Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?

  • 21 Respostas
  • 9638 Visualizações
*

Offline EduBSB

  • ****
  • 265
    • Ver perfil
Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Online: 26 Maio 2010 às 14:29:16 »
Acredito que a maioria dos colegas de fórum já conheçam, mas achei interessante e resolvi postar as fotos de dois tipos de lupas
de relojoeiro que encontrei na Internet e fiz a encomenda. Vejam as fotos:
 
                           Este modelo possiu haste fio para cabeça e o aumento é de 4,5X
                                               
                             

                           Este outro modelo, abaixo, possui luz de led e o vendedor afirma que o aumento é de 15X

                               

                           Não sei se são usuais, funcionais ou práticas, mas fiz a aquisição e estou aguardando a chegada da encomenda.

                                                                                                           

                                                                                                                       Edu.
« Última modificação: 26 Maio 2010 às 14:31:14 por EduBSB »

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #1 Online: 26 Maio 2010 às 14:39:03 »
Salve!

A mostrada na primeira foto é muito prática. É a que eu uso.

Aquela com led, eu nem conhecia.

Abraços,
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #2 Online: 26 Maio 2010 às 14:43:39 »
Eu já conhecia os 2 modelos, temuma com corpo em inox, o com lentes de até 10x !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #3 Online: 26 Maio 2010 às 15:00:48 »
Experimentem usar(se possível claro) aquela lupa de dermatologista....isso sim que é uma lupa!  ;D
Pena que não sai por menos de R$500.
« Última modificação: 26 Maio 2010 às 16:20:14 por zE_ »

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #4 Online: 26 Maio 2010 às 15:13:47 »
Salve!

Só um pequeno embrete,...
Dependendo do uso, para trabalho em movimentos, por exemplo, vale uma regra...

Nem sempre "quanto maior" fator de ampliação melhor, neste caso o mais normal é mesmo numa faixa que não ultrapasse 5 X.

A minha lente, a que prende na cabeça, é de 3,5 X, eu tenho também uma que prende nos óculos e outra que prende diretamente no olho, ambas são de 2 X.
Para trabalhar em um movimento, estes fatores de ampliação são bons. Mas não confundir com a distância focal.

Eu tenho outras duas, de bolso (daquelas que "fecham") de respectivamente 15 e 20 X, mas essas só servem para inspeções, não para trabalho (mexer) nos movimentos.

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #5 Online: 26 Maio 2010 às 16:05:33 »
Quando comecei a ler o tópico já fui montando na cabeça uma resposta... Mas o Alberto já havia respondido! ;D

De fato o aumento muito grande é até prejudicial para o trabalho num movimento. Tenho uma lupa de 8X e só consigo usar ela para ajuste de cabelo. Pra outras coisas a 3X dá conta do recado brincando.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Enéias

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #6 Online: 26 Maio 2010 às 16:09:54 »
Eu tenho uma igual à primeira.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #7 Online: 26 Maio 2010 às 16:17:03 »
A lupa da segunda foto não é de 15x, apesar de ser vendida como tal. É tapeação. Ela é deve ser de algo em torno de 3x.

Mesmo porque, para passar dos 7x ou 8x, tem que ser do tipo dupla, como as clássicas de 15x. Mas lupas desse nível de aumento só servem para inspeção, pois o ângulo é pequeno demais e a distância focal idem, para que se possa fazer alguma operação usando ela. É possível, mas bem mais difícil.

Além disso, é melhor ter uma boa lente suíça ou alemã de 3x do que uma chinoca de 15x.

Abraços!

Adriano


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #8 Online: 26 Maio 2010 às 20:38:47 »
Outra equipamento que deve ajudar muito deve ser esse !!


Microscópio digital 200x, você liga na porta USB do seu PC !!
« Última modificação: 26 Maio 2010 às 21:02:03 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #9 Online: 26 Maio 2010 às 20:51:06 »
Salve!

Cigano,
Considere uma coisa importante.

Essas imagens na tela do micro ficam invertidas... Não?
Para olhar e tal... Tudo bem...

Mas mexer nas peças é trabalho para muitos neurônios ao mesmo tempo.  ;D
Haja coordenação motora, para acertar a fenda do parafuso e depois...
...girar na direção certa.

Já pensou?
 ;)  :D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #10 Online: 26 Maio 2010 às 21:10:23 »
Albertão, vi uns videos no youtube e a projeção das imagnes me pareceram que está de modo normal !! ??? ???
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #11 Online: 26 Maio 2010 às 21:29:29 »
Sim, há softwares que fazem isso.

Mas naquela foto que você postou, a ciosa me pareceu invertida (o que seria normal), mas pode ter sido impressão minha.

Alberto

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #12 Online: 26 Maio 2010 às 21:41:38 »
Sim, há softwares que fazem isso.

Mas naquela foto que você postou, a ciosa me pareceu invertida (o que seria normal), mas pode ter sido impressão minha.

Alberto

Para os experts, o que e uma revisaozinha num El Primero fazendo o pino? ;D

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #13 Online: 27 Maio 2010 às 00:07:34 »
Comprei a minha "no escuro" (uma Bausch & Lomb 4X) e confesso que estranhei muito a distância focal, não imaginava que seria necessário aproximar tanto a lupa do relógio para conseguir o foco, mas a visualização de detalhes é excelente.



Como a minha não possui suporte integrado, comprei também um suporte para cabeça em fio de aço como o usado por nosso amigo abaixo:



Abraços!

Marcelo.

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #14 Online: 27 Maio 2010 às 09:46:26 »
Salve!

As lupas que são presas ao olho desta forma, a meu ver, são muito mais práticas.

Aquelas que se prendem ao olho apenas pela contração da região em torno da vista, são legais, são as usadas por muitos profissionais, etc.
Mas para ser franco, eu nunca me adaptei perfeitamente a elas.
Eu fico sempre com a "impressão" que eu vou "bobear" e a lente vai cair... E acabo não me concentrando...  ::)   ;D


Um macete interessante, que eu já vi alguns relojoeiros fazerem, mas eu não sei se há lentes originais assim...

Alguns pegam aquelas lupas que se prendem diretamente no olho (em geral com a estrutura em alumínio) e abrem uma pequena "janela" nela (cortam o alumínio).
Isso permite, que possam visualizar o entorno (na região onde está o movimento no seu suporte de manutenção) sem ter que retirar a lente da vista e voltar a colocar, etc...

Eu nunca tentei fazer isso, mas já vi alguns usando assim.


Agora,...
Uma coisa importante, até para preservar a sua própria visão, invista em uma boa lente (elas não são tão caras assim).

E uma pergunta,...
Você usaria óculos com lentes de correção "meia boca", de plástico, feitas "na esquina"?
Pensem nisso...

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #15 Online: 27 Maio 2010 às 09:51:19 »
Algumas das minhas.....................o que dá para perceber é que o Gravina é um cegueta do ca..ramba ;D ;D
(Duas delas compradas em uma velha fornitura em Bienne.......recomendada pelo meu estimado amigo Daniel Anselmi :-* :-* da Omega)
Pela idade, acho que uma delas foi do próprio Louis Brandt ;)



Abs

Gravina
« Última modificação: 27 Maio 2010 às 09:55:36 por Gravina »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #16 Online: 27 Maio 2010 às 10:59:25 »


Um macete interessante, que eu já vi alguns relojoeiros fazerem, mas eu não sei se há lentes originais assim...

Alguns pegam aquelas lupas que se prendem diretamente no olho (em geral com a estrutura em alumínio) e abrem uma pequena "janela" nela (cortam o alumínio).
Isso permite, que possam visualizar o entorno (na região onde está o movimento no seu suporte de manutenção) sem ter que retirar a lente da vista e voltar a colocar, etc...

Eu nunca tentei fazer isso, mas já vi alguns usando assim.

Abraços a todos,
Alberto

Salve! É verdade, nunca vi uma lente que venha de fábrica originalmente assim, mas quase todo relojoeiro que conheço faz esse burado na lente. É realmente muito prático.

Abraços!

Adriano

*

Offline EduBSB

  • ****
  • 265
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #17 Online: 27 Maio 2010 às 13:43:59 »
......
Agora,...
Uma coisa importante, até para preservar a sua própria visão, invista em uma boa lente (elas não são tão caras assim).

E uma pergunta,...
Você usaria óculos com lentes de correção "meia boca", de plástico, feitas "na esquina"?
Pensem nisso...

Abraços a todos,
Alberto

Caro Alberto,
A resposta a sua pergunta é não. Daí, vem a minha pergunta: O colega (ou outro membro do fórum) téria a sugestão de onde comprar uma boa lente de relojoeiro pela internet ou aqui em Brasília.


                                                                                 Edu.

*

Alberto Ferreira

Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #18 Online: 27 Maio 2010 às 14:03:51 »
Salve!

Edu,
Em Brasília eu não sei dizer, talvez algum outro colga saiba.

Mas, na NET, dentre outras, uma opção é sempre o "tradicional" Otto Frei ---> http://www.ofrei.com/page339.html.

Abraços,
Alberto

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Lupas de Relojoeiro, você já conhecia?
« Resposta #19 Online: 27 Maio 2010 às 16:49:26 »

     Eu fiz o seguinte também, eu já tinha comprado um de conta fios deve ser 3x muito bom a lente de vidro e tirei a lente  instalei num de ocular uso até hj adaptei bem. ;D

abraços, Tomas
abraços Tomas.