Menu principal

Alguém já usou estes kits luminosos?

Iniciado por Lourival, 07 Abril 2010 às 14:38:41

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Alguém aqui já usou estes kits luminosos para recuperar ponteiros de relógios?
Estou com um SEIKO 6119, igual ao que o Paulo mostrou no seu tutorial, mas com os ponteiros detonados  :(
Esse troço funciona? Como se usa?  ??? ??? ??? Enfim, alguma dica?
Abraços
Lourival

Alberto Ferreira

Salve!

Eu já usei o da Sarica.

Na verdade ele é, digamos assim, "um quarto de boca"...  :(

A cor: Verde Sarica.
A luminescência: Fraca.
A aplicação: Relativamente fácil, para quem tem habilidade manual e boa visão.

Para aplicar é mais ou menos assim.
- Misture os ingredientes conforme as instruções (há um pó e uma "cola").

- Se for aplicar em ponteiros, utilize um palito e aplique o material pelo verso do ponteiro, cuidando para que os excessos não "reboquem" as laterais. Não é especialmente difícil.
Mas mãos e olhos firmes ajudam.  ;)

- Se for aplicar nos "dísticos", coloque o material luminescente (já previamente misturado) em um potinho conveniente (eu usava um acrílico velho). Pegue um pouco (bem pouco) na ponta do palito e aplique (ou tente  :D) nos locais devidos.
Muita calma nessa hora.

Abraços,
Alberto

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Abril 2010 às 15:33:44
Salve!

Eu já usei o da Sarica.

Na verdade ele é, digamos assim, "um quarto de boca"...  :(

A cor: Verde Sarica.
A luminescência: Fraca.
A aplicação: Relativamente fácil, para quem tem habilidade manual e boa visão.
Boa tarde Alberto,
quando você diz "um quarto de boca" você está se referindo especificamente ao produto da Sarica ou são todos mais ou menos a mesma mer*@# ?
Ou seja, vale a pena tentar com outra marca (se é que existe outra)
Abraço
Lourival

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,
Eu falo do da Sarica, que foi o único com que eu tive contato, diga-se.

Eu já vi restaurações feitas no exterior que ficaram muito boas.
Mas, francamente, eu tenho dúvidas se elas poderiam ter sido feitas com "kits" ou, melhor dizendo, que o material disponível por lá para as restaurações por profissionais esteja também disponível na forma de "kits" para aplicação caseira. Mas pode ser...
Talvez alguém saiba nos dizer.

Mas pelo menos uma coisa chama muito a atenção nas restaurações (profissionais) feitas no exterior. O material existe em diferentes tonalidades, para poder ser "adequado" à idade (aparência presumível) do relógio. Uns são mais amarelados (meio creme), etc.
Quanto ao rendimento da luminescência desses importados, eu não posso dizer nada, pois eu nunca testei.

Vamos ver se alguém mais contribui com alguma informação e/ou "dica".

Abraços,
Alberto

marck

ola pessoal,

certa feita, solicitei ao meu amigo relojoeiro, que  " retocasse " o luminoso dos ponteiros de um dos meus.... 

de fato, é um " pózinho " com uma " colinha "...  ( NÃO É O BIXO ...)   se, eu disse ,se , puder adquirir ponteiros prontos de fábrica... é ourta coisa bem melhor... se não, MUITA CALMA NESSA HORA....  ( boa sorte ).

sds,

marck

flávio

Quando o ponteiro possui local muito fino para colocar o luminoso, a olho nu fica perfeito. Exemplo? Meu cricket. Quando ele voltou para mim (e não vou contar a estória pela 10a vez kkk), os ponteiros estavam oxidados. Queria o relógio visualmente igual quando tinha comprado. Mandei refolhear a ródio (um ponteiro não ficou perfeito e daria para fazer de novo, pois é o de segundos, mas deixei para lá) e o luminoso foi para o espaço. A olho nu, a recolocação do luminoso ficou boa. Na lupa, é uma merda. E olha que o cricket tem ponteiros com buracos finos. Quando se precisa de muito luminoso, não fica bom.

Imagem diz mais do que palavra:

O kit usado foi esse, com pó e cola.

Mas a Bergeon tem algo diferente, quase líquido, você espalha e, meio que por capilaridade, o troço se fixa no local e fica perfeito. Mas não sei se vendem esse troço aqui.

Flávio

shun

Pode dar uma procurada no site do Otto Frei, talvez ele tenha esse kit: http://www.ofrei.com/index.html

Um abração!

Fabricioab

Interessante essa dica.

Muito curioso também.

Desculpem pela ignorância pessoal, mais sinceramente nem sabia que existia isso.

Adoro de verdade essa casa.

Abs
What the next step ?

Adriano

O material luminoso da Sarica não é mais aquele verdão clássico. Hoje o produto que eles têm é praticamente o mesmo que se compra mundo afora. É de boa qualidade sim, mas é um produto "standard", ou seja, não chega aos pés de um Luminova.

O verde (quando apagado) atual do material da sarica é praticamente do mesmo tom que o Luminova verde (pois há branco também)

A prática dira a proporção das misturas, para obter uma pasta na consistência ideal. Pasta mais seca é mais firme mas dá um acabamento mais grosseiro. Mistura mais diluída dá um acabamento bem melhor, mas pode não segura em ponteiros largos, por exemplo. É questão de experiência.

Uma dica: se for colocar material luminoso em ponteiros pintados, evite usar a mistura original, pois o solvente pode dissolver a pintura do ponteiro. Nesse caso misture o pó com cola tenaz e um pouquinho de água para dulir. Assim não terá solventes e não prejudicará a pintura do ponteiro.

Outra dica: se for usar para uma parte externa do relógio, como por exemplo um ponto luminoso de bezel, mistura o pó com cola epóxi, como Araldite. O troço virará uma pedra, e luminosa. Fica resistente pacas.

Se tiver grana, pode comprar um Luminova de verdade. É igualzinho ao kit da Sarica, mas claro, com o pó Luminova, que é animal. Mas é caro pacas.

Abraços!

Adriano

Clélio

Aproveitando o tema: Tenho um Citizen diver bem antigo, parecido com este:

As cifras tem um rebordo de aço, tipo "encapsuladas". Apeasr do mostrador ainda estar bonito o luminoso esta sofrido...     
Outro dia perguntei a um relojoeiro se era possivel refazer o luminoso, ele disse que pelo fato de ter esta contenção seria preciso refazer o mostrador, como não era o caso desisti.. :-X...
Gostaria de saber se isto procede, se algum dos amigos reaplicou o luminoso deste tipo sem ter que refazer o mostrador ??

Abs a todos

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, saber que a Sarica melhorou o material.

Grato pelos esclarecimentos, amigo Adriano!  8)

Abraços!
Alberto

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 08 Abril 2010 às 10:26:40
Salve!

Legal, saber que a Sarica melhorou o material.

Grato pelos esclarecimentos, amigo Adriano!  8)

Abraços!
Alberto
Alguém sabe se a Sarica vende via correios? ??? ??? ??? O site deles é uma porcaria; só tem o nome e o endereço!

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,
O site deles está aqui ---> http://www.sarica.com.br/.

Eu sei que eles aceitam encomendas por telefone, mas eu não sei se há uma área em algum site para que alguém possa fazer pedidos diretamente.

Abraços,
Alberto

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 08 Abril 2010 às 11:32:56
Salve!

Lourival,
O site deles está aqui ---> http://www.sarica.com.br/.

Eu sei que eles aceitam encomendas por telefone, mas eu não sei se há uma área em algum site para que alguém possa fazer pedidos diretamente.

Abraços,
Alberto
Olá Alberto, você se lembra de quanto pagou por este kit?

Alberto Ferreira

Eu não lembro.
O meu é dos antigos, foi comprado há algum tempo.

Mas não é nada caro, não.

Alberto

Cigano

Tem no ML uma tinta em pó luminosa que ode ser misturada á um tipo de veniz vinilíco e á base de solvente e que pode ser usado para ressucitar o luminoso do relógio, fiz uma pergunta e o vendedor já manda ela preparada e pronta para o uso e manda com um preparo blalanceado pó/verniz para obter uma boa luminosidade !!

Só não comprei ainda por que para o tal feito tenho que ter mais algumas ferramentas para isso (lupa e pinça boa) coragem eu tenho !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Estou seriamente tentado a mandar vir um daqueles pós de superluminova que tem na Otto Frei... http://www.ofrei.com/page972.html

A idéia é comprar só o pó luminoso e utilizar resina comprada aqui mesmo.

Mas antes acho que vou comprar um destes kits sarica e fazer algumas experiências.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Lourival

Citação de: paulorocha online 09 Abril 2010 às 08:11:22
Estou seriamente tentado a mandar vir um daqueles pós de superluminova que tem na Otto Frei... http://www.ofrei.com/page972.html

A idéia é comprar só o pó luminoso e utilizar resina comprada aqui mesmo.

Mas antes acho que vou comprar um destes kits sarica e fazer algumas experiências.
Que tipo de resina você pensa em usar? A propósito, você recuperou os ponteiros daquele SEIKO 6119 ou eles estavam OK?

paulorocha

Estou pensando em utilizar resina acrílica, mas outra possibilidade é utilizar a resina que vem junto com o kit sarica.

Os ponteiros do 6119 já estavam OK.

Abração
Um grande abraço

Paulo Rocha