Menu principal

IWC Calibre 83

Iniciado por rlessa, 28 Março 2010 às 09:57:42

tópico anterior - próximo tópico

rlessa

Não sou bom nesse negócio de escrita, :-\ fiz um texto curto e objetivo do movimento.

IWC CALIBRE 83

Esse movimento não só representa um vinculo estreito entre movimento de corda manual de relógio de bolso e relógio de pulso, mas a transição entre os movimentos com várias pontes e pontes de  ¾.

Produzido nos anos 30 e  40 com 6 pontes no lay-out muito parecido com os calibres IWC de bolsos da mesma época, ou seja, calibres 95 e 98. O calibre 83, é um movimento de 12 linhas e 18.000 b/h, foi produzido com 15, 16 e 17 rubis, na sua maioria sem o sistema Incabloc, melhoria esta que foi adicionada somente quando do seu redesenho para uso no modelo militar Mark X.

Em termos de produção o calibre 83, foi um dos de maior sucesso já produzidos pela IWC com suas elegantes 6 pontes.
O período da sua produção foi de 1930 até 1947, e atingiram a marca, aproximada, de 69.000 movimentos, estima-se que apenas cerca de 10% foram usados em modelos militares, a saber: Mark IX (1936-1944) e Mark X (1944-1948).

Seus sucessores foram os calibres 88 (com segundeiro às 6h) e 89 (com segundeiro central) estes que foram introduzidos em 1946 ambos equipados com sistema Incabloc, mesmo sendo menos elegantes no aspecto aparência, se comparados com o calibre 83, estes calibres com sua aparência mais simples, porém mais robusto, foram indicados para o uso em modelos militares, bem como para o rigoroso cotidiano do uso civil. O calibre 89 foi selecionado para equipar o modelo Mark XI (1947) e sua produção foi de 1946 a 1977 com 220.200 movimentos, enquanto o Calibre 88 foi produzido de 1946 a 1964, num total de 37.200 movimentos, este usado somente em relógios civis.

Calibre 89                                                                                                                                                           Calibre 88 (foto Farfo)

Grato ao amigo revisor do texto ;)

Paulo Sergio

Beleza amigo... simples, mas uma jóia, seu comentário!!!  :D  :D  :D
E o seu IWC... as fotos dele amigo!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

shun

Esse movimento equipa aquela belezura que vc comprou na feirinha dos vintage Lessa?

Movimento muito lindo, adoro esse estilo de movimento, com varias pontes!

Bom texto também, ser conciso tem suas vantagens!!  8)

um abração!

igorschutz

Muito bom, Lessa!

Hoje lá no Masp, o amigo revisor me contou deste seu texto. Altos elogios. Excelente!

Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco.

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Tópico, literalmente, internacional!!!!

Parabéns, e obrigado Lessa!!!!

abs

Gravina

Alberto Ferreira

Beleza, Lessa!

O texto, sucinto, nos traz informações preciosas, muito relevantes.

Como bem nos disse o Douglas...
Nível Internacional mesmo.   8)

Grato e um abraço!
Alberto

Gravina

Achei isso no google maps................será que tem alguma relação com o nosso Lessa? ::)

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

;D

Huuuummmm!  ::)

Talvewz,...   L(I)WC...

Lessa (International) Watch Collector...

Será!  ::)

Abraços!
Alberto
;D

rlessa

Gravina, vc é uma peça rara... ;D ;D ;D ;D... lembra desse aqui né!!!!  ;D ;D ;D

Igor, nada de conhecimento... os conhecedores a gente sabe quem são... ;) ;) eu sou apenas um pequeno fã da marca.... com muita estrada pela frente... não esqueci da famosa dúvida do polimento, não fui dentro da fábrica  :'( mas falando com quem já foi, tem o manual e o automático.

Shun, a foto do calibre 83 sim é do relógio comprado em Basel, a do 89 foi comprado na Hungria.

Alberto, um especial muito obrigado...

Paulo, estou esperando uma lente macro chegar para fazer umas fotos melhores...

Paulo Sergio

:D  :D  :D
Muito bom amigo Lessa... vamos aguardar!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Gravina

Citação de: r.lessa online 28 Março 2010 às 17:23:54
... lembra desse aqui né!!!!  ;D ;D ;D

;D ;D ;D!
Pagamento na mesma moeda, e rapidão  ;D ;D

Abaixo uma foto antiga da IWC

Abs

Gravina

rlessa

Até que não mudou muito não... :D

Gravina

Sim, deram uma melhorada na fachada :-*.......porém, tiraram o verde :-\................ o belo verde :-*, que não está em alta no momento :'( :'( :'( :'( :'(

;D ;D ;D ;D

Um abraço, Lessa!!

Gravina

Adriano

Lessa! The first brazilian king of Schaffhausen! Let's kick some ass!  ;D ;D ;D

Obrigado pela aula e vou dizer que andar contigo e o Russel, The Terrible, não foi nada bom: estou tendo um ou outro sonho com IWC's nas últimas noites...  ::) ::)

Abraços!

Adriano

rlessa

Citação de: Adriano online 29 Março 2010 às 13:01:37
Lessa! The first brazilian king of Schaffhausen! Let's kick some ass!  ;D ;D ;D

Obrigado pela aula e vou dizer que andar contigo e o Russel, The Terrible, não foi nada bom: estou tendo um ou outro sonho com IWC's nas últimas noites...  ::) ::)

Abraços!

Adriano

Nem eu lembrava mais essa do Brazilian King... ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Viajar com ele é diversão garantida e grátis... Todo dia ela fala na salsicha da estação...

Mostrei seu post para ele... vai te mandar um email!!!!