ORIENT Clube // King Diver / World Diver

  • 805 Respostas
  • 387940 Visualizações
*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #600 Online: 23 Maio 2014 às 11:46:34 »
Prezados Gustavo, Wilson e demais "Orientados"

Assim como mencionado pelo Gustavo, é a emoção batendo na porta  ;D ;D ;D

Após ler o post do Wilson, me veio a idéia que poderíamos tentar fazer uma cronologia, exatamente esta questão dos KD, WD, SW, SK, Crystal AAA, etc.

É apenas uma idéia, mas confesso que eu, particularmente, tenho muita curiosidade em saber das datas e suas variações de modelos e, por consequência, os movimentos.

Um abraço,
Edu
"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #601 Online: 23 Maio 2014 às 19:12:34 »
Boas noites, meus caros "orientados"!

Gustavo,...
..., ou outro amigo  ::), você ainda tem acesso ao tópico original, aquele que foi criado por você lá no antigo fórum, o das páginas amarelas?

Eu pergunto porque a cópia que eu tinha foi perdida em uma "lobotomização" involuntária que ocorreu no HD do meu desktop antigo.
 :P

Alberto

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #602 Online: 25 Maio 2014 às 12:08:18 »
Infelizmente, não mais, Mestre... :( :( :(
Me recordo de ter "upado" pra algum site de armazenamento, uma compilação de tópicos do fórum antigo feita acho que pelo Paulo Rocha, pois alguém aqui havia pedido. Faz tempo, não me lembro dos detalhes. Mas tenho certeza que muitos ainda a tem, é só uma questão de tempo, alguém deve sinalizar em breve.

Abraço.

Gustavo

*

wrocha

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #603 Online: 26 Maio 2014 às 19:45:19 »
Os modelos de KD vendidos no Brasil eram feitos no Brasil ou apenas destinados ao Brasil?

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #604 Online: 29 Maio 2014 às 10:46:11 »
Muito boa essa iniciativa de "reiniciar" o tópico da maneira correta.

Um ponto que destacaram que achei super hiper mega ultra power válido é a questão dos desmontes, remontes, manutenções e PRINCIPALMENTE, as lubrificações.
Pois além de entendermos mais sobre os "cebolões", ainda serve de material para aqueles que estão iniciando na arte das restaurações/manutenções, visto que as máquinas da Orient, junto com os Seiko 6119, são uma grande porta de entrada para quem está aprendendo...

Gosto muito dos cebolões e apesar de não ter tanta experiência quanto os demais... Podem contar comigo para levar este tópico ao Nirvana!

Tenho alguns desmontes que podem ajudar também.

Forte abraço pra todos!

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #605 Online: 29 Maio 2014 às 11:17:06 »
Os modelos de KD vendidos no Brasil eram feitos no Brasil ou apenas destinados ao Brasil?

Pergunta de difícil resposta, wrocha...

Mas eu arriscaria um, não muito convicto,...  ...ambos.   :-[
Ou seja, tanto por aqui, no Patropi (montagens?), quanto por lá...::)

Mas,...
Quais, onde e para quem?
O difícil, ou mesmo quase impossível, é ter esta resposta (correta) para todos os modelos da gama em questão.
Principalmente dada a falta de dados oficiais divulgados pela própria marca.

E a Orient, como já foi inúmeras vezes ressaltado, parece aquele gorila da piada...  :-X

Mas isto não será motivo de desistência. (*)

Alberto

PS:
1- (*) Não nos esqueçamos que o grosso do que circula nos vários sites de visita "obrigatória" dos amantes de muitas outras marcas importantes é produto exclusivo (compilações e tal...) dos próprios fãs.
E é mesmo assim que a coisa funciona.

2- As manifestações e opiniões registradas aqui continuam sendo lidas e anotadas, continuem!
Logo nós (os que assumirão a tarefa da estruturação) tentaremos fazer um resumo (ou guia mestra) para podermos dar início ao projeto.

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #606 Online: 02 Junho 2014 às 11:26:19 »
Os modelos de KD vendidos no Brasil eram feitos no Brasil ou apenas destinados ao Brasil?

Eu tenho a mesma opinião do Mestre Alberto ;)
Arrisco a dizer que, até aproximadamente 1976-1977, os KD/WD's vinham exclusivamente do Japão, e a partir daí, acredito que havia as duas situações (Japão e montagem na ZFM). Digo isso, pois me lembro, ainda que nebulosamente, ter visto um KD zero na loja que trazia um "tag" com a informação de produção na Zona Franca de Manaus, hoje chamado Pólo Industrial de Manaus. Nos idos de 78-79 a coisa fervia naquelas bandas, tinha muita coisa sendo montada aqui, de diversos fabricantes, não apenas relógios, mas equipamentos eletrônicos em geral, com o compromisso da nacionalização de uma fração das peças que compunham o item.
Mas como tudo relacionado à Orient, são apenas suposições, baseadas em observações pontuais :P

Abraços a todos.

Gustavo

*

wrocha

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #607 Online: 03 Junho 2014 às 20:12:45 »
Tirando os orientados, parece haver um rejeição grande sobre os KD, visível até com apelidos como Relógio de pedreiro ou Mosca varejeira já visto aqui no FRM. Há mais algum apelido cabeludo para os KD?

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #608 Online: 03 Junho 2014 às 20:43:04 »
Tirando os orientados, parece haver um rejeição grande sobre os KD, visível até com apelidos como Relógio de pedreiro ou Mosca varejeira já visto aqui no FRM. Há mais algum apelido cabeludo para os KD?

Bem,...
Eu não entendi bem a sua dúvida/contribuição, wrocha.
Mas tudo bem...

Ok.
Eu não diria que há uma rejeição, mas talvez seja mais para o lado do desinteresse ou talvez interesse em outras marcas mais "prestigiosas".  ::)
Pode ser que sim por parte de alguns, que seja algo assim, mas eu não chamaria propriamente de "rejeição".
Eu creio que estes apenas "ignoram".  Um direito deles, por sinal. ;)

Os termos, "relógio de pedreiro (ou peão)" vem de um, cá entre nós, preconceito contra aqueles trabalhadores que certamente não podiam comprar algo mais caro com seus baixos salários...

Já o "mosca varejeira", não é bem específico dos KD´s e cia, mas sim daqueles modelos cujo gosto duvidoso do fabricante equipou com mostradores verdes quase iridescentes  :D, como o infame inseto.
Mas isto, acredite ou não, já foi até uma certa moda e há exemplos também de outras marcas.

Apelidos "cabeludos"?
Eu francamente não lembro de nenhum...  ::)

Mas como eles foram muito populares nos anos setenta, onde os "cabelos longos e ideias curtas" não eram tão incomuns,...
Talvez, quem sabe, nós possamos ter alguns apelidos de época, sim.  ;)

Por que não?
 ;D

Alberto
 8)
« Última modificação: 03 Junho 2014 às 20:45:04 por Alberto Ferreira »

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #609 Online: 03 Junho 2014 às 22:42:59 »
Me corrijam os mais experientes, mas parece-me que a fama do relogio "mosca-varejeira" deve-se muito mais à uma lentidao da Orient de mudar seus relogios quando essa efusividade toda da década de 70 passou. Sou de 72 e lembro de ter um orient com dial "vermelho-varejeira", isso devia ser no minimo em 1982..... O mostrador ela legal mas nitidamente não era algo moderno ou descolado, eu me sentia um menino usando um relogio de qualidade mas bastante conservador, e um tanto antiquado.

Em resumo, creio que tanta fama a Orient ganhou aqui, se deve muito mais à dificuldade que a marca teve de atualizar seus produtos pós-decada de 70, e ter entrado nas decadas sequentes com projetos datados. Obviamente isso não foi uma escolha dentre várias, mas dada a crise dos relógios mecânicos frente aos quartz, uma marca calcada nos relogios mecanicos como a Orient deve ter passado maus bocados e encontrou neste posicionamento de mercado conservador, bem ao estilo japonês, o seu territorio, seu nicho praticamente exclusivo, e ali viver sem muitas ameaças, coisa interessante quando você não tem dinheiro para alçar voos ousados.

Isso tudo no outro lado do mundo, num grande país totalmente diferente do oriente. O Brasil foi o 1º país a ter uma montadora de Relógios Orient fora do seu país de origem. A partir daí, a grife se tornou a maior fabricante de relógios automáticos do país e uma das marcas mais lembradas pelos brasileiros (by wikipedia)

Ah.. desculpe se estou chovendo no molhado, mas levei muito tempo para descobrir porque raios os funcionários de relojoarias de antigamente chamavam a marca de "Oriento" (e muitos vendendores ainda falam assim). Eu ouvia e achava horrível, mais uma coisa para não ajudar, junto com as varejeiras e os pedreiros..... mas depois descobri: esta é a pronuncia japonesa de Orient.

abs
renato155 
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #610 Online: 04 Junho 2014 às 14:03:07 »
Tirando os orientados, parece haver um rejeição grande sobre os KD, visível até com apelidos como Relógio de pedreiro ou Mosca varejeira já visto aqui no FRM. Há mais algum apelido cabeludo para os KD?

Concordo com a "rejeição" mas sempre discordei dos apelidos, até porque nos anos 70 os KD/WD's não eram tão baratos assim, tampouco via-se pedreiros utilizando esses modelos. Isso pode ter ocorrido uma ou duas décadas depois, quando os modelos já não eram mais comercializados, e os que restaram, usados ou semi-novos, passaram a ser usados por pessoas de renda mais baixa, não necessariamente por pedreiros, até porque eles não ganham tão pouco assim. Prefiro acreditar que o tal apelido foi associado mais à robustez dos modelos, e aí sim, poderia ter vindo a associação ao trabalho pesado, executado por esses profissionais.

Também, se fosse pra associar "profissões" (inclusive as não tão dignas), ao uso de determinados relógios, provavelmente relógios todo em ouro teriam apelidos os mais variados, dada a sua proposta jactanciosa  :-X

Quanto ao "varejeira", bem... Convenhamos, hoje em dia tem coisas muito mais espalhafatosas e de gosto duvidoso, coisas produzidas inclusive pela alta relojoaria :P

Eu particularmente acho ele (o varejeira) lindo... :-* Esse é um dos meus:



E esse um lindíssimo NOS varejeira azul (meu também):



Abraços a todos.

Gustavo

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #611 Online: 04 Junho 2014 às 16:12:59 »
Também, se fosse pra associar "profissões" (inclusive as não tão dignas), ao uso de determinados relógios, provavelmente relógios todo em ouro teriam apelidos os mais variados, dada a sua proposta jactanciosa

Traficante, bicheiro ou funkeiro...  ;D
Abs,

Ivan B. Prado

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #612 Online: 04 Junho 2014 às 17:28:09 »
Olá, amigos "orientados"!

Sem polemizar, mas apenas para sublinhar o que eu disse com relação ao que eu penso da "gênesis"  :D do apelido "Orient varejeira", ou "relógio de peão".
Eu me referia a estes, mais simples e baratos...



E à sua "musa inspiradora"...  :-X



Era destes que eu via nos punhos empoeirados da "peonada" nas obras de construção pesada (barragens e tal) por onde eu andei muito na década de setenta.
Os KD´s de fato eram muito caros para eles.

Daí, eu acreditar que o (carinhoso  ;)  8)) apelido que nós damos aos nossos "cebolões"  tenha vindo depois... Por analogia com aqueles primeiros.


PLIM - PLIM !
Momento nostalgia...
FRM também é memória de campo.  ;D

Alberto
« Última modificação: 04 Junho 2014 às 18:51:12 por Alberto Ferreira »

*

wrocha

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #613 Online: 04 Junho 2014 às 19:37:54 »
Musa inspiradora foi ótima!
Lembro bem de ver os "adultos" com esses relojões escandalosos nos anos 80. Além dos pedreiros, havia muitos garimpeiros na cidade, e antes de comprar um de ouro (ou folheado) eles embarcavam nos Orient.
Muito interessante a origem do "Oriento". Cheguei a ver comerciais com essa pronúncia também.
Alguém sabe a razão da linha KD ter sido cancelada?

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #614 Online: 04 Junho 2014 às 22:11:34 »
A pronúncia oriento não é apenas específica para a marca.

Ocorre que para os japoneses não há palavras com consoante muda no final, assim estes finais são pronunciados como se após a consoante houvesse um O.

Alberto

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #615 Online: 04 Junho 2014 às 22:41:21 »
E ainda existem uns Orients 3 Estrelas "cheguei" no mercado. Por exemplo:





 ;)
Abs,

Ivan B. Prado

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #616 Online: 04 Junho 2014 às 22:58:39 »
Bom,...
É verdade.

Mas,...
"Estrelas" por estrelas (pois há também as da "fama"...  ;)), tem muita coisa verde ou azul ("chamativos" ou "bling-bling" e tal  ::)) por aí, até mesmo em outras praias, ditas mais sofisticadas, ou digamos melhor "avaliadas" (curtidas) em certos círculos sociais...

Né não?
 ;)

Alberto

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #617 Online: 04 Junho 2014 às 23:41:04 »
A pronúncia oriento não é apenas específica para a marca.

Ocorre que para os japoneses não há palavras com consoante muda no final, assim estes finais são pronunciados como se após a consoante houvesse um O.

Alberto

Isto é fato, meu avô também falava Oriento !!!

Sabe que lembrando do meu "ditchan" (avô em japonês) acabei de lembrar que eu tinha um tio-avô também japonês, que era representante da Orient nos anos 70, depois ele se separou, foi pro Japão e não sei mais. No final de semana vou perguntar para minha mãe se tem informações dele, apesar que ele já tinha um pouco mais de idade naquela época  ::)   Eu me lembro que ele tinha uma maleta com vários relógios e, quando a gente chegava perto, ele corria para esconder.... :-\  acho que ele tinha suas razões.... ;D

Sobre os posts... eu sinceramente desconhecia o termo "mosca varejeira", prefiro simplesmente chamar de "cebolão"

Mas já que falaram das varejeiras, além das verdes, existem também as azuis, marrons, vermelhas e por aí vai.... fiquei inspirado, fui na minha caixinha e peguei um punhado para ver de perto!



Abraços,
Edu
"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #618 Online: 05 Junho 2014 às 08:55:05 »

Era destes que eu via nos punhos empoeirados da "peonada" nas obras de construção pesada (barragens e tal) por onde eu andei muito na década de setenta.
Os KD´s de fato eram muito caros para eles.


Na década de setenta eu tinha entre quatro e quatorze anos, e meu primeiro contato visual (e consciente) com KD's e WD's foi no final desse período. Portanto, evidentemente não tive a oportunidade de poder "notar" quem usava o que naquela época, e eu apenas via os Orientões como um sonho de consumo muito distante. A história do "relógio de pedreiro" eu só fui escutar muito tempo depois, e por conta disso, meus relatos acerca da origem de tudo relacionado aos Orientões sempre foram baseados no que ouvi e não no que presenciei. Uma pena. Se eu tivesse vivido a época com discernimento das coisas, provavelmente eu teria muito mais informações coerentes pra compartilhar.

Abraços a todos.

Gustavo

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #619 Online: 05 Junho 2014 às 09:19:45 »
Bom dia, amigos orientados!
Voltando à nossa "proposta" de criação de um tópico específico para "compilar" (eu creio que esta seja mesmo a palavra a ser usada  ;)).

Bem,...
Nós já tivemos aqui algumas boas sugestões.
Em breve, digamos dentro de dois dias, eu pretendo contatar o Gustavo (por MP) para tentarmos alinhavar as bases e demais detalhes do nosso imaginado tópico dos KD´s,  WD´s e afins.

Eu pretendo, até por uma questão de direito (e conhecimento), deixar a cargo do Gustavo a tarefa de montar o tópico, com as premissas aí acima já discutidas e, dadas as minhas prerrogativas de moderador (que me permitem fazer as transferências de conteúdo, etc), ficar mais na tarefa de lançar no tal tópico o que for decidido ser relevante e "aprovado".

Portanto,...
Mais uma "chamada geral".  ;)
Se você, tem mais alguma sugestão, faça-a aqui, onde tudo está sendo lido e ponderado.


Findo este "prazo" (dos dois dias), portanto já no próximo final de semana, eu creio que nós poderemos partir para aquilo que estou delineando aí acima.

Um abraço a todos!
Alberto