ORIENT Clube // King Diver / World Diver

  • 805 Respostas
  • 376855 Visualizações
*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #140 Online: 16 Agosto 2010 às 15:19:38 »
Fiz curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro), por correspondência. Acho que por volta dos anos de 1976/77, não lembro exatamente, pois não guardei o certificado e foi apenas por diversão (hobby). Naquela época meu saudoso pai era um comerciante e me possibilitou adquirir todo o ferramental, inclusive máquina de lavar peças de relógios da marca IAR (acho que era essa).Com o tempo me desfiz de todas essas ferramentas. Após esses anos todos sempre fui apaixonado por relógios, mas nunca mais tinha "mexido" internamente nesses. Até que me deu uma vontade repentina de retomar o antigo hobby e comecei com uma humilde coleção de relógios, até chegar nos KD e WD. Os KD por fazer lembrar meu falecido pai que também possuiu por muito tempo um verde, semelhante ao que possuo hoje (um dos que restaurei com raro prazer!). Comprei todo o ferramental necessário para essa empreitada, tipo pinças, lupas, saca ponteiros, morças, bancada, prensa, suportes, etc. e fui relembrando e aprendendo na prática, mas tomando o cuidado de ir sempre fotografando cada passo com minha câmera digital para lembrar a sequência, desmontando e montando, lubrificando, até que estou começando a perder o medo e ir cada vez mais tranquilo. Cada calibre um aprendizado novo, uma nova pesquisa na net sobre sua história e por aí vai...
Abs
Mint
« Última modificação: 16 Agosto 2010 às 16:42:37 por mint »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #141 Online: 16 Agosto 2010 às 15:49:21 »
Fiz curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro), por correspondência. Acho que por volta dos anos de 1976/77, não lembro exatamente, pois não guardei o certificado e foi apenas por diversão (hobby). Naquela época meu saudoso pai era um próspero comerciante e me possibilitou adquirir todo o ferramental, inclusive máquina de lavar peças de relógios da marca IAR (acho que era essa).Com o tempo me desfiz de todas essas ferramentas. Após esses anos todos sempre fui apaixonado por relógios, mas nunca mais tinha "mexido" internamente nesses. Até que me deu uma vontade repentina de retomar o antigo hobby e comecei com uma humilde coleção de relógios, até chegar nos KD e WD. Os KD por fazer lembrar meu falecido pai que também possuiu por muito tempo um verde, semelhante ao que possuo hoje (um dos que restaurei com raro prazer!). Comprei todo o ferramental necessário para essa empreitada, tipo pinças, lupas, saca ponteiros, morças, bancada, prensa, suportes, etc. e fui relembrando e aprendendo na prática, mas tomando o cuidado de ir sempre fotografando cada passo com minha câmera digital para lembrar a sequência, desmontando e montando, lubrificando, até que estou começando a perder o medo e ir cada vez mais tranquilo. Cada calibre um aprendizado novo, uma nova pesquisa na net sobre sua história e por aí vai...
Abs
Mint

Puxa legal isso, parabéns pelas empreitadas !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #142 Online: 16 Agosto 2010 às 16:23:11 »
Sim, já ía esquecendo...conto com as assessorias de dois relojoeiros tarimbados, do pessoal aqui do forum, além de acessar o curso de relojoeiro do sapo.pt, bem como outras pesquisas na net. Contudo, nada substitui a prática!

Então pratico bastante no meu "matadouro particular":



Abs
Mint
« Última modificação: 16 Agosto 2010 às 16:43:25 por mint »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #143 Online: 16 Agosto 2010 às 17:18:31 »
Puva vida Mint, bela "Hobby watches place", muito maneiro o seu "matadouro", ainda chego lá !!
Gostei da sua bancada de trabalho, deve ter um certo conforto e praticidade !!
Vou ver se começo á comprar algumas ferramentas básicas, tais como pinças, chaves, lupa e outros!!

Qual óleo (marca e grau de viscosidade) que você usa normalmente para lubrifcar os mecanismos??
Tipo no Orinet,  você usou o mesmo óleno naquele ETA do "FORTÍSSIMO" que vi noutro fórum ??
Abraços,
Cigano!

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #144 Online: 16 Agosto 2010 às 17:43:14 »
Para lubrificar os mecanismos, geralmente utilizo esse aqui:
Moebius-8000/4-Swiss:

Se aconselhas outro, podes falar! Até agora tem funcionado bem.
Aqui tem uma lista de recomendações de viscosidades: http://www.ofrei.com/page951.html
Devemos tentar encontrar recomendações dos fabricantes dos calibres, que especificam em manuais de manutenção os tipos de óleos ou graxas específicos, bem como quantidades a serem utilizadas em cada parte do mecanismo.
Abs
Mint
« Última modificação: 16 Agosto 2010 às 18:19:33 por mint »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #145 Online: 16 Agosto 2010 às 21:00:16 »
Citar
Se aconselhas outro, podes falar! Até agora tem funcionado bem.
Aqui tem uma lista de recomendações de viscosidades: http://www.ofrei.com/page951.html
Devemos tentar encontrar recomendações dos fabricantes dos calibres, que especificam em manuais de manutenção os tipos de óleos ou graxas específicos, bem como quantidades a serem utilizadas em cada parte do mecanismo.
Abs
Mint

Vixe caro Mint, quem sou eu para dar esse tipo de conselhos !!
Eu só queria saber qual tipo específico que você usa, até porque dessa parte não entendo muito, sei que tem óleos com densidades diferentes, essa é minha dúvida!! ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #146 Online: 16 Agosto 2010 às 22:45:30 »
Esse estava faltando a roda de carga do automático. Encontrei uma "sucatinha" que tinha o mecanismo bem conservado (46940), comprei o danado e então fiz os devidos transplantes das peças melhores para o WD. O calibre 46941 encontrei muitos, mas o 940 tá ficando raro!
Já estou com outro em vista (com calibre 1942). Se der certo a negociação, posto as fotos aqui do "antes" e "depois" !! ;D
Abs
Mint


Mint,

O Orient 46940 é o mesmo mecanismo do Seiko 7009,

abraços,

wilson

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #147 Online: 16 Agosto 2010 às 23:03:06 »
sao maravilhosos.
meu avo tem um é uma briga ferrenha para tentar tirar dele e nada do velho...hehehehe...mas um dia ainda tiro dele e o rolex tambem heheheh

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #148 Online: 16 Agosto 2010 às 23:47:52 »
...Os KD por fazer lembrar meu falecido pai que também possuiu por muito tempo um verde, semelhante ao que possuo hoje ...
Abs
Mint

 Mint,o meu também adquiri por esse motivo  :),lembrança cada vez que olho.
E curiosamente estamos de olho nos mesmos mecanismos , mas em situações diferentes , adquiri um 1942- avariado,- sem chance de mexer em casa( já foi pro  'hospital') e de olho num 46940- só que KD-aqueles com faixa no mostrador,que pela raridade hoje( desconhecia essa informação do Wilson de ser igual ao Seiko 7009) tbém ta sofrido.
vamos ver se anda a conversa.
bela bancada e ferramental- não estou bem organizado assim, pela caixinha cinza e jeitão tua chave é uma Heda?
Parabéns pela aquisição e o trabalho.
Abração td de bom.

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #149 Online: 17 Agosto 2010 às 06:36:32 »
Dentro da gaveta da bancada tem mais alguns trecos necessários. Em cima desses, na gaveta, coloco uma cartolina branca, para servir de aparador caso alguma peça resolva rolar para esse lado. Sempre trabalho com a gaveta entreaberta para isso.





Abs
Mint

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #150 Online: 17 Agosto 2010 às 08:05:21 »
Parabéns pela estação de trabalho!!!

Ficou excelente!!!

Me animou a montar a minha.

[ ] ´s

Dentro da gaveta da bancada tem mais alguns trecos necessários. Em cima desses, na gaveta, coloco uma cartolina branca, para servir de aparador caso alguma peça resolva rolar para esse lado. Sempre trabalho com a gaveta entreaberta para isso.





Abs
Mint
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #151 Online: 17 Agosto 2010 às 13:34:36 »
Sempre trabalho com a gaveta entreaberta para isso.

Mint

Mint ... Congratulações :D .... está também é minha "praia" ;) ... mas ainda não tenho uma bancada adequada  :(... uso a escrivaninha do meu escritório !! ;) 8)

A Dica acima é fundamental ... pois existem algumas peça que são "fujonas" !! ;D ;D

Abraços !!


Marcos Lima

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #152 Online: 18 Agosto 2010 às 09:26:30 »
A Orient fabricou na década de 70-80 os dois modelos com inúmeras variações do mostrador. São relógios de baixo custo mas ainda muito apreciados por colecionadores.

Minha idéia neste tópico é manter um banco de dados de referência para novas aquisições e restaurações

Segue o Meu com mostrador todo original sem restauros. Apenas a pulseira é uma Nato.



Acabei de entrar no Forum, sou novato. Fiquei muito contente de constatar que eu não era o único que gostava dos Orient Worl Diver e King Diver. Agora quando minha mulher reclamar quando vou ao shopping com ela usando meus Orient antigos vou dizer que esses relógios têm uma legião de fãs. Depois vou postar fotos dos meus 3 relógios: Orient World Diver preto, dupla janela; Orient SK (este ficou guardado uns 20 anos); Orient World Diver verde. Todos em excelente estado.

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #153 Online: 18 Agosto 2010 às 09:42:23 »
Luiz Ferreira,
Seja bem vindo a esse seleto grupo de colecionadores. Não de caros, mas de relógios que marcaram época e para alguns trazem também boas lembranças.
Não demore em postar as fotos pra gente ver!
Abs
Mint
« Última modificação: 18 Agosto 2010 às 09:54:35 por mint »

*

Alberto Ferreira

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #154 Online: 18 Agosto 2010 às 10:55:12 »

...
...Fiquei muito contente de constatar que eu não era o único que gostava dos Orient Worl Diver e King Diver. Agora quando minha mulher reclamar quando vou ao shopping com ela usando meus Orient antigos vou dizer que esses relógios têm uma legião de fãs. Depois vou postar fotos dos meus 3 relógios: Orient World Diver preto, dupla janela; Orient SK (este ficou guardado uns 20 anos); Orient World Diver verde. Todos em excelente estado.



Salve!
Seja muito bem-vindo, Luis.

Como você já percebeu, tem um bocado de "orientados" por aqui, eu faço parte do grupo.
 8)

Nós ficamos aguardando as fotos.
Um abraço e participe sempre que puder.

Alberto

Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #155 Online: 18 Agosto 2010 às 16:33:20 »
Seja muito bem vindo a trupe Luís , vai ver que tem muitos fãs dos  WD/KD/SK e 5 Bar ( pq não :) .....) aqui no fórum , a exemplo dos outros também sou .Aguardamos as fotos .Abraço.

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #156 Online: 18 Agosto 2010 às 17:25:28 »
Acabei de entrar no Forum, sou novato. Fiquei muito contente de constatar que eu não era o único que gostava dos Orient Worl Diver e King Diver. Agora quando minha mulher reclamar quando vou ao shopping com ela usando meus Orient antigos vou dizer que esses relógios têm uma legião de fãs. Depois vou postar fotos dos meus 3 relógios: Orient World Diver preto, dupla janela; Orient SK (este ficou guardado uns 20 anos); Orient World Diver verde. Todos em excelente estado.

Prezado Luis Ferreira ... seja muito bem vindo ao FRM !

Aquí é o lugar certo para falarmos ... a vontade ... de nosso queridos relógios !! :D ;)

Participe !! :D

Abcs !!


Marcos Lima

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #157 Online: 18 Agosto 2010 às 18:01:03 »
Pô! estou esquentando a cabeça com esse mecanismo aqui (1942). Primeiro foi a roda de escape, que já encontrei uma boa. Agora o balanço não quer disparar!, mas aparentemente ele está ok. Vou ver se encontro outro balanço pra testar. A âncora parece ok também e saltando legal. Ô balancinho ruim e chatinho!!! Para que dois parafusos na ponte do balanço?!!!! @#$@#@$@#@!!!! Amanhã recomeço o restauro!!!



Mint


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #158 Online: 18 Agosto 2010 às 23:15:38 »
Puxa caro Mint, se acalme que vai dar tudo certo, eu tenho um Orient com esse calibre, só que não é KD/DW/SK, ele é normal, porem tem 38mm, que é dificíl nos Orient´s comuns de antigamente!!

Aqui o "bixin"

Image lixo by Cel!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #159 Online: 19 Agosto 2010 às 04:05:52 »
Puxa caro Mint, se acalme que vai dar tudo certo, eu tenho um Orient com esse calibre, só que não é KD/DW/SK, ele é normal, porem tem 38mm, que é dificíl nos Orient´s comuns de antigamente!!

Aqui o "bixin"

Image lixo by Cel!! ;D ;D



Muito bonito amigo Cigano....
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS