Relógios de Luxo no Brasil

  • 10 Respostas
  • 5200 Visualizações
*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Relógios de Luxo no Brasil
« Online: 14 Junho 2010 às 17:54:32 »

 Amigos,
   li ontem na revista da Folha que o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos ( IBGM) e a Associação dos Joalheiros de SP estão planejando o lançamento de um seguro voltado para o mercado de relógios de luxo, o seguro seria oferecido no ato da compra, com validade de 06 meses, o serviço seria oferecido para marcas suiças representadas pelas entidades, a Rolex, que detem 30% do mercado não faz parte das entidades e ficaria de fora deste "pacote".

    Mas o trecho da matéria que mais me chamou a atenção é que, segundo a reportagem em 2009 566 relógios com valores acima de R$ 70.000,00 foram comercializados no Brasil, ai não ficou claro para mim se estes numeros são referentes apenas as marcas associadas a IBGM se for a Rolex por exemplo fica de fora.
    Ainda se levarmos em conta que o ano passado começou com uma crise mundial, que muita, mas muita gente compra seus relógios no exterior e não declara*.. a quantidade deve ser bem maior...

 Abs

Ops... Uma pergunta : Como se declara a compra de um relógio ao IR ??
   
   

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #1 Online: 03 Agosto 2010 às 09:40:44 »
"Ops... Uma pergunta : Como se declara a compra de um relógio ao IR ??"

Pessoal, pegando o "gancho", li esta semana na folha que relógios comprados no exterior não serão mais tributados. Alguém tem mais alguma informãção à respeito?

abs a todos.

Bonfim

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #2 Online: 03 Agosto 2010 às 09:47:21 »
Bonfim,

Falamos deste assunto aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3835.0.html

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #3 Online: 03 Agosto 2010 às 09:54:38 »
Ops... Uma pergunta : Como se declara a compra de um relógio ao IR ??    

É declarado como um patrimônio. Mas valores abaixo de 10.000 (no meu ponto de vista) é besteira declarar no IR....

Seguro pra relógios e jóias seria interessante, não é uma prática tão comum no Brasil!
Uma vez pedi uma cotação e o preço ficou um absurdo!! Não pq a coleção vale alguma coisa... pelo contrário... mas pelo preço mesmo!!! No way!!
Rafael.

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #4 Online: 03 Agosto 2010 às 11:15:17 »
É declarado como um patrimônio. Mas valores abaixo de 10.000 (no meu ponto de vista) é besteira declarar no IR....
Seguro pra relógios e jóias seria interessante, não é uma prática tão comum no Brasil!
Uma vez pedi uma cotação e o preço ficou um absurdo!! Não pq a coleção vale alguma coisa... pelo contrário... mas pelo preço mesmo!!! No way!!

Mas o seguro dos objetos da casa cobre isso, certo?

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #5 Online: 03 Agosto 2010 às 11:32:16 »
É declarado como um patrimônio. Mas valores abaixo de 10.000 (no meu ponto de vista) é besteira declarar no IR....
Seguro pra relógios e jóias seria interessante, não é uma prática tão comum no Brasil!
Uma vez pedi uma cotação e o preço ficou um absurdo!! Não pq a coleção vale alguma coisa... pelo contrário... mas pelo preço mesmo!!! No way!!

Mas o seguro dos objetos da casa cobre isso, certo?

Provavelmente sim! Não tenho certeza, Jean.

Eu pedi uma cotação só para os relógios.
Rafael.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #6 Online: 03 Agosto 2010 às 13:11:38 »
Não que essa decisão me afete, pois nao tenho nada próximo a esses valores..

Porém, acho a validade de 6 meses muito pequena... Quem compra um Vacheron Constantin da vida, quer ele segurado pra vida toda.. Talvez nao esteja discriminado, mas deveria ter flexibilidade nesses prazos, obviamente há como renovar o contrato, mas ficar renovando a cada 6 meses uma peça que dura uma vida inteira... Haja paciência..!  :-\


Um abração!

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #7 Online: 03 Agosto 2010 às 13:58:54 »
Embora a perda do patrimônio seja uma questão muito importante, o que mais me preocupa em relação aos relógios é o seguinte:

De que adianta o seguro se um eventual meliante que se interesse pela peça, resolva "sentar o aço" no momento do assalto?
 ???

Eu confesso que, embora procure não deixar que este pensamento me impeça de usar as minhas crianças, eu já me condicionei ao máximo para entregar qualquer um "assim que solicitado".
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #8 Online: 03 Agosto 2010 às 15:29:58 »
Lembrando que muitas vezes estes relógios muito caros são usados para lavagem de dinheiro, assim como obras de arte.

Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #9 Online: 03 Agosto 2010 às 18:45:53 »
Obrigado Igor! Havia procurado e não havia encontrado

abs

Bonfim,

Falamos deste assunto aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3835.0.html

Um abraço,

Igor

*

Offline Limão

  • ***
  • 124
    • Ver perfil
Re: Relógios de Luxo no Brasil
« Resposta #10 Online: 03 Agosto 2010 às 19:53:51 »
É declarado como um patrimônio. Mas valores abaixo de 10.000 (no meu ponto de vista) é besteira declarar no IR....
Seguro pra relógios e jóias seria interessante, não é uma prática tão comum no Brasil!
Uma vez pedi uma cotação e o preço ficou um absurdo!! Não pq a coleção vale alguma coisa... pelo contrário... mas pelo preço mesmo!!! No way!!

Mas o seguro dos objetos da casa cobre isso, certo?

Jean,

Na maioria das seguradoras, mesmo contratando-se cobertura para roubo de bens; jóias, relógios, objetos de arte, dinheiro em especie, papeis que representem moeda não possuem cobertura securitária. As que possuem cobertura para os bens que citei frequentemente obrigam que estejam guardados em cofre e ainda especificam até as características, como o peso, que so que o cofre deve possuir. Só consultando a apólice para se ter certeza.

Abraço,