ORIENT Clube // King Diver / World Diver

  • 805 Respostas
  • 376953 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #420 Online: 18 Setembro 2011 às 00:09:30 »
Poucas pessoas possuem tantos modelos de orient como eu. Até irrei me desfazer, aos poucos, dos "quilos" que possuo...

Caro Enéias, se poder postar umas fotinhas de vez em quando para nós nos deliciarmos, fico muito grato desde já!!
O que eu gosto nos Orient, além do preço é claro, e principalmente nos vintages, é que raramente se ver configurações muito repetitivas...
Abraços,
Cigano!

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #421 Online: 18 Setembro 2011 às 06:18:29 »
O Enéias era chamado de Dr. Orient ! ;)

tem muita coisa boa, quando for vender, avise a gente primeiro,

abraços,

wilson

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #422 Online: 18 Setembro 2011 às 10:42:56 »



Mais uma vez, muito obrigado caros amigos!!

Ficou muito bonito!
Seu mostrador antigo tb eh muito bonito.
 

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #423 Online: 18 Setembro 2011 às 11:18:42 »
Poucas pessoas possuem tantos modelos de orient como eu. Até irrei me desfazer, aos poucos, dos "quilos" que possuo...

Caro Enéias, se poder postar umas fotinhas de vez em quando para nós nos deliciarmos, fico muito grato desde já!!
O que eu gosto nos Orient, além do preço é claro, e principalmente nos vintages, é que raramente se ver configurações muito repetitivas...
Cigano, aquele meu de pulseira de couro, mostrador preto e disticos laranja,
foi do Enéias.
Super preciso, e o Enéias é um gentleman.
Grande abraço.

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #424 Online: 29 Dezembro 2011 às 22:07:55 »
Pessoal, se conseguem peças, tipo mostrador, ponteiros e cristal dos kingdivers antigos? Vejo vários a venda no mercado livre, mas todos estão avariados. Como minha coleção é focada em orient's estes não podem faltar. Ainda não tenho nenhum, mas pretendo ter vários dos KD...  Alguem pode me dar uma luz, se vale a pena comprar um destes surradinhos para reformar?

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #425 Online: 29 Dezembro 2011 às 22:22:03 »
Salve!

Hotrmann,
Dependendo do caso dá para restaurar, sim.
Melhor dizendo,...
Para os movimentos ainda podem ser encontradas peças, bem como cristais e ponteiros, mas tenha muito cuidado com os mostradores e, principalmente com os aros externos.

No caso dos aros, que freqüentemente estão descorados ou mesmo descascados, não há nada a fazer.
Na prática não há como recuperar estes aros.
E as empresas (leia-se Sarica) que trabalham com este tipo de restauração não se interessam em desenvolver tais peças para reposição.

A única saída plausível é comprar mais de um e fazer os devidos transplantes (das peças boas), se achar a preços razoáveis.

Isto posto, aí vai um conselho de amigo..., evite os "surradinhos".

Eu espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços,
Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #426 Online: 29 Dezembro 2011 às 22:25:55 »
Valeu pela dica....  É justamente nas coroas internas que mora  o perigo, e os que nao estão feios ali, os caras pedem o " afrodecendente e o cachimbo" Não desmerecendo as peças mas chegam a pedir 400 reais por um relogio que  eu daria uma nota 5 ou 6...

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #427 Online: 29 Dezembro 2011 às 23:35:12 »
Parabems amigos! belo topico, aliás, podemos considerar uma homenagem aos orientões que marcaram época! :D

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #428 Online: 01 Fevereiro 2012 às 15:11:37 »
Boa tarde a todos,

Se alguém souber, gostaria de uma informação :
Ainda é possivel encontrar acrílicos originais para KD e WD ? Aqueles que encaixam justo em uma saliência da caixa e são pressionados nesta saliência pelo aro serrilhado conferindo a "vedação" além de terem o topo quase plano e uma aresta nítida entre topo e lateral. O que mais vejo, são peças com seus acrílicos substituídos por genéricos convexos, ajustados e muitas vezes colados ao aro serrilhado ( muitas vezes com excesso de cola matando a estética deste aro ).
Outra dúvida que possuo, se alguém puder ajudar, é se o KD "duas janela" (cal.1942), a exemplo de seu contemporâneo WD vinha com acrílico com lupa sobre a janela de calendário ou no KD ele era liso.

Agradeço antecipadamente por qualquer informação.

Abração

Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #429 Online: 01 Fevereiro 2012 às 21:15:45 »
Salve!

Fábio,
Sim, ainda existem os "acrílicos" (aftermarket) para os KD, WD, etc.
Os acrílicos com a lente, que por "analogia" alguns chamam de "ciclope", eu creio que não se encontra mais, pelo menos já faz algum tempo que eu não os vejo.

Mas existe quem coloque a lente (colando) e fica perfeito.
Mas neste caso é necessário enviar o relógio para quem faz o serviço, para que a lente fique na posição exata.

Em Sampa, essas soluções ainda podem ser encontradas.


Aquele WD original, aquele que no seu lançamento foi alvo da propaganda da JAL, como aí abaixo, tinha a lente, sim.




Alguns KD´s também tinham, mas não todos. Depende da época.

Abraços,
Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #430 Online: 02 Fevereiro 2012 às 00:52:25 »
Muito obrigado mestre Alberto,

Sempre gentil e poderoso conhecedor dos "japas" vintage...

Na verdade, por ter conseguido um WD "1942" JAL "NOS" há um bom tempo, é que percebi o quanto o acrílico ( neste caso com cíclope ) original é mais interessante que os improvisados e muitas vezes colados ( como os que colocam no prédio da Sarica ). Além de encaixar perfeitamente, fica em posição por pressão do aro serrilhado e não deforma a imagem periférica ( imagino que a espessura seja uniforme ). Recentemente consegui um KD "1942"  em linda configuração e em excelente estado de conservação ( mostrador preto com dísticos e minuteiro em azul ), mas infelizmente teve seu acrílico trocado e com lambança de cola no aro serrilhado... Estou protelando a desmontagem deste aro pois sei que se eu limpar toda a cola, certamente o acrílico não ficara mais em posição.
Acho que desmontarei mesmo assim e tentarei um serviço melhor na Cristais Oriente ( acredito que dê para prensar um acrílico novo genérico ou afternarket no aro sem usra cola...).

Muito obrigado novamente pela pronta ajuda.

Forte abraço

Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #431 Online: 02 Fevereiro 2012 às 15:19:48 »
Salve!

Fábio, e demais amigos...
É por lá mesmo, é naquele prédio da Sarica que vendem os tais acrílicos sem o "ciclope".
Quem faz a colagem da lente eu não sei exatamente, mas me parece que é por lá também.

Da última vez em que um acrílico (com lente) foi trocado em uma revisão, pelo Carregalo, eu perguntei a ele onde ainda os vendiam.
Ele me disse que o acrílico (com o relógio já montado) foi enviado para quem colou a lente, o serviço ficou perfeito. E eu não perguntei quem fez a colagem.



Mas,...
O seu comentário sobre o "WD JAL" me lembrou um detalhe, talvez interessante.
Eu tenho um aqui, dos primeiros, que está em excelente estado.

A minha dúvida com relação a esta peça em especial sempre foi a seguinte.
No acrílico, na posição devida, não há uma lente (protuberante, por assim dizer), há sim um rebaixo (como se a “lente” fosse "escavada" no acrílico) que cumpre perfeitamente a função de ampliação da imagem do calendário, diga-se.

Eu não tenho meios de saber se o acrílico foi reposto, ou não, uma vez que pelo estado do relógio isso só teria sido necessário se o mesmo tivesse sofrido algum acidente.

Então,... Agora a minha dúvida...
Será que, naquele tipo de acrílico, por baixo da lente (que poderia eventualmente ter caído no meu) haveria o tal rebaixo?
Seria sempre assim?  ::)

A hipótese de um acrílico ser feito para ser mesmo daquela forma, com o tal "rebaixo" e sem o "ciclope", me parece pouco plausível, pois ali poderia ser um ponto de acúmulo de sujeira, etc.


Será que algum colega, mais orientado, sabe algo sobre isso?

Abraços a todos!
Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #432 Online: 02 Fevereiro 2012 às 16:16:58 »
Olá Alberto,

Olhando para o meu, que tenho certeza, jamais foi mexido, a lente ou cyclope é sim protuberante. Não tanto como aquelas dos acrílicos dos Rolex e Tudor sub antigos. Eu diria que também por isso, a ampliação dela, não chega às 2,5X dos acrílicos Rolex.
Eu arriscaria dizer que o acrílico do seu seu foi polido a ponto de praticamente nivelar a lente com o plano do acrílico, mas permaneceu o desenho e parte da ampliação. Acredite, embora eu te garanta que ela é protuberante originalmente, é muito menos que outros modelos de cíclope acrílico ou não.

Forte abraço

Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #433 Online: 02 Fevereiro 2012 às 16:36:46 »
Olá Alberto,

Olhando para o meu, que tenho certeza, jamais foi mexido, a lente ou cyclope é sim protuberante. Não tanto como aquelas dos acrílicos dos Rolex e Tudor sub antigos. Eu diria que também por isso, a ampliação dela, não chega às 2,5X dos acrílicos Rolex.
Eu arriscaria dizer que o acrílico do seu seu foi polido a ponto de praticamente nivelar a lente com o plano do acrílico, mas permaneceu o desenho e parte da ampliação. Acredite, embora eu te garanta que ela é protuberante originalmente, é muito menos que outros modelos de cíclope acrílico ou não.

Forte abraço

Fábio


Salve!

Sim, Fábio.
A lente (o tal "ciclope") é sempre protuberante. Não há dúvida aqui.

O que eu tentei dizer é que, possivelmente, sem que eu tenha certeza disso, que talvez pudesse ser o caso de haver a tal "lente" interna ao acrílico (por baixo do "ciclope"), entende?

Esta é a minha dúvida...
Será que em alguns modelos, para aumentar a "ampliação", por baixo do "ciclope" (que é sempre colado), e que teria (se for este o caso) eventualmente caído do meu, haveria a tal lente, por assim dizer, "escavada" no acrílico?

Ou será que aquele acrílico do meu ancestral WD é assim mesmo, ou seja, que ele não é o original do WD em questão?

Mas, o que eu não creio muito, pela razão que comentei na minha mensagem anterior.
Ou seja, eu tenho dúvidas, mesmo que não sendo um acrílico original do WD, de que o projeto seja aquele mesmo, com um rebaixo ali, sem nada por cima, portanto, capaz de coletar sujeira.

Abraços!
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #434 Online: 02 Fevereiro 2012 às 16:52:44 »
Nesse meu Cauny, a protuberância, é interna!!



Fotos ruins, mais dá para ver !!
Abraços,
Cigano!

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #435 Online: 02 Fevereiro 2012 às 17:38:37 »
Caro Alberto,

Tenho dois WD "1942". Ambos com seus acrílicos originais. Um bem judiadinho ( já bastante polido e inclusive apresentando aquele craquelado conforme a incidência de luz...que não tem solução..) e outro sem uso com seu acrílico impecável. Posso afirmar que assim como nos modelos Rolex e Tudor sub que citei, eles não são colados e sim uma peça única de acrílico injetado. Ou seja, quando se dá polimento, tem que ser feito com muito cuidado para não matar a lente e sua função.
Acredito que os colados sobre o acrílico são uma solução alternativa para fins de manutenção das características do modelo em vista da dificuldade ou até impossibilidade em obter-se a peça original. Já os cyclopes presentes em cristais minerais e safiras, esses sem dúvida são colados ( por dentro como os Panerai ou por fora como os Rolex por exemplo.).

Um grande abraço

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #436 Online: 02 Fevereiro 2012 às 18:11:13 »
Caro Alberto,

Tenho dois WD "1942". Ambos com seus acrílicos originais. Um bem judiadinho ( já bastante polido e inclusive apresentando aquele craquelado conforme a incidência de luz...que não tem solução..) e outro sem uso com seu acrílico impecável. Posso afirmar que assim como nos modelos Rolex e Tudor sub que citei, eles não são colados e sim uma peça única de acrílico injetado. Ou seja, quando se dá polimento, tem que ser feito com muito cuidado para não matar a lente e sua função.
Acredito que os colados sobre o acrílico são uma solução alternativa para fins de manutenção das características do modelo em vista da dificuldade ou até impossibilidade em obter-se a peça original. Já os cyclopes presentes em cristais minerais e safiras, esses sem dúvida são colados ( por dentro como os Panerai ou por fora como os Rolex por exemplo.).

Um grande abraço


Salve!

Pois é, Fábio, eu também tenho alguns...  ::)
E eu não sabia disso, que os acrílicos eram (originalmente) todos exclusivamente injetados... Eu não tenho (ou tinha) esta informação.
Por isso eu pedi a opinião dos eventualmente mais “orientados”.   ;)  8)

E é claro que a solução "colada" é um recurso (atual) de manutenção, quanto a isso não há dúvidas.

Então,...
Pode ser que a sua teoria esteja correta... Na questão dos acrílicos serem "monobloco", e todos sempre terem sido assim...
Na verdade esta é a dúvida que eu tentei levantar... Pois aquele tal rebaixo sempre me causou muita "estranheza".

Mas, como eu disse, o acrílico que está no relógio não foi trocado (por mim) e eu já o tenho há tempos.
Mas isso por si só também não quer dizer que o acrílico seja de fato o original do relógio.



Mas, veja...
Apenas ilustrando o caso do meu WD...

O relógio em questão é assim.




O detalhe mencionado...




Aquela área circular é um rebaixo existente no acrílico.
Nada foi polido ali, não no sentido de "aplainar" o ciclope.


Ah! Desculpem pela qualidade das fotos. Eu não tenho como fazer outras fotos agora e estas eram as que eu tinha em arquivo, eu espero que dê para entender como é.  :-[

Abraços,
Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #437 Online: 02 Fevereiro 2012 às 18:26:06 »
Então, Alberto, vendo a foto do seu ( que está bem bonitão...Parabéns ! ), acredito que algum relojoeiro ou apreciador fanático teve a paciência de abrir uma janelinha no lugar do cyclop original e depois colou por dentro uma lente circular. Imagino o tempo que  este camarada levou nesta aventura...
A meu ver ele eliminou por completo a área original para não interferir até em transparência na nova lente circular colada por dentro.
O que posso te afirmar, é que o original é liso por dentro ( já desmontei o meu velhinho )....

Abração

Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #438 Online: 02 Fevereiro 2012 às 19:57:49 »
Salve!

Huuummmm...

Flávio,
Aqui nós aprendemos a "ver de tudo".
E aparecem coisas nas quais nós custamos mesmo a acreditar...  ;)

Mas eu vou lhe confessar uma coisa...
Nesta sua teoria, de que algum relojoeiro "escariou" (usinou) aquela lente ali no acrílico,...

Bem,...  Não me leve a mal,...  ::)
Mas eu poria poucas fichas nela...  Ou, para ser mais claro, eu não creio que alguém o fizesse.

Afinal se for colar por colar, isso poderia ser feito logo por fora, sem precisar escariar, polir o rebaixo na região usinada, etc. Não é?    ;)


E, mais uma vez eu tenho que concordar, aí sim, por dentro, o acrílico é mesmo "liso", aliás, dos que eu já vi desmontados,...
...nenhum era diferente disso, não! Todos eram "lisos" por dentro.
 
Inclusive neste das minhas fotos também é assim, ele é "liso" por dentro, não tem nada colado lá, ou seja, a tal "lente" fica contida na espessura do acrílico e só.
  ;)


Mas, de tudo o que nós estamos conversando aqui, eu acho até provável que o acrílico não seja o original, tudo bem.

Mas a questão permanece. Se original, ou se não (digamos que fosse de um outro relógio, não Orient), continua estranho...
E suponhamos que até fosse isso, que o diâmetro, altura e curvatura do tal acrílico coincidissem perfeitamente com as dimensões do WD, que o aro encaixasse, etc...

Mas e aí?
No tal acrílico, aquele rebaixo ficaria lá assim? "Aberto" para fora?  Por nada?

Será que existe algum relógio que tenha um acrílico assim, com aquele tipo de rebaixo, virado para fora?  ::)
 ;)

Eu nunca vi nenhum.
Mas isso não quer dizer que não existam...  ::)

Abraços,
Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #439 Online: 03 Fevereiro 2012 às 00:43:42 »
HEHEHEHE...

É, caro Alberto, talvez pela minha profissão (dentista-endodontista) e por ter praticado plastimodelismo e autorama de escala ( construí artesanalmente vários clássicos do automobismo em escala 1:32, inclusive nacionais como o Karmann Ghia, na unha...), eu acredite que tudo é posssível... O universo miniaturizado, sempre me atraiu e continua sendo um dos prazeres da minha vida (pena que com 45 anos, a visão já não é a mesma..).
Mas, acho que você tem razão, talvez como dizem, eu tenha viajado um pouco na maionese...
Diante de suas ponderações,concordo com você e acho pouco provável que algúem tenha realizado esta micro-cirurgia.
Portanto, valeu a nossa "masturbação" mental, mas o mistério do cíclope rebaixado permanece...kkkkkkk....

Abração

Fábio