Menu principal

pessoal assim como voces sabem eu tenho um tagheur e levei hj 6/4 ao relojoeiro

Iniciado por jokr82, 06 Abril 2010 às 10:51:51

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

Obrigado O CAra sabe o pq eu fico tão precoupado??

é pq hj eu tenho 27 anos e desde dos meus 15 anos qdo eu vi a marca Tag Heur me apaixonei, ai qdo eu vi que o relógio tava com água dentro imagine o desespero!!  :-\

mas ok vou confiar sim nele em vc e a todos que responderem!!

já estou hj pelo menos 7/4 bem mais tranquilo!!

FALCO

Eu já acho o contrário, humidade pode estragar um movimento em questão de horas, as peças internas dos relógios são feitas com metais nada resistentes. Em um relógio meu, qualquer embaçado seria suficiente para uma revisão...

Vou sugerir uma experiência: à noite, com o carro já frio (e freios idem), molhe um dos discos de freio, na manhã seguinte olhe seu estado...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Citação de: broker online 07 Abril 2010 às 20:04:57
Eu já acho o contrário, humidade pode estragar um movimento em questão de horas, as peças internas dos relógios são feitas com metais nada resistentes. Em um relógio meu, qualquer embaçado seria suficiente para uma revisão...

Vou sugerir uma experiência: à noite, com o carro já frio (e freios idem), molhe um dos discos de freio, na manhã seguinte olhe seu estado...

Não apenas concordo totalmente, como é tecnicamente corretíssimo.

"Parecer" estar em ordem não significa estar em ordem, como o caso do movimento. Além disso, costumo brincar que relógios se parecem com comida: o que faz mal não é aquilo que está visivelmente ruim, mas aquilo que está invisível...
Já perceberam que aquela coxinha que dá a caganeira é sempre aquela linda e gostosa, e nunca aquela com cara de "ontem".  ;D ;D

Abraços!

Adriano

Correia

Veja as coisas pelo lado positivo : basta comprar um peixinho, ja tem aquario !  ;D :-\ 8)

Brincadeiras de lado, isso pode acontecer num relogio novo, deve ser rarissimo(assim como um meteoro cair num.....outro buraco de meteoro.... ;D), mas pode acontecer....

Vai ver que se resolve breve!

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

flávio

Citação de: Adriano online 07 Abril 2010 às 20:34:33
Citação de: broker online 07 Abril 2010 às 20:04:57

Não apenas concordo totalmente, como é tecnicamente corretíssimo.

"Parecer" estar em ordem não significa estar em ordem, como o caso do movimento. Além disso, costumo brincar que relógios se parecem com comida: o que faz mal não é aquilo que está visivelmente ruim, mas aquilo que está invisível...
Já perceberam que aquela coxinha que dá a caganeira é sempre aquela linda e gostosa, e nunca aquela com cara de "ontem".  ;D ;D

Abraços!

Adriano

Adriano, vou falar aqui, pois acho que não há problema, afinal...
Meu Longines Avigation, depois de passar por um monte de relojoeiros, acabou ficando num estado deplorável. Lá pelas tantas liguei para o Adriano e pedi para fazer a revisão completa do troço, trocar ponteiro, etc.

Foi feito. O relógio ficou como zero (com exceção do número de série que já havia sido raspado por erro do meu relojoeiro de BH há séculos, mas que não culpei, pois eu queria tirar um PZFM arranhado que tinham colocado ao lado, e ele não me garantiu que a gravação não se deteriorasse. Foda-se. Visualmente é zero, pois não dá para saber que ali tinha um número, era gravação a laser, aliás, por que começaram a fazer essas drogas?), com exceção de um ou outro arranhão minúsculo no movimento, que relevei (parafusos. Mas, como disse, é porque sou fresco).

Lá pelas tantas, usando o relógio, ele embaçou totalmente. Na hora pensei: vou chutar o saco do Adriano kkkkkkk!

O curioso é que fui a autorizada daqui, coloquei o relógio no aparelho da Bergeon e nada: vedado. Pensei...Que porra é essa? E mandei o relógio de volta para o Adriano.

Não lembro se liguei para você ou te mandei e mail, mas fato é que também confirmaram que o relógio estava vedado. Conversa vai, conversa vem, eu disse que o relógio havia embaçado ao sair do carro com ar condicionado a uns 18 graus e entrar no calor infernal de Brasóila a 35.

Resumo da estória: o que havia condensado era a umidade que estava dentro do relógio, quando ele foi fechado em Sampa.

Aí eu pergunto aos experts. Não há como evitar isso, ou há? Só se o relojoeiro trabalhasse no vácuo!

Fato é que o relógio foi devolvido para mim, sei lá o que você fez aí Adriano, se é que precisou fazer algo, mas ele nunca mais embaçou.

E outro dia eu fiz questão de conferir a resistência de TODOS os meus relógios, e está tudo ok.

Resumindo, será que não pode ter acontecido com o colega o mesmo que aconteceu com o meu?

E nesses casos, o que fazer? Aliás, o que foi feito no meu relógio Adriano?

By the way. Acho que já faz uns dois anos que este relógio voltou da revisão na autorizada onde o Adriano trabalha e, COM A GRAÇA DO BOM SENHOR, POIS O MALDITO RELÓGIO TINHA ME DADO PROBLEMAS DESDE QUE O COMPREI, EM 2000 (é a primeira série, seu número ainda é abaixo dos 30 milhões), nunca mais apresentou nada.

Continuo achando o relógio belíssimo, o preço que paguei nele na época foi ridículo (1150 reais na loja!), mas ele tem suas idiossincrasias. Eu sinceramente não compraria nunca mais algo com o ETA 2894 como base. Seu acionamento é ruim, o ponteiro parece seguir dando alguns saltos (antes achava que era problema de ajuste, hoje vejo que é o relógio, pois já vi Mille Miglias assim). Mas é bonito. Não o vendo, aliás, hoje estava com ele. E dei trabalho ao Adriano, pois o cabra precisou me arrumar pulseira, módulo do crono, ponteiros (todos) e aro interno. No final das contas, com tanta coisa sendo trocada, a revisão saiu até num preço razoável.

Flávio

jokr82

Grande mestre Flávio sabe o que eu vou te responder??

Não tenho a menor idéia o que pode ter acontecido!

Levei a 1 relojoeiro perto do meu trabalho ele não soube me responder!

levei ao 2 relojoeiro timeland Shopping PAulista idem( também nao soube me responder!)

Levei ao 3 relojoeiro que já como eu disse trabalhou na Tag Heur e na OMega(Suiça) e acreditem, também não soube me responder! Deu vária hipóteses,

1- que podia ter entrado água pelo vidro de safira(aonde ve as horas)
2- que por estar mollhado o relógio nao por fora e sim por dentro podia ter vazado só um pouco pela vedação(e água morna, mais um puta calor infernal do sol da Bahia) podia ter embaçado o vidro(condensação)
3- que o detergente podia ter ressecado a borracha, por isso embaçou(pois pela minha primeira vez, deixou o relógio muito tempo lavando 20 min, no que eu sempre deixo uns 10.
4- passou acho que óleo ou lubrificante em cada vedação, vamos ver agora!

Se assim persistir, Adriano voce é de São Paulo certo, aonde??? me passe por favor uma Mp, ai se for o caso irei até você, para finalmente alguém solucionar esse mistério!!

Acreditem pasei no shopping iguatemi(H.Stern) o preço para ele verificarem, arrumarem, e tudo mais, ia sair 250  :P >:(

Levei ao meu amigo 60 reais  :-\ que diferença não??

Alberto Ferreira

Citação de: flavio online 07 Abril 2010 às 23:25:27
...
Resumo da estória: o que havia condensado era a umidade que estava dentro do relógio, quando ele foi fechado em Sampa.

Aí eu pergunto aos experts. Não há como evitar isso, ou há? Só se o relojoeiro trabalhasse no vácuo!
...

Salve!

Pois é...
Foi o que eu tentei dizer no meu post anterior.
O vapor d'água (nesta forma - portanto, não são gotas de água, ainda) pode entrar (sem que seja visível) no movimento, sendo a caixa (posteriormente) (in)devidamente lacrada.
Na temperatura em que o relógio foi lacrado não existe a presença de água (líquida), quando a temperatura baixa de forma brusca, as gotículas condensam sobre as superfícies mais frias, no vidro, por exemplo.

Como evitar isso, eu não sei.
Mas não deve ser necessário trabalhar no vácuo, apenas trabalhar (fechar a caixa) em um ambiente com o ar devidamente seco.

Como isso pode ser obtido na prática e nas oficinas bem equipadas?
O Adriano certamente poderá nos esclarecer.

Abraços,
Alberto

O Cara

Citação de: jokr82 online 08 Abril 2010 às 09:34:15
Acreditem pasei no shopping iguatemi(H.Stern) o preço para ele verificarem, arrumarem, e tudo mais, ia sair 250  :P >:(

Levei ao meu amigo 60 reais  :-\ que diferença não??

Para o relógio em questão eu prefiro pagar os R$250,00 da H. Stern que é uma autorizada do que R$60,00 em outro relojoeiro.

Sabe quanto a H. Stern cobrou para fazer revisão no meu Tag Heuer?
R$1.000,00

Sabe quanto ele vale?
R$300,00

No meu caso não valeu a pena.
Um abraço
Fábio

jokr82

Eu ia levar ao Iguatemi, mas o problema era, que iria demorar tempo total de uns 20 dias aproximadameny, por isso nao achei que valeria a pena!!

bfskinner

O procedimento de limpeza que foi realizado, jamais seria a causa da entrada de água. Acredito que no momento de deixar o relógio submerso, deve ter esbarrado o botão do crono na pia. Se não for isso, o preço praticado pela Tag Heuer é totalmente sem noção! E vender relógio com defeito, demonstra o pouco caso com controle de qualidade desta empresa. Cobrar R$ 1.000,00 pela assistência chega a ser patético - piada!  Com este valor, vc. compraria cerca de 4 a 5 relógios que "massacram" em todos os aspectos este relógio da Tag Heuer pertencente a baixa relojoaria.

Até um atlantis apenas resistente a água (10 m no máximo) resistiria a isso facilmente. Eu tomo banho quente com meu orient sub há uns 2 anos, entro no mar e piscina e nunca aconteceu nada. Isto que eu o comprei usado! Já o raspei várias vezes na parede, e o mostrador está intacto. Isto sim que é relógio... A tag heuer deveria se aprimorar para chegar ao nível da orient (tô falando sério).

Sinceramente, eu não gosto de relógio Tag Heuer. São muito caros para relógio de baixa relojoaria. Um exemplo é o modelo F1 que possue um acabamento horrível... Não precisa nem raspá-lo para a pintura do bezel se apagar. Idem para coroa (afinal, idem para o relógio inteiro)

Um conselho: leve a relojoaria tic-tac, verifique o problema e o venda!

E você não é o primeiro a ter problemas com caríssimos tag heuer que não prestam...

jokr82

nossa agora realmente fiquei espantado  :o  :o

Bfskinner que tanto preconceito é esse?? Pela marca Tag Heur??  ???

Ou pelo modelo Link, o qual é tao prazeroso, confortavel, bonito com terno ou qualquer roupa??

eU sei que o movimento é simpes  Valjoux 7750, mas caraca fiquei realmente espantado!!

nilomis

Meus centavos (eu não ia entrar nesta discussão mas ...):

1) Se entrou qualquer quantidade de água em um relógio ele tem que ser completamente desmontado, revisado, lubrificado e ter as suas juntas examinadas/trocadas. Depois disso, deve ter a sua capacidade de "ser a prova d'água" devidamente verificada. Se isto não for feito, mais dia, menos dia o mecanismo vai apresentar problemas. Enferruja e acabou. Isto é o que o Adriano disse aqui.

2) As perguntas, até onde li, não requerem que se ponhamos em julgamento o relógio, a marca ou a qualidade do mesmo. Este fórum tem admiradores das mais diversas marcas e devemos respeitar a preferência de cada um. Tem gente aqui que até gosta de Omega!  Ou de Rolex!! ;D ;D ;D (estou brincando)

3) Não tenho, já tive e passei para o meu filho, um Tag Heuer Link. O relógio está com ele, funcionando como se deve, há anos e o meu filho é um verdadeiro torturador do pobre relógio. Isto significa que é um bom relógio? Absolutamente não. O que isso demonstra apenas é que este Tag Heuer Link do meu filho é um bom relógio e nada mais.

4) O controle de qualidade, de qualquer marca "comprável", é bastante estatístico (feito por amostragem) e pode passar (e passa) peças com defeitos para as mãos do consumidor. A famosa "garantia" é parte desse processo. Comprou novo, deu problema --> garantia.

5) O processo descrito de lavagem dos relógios me parece extremado. Eu não faria isso nem com um diver de 2.000m, quanto mais com um cronógrafo.

Abs,

Nilo

bfskinner

Citação de: jokr82 online 08 Abril 2010 às 16:10:24
nossa agora realmente fiquei espantado  :o  :o

Bfskinner que tanto preconceito é esse?? Pela marca Tag Heur??  ???

Ou pelo modelo Link, o qual é tao prazeroso, confortavel, bonito com terno ou qualquer roupa??

eU sei que o movimento é simpes  Valjoux 7750, mas caraca fiquei realmente espantado!!

Minha opinião é que eles são muito caros em relação a qualidade. Uma prova disso foi o que ocorreu com seu relógio! A assistência é ruim (cara demais, demora etc). Eu já tive um F1 e paguei R$ 2.400,00 na época e me arrependi amargamente. Alguns componentes são feitos de plástico, sendo similares a relógios de brinquedo ( como aqueles que ganhamos de brinde em postos de gasolina). Os tag antigos já são bem melhores! O único modelo que gosto é o Monaco mas não compraria por ser muito caro. Eu não tenho preconceito contra a marca, eu tenho conceito formado por experiência própria e de outras pessoas tbm.
Vc. viu o problema que o seu Tag Link está te causando.. Olha só o transtorno! Depois do ocorrido, vc. confiaria nele apenas para lavar as mãos? Sem dúvida o relógio é bonito, embora problemático.

E eu também fiquei bastante espantado... Como um relógio caro pode entrar água apenas o lavando, mesmo sendo novo? Agora vc. vai ter um relógio que já foi "fuçado", com máquina que já foi exposta pela ação da água e produtos de limpeza. Qualquer bom relojoeiro irá abri-lo e perceber na hora que trata-se de um relógio que possivelmente já foi reparado, mesmo sendo novo...

Lamento pelo ocorrido e continuo firme e forte em relação a esta marca pertencente a baixa relojoaria que tenta transmitir a "imagem" de um relógio sofisticado, luxo etc.

Chris Galbraith

Wow.......este acabou me saindo um belo de um tópico! Parabéns pela iniciativa, Jokr! Aliás tenho de comentar: o modo como vc explicou o seu caso e a riqueza de detalhes é muito bacana. É legal alguém que não enxerga problema algum em não dominar um assunto e admiti-lo, sem tentar se passar por expert. Sua descrição é super ilustrativa e vc atinge o ponto que deseja discutir com precisão, parabéns!  8)

Vários comentários tecidos aqui.....tenho que tomar cuidado pra não me perder. Minha opinião é a seguinte:

- Umidade relativa do ar presa dentro do relógio: isto é um inferno! De verdade......e é comum acontecer. Duas palavras pra se evitar tal acontecimento - AR CONDICIONADO! Durante os momentos de exposição do interior do relógio ao ar ambiente, o ideal seria que tal ocorresse num ambiente com baixa umidade relativa do ar. Não dá pra que relojoeiros trabalhem no vácuo....razão: eles morreiram sufocados! Portanto, no mundo real, esta questão seria facilmente resolvida com um potente ar condicionado instalado na sala onde se concentram as bancadas.
Muitos 6309-7040 reformados oriundos das Filipinas sofrem deste mal. Um país umido e quente, onde provavelmente um aparelho de ar condicionado não é um luxo pra todas as pessoas. Pois é de lá que saem a maior parte dos 6309 vendidos pelo ebay afora. Isto já me enlouqueceu até que eu descobrisse a causa. Desperdicei inumeras vedações que estavam novinhas e intactas (pois havia acabado de tira-las do plastico) pra ter a certeza que o relógio não estava permeável.  

- O Adriano é absolutamente du karaleo! Não me canso em dizer isto. É quase impossível reccomendá-lo o suficiente pra quem se encontra necessitado de um relojoeiro de confiança. Ele foi um dos que resolveu um problema destes de condensação dada por umidade do ar presa dentro do relogio, para mim. Nunca mais o relogio apresentou tal questão. SJ TIME na veia!!!

- Vou me abster de tecer comentarios sobre a TAG. Porém, quem falou do Orient sub e comentou sobre a Tag como marca matou a pau! Assino embaixo....paro por aqui. ;)

- Entendo ser uma paranóia o ponto em que muitos horologistas chegam com a manutenção de suas peças. Aqui, o exagero pode causar problemas com certeza. Limpar o relogio com detergente é um tremendo no-no. Quer uma dica simples e eficiente? Sabão neutro de dar banho em bebê, água corrente em abundancia e uma camiseta velha de algodão. Molhe o relogio na agua corrente da pia do banheiro, esfregue os dedos no sabonete infantil e com OS DEDOS APENAS, limpe o relogio levemente, com extremo cuidado em torno dos botões e coroa. Após usar o sabonete, deixe o relogio embaixo da água corrente, e vá esfregando COM OS DEDOS apenas em torno do vidro e sobre ele tb, na tampa traseira, a pulseira....relogios com catraca movel (diver's), é bacana ir girando-a enquanto a agua cai sobre o relogio. Depois de lava-lo, enxugue-o com a camiseta velha. E SÓ! Detalhe: execute este procedimento UMA VEZ por SEMANA, caso o relogio seja usado diariamente. Sigo este protocolo com os meus proprios relogios - e todos são diver's. Obviamente, se vc utilizar o relogio pra pratica esportiva, piscina ou mar, ele deverá ser lavado IMEDIATAMENTE após o termino da pratica esportiva conforme o descrito acima.

- O Adriano tb já explicou sobre o mito das juntas de vedação ad exaustam.....não é pq se abriu a tampa traseira que a junta fica imprestavel. O que importa é ela estar resiliente ainda, mantendo suas propriedades de vedação intactas. Portanto, o relojoeiro da TIMELAND agiu dentro do padrão. Provavelmente, ele não trocou a vedação na hora pq talvez não dispunha da peça original ou compativel com o seu modelo. Mas isso não significa dizer que as juntas originais não poderiam ser reutilizadas. Ele seria negligente como profissional se as mantivesse no relogio após constatar que estavam improprias pra reutilização, se este fosse o caso. A unica coisa que eu pediria a ele seria uma completa lubrificação da maquina, após uma secagem da região interior da caixa por precaução. Obviamente, eu não teria pressa em pegar o relogio. Isto é pra ser feito com calma, e nunca no mesmo dia, muito menos na hora.

- No caso de ISO/JIS diver's (e não é esse o caso), todos os relogios devem ser testados ao sairem da linha de montagem, acerca de suas propriedades de vedação, para receberem a inscrição "diver's xxx m" no dial ou tampa traseira. Portanto, dificilmente um problema de vazamento aconteceria num relogio desses, a não ser por mau uso.

- Eu tb me somo ao coro dos que levariam o relogio p/ revisão ao menor sinal de embaçamento interno. Motivo: nunca dá pra saber se a umidade que se instalou ali dentro é proveniente do fenomeno que estávamos discutindo aqui, ou de uma possível entrada de umidade ou agua pp dita. Na duvida, não hesite....revise o relogio.

Abração a todos,
CHRIS
No need of swiss 2 B a WIS!

Correia

Pode ser um diver de 1000m - um pequeno problema numa junta, um defeito na coroa, etc...e beu-beu.....os 1000m nao aguentam nem salpico de chuva...

Tudo pode acontecer - ja o relatei ha algum tempo que comprei um Rolex SD(1220m) ha algum tempo e a famosa coroa trip-XPTO nao fechava ate ao fim(quando a apertava ate ao final, dava a sensaçao da corda nos Seamaster, voltava um pouco para tras, ou melhor, no sentido inverso - e nunca apertava com firmeza)

Foi na autorizada(na garantia), resolveram, voltou a fazer(voltaram a mudar a coroa e tudo o resto, creio) e vendi.

Nao perdi a confiança na marca, mas aquele relogio..... :-\

Esse eu comprei depois de algumas conversas com o amigo LOBO, onde obtive alguma informaçao acerca da marca(na altura nao entendia nada de relogios = 0... ;D, e apenas tinha comprado um Fortis B42 crono ha alguns meses, o meu primeiro auto).

Um abraço para ti, Lobo  8)

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

mestreaudi

jokr82, relaxa q tá dando tudo certo com o seu relógio!!  ;)
E desencana disso de lavar toda hora!!  :D

--------------------------------------

Condensação é normal... vários manuais vem escrito para "não se desesperar" qdo isso acontecer!
Tive um Speedmaster q sofreu desse problema uma vez e desapareceu sozinho!
Em divers, pessoalmente nunca vi! Alguém já viu?

Qto a relógios com defeito de fábrica... já vi Rolex e Omega virem com problemas! Isso acontece nas melhores famílias e a garantia tá aí pra isso!  ;)
Não devemos generalizar...

Abraços!
Rafael.

Adriano

Salve!

Vamos por partes:

- Flávio, na época não foi feito nada com seu relógio. Quando o relógio chegou, fiz o teste padrão e ele estava normal. Abrimos o relógio, inspecionamos os pontos clássicos por sinais de entrada de água (coroa, tubo de coroa, botões, juntas...) e sinal algum de falha. Nenhum sinal de umidade no relógio, tudo foi retestado e deu ok. Restou a conclusão de que tratava-se de condensação.

- Quando um relógio apresenta aquele embaçadinho no vidro, há como saber de maneira lógica ou objetiva se é água que entrou ou se é condensação? Não. Mas há como deduzir. A primeira dica é: o fenômeno aconteceu espontaneamente ou foi logo após ou poucas horas depois do relógio ser abundantemente molhado? Se foi espontaneamente, há grande chance de ser condensação. Se foi após ser molhado, a coisa já fica mais preocupante. Principalmente porque não há como entrar umidade e ele não embaçar logo, especialmente quando colocar no pulso, e a temperatura do relógio todo subir. A não ser seja muita água, aí ele nem embaça: você simplesmente vê logo a água lá dentro. Além disso, o embaçado de condensação some rápido (em minutos ou no máximo um par de horas) e não aparece mais. Já o embaçado de água é persistente, e vai e volta algumas vezes em poucas horas.

- a segunda pista é que inspecionando o relógio, a entrada de água deixa marca. No mínimo, deixa sinal no ponto de entrada, sem que seja a mera perda de brilho do metal próximo ao ponto da falha. Na maioria dos casos, apresenta ferrugem mesmo. Especialmente quando se dá pela coroa ou botões.

- a condensação não é nociva. Se ocorrer, não há problema e não é prejudicial nem à lubrificação.

- em oficinas de mais nível, o ar-condicionado é praticamente um troço padrão. Não apenas pelo conforto térmico (relojoeiros usam jalecos), mas principalmente para que a oficina funcione com janelas fechadas, para proteger mais o ambiente de poeria e do som externo. Relojoeiros precisam de silêncio. O resultado é que normalmente a umidade é mais baixa dentro da oficina. Mas não ha como querer algo mais seco que isso: pessoas trabalham o dia inteiro ali. Se tivesse um sistema de desumidificação ali, seria um lugar desumano de se trabalhar.

- o fato do caso do jokr82 ter ocorrido depois do relógio ter sido submetido ao molhamento, pode ser sinal de que o que ocorreu foi entrada de água. Mas sem ter visto o que ocorreu, como ocorreu, e sem o relógio em mãos, se eu disser qualquer coisa a mais que isso eu estaria chutando.

- o fato da água ser morna (e o conceito de morno é bem amplo) pode ser um agravante. Não quer dizer que foi a causa do problema. Acho pouco provável mas não improvável. Relógio nenhum, nem os profissionais de mergulho, são projetados para uso em água quente. Submeter qualquer relógio à água quente ou morna é arriscar. Ponto final.

- não apoio o fato do relógio não ter sido levado à assistência autorizada. Se entrou água em um relógio resistente a 200m e ele está na garantia, e não houver como provar objetivamente de que foi um dano causado, supõe-se defeito, e a garantia deveria cobrir. Agora que já abriu, a garantia está violada para qualquer defeito que o relógio vir a apresentar. Coloquem-se no lugar do fabricante por um segundo e entenderão a lógica nisso.

- sobre lavar relógio, desencane. Passe um pano úmido e está bom. Quando estiver imundo, use um fio de água em uma torneira e uma escovinha veha de dentes. É suficiente. A não ser, como o Chris falou, após banho de mar, piscina e etc. onde recomendo o uso de sabão para remover mais sujeira, sal e/ou cloro.

- opinar ou criticar preços de autorizadas é complicado se não se sabe exatamente quais os custos envolvidos para pagar uma instalação em local privilegiado, pagar relojoeiros muito qualificados, treiná-los na Suíça, adquirir equipamentos e mais equipamentos, ferramentas e mais ferramentas, todas importadas, quase todas suíças, ter uma equipe de atendimento ao cliente, ter um sistema informatizado de ordens de serviço, dar garantia expressa de vários meses, um ano ou até mais, e prestar contas como empresa. Os custos não são o de uma relojoaria do bairro e é facinho consertos de R$ 2.000,00 darem prejuízo. Autorizadas não são ONG's ou instituições de caridade, e obter lucro com o trabalho ainda não é crime. A margem de lucro daquele chicletinho vendido no caixa da padaria é infinitamente mais alta, mas ninguém acha absurdo pelo que é cobrado.  ;)

Abraços!

Adriano

jokr82

Chris Galbraith= Caraca quando eu li sua postagem eu quase  :'(  :'(  :'(  :'( de tão emocionado, muito obrigado pelas palavras, e sim tentei ser o mais claro, sincero e objetivo possivel, muito obrigado pela sua paciencia de escrever ese texto.  ;D e sim aprendi e vou fazer o que o Sr me escreveu.

Mestre audi- muito obrigado sim agora finalmente estou mais desencanado!!

Mestre Sr Grande Adriano- muito obrigado por esse texto enorme mas sim li, li outra vez e entendi tudo o que O Sr escreveu e também irei fazer isso, agora a garantia nao sei o que fazer, fudeu!

Obrigado a todos que responderam e me ajudaram e muito, por isso considero todos vocês como a minha grande família de amigos!!

ps: lembra que eu lavei os relógios?? entao esse aqui eu tbm lavei e está intacto é muito estranho só o meu Tag ter acontecido isso, pois lavei TISSOT, Longines, Tag,Omega, e só o meu aconteceu isso ainda bem, se acontecesse com a minha esposa o preço ia ser  ::)

:-*

mestreaudi

Amigo jokr, acho q vc perdeu a garantia do TAG...  :(

Esse seu Longines tá meio sujinho... melhor vc dar uma boa lavada nele!!!
;D ;D ;D ;D ;D ;D
Rafael.