcao

Adradeço por toda a assistência, alguém sabe onde posso restaurar (em sp)? Para mim, o que vale tbm não é o valor material.

Alberto Ferreira

Salve!

Helder,
Para fazer as "restaurações" (simples) que eu mencionei (trocar o acrílico e revisar o movimento), qualquer relojoeiro de confiança, bom profissional, poderia fazer.
Não se trata de algo "complicado".

Mas,...
A idéia é mesmo usar um profissional que faça a coisa com o devido critério (o tal bom profissional).
Isso é importante, para evitar decepções.

Eu vou tentar ilustrar com um exemplo.
- O acrílico.
Nada mais fácil do que "encontrar" um acrílico no diâmetro certo e trocar...  ;)
Mas,...
Se o formato do mesmo não for como o original (o "abaulado", por exemplo), a coisa pode ficar irremediavelmente "descaracterizada", algo visível à distância.

Um abraço,
Alberto