Menu principal

Meu primeiro crono!!

Iniciado por Jefferson, 30 Março 2010 às 21:29:06

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá para todos,

Quando tomamos gosto pelos relógios mecânicos e entendemos um pouco de seu funcionamento, aprendemos também a apreciar a beleza técnica e estética da construção dos movimentos.

Nesse processo, logo surge o desejo de possuir um cronógrafo. Maiores explicações são desnecessárias. Deve ter acontecido, ou ainda acontecerá com todos deste fórum.

Pois bem, ontem realizei meu sonho, recebi meu primeiro cronógrafo.  :D :D

Comecei a participar deste fórum buscando informações sobre qual marca de relógio adquirir. Na ocasião iria comprar meu primeiro relógio mecânico. Graças a muitos de vocês, a Seiko tornou-se minha marca preferida. Claro que abro exceções para outras marcas, especialmente aquelas que fazem parte do "Clube dos relógios baratos", mas se tivesse que definir um foco para um ajuntamento, seria Seiko.

Logo, meu primeiro cronógrafo tinha de ser um Seiko. Tive a satisfação de adquirir o relógio de nosso grande Alberto (informo com a devida autorização).

O estojo dá o tom, trata-se de um Vintage, mas qual?

Trata-se de um belíssimo 6139-6020.

A peculiaridade deste relógio, segundo me ensinou Alberto, é sua capacidade de medir pulsações cardíacas. Uma função diferente do convencional em cronógrafos.

Desculpem, mas não serei modesto. O relógio é lindo e está num estado de conservação maravilhoso. Estou muito impressionado mesmo. O desenho e padrão de polimento da caixa, a cor do mostrador e ponteiros, tudo me agrada.

Uma foto ao lado do primo 6119-6000, meu primeiro Seiko.

Para finalizar, uma foto mais "artística".  ;D

Caro Alberto, muito obrigado!!  ;)  :D

Abraços para todos,

Jefferson

shun

Esse crono está maravilhoso... em breve.. novidades!  ;D

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Jefferson,

Curta-o sem moderação!  8)

Um grande abraço!
Alberto

Paulo Sergio

Parabéns amigo!!!
O primeiro de muitos!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

O Cara

Está lindo mesmo, parabéns.
Parece que acabou de sair da loja, o 6119 também está fabuloso, to com um 6119 aqui esperando uma reforma.

Uma dúvida, relógios como este (vou generalizar aqui) com apenas um acumulador, não possuem segundeiro das horas?
Pergunto isso porque o subdial às 18h, me parece ser o acumulador dos minutos e o segundeiro central, refere-se ao segundeiro do crono.

No caso de resposta afirmativa já emendo em outra, causa algum dano utilizá-lo com o crono sempre acionado para se ter ao menos um ponteiro central de segundos a passear pelo mostrador enquanto vemos as horas?
Um abraço
Fábio

Wadley

Wadley

zE_

Jefferson, não poderia começar tão bem, um 6139 do Alberto.
Difícil encontrar um em tão perfeito estado e com procedência.  ;)

Clélio

Xiiiii, tá contaminado.... :o :o
  É parece que vc pegou o virus, sintomas fortes, pois já começou com um clássico o 6139.
  Não quero te desanimar, mas pode arrumar mais caixinhas, pois pelo jeito muitos virão....

Abs e boa sorte

rlessa

Parabéns Jefferson...

curte-o com saúde!!! ;)

Gravina

Procedência igual, talvez................melhor?, impossível ;)

Parabéns Jefferson!!.......parabéns Alberto!

Eu particularmente gosto muito deste exato modelo  :-* :-*

Abs

Gravina

shun

Gente, há esse link com um modelo igual, porém os ponteiros são diferentes, infelizmente o site é em japonês!

http://kimama-sennin.cocolog-nifty.com/blog/2009/05/19seiko-chronog.html

Muito bonito!

Jefferson

Pessoal, obrigado pelas palavras! Dividir a alegria com vocês só faz amplificar a satisfação!

Citação de: O Cara online 30 Março 2010 às 21:55:37
Uma dúvida, relógios como este (vou generalizar aqui) com apenas um acumulador, não possuem segundeiro das horas?
Pergunto isso porque o subdial às 18h, me parece ser o acumulador dos minutos e o segundeiro central, refere-se ao segundeiro do crono.
No caso de resposta afirmativa já emendo em outra, causa algum dano utilizá-lo com o crono sempre acionado para se ter ao menos um ponteiro central de segundos a passear pelo mostrador enquanto vemos as horas?

Fabio, tentarei responder suas perguntas, mas vamos torcer para que outros colegas também se manifestem.

Neste modelo, como você apontou, existe um acumulador de minutos e o ponteiro do crono. Não há um ponteiro de segundos independente, funcionando permanentemente. Isto significa que, com o crono "parado", não há indicação da passagem dos segundos.

Seu segundo questionamento trata-se de um tema recorrente aqui no fórum, pelo que pude observar. Acho que Alberto e Adriano (deve haver mais) já abordaram a questão em alguns tópicos. Dê uma pesquisada que encontra.

Pessoalmente, prefiro deixar desativado (parece até que faz tempo que tenho um  ;D ;D, mas a mentalização me deu experiência, certo?  ;D).

Do ponto de vista técnico, teria-se em tese um desgaste menor.

Mas há outro aspecto, e considero este relevante. Deixando o crono parado, você valoriza aquele momento mágico em que aperta o botão (click)....

... e o ponteirinho começa a rodar... 8)  ;)

Abraços a todos,

Jefferson

Cigano

Parabéns pela belezura mr. Jefferson, o meu 1º crono é um Alba que é by Seiko á quartz, só que não chega nem aos pés dos crono auto !!

Abraços,
Cigano!

franco

ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

Daniel Eira

Jefferson,

Parabéns! Ele está muito bonito!!!

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Tomas

Muito bom Jefferson, parabens excelente gosto, começou muito bem ainda mais comprando do nosso mestre Alberto  ;)

abraços, Tomas
abraços Tomas.

Correia

Lindo relógio, muito bonito e conservado, gostei muito.

E a procedência.... 8) 8) 8) !!!!!!

Parabéns

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

automatic

Que absurdo !!!

O meu GMT do Alberto ainda está no hospital... 

Gravina

Citação de: Jefferson online 31 Março 2010 às 00:20:05
Pessoal, obrigado pelas palavras! Dividir a alegria com vocês só faz amplificar a satisfação!

Citação de: O Cara online 30 Março 2010 às 21:55:37

Neste modelo, como você apontou, existe um acumulador de minutos e o ponteiro do crono. Não há um ponteiro de segundos independente, funcionando permanentemente. Isto significa que, com o crono "parado", não há indicação da passagem dos segundos.

Jefferson

Exatamente isso!
Não esqueçamos que o calibre 6139 foi um dos primeiros crono automático do mundo e, como o calibre 11 - o primeiro, não possui segundeiro...............
Não existe problema algum em deixar o crono acionado................uma perda de energia, mas isso é insignificante para nós que não somos técnicos.
Pessoalmente, em nada incomoda estes modelos que faltam o ponteiros de segundos (Ver Flightmaster 910 - um baita monte de ponteiros, e nenhum é de segundos ;D)

Abs

Gravina

mestreaudi

Começou muuuuuuuuuuuuito bem!!!!  :D

Meu 1º chrono automático tb foi um Seiko 6139 q tenho até hj!!!  ;)
Rafael.