Menu principal

Corrosão para pulseiras em Titânio e aço inoxidável

Iniciado por Fabudi, 25 Março 2010 às 01:59:41

tópico anterior - próximo tópico

Fabudi

Estive lendo o tópico: Pulseira de Titânio de 25/03/2008 e aprendi bastante. Porém acredito que faltou a abordagem sobre qual é mais resitente à corrosão. Principalmente tratando-se de suor. E para os relógios atuais de aço inox, tal qual o novo Skyhawk JY0000-53E da citizen (Vide http://www.citizenwatch.com/COA/English/detail.asp?Country=COA&Language=English&ModelNumber=JY0000-53E), será que, baseado no que foi tratato no tópico citado, compensaria mais a aquisição do modelo em aço inox do que o modelo em Titânio ?

Alberto Ferreira

Salve!

Eu não sei se há parâmetros comparativos a respeito das "taxas de corrosão" (constância e "velocidade" com que ocorre) entre o aço inox e uma liga de titânio.

E é difícil falar alguma coisa mais consistente, com relação à resistência das diversas ligas, em termos genéricos.

Mas,...
Em qualquer dos casos, a regra de ouro é manter (sempre) as pulseira e caixas bem limpas e (principalmente) isentas de resíduos de suor, de pele, de água do mar, cloro de piscinas, etc.

Para isso, após ser submetido a uma das condições aí acima, o relógio deve ser cuidadosamente lavado (pode até usar um sabão neutro) e depois bem seco, antes de guardar.

Abraços,
Alberto

Fabudi

Antes de mais nada agradeço a atenção em responder tão rápido. Pelo que disse, então posso considerar que tanto faz a pulseira e a caixa do relógio serem de titânio ou de aço inox (stainless steel) que se eu proceder com a devida limpeza em seguida ao uso ou até no mesmo dia da utillização do relógio, que o efeito será praticamente o mesmo quanto à prevenção da corrosão ? Digo isto porque sempre os valores dos relógios em titânio são bem mais elevados (no caso deste relógio em questão R$ 650,00).

igorschutz

Fabudi,

O preço mais elevado dos relógios em titânio está relacionado com sua maior dificuldade para ser usinado.
As ligas de titânio, se não forem bem trabalhadas, podem inflamar (pegar fogo) durante a usinagem, por isso exigem equipamentos específicos e mão de obra qualificada.

Já o aço não sofre desse problema. Pode mexer a vontade, que ele sempre está ali bem estável.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Citação de: Fabudi online 25 Março 2010 às 03:21:15
...
,,,então posso considerar que tanto faz a pulseira e a caixa do relógio serem de titânio ou de aço inox (stainless steel) que se eu proceder com a devida limpeza em seguida ao uso ou até no mesmo dia da utillização do relógio, que o efeito será praticamente o mesmo quanto à prevenção da corrosão ?...
...

Sim.
É basicamente isso.

Abraços,
Alberto
8)

Fabudi

Agradeço muito tanto ao Alberto quanto ao Igor pelas explicações. Ambos me ajudaram muito. Apenas uma ressalva... no caso do valor do relógio, seria R$ 650,00 a mais e não o valor final do relógio de titânio.

Abraço

Fabiano.

DART

Citação de: Fabudi online 25 Março 2010 às 01:59:41
Estive lendo o tópico: Pulseira de Titânio de 25/03/2008 e aprendi bastante. Porém acredito que faltou a abordagem sobre qual é mais resitente à corrosão. Principalmente tratando-se de suor. E para os relógios atuais de aço inox, tal qual o novo Skyhawk JY0000-53E da citizen (Vide http://www.citizenwatch.com/COA/English/detail.asp?Country=COA&Language=English&ModelNumber=JY0000-53E), será que, baseado no que foi tratato no tópico citado, compensaria mais a aquisição do modelo em aço inox do que o modelo em Titânio ?

Olá amigo, pelo que li no proprio site da Citizen o titãnio é 5 vezes mais resistente que o aço inox e com metade do peso, é ainda considerado hipoalergênico por não possuir níquel em sua concepção,e  é resistente a corrosão. Espero que ajude. Abraços.

leon

;D Tópico 5 estrelas ;D e por acaso eu tenho um JY0000-53e em aço , o bichinho é pesado.

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

igorschutz

O titânio é mais resistente que o aço mecanicamente, não em termos de corrosão.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

leon

DART

Citação de: leon online 26 Março 2010 às 06:56:56
;D ;D Está aqui o MENINO........
Estou de olho exatamente neste modelo, já até coloquei no pulso, realmente é pesado, mas é muito bonito. Parabéns Leon, talvez seja minha próxima escolha. Abraços.

Fabudi

Obrigado também pelas contribuições do Dart e do Leon. Aproveito o ensejo e pergunto ao Leon... está satisfeito com a aquisição ? O que pode falar sobre este relógio ? Ele é bem resistente a quedas também ? Pergunto isto porque os skyhawks mais antigos tinham este problema. Bastava alguma queda, por menor que fosse, para estragar bem o relógio. Peço também para falar um pouco sobre o vidro dele... é resistente também ? Desde já agradeço pela atenção.

leon

;D ;D ;D ;D Boa noite amigo FABUDI , estou extremamente satisfeito com o relógio,o relógio é super completo , tem tudo só não tira café eheheh ;D ;D ;D.O preço aqui é um pouco salgado mas vale bem a pena.O vidro é em safira e muito resistente agora em relacção a queda :o :o :o :o :o nunca o deixei cair e nem pretendo fazer,tenho o maior cuidado com os meus MENINOS.A carga do sistema é rápida e os luminosos são 5 estrelas mas como todos os amigos do forum sabem , sou suspeito para falar dos productos da Citizen pois sou grande admirador da marca bem como da ORIS.De resto amigo , na minha humilde opnião , pode compra-lo sem medo pois é uma peça bastante actual e prazerosa de ser usada.Qualquer coisa disponha ;)

Abs
Leon

flávio

Curiosidade que nem sabia mas descobri outro dia (até rimou! kkk).

Meu Tissot Touch que ganhei da fábrica é em titânio. Ele não pode ser polido, pois tem um revestimento em PVD para...conservar o brilho do titânio!

O titânio corrói sim, lembro-me da época em que as primeiras bicicletas do material surgiram no mercado. Eram tubos aeronáuticos sem qualquer proteção e, com o tempo, ficavam com uma espécie de "pátina" (algo bem diferente da corrosão que estamos acostumados a ver em metais. Parece mais com a corrosão do alumínio). Existiam, inclusive, ceras na época para tirar essa corrosão.

Com o tempo os tubos passaram a ser envernizados e isso acabou.

Hoje não sei, mas pelo menos meu Tissot é "envernizado", por assim dizer, para manter o titânio ok.

Eu, porém, nunca vi corrosão aparente em aço inoxidável.

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Um exemplo.

Vejam.
A caixa de inox deste Tissot Navigator foi corroída pela oxidação.

Possivelmente proveniente do acúmulo de sujeira naqueles pontos.
Arrrgh!  :P

Abraços,
Alberto

Paulo Sergio

A maior vítima, creio, são as pulseiras... nelas, o acúmulo de sais provenientes do suor, restos de pele, dentre outras "coisinhas", se acumulam entre os anéis e, principalmente, dentro dos elos.
Lavar as pulseiras, de tempos em tempos, evita a corrosão!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio