Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"

  • 11 Respostas
  • 7686 Visualizações
Amigos venho contribuir aqui no forum colocando trechos de uma reportagem que saiu na revista Istoé ..."Garimpo das Horas", onde cita nome de pessoas conhecidas do nosso meio, fazendo uma rapida introdução da arte de colecionar relogios, desde a compra até a venda.
Espero que gostem.

Relógios têm o status de jóias, mas, para um tipo especial de comprador, a quantidade de diamantes e ouro é o que menos importa. Se as mulheres querem luxo, os homens estão mais interessados em garimpar raridades fora de catálogo. Modelos suíços dos anos 30, 40 e 50, dificílimos de se ver à venda até na Europa, são os mais cobiçados.

Modelos suíços dos anos 30, 40 e 50, dificílimos de se ver à venda até na Europa, são os mais cobiçados. Alguns podem nem ser tão bonitos, mas se forem originais e bem complicados – do tipo com cronômetro, calendário perpétuo e engrenagens montadas à mão – chegam a valer mais do que qualquer Rolex novo.

Colecionador que se preza não se deixa influenciar pela moda: quer relógios que tenham história.

O padeiro francês Olivier Anquier, 41 anos, além dos prazeres da mesa, dos quais não abre mão, seus hobbies incluem vôo livre, fotografia e coleção de Fusquinhas – já são três no total: um verde, um azul e um cinza. "Só dirijo Fusca. Gosto do que tem história. Meus relógios, minhas máquinas fotográficas e meus carros são antigos."

Olivier se veste de acordo com o estilo da peça que põe no pulso. Trajes esportes combinam com seu Jaeger-Le Coultre Memovox com despertador ou com seu Heuer Monaco, o original que Steve McQueen usou no filme 24 Horas de Le Mans.

Um visual clássico cai bem com o Hamilton Ventura triangular dos anos 40.

Para trabalhar, um Universal Unicompax de aço. “Ele foi criado por médicos e tem um ponteiro especial que mede a pulsação”, explica.

Anquier tem também dois modelos de parede. Um decorava a confeitaria Fasano. O outro, de 1945, ornava a fachada da IBM no Rio. “Comprei por R$ 300 e gastei R$ 3 mil para restaurá-lo, mas valeu a pena.”


Algumas fotos que pesquizei na net para comprovar os gostos do "Padeiro" acima ... ;D

Speedmaster Pré-Moon Sem Guarda ??? ::) ::)









Rolex GMT



Seiko 6138 Bull-Head Brow...ele pode ser integrante da ASA ...rs



Não consegui identificar os relogios abaixo ... ???







Continuação da Reportagem da Istoé ...

Para descobrir esses tesouros, é preciso sair à caça em feiras e brechós.

O biomédico Eduardo, 41 anos, o empresário José Roberto, 57, e o representante comercial Stefano, 50 – eles não divulgam os sobrenomes –, se reúnem na feira de artesanato da praça Benedito Calixto e no Masp, em São Paulo, para comprar, trocar ou exibir seus brinquedinhos.

Dono de 800 relógios Omega, Eduardo reserva uma parcela mensal de seus rendimentos para aumentar a coleção, que não mostra nem para os amigos. O italiano Stefano diz que o Brasil e a Argentina são os últimos refúgios para colecionadores. “Na Europa, há pouca coisa à venda e aqui também começa a faltar”, afirma.

 jeito é apelar para sites de leilões. No Lokau e no Arremate, por exemplo, pode-se adquirir de um Omega de ouro (R$ 700) a um Rolex Daytona (R$ 18 mil). Quem oferece e quem arremata só se identifica por e-mail.

Assim, no anonimato, o publicitário Dan Henry, 29 anos, lucrou R$ 5 mil. Arrematou um Rolex por R$ 500 e, uma semana depois, vendeu-o pelo triplo do preço. Também teve nas mãos um IWC por apenas dois dias. Vendeu com lucro de 20%, por R$ 5 mil. “Como pouca gente conhece relojoaria suíça, renovo a coleção e vendo os modelos que enjoei”, gaba-se Henry.

Mas essa obsessão por relógios raros pode se transformar em stress. Por medo de assalto, o comerciante Luiz de Freitas, 72 anos, se desfez de sua coleção de 140 exemplares de marcas como Patek Philippe, Universal e Audemars Piguet. “Queria era andar com três em cada pulso, mas não tinha coragem de exibir nenhum. Cheguei a guardar mais de 20 embaixo do colchão. Um dia teria de dar um destino para eles”, conta. :-[ :-[

Link da reportagem.

http://www.terra.com.br/istoe/1627/comportamento/1627_garimpo_das_horas.htm

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #1 Online: 30 Outubro 2008 às 11:29:46 »
Eu lembro desta reportagem. Saiu há mais de 5 anos, mas nunca tinha visto as fotos do cabra com seus relógios. Beleza a garimpada de imagens! Ah, o último relógio com certeza é um Heuer. O outro parece um Hamilton. Os outros dois que não identificou, também não sei...


Flávio

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #2 Online: 30 Outubro 2008 às 14:08:25 »
Muito legal !! Leitura prazeirosa.

O modelo em q ele está de camisa branca é Hamilton !!
O outro dourado deve ser um Mont Blanc.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #3 Online: 30 Outubro 2008 às 14:57:59 »
 Olá Amigos,

 Algum tempo o Olivier tinha um programa na Record, onde sempre aparecia com relogios diferentes, uns que me lembro bem eram Speedmaster, Seiko Chifrudão e este da foto da camisa branca, na minha opnião trata-se de um Enicar Sherpa. Digo isso pois tenho um muito parecido, apesar de ser um bom relógio não é muito conhecido.

Abs   

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #4 Online: 30 Outubro 2008 às 15:51:13 »
Talvez eu esteja anganado, mas esse da foto ai embaixo esta me parecendo o JLC Memovox mencionado na reportagem:




Abraços

*

Enéias

Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #5 Online: 30 Outubro 2008 às 16:50:07 »
Reportagem antiga. O Stefano, por exemplo, já faleceu. Eu nem sabia que o DAN era publicitário...

Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #6 Online: 30 Outubro 2008 às 18:52:53 »
Reportagem antiga. O Stefano, por exemplo, já faleceu. Eu nem sabia que o DAN era publicitário...

Pois é amigo Enéias, quando me deparei com a reportagem percebi que seria um artigo antigo, pois o ilustre Stefano já não esta mais conosco !!! :-\

Mais a minha idéia foi retrata que existe pessoas do "meio artístico", que possuem a mesma paixão nossa, os relogios vintages.

Fiquei sabendo que além de Fuscas, relogios, maquinas fotograficas ...o Olivier coleciona artigos afro descendente, como imagens e utensilios domesticos antigos, além de que, ele comprou um barquinho antigo e reformou ele inteiro ...percebe-se então, que a loucura do "padeiro" é mais exarcebada que a nossa !!!! ;D ;D

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #7 Online: 22 Março 2009 às 23:40:32 »
Tem alguma regra aqui contra desenterrar tópicos antigos?
Apenas achei interessante a reportagem e queria comentá-la.

Sinceramente, qual a graça de ter uma coleção de 800 relógios Omega e não mostrar nem para os amigos?
Por isso que eu digo, não pretendo virar um colecionador, pelo menos não um compulsivo, pretendo comprar apenas relógios que eu sinta prazer em usá-los, se chegar a comprar um caríssimo, provavelmente usarei com pouca frequência, mas daí a deixá-lo trancafiado num cofre sem deixar ninguém olhar, não vejo graça.

Falo com relação à qualquer coleção, os colecionadores sentem prazer de suas coleções e querem sim deixá-las à mostra para que todos vejam suas paixões.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #8 Online: 23 Março 2009 às 00:16:40 »
Tem alguma regra aqui contra desenterrar tópicos antigos?
Apenas achei interessante a reportagem e queria comentá-la.

Sinceramente, qual a graça de ter uma coleção de 800 relógios Omega e não mostrar nem para os amigos?
Por isso que eu digo, não pretendo virar um colecionador, pelo menos não um compulsivo, pretendo comprar apenas relógios que eu sinta prazer em usá-los, se chegar a comprar um caríssimo, provavelmente usarei com pouca frequência, mas daí a deixá-lo trancafiado num cofre sem deixar ninguém olhar, não vejo graça.

Falo com relação à qualquer coleção, os colecionadores sentem prazer de suas coleções e querem sim deixá-las à mostra para que todos vejam suas paixões.



 :D
Huuummm!
É verdade,...

Eu creio, que queiramos ou não, e "paranóias" à parte, esses exageros de ter tantas peças "enrustidas" e tal...
É mesmo algo "sovinamente estranho", não é mesmo?
E aí, talvez nem mesmo o Freud explique,...
 ;) :D

Bom, mas por outro lado,...
Eu creio que uma (certa) tendência ao colecionismo, como prazer estritamente pessoal, seja mesmo como que uma "característica" dos humanos.
 ::)

E eu acho que tudo começou lá naquela caverna,...
Quando aquele primeiro "brucutu" colocou o segundo crânio de bisão, ao lado do primeiro, para "ornamentar" a sua lareira,...
Digo, a sua fogueira...
 ;)  ;D

Abraços!
 8)
« Última modificação: 23 Março 2009 às 00:19:14 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #9 Online: 23 Março 2009 às 08:56:51 »

Sinceramente, qual a graça de ter uma coleção de 800 relógios Omega e não mostrar nem para os amigos?


É apenas uma "liberdade artística" da reportagem. Ele mostra para os amigos sim...  8)


Sobre o Olivier Anquier, o relógio que mais vi ele usando, principalmente na TV, é, de longe, o Seiko Bullhead marrom...  :D

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #10 Online: 23 Março 2009 às 11:26:01 »
Salve!

Pois é.
Além de que, se alguém tem de fato uma "coleção" de 800 relógios, é natural se supor que este alguém seja, no mínimo, "reticente" e/ou "dissimulador" em suas declarações públicas.
Especialmente em "reportagens" e afins.

Dentre outras coisas por razões (válidas, por sinal) de segurança, pessoal e dos seus próprios "bens".

Mas eu concordo com o Adriano, por vezes as tais "reportagens" não reportam, no sentido estrito do termo, e "douram mesmo a pílula" (divagam, supõem, "romantizam", etc.).  :-\)

É da natureza humana!
Tanto o exagero quanto o interesse maior por ele,...

Abraços a todos!
 8)

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Garimpo das Horas + Olivier Anquier "Padeiro colecionador de Antiguidades"
« Resposta #11 Online: 23 Março 2009 às 17:44:00 »
Boa garimpada.

Concordo com o Adriano e o Alberto.
Wadley