Desabafo, descontentamento com a H. Stern

  • 18 Respostas
  • 9362 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Online: 09 Junho 2010 às 00:47:42 »
Amigos, só queria desabafar um pouco com vocês, há alguns meses atrás, levei meu Tag Heuer F1 para um orçamento, seria mais uma revisão estética, visto que o mesmo funciona muito bem, seria trocar visor (ou polí-lo), trocar bezel, polimento de caixa e pulseira, refazer luminosos (ou trocar mostrador e ponteiros) etc.

Deixei isso bem claro que queria gastar pouco, que o valor de mercado do relógio era baixo etc, vieram com um orçamento de revisão geral, R$1.000,00
simplesmente ignoraram o que eu pedi, mas tudo bem. Disse que não ia fazer pois o valor de mercado deste modelo não passa de R$800,00 isso se estiver em excelentíssimo estado, senão ficava na casa dos R$300,00 a R$500,00.

Agora foi a vez do Sport Elegance entrar para fazer orçamento, ele está ainda mais perfeito que o F1, só precisava refazer os luminosos (ou trocar mostrador, pois acredito que eles não façam só o luminso) e trocar ponteiros, pedi à parte um orçamento de polimento de caixa e pulseira, pedi à parte porque nem precisava fazer, ele está muito perfeito, mas dependendo do valor já mandaria fazer.

Hoje a gerente me ligou dizendo que o relógio está muito ruim, que vazou líquido da bateria, por isso que o luminoso estava escurecido e os ponteiros "enferrujados", que precisaria trocar o movimento, que não estava funcionando direito, enfim, teria que fazer uma revisão completa.
Orçamento: R$1.815,00.

Para quem não sabe por aproximadamente R$1.500,00 compra-se o modelo cronógrafo em perfeito estado, todo documentado etc.
O meu não é o crono, consegue-se um usado em excelente estado por cerca de R$1.000,00 até no máximo uns R$1.200,00, estourando R$1.300,00.

Parece brincadeira isso né, ou faz revisão completa ou não fazem nada, não há interesse num cliente que quer apenas trocar o mostrador e ponteiros, não pensam que esse consumidor pobre, que hoje só quer um mostrador e ponteiros, amanhã pode ter uma condição financeira melhor e comprar uma peça zero kilômetro de alguns milhares de reais.

Enfim, só queria mesmo fazer um desabafo, eu gostaria muito de utilizar os serviços de uma autorizada, mas tá difícil, sou obrigado a recorrer a lojinhas menores (que inclusive já tive um orçamento de R$380,00 para fazer uma revisão geral nele (revisão estética, sem troca de movimento)).

Espero sinceramente que algum funcionário de alto escalão da H. Stern leia esse post e reconsidere seus conceitos para com os consumidores.

Fico por aqui.
Um abraço
Fábio

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #1 Online: 09 Junho 2010 às 07:29:16 »
Fábio, isso vai continuar da mesma forma.

Não é o foco da empresa esse tipo de serviço, então cobram caro daquele que se atreve a solicitá-lo.

Errado ou não, a empresa continuará com essa política.

Vejo a situação dessa maneira.

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #2 Online: 09 Junho 2010 às 08:23:25 »
Não sei se a comparação se aplica, mas vamos lá.
Veja o caso de um carro Fiat Tempra (absurdamente desvalorizado). Se vc leva-lo a uma autorizada e pedir uma retífica completa de motor e caixa, o valor será 3x o preço de mercado do carro.
As peças são caras, importadas e por isso que ele vale tão pouco.

Como bem disse nosso colega, a H.Stern não tem seu foco de trabalho na revisão de relógios, o que acaba agravando ainda mais esse problema.

*

Alberto Ferreira

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #3 Online: 09 Junho 2010 às 08:45:46 »
Salve!

E, eu cogito, pode haver uma outra "estratégia".  ::)

Como (e se) representantes oficiais de uma marca as lojas teriam que oferecer a assistência técnica (penso eu...), como (eventualmente) essa pode (ou não é...) a "praia" de muitas delas, as "cotações" são mesmo para desestimular.

Como eu disse, isso é apenas uma "cogitação" minha, posto que eu não faço a menor idéia de como (pelo menos a maioria delas) as fábricas agem para "policiar" (ou orientar) a chamada "política de preços" de serviços dos seus representantes.

Abraços!
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #4 Online: 09 Junho 2010 às 09:53:27 »
Não sei se a comparação se aplica, mas vamos lá.
Veja o caso de um carro Fiat Tempra (absurdamente desvalorizado). Se vc leva-lo a uma autorizada e pedir uma retífica completa de motor e caixa, o valor será 3x o preço de mercado do carro.
As peças são caras, importadas e por isso que ele vale tão pouco.

Como bem disse nosso colega, a H.Stern não tem seu foco de trabalho na revisão de relógios, o que acaba agravando ainda mais esse problema.

Concordo!.......penso que a comparação se aplica ao fato!
Agora, que é um absurdo, isso é mesmo!!!.......................fazer o quê?............existe uma tabela de serviços............assim que as coisas funcionam nestas organizações!..é a praxe!!!...é o preço do.....

Abs

Gravina



*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #5 Online: 09 Junho 2010 às 10:34:14 »
Não é o core business deles, por isso não tem interesse.
E vão cobrar caro mesmo para poder ganhar dinheiro.

Quantas pessoas ficarão descontentes com esta atitude ?
Poucas, que não fará diferença para o negócio.

Em um bom relojoeiro vc vai conseguir fazer este serviço por menos da metade do valor.

Agora, fazendo uma analogia:
Colecionadores de carros antigos enviam seus veículos para autorizadas ???

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #6 Online: 09 Junho 2010 às 10:56:11 »
Bem, independente do preço que se cobrou, uma coisa é básica de assistência técnica: não é o cliente quem decide o que deve ou não ser feito no relógio, salvo em raros casos.
Quem decide é o técnico que avalia e orça o conserto. E ele faz isso baseado nas ordens do fabricante. Em qualquer autorizada do mundo, o relógio tem que sair como se ele saísse de um serviço feito na fábrica, e com as mesmas garantias. Por isso não adianta pedir para a autorizada dar um "tapinha" no conserto só para voltar a funcionar.A autorizada tem uma obrigação com o fabricante, que se não for cumprida, ela deixa de ser uma autorizada. É autorizada justamente porque lá se faz o serviço como se faz na Suíça.

Se há flexibilidade ou da H. Stern em, por exemplo, optar ou não por trocar os ponteiros, já que são estéticos na maioria dos casos, não sei dizer. As autorizadas que conheço colocam isso como opcionais.

Não vou ficar repetindo aquele blá blá blá de autorizada, que sei que ninguém concorda e ninguém se interessa, então vou tentar ser sussinto.
O segundo ponto é que uma autorizada fica localizada em um ponto caro, com profissionais caros, ferramentas caras, equipamentos caros e é lógico que isso não custa a mesma coisa que o carinha da rua.

Terceiro que para quem conserta o relógio, a não ser o profissional suicída, não importa o quanto o relógio vale. Isso não faz qualquer diferença no orçamento. O orçamento é feito mera e unicamente baseado na dificuldade da mão -de-obra e no preço das peças que ele necessita. Por isso, o mais comum é que relógios antigos, que valem menos, tenham um serviço mais caro que os mais novos. Peças são mais raras, o serviço é mais difícil. Se a autorizada diminui o preço só porque o relógio não vale "x", sai no prejuízo. Tenham certeza disso. E já vi serviço de mais de R$ 2.000,00 dar prejuízo.

Por fim: só leva na autorizada quem quer. O orçamento não é dado com uma arma apontada para o cliente. É dado ao cliente o orçamento prévio, como manda a lei, e ele decide se quer ou não fazer. Desculpem dizer, mas é inocência pensar que um serviço na autorizada custe o mesmo ou só um pouco mais que o da rua. Quem tem um Tag, tem um relógio entre os top's da relojoaria suíça. É como ter um carro que está entre os top's da indútria alemã. Antes de ter um bem de luxo, é preciso pensar se pode-se manter ele. E isso significa arcar com os custos de um serviço oficial/autorizado. Se esse serviço não está no orçamento, então ou não se pode ter aquele bem ou então arcar com o risco de levar na rua. Você pode voltar para buscar o relógio e ele não estar mais lá. Você tem meramente uma garantia verbal. E terá as peças desgastadas mantida em seu relógio, ou com uma gambiarrazinha para durar mais tempo. É uma opção, se achar que o seu relógio de luxo merece esse tratamento.

O que quero dizer é que acho justo reclamar, se aborrecer, ou ficar insatisfeito com um serviço mau feito, depois de pagar por ele, com um atendimento ruim, e tudo mais. Mas dizer isso apenas porque o preço passado previamente, como dito por lei, não atende ao orçamento pessoal, não acho justo, para dizer o mínimo. O cliente não é "obrigado" a recorrer à uma lojinha de rua, assim como não é obrigado a recorrer a assistência autorizada, assim como é menos ainda obrigado a comprar um relógio de luxo, sendo que há diversar opções por aí que fazem a mesma porum centésimo do preço.

PS: a H. Stern sim tem a assistência técnica como parte importante da sua gama de serviços. Têm uma oficina espantosamenete preparada para isso e profissionais preparadíssimos. Aí, é claro, sou apenas eu quem estou dizendo. Não significa que precisam acreditar. Não quero convencer ninguém de nada. Apenas explicar um milésimo do que se passa do outro lado do balcão. Com a palavra de quem já pensou o contrário.

Abraços!

Adriano

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #7 Online: 09 Junho 2010 às 11:28:15 »
Adriano

Perfeito

Eduardo

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #8 Online: 09 Junho 2010 às 11:42:17 »
Adriano, respeito sua opinião, também sou prestador de serviços e sei o quanto custa meu serviço (o cliente concordando ou não com o preço). Assim como a H. Stern eu dou um orçamento prévio e o cliente aprova ou não, conforme sua verba e conforme sua necessidade para o serviço. Não quero me comparar com a H. Stern ou qualquer outra loja, longe disso, só quero dizer que entendo um pouco o "outro lado".

Eu entendo o lado da H. Stern, aceito que os profissionais são caros, aceito as políticas, porém não concordo com o preço praticado, estou no meu direito como consumidor.

O outro orçamento que tive, o de R$380,00 não é de lojinha de rua não, é de uma loja que se situa no mesmo shopping, provavelmente deve pagar um pouco menos de aluguel e condomínio devido à loja ser menor, porém a localização é praticamente a mesma, ficam a alguns metros uma da outra e me dão garantia por escrito, nota fiscal e tudo que tenho direito como consumidor. Já fiz serviço lá, não posso afirmar que é uma excelente loja porque o serviço que fiz era relativamente simples, mas posso afirmar que trabalham totalmente dentro da legalidade.

Como falei no início, queria apenas desabafar com vocês, sei que a H. Stern não vai mudar sua política, eu é que tenho que mudar de loja, visto que não sou cliente para eles.

Agora perfunto, todas as autorizadas são assim?
Um abraço
Fábio

*

jokr82

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #9 Online: 09 Junho 2010 às 12:09:38 »
e viram o porque eu nao levei meu relógio a h.stern, pelo preço absurdo que eles cobram, falaram que iria sair aproxidamente 800,00 a 1.200, agora no brother meu 300! diferença nao!?

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #10 Online: 09 Junho 2010 às 12:43:27 »
 Minha opinião

 Consertar, reparar, etc... NÃO DÁ DINDIN ! O negócio é vender ! :-[ Isso é o nosso mundo moderno cheio de tecnologias e motivos para se " descartar" o que temos ! Agora, se Vc quer ser um colecionador, tenha um poder de fogo financeiro e, se possível, fuja das autorizadas ! ;)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Enéias

Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #11 Online: 09 Junho 2010 às 14:22:33 »
O curioso é que NÃO podemos dizer que a H. Stern esteja errada. Acontece muito com quem presta serviço. Veja no caso do advogado. Pelo mesmo serviço cada um cobra o quanto acha que vale. Muitas vezes por um valor menor, pago a um profissional, chega-se a um resultado melhor.

Costumo não criticar preços cobrados na prestação de serviços. Rejeito ou aceito. Faço isso porque não aceito que critiquem meus orçamentos. Quero que aceitem ou declinem...

Detalhe: é meu ponto de vista, apenas isso.

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #12 Online: 10 Junho 2010 às 19:12:57 »
opa.....falaram de honorários de advogado...então vou me manifestar...kkkk
honorários de advogado são realmente variáveis.....pois a qualidade dos serviços, das petições etc tb é absolutamente variável.
O leigo não tem como avaliar e precisar qual a diferença das petições e, consequentemente, a divergência dos honorários.....da mesma forma que petições extensas não significam resultado....pelo contrário, petições extensas de um modo geral não são lidas, e isso implica em prejuízo para o cliente, na maioria da vezes.
Eu procuro não salgar nos meus trabalhos, mas valorizo-os...e cobro por isso. Quem quiser aceita, quem não quiser busca melhor preço, defensoria pública etc.....
Na verdade a questão resvala na confiança que se tem no advogado. Confiando, vc paga o quanto for cobrado. Simples assim.
O mesmo ocorre com o caso da H. Stern. Por óbvio que eles não estão ali para consertarem relógios....eles estão alí para vender. Isso é fato.
E quando surge um conserto, é hora de ganhar dinheiro...cobram bem, não porque o trabalho será executado melhor que de um bom relojoeiro de rua, mas em razão da marca, da garantia que dão, do status, do perfil do cliente que procura esse tipo de serviço.
Li em algum tópico nesse r. forúm que querer fazer uma revisão por "cinquentinha" é ridículo....concordo plenamente.
Um relógio não pode ser revisado por cinquentinha.....ainda mais quando essa revisão implica em troca de peças etc.
Me desculpe o nosso amigo que abriu esse tópico, mas o problema não está na H. Stern.....está no consumidor! por duas questões básicas ao meu ver: quem recorre à H. Stern para comprar um relógio quartzo, pagando uma grana, merece, pois buscou o status da marca, e ficará pagando por isso....em segundo lugar, um relógio que precisa de tantas mudanças (ponteiros, troca de mostrados etc etc) na minha opinião é de péssima qualidade, e não merecia sequer ser adquirido...é a minha opinião. abs

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #13 Online: 10 Junho 2010 às 19:32:16 »
Aí é que está Luis, o relógio não precisa trocar tantas partes assim, a H. Stern é que está impondo isso.
O relógio está com os luminosos manchados e o ponteiro escurecido, uma pintura de ponteiros e troca de luminoso resolve o problema, mas eles se negam a fazer isso, só querem fazer o serviço se for revisão completa, por isso o preço tão salgado (mais caro que o valor de mercado do mesmo).
Obvio que ela cobra o quanto quer e eu decido se quero pagar ou não.
É meu direito como consusmidor fazer pesquisa de mercado, pesquisa de preços e optar por outro lugar.

Eu já fiz revisão de cinquentinha (na verdade quarentinha) e o relógio está parado, mas valia ter posto isso de gasolina no meu carro ou ter enchido minha geladeira de cerveja.
Hoje procuro um bom profissional (indicação, já estou vendo alguns) porém sem que eu seja extorquido.

Eu tenho todo o direito de ficar insatisfeito com o orçamento oferecido, mas isso não vai levar a nada no final, não com a H. Stern, vou lá apenas pegar meu relógio de volta e só Deus sabe se um dia voltarei a entrar naquela loja.
Um abraço
Fábio

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #14 Online: 10 Junho 2010 às 19:48:04 »
Entendo sua revolta......é revoltante mesmo ser explorado....
Eu sou um consumidor muito chato....muito.....e não dou mole para maus prestadores de serviço....aperto o pescoço deles...
Bem, a minha recomendação é não comprar mais nada na H.Stern, e procurar um cara honesto, tecnicamente bom....acho que temos alguns aki no fórum.....vi muitos elogios a um colega...mande uma MP ára ele...acho que vale a pena...
E por favor: FUJA DOS QUARTZOS.........
grande abraço e boa sorte.
PS: se precisar de um advogado muito chato já sabe....kkkkkk

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #15 Online: 10 Junho 2010 às 20:09:46 »
Por coincidencia, ha cerca de uns 2 meses, coloquei um Tag Heuer crono de quartzo no representante oficial, para um orçamento.

Uma bobine estava avariada, mas a autorizada me informou que era politica da empresa efectuar uma revisao integral ao relogio, limpeza, mudança de ponteiros, juntas, etc.
Orçamento : 260€

Compreendi, uma vez que as regras eram aquelas, eu aceitava ou nao, e coloquei o relogio num relojoeiro conhecido, que me trocou a bobine, fez uma revisao e limpeza, teste de estanquecidade, ficou perfeito(com um ano de garantia, com documento assinado), por 55€.

Nesse caso em concreto, resolvi nao colocar na oficial, pois o relogio valera uns 300/400 €, mas no caso de outro relogio, colocarei na autorizada.

Querem um exemplo ?
troca do insert do bezel em Omega Seamaster/Rolex Sub, nos representantes oficiais :

Omega Seamaster - nao trocam/vendem o insert, colocam todo o bezel, por 250€
Rolex Submariner - a aplicaçao negra custa 28€

Va-se la entender ..... ???

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #16 Online: 10 Junho 2010 às 20:10:44 »
Olá !!!

Respeito a opinião de todos, afinal todos em seus pontos de vista de uma forma ou de outra, estão corretos. Como foi colocado as autorizadas, tem seus padrões e comprometimentos, com as marcas que ela responde por manutenções.  O que poderia ser feito, seria uma melhor explicação dos padrões de uma revisão realizada pela H. Stern, feita por eles mesmos, mencionando, por exemplo que não fazem a manutenção ( pintura e troca de luminosos ) e sim somente a troca dos ponteiros, penso que isso deveria ser explicado antes, afinal o próprio dono disse o que queria que fosse realizado no relógio, e não depois de deixar o relógio para uma orçamento. Obviamente outras partes só podem ser orçadas após um exame mais detalhado, mas isso economizaria tempo.

Eu não levo meus relógios a autorizadas, acho o serviço caro, apenas minha opinião, prefiro recorrer a relojoeiros de confiança e autonomos, pois considero o serviço muito bom ( no meu caso ) e ainda rola um bate papo descontraido sobre relógios ! ;) As vezes por falta de uma peça ou outra o serviço demora um pouco mais, mas de uma maneira geral o resultado é muito bom.

Claro que existem vários aspectos sobre isso, como quando falamos de relógios caros ! Peças exclusivas, aí é outro negócio e outra discussão, melhor nem tem discussão, leva na autorizada.  8)

Concordo que você aceita se quiser, não é obrigado de maneira nenhuma ....... mas que podia ser um pouquinho mais barato ............. ;D ;D ;D ;D

Lógico que respeitando cada caso !

Daniel


Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #17 Online: 10 Junho 2010 às 23:20:37 »
Opiniões diversas, mas não inteiramente conflitantes.

Isso é salutar ao fórum, sem dúvida.

O Enéias comentou algo interessante: não costuma reclamar de orçamentos, por não gostar de reclamações em relação aos seus. Pô, também fico irritado quando começam a pechinchar sobre o meu serviço, e não costumo pedir descontos em lugar algum. Na verdade, não peço nunca. Minha esposa, que às vezes dava risada do meu comportamento, agora rebola com os alunos pechinchando na sua escola.

Só pra manter no tema de revisão de relógios: Impressão minha ou a Rolex realmente aplica baixos preços em sua assistência técnica?

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Desabafo, descontentamento com a H. Stern
« Resposta #18 Online: 11 Junho 2010 às 01:13:33 »
Eu era um cara de "submundos", minha adolescência foi muito pobre, comprava roupas falsificadas, relógios em camelô etc.

Não vou contar minha vida aqui, mas o tempo foi passando, a situação melhorando, até eu ter um carrinho mais novo e entrar pela primeira vez numa autorizada, serviço de primeira.

Depois disso, sempre recorro e prefiro as autorizadas (seja qual for o produto), salvo em casos como esse, em que o preço é muito mais alto que os praticados no mercado.
Quando a autorizada cobra até uns 60 / 70% do preço médio praticado no mercado eu topo pagar numa boa, dependendo da complexidade do serviço eu pago até o dobro numa autorizada para ter a certeza da qualidade na prestação do serviço.
Agora quando o valor é muito acima do valor de mercado (até do próprio valor de mercado da peça) aí já acho abuso mesmo.

Eu também sou prestador de serviço, também tenho clientes que pechincham preços e eu gosto disso, me dá a oportunidade de provar que o que cobro é justo pelo serviço que executo (e óbvio, elevar meu ego com isso, kkkkk) ou dependendo da situação eu baixo sim, faço escambo, não tenho medo de negociar com clientes.

Por isso eu peço descontos também e negocio quando EU SOU O CLIENTE (obvio que dependendo da situação).
Um abraço
Fábio