ORIENT Clube // King Diver / World Diver

  • 805 Respostas
  • 376829 Visualizações
*

wrocha

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #580 Online: 18 Maio 2014 às 19:36:08 »
Será que algum descompensado em algum lugar do mundo já teve a pachorra de catalogar todos os modelos de KD?

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #581 Online: 19 Maio 2014 às 20:57:05 »
Lindão este seu caro Ricardo, muito bonito este modelo...

Será que algum descompensado em algum lugar do mundo já teve a pachorra de catalogar todos os modelos de KD?

Eu pensei em fazer um banco de dados com as variações, mas desisti, pois comecei a ver muitas configurações modificadas por "relojeiros" e não relojoeiros, que mantem a originalidade das peças... tem pilhas de fotos de peças modificadas que foram aproveitada de resto de outros Orient que não eram KD/WD ou SK !

Mais vou tentar fazer um dia sim,com as imagens mais originais possível !
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #582 Online: 19 Maio 2014 às 21:14:45 »
Tenho uma proposta: poderia ser um trabalho colaborativo!

Explico: cria-se um arquivo de texto no google docs. Daí cada um vai acrescentando fotos e textos explicativos, com correções e adições de informação dos demais membros.

Seria instrutivo e divertido. Quando o grupo julgar o material minimamente pronto, cria um PDF e disponibiliza no Fórum.

Além do Cigano, o amigo Alberto, o Stone Free (anda sumido), e o mestre Gravina (proprietário dos raríssimos map dial e do KD 1000m) são pessoas que poderiam participar dessa empreitada.

O que acham?

Abraços,

Jefferson


*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #583 Online: 19 Maio 2014 às 21:37:38 »
QUE SHOW!!!!!

Tenho uma proposta: poderia ser um trabalho colaborativo!

Explico: cria-se um arquivo de texto no google docs. Daí cada um vai acrescentando fotos e textos explicativos, com correções e adições de informação dos demais membros.

Seria instrutivo e divertido. Quando o grupo julgar o material minimamente pronto, cria um PDF e disponibiliza no Fórum.

Além do Cigano, o amigo Alberto, o Stone Free (anda sumido), e o mestre Gravina (proprietário dos raríssimos map dial e do KD 1000m) são pessoas que poderiam participar dessa empreitada.

O que acham?

Abraços,

Jefferson


Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

wrocha

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #584 Online: 19 Maio 2014 às 23:08:14 »
Show de bola!

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #585 Online: 19 Maio 2014 às 23:54:15 »
Bem legal! :D

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #586 Online: 20 Maio 2014 às 12:55:50 »
Tenho uma proposta: poderia ser um trabalho colaborativo!

Explico: cria-se um arquivo de texto no google docs. Daí cada um vai acrescentando fotos e textos explicativos, com correções e adições de informação dos demais membros.

Seria instrutivo e divertido. Quando o grupo julgar o material minimamente pronto, cria um PDF e disponibiliza no Fórum.

Além do Cigano, o amigo Alberto, o Stone Free (anda sumido), e o mestre Gravina (proprietário dos raríssimos map dial e do KD 1000m) são pessoas que poderiam participar dessa empreitada.

O que acham?

Abraços,

Jefferson




Olá, amigo Jefferson!
Com a devida vênia e "desculpas" aos "não orientados"...  :D
Eu vou me permitir uma resposta meio "longa"...

A proposta é legal.
E nós até já tentamos...  Em especial o nosso (meio "sumido") amigo Gustavo, o Stone Free.

Mas,...
E eu não digo que não valha a pena tentar...  Sempre vale!  ;)

Mas,... Repito...
É uma "luta inglória", dadas a falta de informações, oficiais e ordenadas, emitidas pelo próprio fabricante e as, literalmente, "miríades" de versões e variantes, sejam elas oficiais, ou não (as tão comuns montagens que combinam peças de vários modelos diversos, etc...).


Bem,...
Eu não estou tentando dar uma "injeção de desânimo", não...

Mas não é fácil...  :(


A meu ver, quem chegou mais perto desta proposta de catalogar foi este amigo aqui ---> http://www.watchmandan.com/orient.htm

Mas, mesmo assim ele ficou (ou está) bem longe da meta.  :(

Abraços "orientados" a todos!
Alberto

PS:
Ah!
Uma última "mensagem"...  ;)
Como no ideal olímpico... "O importante é competir".

Sim, tentar! Porque não?
E a maior curtição pode estar justamente aí.  ;)
« Última modificação: 20 Maio 2014 às 13:30:41 por Alberto Ferreira »

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #587 Online: 20 Maio 2014 às 15:31:32 »
Boa tarde a todos os colegas do fórum.

Salve Mestre Alberto!

Sim, de fato, ando sumido, mas vez ou outra retorno pra uma espiadela.
Vou enumerar alguns (poucos) motivos que me levaram a abandonar a frequencia no fórum, principalmente em tópicos relacionados aos nossos amados e queridos Orientões (entenda-se aqui: apenas os World Diver, King Diver, seus antecessores Thousand Meters, Weekly Auto AAA, Swimmer, e seus sucessores nos anos 80, SW, SK, SK Crystal, e as reissues King Master, do século XXI).

I- Iniciei o tópico "CLUBE DO ORIENT KD/WD" ainda no antigo fórum, cuja proposta era tratar apenas e tão somente desses modelos. A coisa iniciou bem (ali, principalmente no começo, existe um verdadeiro compêndio sobre esses modelos), mas acabou degringolando pra um tópico "geral" de Orient, descaracterizando totalmente a proposta inicial.

II- Aqui no fórum "novo", quem deu o pontapé inicial foi o automatic (André). É esse mesmo tópico onde postamos atualmente. Mas observem, talvez pelo título "ORIENT Clube", o pessoal achou que aqui também seria um fórum para a marca em geral. Depois de algum tempo, decidi não postar mais, pois também após determinado período, o tópico, a exemplo do seu antecessor, passou a ser "geralzão", novamente.

III- Não sou o primeiro a dizer isso aqui, mas com o passar do tempo, achei que o fórum se tornou meio elitizado, acabou perdendo um pouco o perfil de centro de informações horológicas para se tornar, dentre outras coisas, uma vitrine no melhor estilo do tópico "Que relógio você está usando hoje?". NADA CONTRA. Sei que isso faz parte, o poder aquisitivo no Brasil mudou, etc., inclusive havia um tópico com esse mesmo título no fórum antigo. O que ocorreu é que comecei a desenvolver uma certa inibição em postar e mostrar coisas relacionadas a Orientões ou "relógios baratos" como já li aqui também. Isso, associado à falta de um tópico específico pros nossos "caixas-d'água" acabou por me desestimular por completo.

O que o Jefferson está propondo é algo que não seria um tópico, visto que estaria fora dos limites do fórum. É uma boa idéia, mas não sei... Se não for administrado adequadamente, logo vai se tornar igual ao site do Dan (que o Mestre Alberto se referiu). O site do Dan foi uma das minhas principais inspirações para iniciar minha coleção de KD's/WD's, por volta de 2002. Porém, além de ser um site voltado à sua coleção de Orient, não especificamente KD's/WD's, ele é pouco alimentado com informações novas, é quase um site fantasma.

Talvez se os moderadores pudessem ter autonomia para remover e/ou "refrescar a memória" de quem postasse assuntos fora do "contexto KD/WD", dentro de um tópico "CLUBE", talvez lográssemos algum êxito na empreita. Não sei como funcionam as coisas com relação à regulamentação interna do fórum, é apenas uma idéia. Talvez funcionasse, não sei.

Bem, acho que já falei demais... Mas não tenho culpa. Foram acordar o defunto, deu no que deu...

Brincadeiras à parte, sinceramente quero dizer que é prazer estar aqui com vocês novamente.

Toca o barco, Mestre!

Abraços a todos.

Gustavo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #588 Online: 20 Maio 2014 às 17:21:16 »
Prezado Gustavo, boa tarde!

Primeiramente, seja re-bem-vindo ao FRM.

Suas colocações são bastante pertinentes e merecem uma reflexão.

Se me permite, gostaria de fazer alguns comentários pessoais, isto é, não como moderador/representante do Fórum, e sim como uma pessoa que convive aqui há uns bons anos.

1. Também me irrita um pouco quando tópicos legais e criados com um só objetivo acabam desvirtuados por membros que, ainda que bem intencionados, são pouco atenciosos com as regras propostas. Difícil falar assim de cabeça, mas abundam exemplos de tópicos corrompidos dessa maneira.
O ideal seria que, cada pessoa que venha a participar de um tópico a primeira vez, leia integralmente pelo menos a primeira mensagem do referido tópico, a fim de se adequar ao tema proposto e não cometer uma gafe que atrapalhe os demais convivas.

2. Sim, seria possível a criação de um tópico exclusivo para catalogação, onde os moderadores atuariam excluindo quaisquer postagem não relacionadas ao tema. Mas, para que isso aconteça: i) ou um Moderador teria de estar diretamente envolvido na criação do tópico e teria de ter conhecimento suficiente para discernir o que vem ou não vem a ser postagens pertinentes, a fim de remover o desnecessário; ii) ou os próprios frequentadores mais assíduos teriam de cuidar do desenvolvimento do tópico e avisar a Moderação que esta ou aquela postagem deve ser removida, pelos meios disponíveis (botão 'denúncia', MP ou mensagem no corpo do tópico).

3. O Fórum não se tornou elitizado. O que acontece é que relógios de mais alta gama e/ou mais exóticos dão mais ibope, e, portanto, os donos dessas máquinas se sentem mais estimulados a postarem sobre eles, ao passo que relógios mais comuns e/ou então vistos como mais comuns recebem pouco destaque e isso acaba desestimulando seus donos a postá-los. É natural que um dono de Patek receba 20 comentários elogiando seu relógio, e o dono do Seiko 5 receba um ou até mesmo nenhum cumprimento. O mundo é o que é... Na rua é assim, também, não? ;)

O FRM é um espaço aberto a todos, e reunimos aqui gente interessada em diversos aspectos da relojoaria. Um interesse não exclui o outro, mas temos de reconhecer que há nichos mais populares e outros menos, e quem se interessa por estes últimos deve estar preparado para não se ver tão reconhecido como aqueles.
Eu, que gosto muito de livros sobre relógios, devo ter no máximo um ou dois colegas com interesses convergentes. Pontualmente pode até aparecer outro alguém falando sobre isso, mas é raridade, tanto é que só existe apenas uma sala dedicada ao assunto em toda a internet. Quando postamos um tópico sobre livros, se tiver cinco respostas já é uma vitória! Mas o que posso fazer? Nicho é foda...

Mas vai de cada um superar esses entraves e querer participar ou não. Você e seus cebolões foram e continuam sendo mais que bem vindos, pois, como você mesmo pode perceber, temos mais fãs deles por aqui.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #589 Online: 20 Maio 2014 às 19:00:42 »
Também sem qualquer aspecto de "fala chapa-branca", ou talvez para tentar ser mais claro, e também sem qualquer "papo de modera", eu vou fazer um pequeno comentário pessoal, acrescentando ao que nos disse o Igor.

Seguinte:

- Com a evolução do FRM, criam-se grupos de amigos (mais) chegados e com interesses parecidos. E isto é muito legal.
O problema maior é quando nós (notem o pronome) nos permitimos a liberdade de dar "pitacos" (mais até que propriamente off-topics) que nada tenham a ver com o assunto, totalmente fora de tópico mesmo...
Só para exemplificar, e num exemplo meramente fictício, coisas do tipo... ..."você vai lá amanhã?"

- Policiar, dar (reforçar) aos "moderas" a antipática função de "dar toques" (públicos), ante os off-topics, a rigor não é necessário...
Eles já são "chatos" e "antipáticos" o bastante.   ;D
Embora esta seja uma atribuição que cada um dos "moderas" aceitou e exerce porque quer.
Nada a reclamar, portanto.

- Se, vez ou outra nós escorregamos (por favor, notem o tempo do verbo), até que pode "passar", aqui ou ali.
Mas tornar isto uma prática, aí de fato cabe uma reflexão, de cada um de nós.

Alberto

*

Jefferson

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #590 Online: 20 Maio 2014 às 22:23:16 »
Olá meus caros!

Fico feliz em ver que a proposta causou impacto. E de imediato, trouxe o Gustavo de volta, que legal.

Tenho consciência das dificuldades e dos limites. Além de professor, luto diariamente para exercer humildemente minha profissão de pesquisador também, o que me dá uma noção prévia dos obstáculos que cada área do conhecimento tem para seus avanços.

De tudo que foi dito, vou selecionar os trechos que me interessam,  ;D ;D ;D

edit
Uma última "mensagem"...  ;)
Como no ideal olímpico... "O importante é competir".
Sim, tentar! Porque não?
E a maior curtição pode estar justamente aí.  ;)

edit
Brincadeiras à parte, sinceramente quero dizer que é prazer estar aqui com vocês novamente.
Toca o barco, Mestre!
Abraços a todos.
Gustavo

Talvez minha proposta de fazer apartado do Fórum, num documento eletrônico, não seja a mais adequada. Podemos pensar em alternativas.

Quem sabe um tópico travado, na seção dos Clássicos. Cada um manda sua contribuição por MP para um moderador que se responsabilize por filtrar as propostas, aceitar ou rejeitar, propor alterações. Poderíamos montar um corpo de revisores, sendo que o moderador teria a tarefa de encaminhar o material para esses, garantindo o foco e certo rigor metodológico no levantamento. Assim a tarefa não fica personalizada, como nos periódicos científicos.

E esse tópico, ao invés de várias postagens, teria apenas um post, editado com inserções dos conteúdos enviados de forma a tentar preencher uma linha do tempo dos modelos produzidos. Eu sei que quando chega nos anos 1980 a coisa explode e são muitas variações, mas nas fases iniciais eu creio que se consiga alguma sistematização.

Abraços,

Jefferson



*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #591 Online: 21 Maio 2014 às 09:15:57 »
Boas, pessoal!

Muitíssimo obrigado pelas boas vindas, comentários e sugestões!

Andei refletindo sobre a possibilidade de "reabrir" um novo Clube, mas não tinha certeza que pudesse haver, por parte da moderação, restrições de postagens off topic, de forma a evitar o corrompimento do assunto principal. Não vejo com muita simpatia o procedimento de "alcaguetagem" aos moderadores, das postagens off de outros membros, seja por MP ou pelo comando "Denunciar". Talvez por nunca ter utilizado esses meios, eu tenha essa impressão, mas tenho consciência de que devam ser necessários, em determinados momentos. Lendo as considerações do Mestre Alberto, também vejo que provavelmente tais procedimentos parecem desgastar a paciência e a imagem dos moderadores, criando um certo "ranço" na relação moderação-membros.

Sendo assim, acredito que o melhor caminho ainda seria a conscientização de todos no sentido de não deturpar o foco dos tópicos, principalmente quando relacionados a determinados modelos de relógios em específico. Mas mais uma vez, não vejo como isso seria possível, dada a enxurrada de ocorrências desse tipo, como já relatou o Igor.

O que for decidido, estou dentro :P Só não quero iniciar sozinho algo que redundaria na reincidência da mesma situação de outrora. Todos sabem o quanto admiro esses modelos. Porém, não estou disposto a discuti-los dentro de um contexto confuso e diluído por conta da não observação, mesmo que "não intencionada" de outros membros menos cuidadosos quanto à observação de regras estabelecidas.

A idéia do Jefferson, de um tópico travado apenas com postagens pertinentes me parece ser a mais viável.

Permaneço acompanhando os posts. Ainda tenho muitas (boas) idéias para propor. E também muitas dúvidas e muitos assuntos na cachola para discutir com os entusiastas dos nossos cebolões. Me falta tempo para uma dedicação decente ao assunto, mas consigo vez por outra entrar, compartilhar e dar alguma contribuição.

Abraços a todos.

Gustavo

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #592 Online: 21 Maio 2014 às 16:46:28 »
Bem, amigos da Rede Fórum Now...
O tópico tomou, ou está tomando, uma linha de "exposição de motivos"... ;)  :D
E isto, no geral, é bem interessante. Saudável até, eu diria.

Então eu creio que nós podemos continuar a registrar opiniões aqui mesmo (mas, "pelamordedeus", sobre o tema, né?... :D  ...portanto nada de "te encontro lá" ou coisas do tipo, estamos combinados?  ;)). Ótimo.
Depois de tal "debate", se houver, nós até podemos apagar esta fase (DR  :D) deste tópico aqui.

Ok.
Eu creio que já notaram que eu costumo seguir uma linha da brincadeira séria...
Ou talvez aquela do "jocoso"... ...pero sin perder la seriedad, jamás!  8)
E se não haviam notado, por favor, façam-no.

Então lá vão os meus comentários, após uma rápida consulta ao meu "oráculo de bolso".


- Amigo Jefferson,...
Olímpico e quase "Cervântico" amigo.
A sua ideia é interessante e eu falo sério. Merece um olhar mais próximo.
Então, em princípio, vamos tentar elaborá-la e ver o que nós podemos fazer com os nossos "moinhos de vento".

- Amigo Gustavo,
Qualquer que seja a proposta a ser adotada a sua participação e o seu conhecimento dos "Cebolões" são fundamentais.

- Caro André (automatic),
Você também está especialmente convocado.

- Demais "orientados" (sem citar, apenas porque não criaram nenhum tópico anterior sobre o assunto) e amantes em geral dos Cebolões,
Idem! Estão convocados a opinar... E é grátis e livre.


Então, vamos abrir espaço para as opiniões e sugestões, aqui mesmo.
...E já que este tópico tomou este rumo, vamos segui-lo.

Depois, como dito, se for o caso nós apagamos estas últimas mensagens, ou o que não seja relevante ao tópico original (este aqui), ok?


Legal... Eu vou começar.
E o que eu gostaria de ver "debatido"?
As linhas mestras de como deveria ser o (eventualmente) futuro tópico que seria guardado lá nos "Clássicos" e tal.
Por exemplo, coisas como TÍTULOS e SUB-TÍTULOS, linha conceitual...

Sugestões (minhas)...
- Definição(ões) da linha.
- Cronologia (a conhecida e a suposta).
- Modelos clássicos.
- Os movimentos (características, lançamento, famílias, etc).
- Modelos alternativos" sejam os "de fábrica", sejam os "criados" pelos usuários e seus relojoeiros de pinças nervosas (os chamados "Frank´s), mas talvez apenas alguns exemplos interessantes (sem exageros, é claro!) para servir de contraponto.

Bom...
Este é o meu pontapé (que eu espero seja inicial...  ::))

Deixo agora a bola com vocês...
Opinem, nós somos todos ouvidos, digo, leitores.

Alberto


Ah!
Mais uma "piadinha saideira".
Sem essa da Cara-ou-Coroa... Ok?

Afinal nós temos "coroas" e "carinhas" no rol dos "orientados.
Podem crer.
 8)


Ah! #2...
Que isto talvez sirva de “âncora” para manter vivo o interesse dos colegas “orientados” que estão (deliberadamente) “só na coruja”...


Falei!
E muito...  :-[
Mas "na boa" (causa).  :D

*

Jefferson

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #593 Online: 21 Maio 2014 às 19:03:18 »
Olá pessoal,

Amigo Alberto, você descreveu o que também tinha em mente, em termos dos tópicos a serem abordados. Vamos aguardar as opiniões dos demais colegas, mas acho que temos um ótimo começo.

Talvez possamos discutir o modelo que cada contribuição deve seguir.

Descrição do modelo, movimento, data aproximada da produção (?) formato e características de caixa, tipo e largura de pulseira, tipo de bezel, imagens detalhadas dos mostradores (o que mais variou, a partir de certo momento).

E as fotos, valem fotos buscadas na rede, ou o ideal seria priorizarmos, pelo menos num primeiro momento, produzir os textos tomando como "modelos" nossos próprios exemplares? Que tomadas de fotos devem ser feitas?

Tenho em mente aquelas dicas para a produção de reviews, para que se consiga a padronização do material.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #594 Online: 22 Maio 2014 às 08:46:31 »
Boas, pessoal!

Minhas sugestões contributivas iniciais seriam essas:

I- Na linha do tempo da produção dos KD's/WD's (aproximadamente entre a metade dos anos 60 até meados dos anos 80), poderíamos escolher um modelo mais representativo, como por exemplo o WD JAL de 1970 e o KD de ponteiros de "ponta quadrada" e dísticos "em pé" com os dizeres por extenso ao invés da sigla KD, da mesma época. A partir desses, que representam a disseminação dos modelos para o mercado externo pela Orient, caminharíamos "para baixo e para cima" na linha do tempo demonstrando os "antecessores e sucessores" desses modelos.

II- Seguiríamos com a descrição de cada modelo, como sugeriu o Jefferson, com informações, fotos, fatos, etc. Seguido pela abertura de uma janela para a exposição dos exemplares dos membros.

III- Uma sugestão, que venho matutando há anos, e que considero essencial, principalmente para os colecionadores que desejam conhecer a fundo seus cebolões e não depender dos "fuçadores" ou "pinças nervosas" como diria o Mestre A., para a manutenção de seus relógios: Sequencias detalhadas de desmontagem, limpeza, lubrificação e remontagem dos movimentos 1942 e 46941 (e suas variações), de longe, os mais utilizados nesses modelos. Aí valeria uma colaboração do Wilson, do Meneghetti, do Cigano, e por aí vai.

Fico por aqui, por enquanto.

Abraços a todos.

Gustavo

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #595 Online: 22 Maio 2014 às 09:54:11 »
Olá Pessoal, bom dia!

Estou gostando da condução das mensagens até aqui  :)

Quero apenas dizer que, como um "fã das cebolas", farei parte e me esforçarei para que se mantenha o nível deste tópico  ;)

Ahhh... sei que não será tarefa fácil, assim como um dos amigos já mencionou aqui, estes relógios são um dos mais "fuçados", o que dificulta a sua real "catalogação"  :(  (existe esta palavra ??)

Acho que em algum momento, poderíamos dividir por partes e procurar explorar cada uma delas, por exemplo, vamos falar de caixas (tamanho, forma, etc), dos movimentos, dos mostradores, das pulseiras, dos tipos de bezel, dos ponteiros, depois de coroas e pushers, etc.

Um abraço,

Edu

"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #596 Online: 22 Maio 2014 às 10:30:03 »
Oi Edu,

Obrigado em meu nome e em nome dos colegas pela contribuição.

Independente de os KD's/WD's serem relógios populares e duráveis (sim, são e DEMAIS!), e por conseguinte, os que mais sofrem ação dos "pinças nervosas" (gostei dessa, Mestre! :P), catalogá-los seria fácil, pois fundamentalmente o que diferencia os três modelos (não esqueçam do KD "caixa quadrada"), além do desenho da caixa, bezel e a miríade de detalhes nos mostradores e ponteiros, é a sua identificação, nas tampas dos fundos. JAMAIS consegui decifrar aquela numeração e associá-la a um parâmetro que permitisse identificar a origem, a variação do modelo, e o principal, o ano/período de fabricação. No fórum antigo cheguei a reproduzir a mensagem que enviei à página de suporte da Orient (orientwatch.com) me identificando como um colecionador e solicitando em nome de todos os demais, informações a respeito do significado da numeração. Lembro-me de ter feito isso diversas vezes, e em épocas diferentes, mas infelizmente nunca recebi um retorno deles, nem mesmo uma notificação de recebimento das mensagens.

Vamos em frente.
Abraços a todos.

Gustavo

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #597 Online: 22 Maio 2014 às 20:21:18 »
Opa !  :D

Gustavo pode contar comigo, ;) :D :D

tenho muita coisa aqui, 1942, 1961, 46741, 46940, 46941 e outros...

ah, inclusive tenho aqui o mecanismo a corda que serviu de base para os 46xxx, interessantísimo !
vou olhar o calibre, me parece que é o 46620.


abraços,

wilson

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #598 Online: 23 Maio 2014 às 11:28:00 »
Maravilha, Wilson! :) Obrigado!

Não sei ao certo como se dará a evolução do tópico, mas no momento adequado certamente sua ajuda será indispensável. Acredito que inicialmente, já estaria de bom tamanho sequencias de desmonte e remontagem com dicas de lubrificação para os movimentos 1942 (duas janelas) e 46941, que equipam praticamente 100% dos KD/WD dos anos 70, época em que eles inundaram nosso mercado. Suponho que foi a partir da metade dos anos 70, que os KD's e WD's deixaram de ser equipados com o 1942, e passaram todos a possuir os 46941. Na minha coleção, por exemplo, não tenho nenhum exemplar com movimentos diferentes desses já citados. A partir dos anos 80, contudo, tudo virou um "boné-véio", como dizemos aqui ;) Além da alteração das siglas, de WD para "SW", e de KD para "SK", começaram a "ressurgir" os "AAA" combinados com as "novas" siglas, por vezes acrescentados da palavra "Crystal", quando o vidro do relógio era fabricado com esse material (será? ???), ao invés de acrílico. Sem falar dos mostradores e ponteiros com desenhos os mais variados e de aparências no mínimo "estranhas".

Mais adiante, seria legal também dissertarmos sobre todos os movimentos, por exemplo, a utilização do 1962 de 23 rubis no KD "SWIMMER", o movimento (não sei qual é) de 30 rubis que equipa os KD "Weekly Auto AAA", o de 27 rubis do "1000 Meters", bem como a evolução dos 469XX, e por aí vai...

Acho que temos tudo para (re)iniciar o compêndio dos cebolões: Temos uma base de informações (nunca vi nada parecido ao que já fizemos antes, no fórum novo ou aqui, acreditem), temos exemplares de sobra para mostrar e ilustrar (Exemplos: o Gravina tem um 1000 Meters, o Cigano se não me engano tem um KD duas janelas de ponteiros "ponta quadrada", eu tenho um KD JAL praticamente Mint, o Dr. Enéas tem muita coisa, embora eu nunca tenha visto), e temos cabeças pensantes como o Wilson, o Meneghetti e o Cigano, que dão conta do recado no que tange à manutenção da turma toda... :)

Estou começando a ficar entusiasmado de novo.

Com a palavra, os colegas.

Abraços a todos.

Gustavo


*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #599 Online: 23 Maio 2014 às 11:31:41 »
Desculpem, na verdade eu tenho um "WD" JAL.

Foi mal. Deve ser a emoção, rsrsrs

Abraços a todos.

Gustavo