Micro retifica é uma boa?

  • 15 Respostas
  • 9189 Visualizações
Micro retifica é uma boa?
« Online: 27 Junho 2010 às 19:02:59 »
Olá amigos,

 Ha tempos penso em comprar uma micro retifica para dar polimento nos meus relogios, mas tenho duas opinioes distintas de pessoal que mexe com relogio, um me disse que funciona bem para polimento de caixa e vidro de acrilico, outro amigo meu disse que as micro retificas não tem força suficiente para polimento de relogios e vidro(seria mais para bijuterias), só mesmo com bancada onde o motor é mais forte.

 Alguém tem, pode me aconselhar?

 obrigado;

abs ;)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #1 Online: 27 Junho 2010 às 21:32:45 »
Funciona, mas como quebra galho. Não dá para fazer um trabalho profissional com ela.

Os motivos são dois: primeiro, o diâmetro da roda é pequeno, o que significa que a área de contato da roda com a superfície é pequena, ou seja, não pega uma superfície grande por inteiro e com a mesma pressão. O resultado é uma superfície com irregularidades. E em segundo, há uma diferença fundemental: no polimento profissional, leva-se a peça contra a roda, que é fixa. Assim tem-se um perfeito controle da pressão aplicada e dos ângulos. Com a micro-retífica, faz-se o oposto e uma das mãos fica ocupada com ela mesma.

Mas funciona razoavelmente bem para polimentos superficiais. Para tirar risco fundo mesmo, com massa grossa, apenas quebra um galho.

A questão de ter força ou não não faz diferença, pois elas são fortes pacas. A minha Black & Decker RTX corta cadeado grande. Já cortei parafuso de ferro grande, como se fosse manteiga.

Abraços!

Adriano

Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #2 Online: 28 Junho 2010 às 10:43:02 »
Olá amigos,

 Ha tempos penso em comprar uma micro retifica para dar polimento nos meus relogios...


Bom dia Charles,
 Concordo em parte com o que o Adriano disse;com relação ao serviço profissional;vai no entanto de saber qual  a sua necessidade- e desejo - de nível de polimento,riscos  muito profundos eu nem tenho intenção de tirar pois vai acabar tirando material da caixa e dai pra fazer um estrago é um pulo .
 Se os riscos forem muito fundos deixe ou procure um profissional experiente - e veja antes algum trabalho dele .
 Agora riscos leves tira sim , e pode - com uma braçadeira e parafusos fixar( bem ) a retífica numa bancada.
Use sempre óculos de proteção , custam barato e seus olhos não tem preço.
Se deve comprar ? Claro !
Mesmo que não use pra polimento vai com certeza usar pra outras coisas.
Escolha uma - Elétrica ,  bateria nem pensar !- Black e Decker ,Dremel ou Mallory.
B&D é show , Dremel  as antigas eram super fortes as novas não valem o que é cobrado.
 Mallory é mais em conta , algumas esquentam bem mas da conta-tenho a MM 135 .
Tudo de bom , abraço.
 


 
« Última modificação: 28 Junho 2010 às 10:45:23 por el guapo »

*

Alberto Ferreira

Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #3 Online: 28 Junho 2010 às 23:39:15 »
Salve!

Bem,...
Eu gosto de ter ferramentas, e entendo que elas devam ter sempre a melhor adequação possível ao uso (aplicação) e que a improvisação geralmente não é uma boa.

Eu não sou profissional em polimentos, aliás, eu passo muito longe disso.

Eu tenho mais de uma retífica Dremel (politriz) manual e seus respectivos acessórios, bem como uma politriz de bancada (verdadeiramente) profissional, um exagero... ::)
Confesso que não as uso com freqüência nas caixas dos relógios por falta de s... (melhor dizendo, "paciência" e "determinação"...  :D)
Talvez um dia o faça...  ::)

Mas,...
Eu concordo plenamente com tudo o que nos disse o Adriano, é isso mesmo!  8)

Abraços,
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #4 Online: 29 Junho 2010 às 00:47:18 »
Eu tenho uma MR, mais nunca usei para esse fim, eu usava para casemod, fazendo desenhos e cortes com disco de corte em fibra de vidro.
O Lessa tem e se eu não estiver enganado ele faz polimento com a MR dele !!
Caso queira algumas dicas entre em contato com ele por MP !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #5 Online: 29 Junho 2010 às 02:38:31 »
Eu também tenho uma MR Dremel com alguns acessórios, mas o que mais usei (e uso) foi (é) disco de corte e lixadeira para corte e desbastes (também já fiz casemod Cigano, aliás, quando a comprei foi para esse propósito), mas nunca usei para dar polimento.

Acredito que para um serviço amador funcione bem, o único senão que vejo é que pelo fato da área de contato ser muito pequena o polimento pode não ficar uniforme, visto que ela não pegará a caixa toda de uma vez então corre-se o risco de aplicar mais força num ponto do que no outro.

Se tiver mão firme e olho clínico para dar polimento uniformemente em toda a caixa acredito que a MR dê conta do recado.
Um abraço
Fábio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #6 Online: 29 Junho 2010 às 03:07:01 »
Eu também tenho uma MR Dremel com alguns acessórios, mas o que mais usei (e uso) foi (é) disco de corte e lixadeira para corte e desbastes (também já fiz casemod Cigano, aliás, quando a comprei foi para esse propósito), mas nunca usei para dar polimento.

Acredito que para um serviço amador funcione bem, o único senão que vejo é que pelo fato da área de contato ser muito pequena o polimento pode não ficar uniforme, visto que ela não pegará a caixa toda de uma vez então corre-se o risco de aplicar mais força num ponto do que no outro.

Se tiver mão firme e olho clínico para dar polimento uniformemente em toda a caixa acredito que a MR dê conta do recado.

Olha ai um brother do mundo do casemod!! Mesmo propósito meu em ter a MR, hoje estou meio parado, mais tenho 4 projetos postado em um fórum especifico desse hobby!!

Tome muito cuidado com as arestas, como o Fábio disse, tem que ter pulso fibe e calibrado para que não dê diferença no resultado !!
Abraços,
Cigano!

*

Junior JJPV

Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #7 Online: 29 Junho 2010 às 12:28:12 »
Boa tarde amigo

Depende do risco ela tira , mas quando está profundo é melhor enviar até o relojoeiro .


Abraços

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #8 Online: 29 Junho 2010 às 22:46:17 »
Charles, me diz uma coisa: você pretende comprar a MR só para fazer polimentos em relógios?

Se for, me permita uma sugestão: Compre um esmeril de bancada (1/2 HP é mais do que suficiente) e compre também um adaptador cônico para rodas de polir.

Você irá gastar um pouco (pouco mesmo!) a mais que em uma MR, mas o resultado será indiscutivelmente superior.

No meu eu adaptei de um lado o cone e do outro lado um mandril. Assim eu também tenho um mini-torno para trabalhos pequenos (BEM pequenos...).

Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #9 Online: 30 Junho 2010 às 10:40:13 »
Salve!

A que eu tenho é muito parecida com essa, embora de outra marca.

A minha permite um detalhe interessante, podem ser fixadas à parede, ficando assim numa altura adequada.

Abraços,
Alberto

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #10 Online: 09 Outubro 2010 às 17:10:09 »
Fui abrir um tópico sobre o assunto a já achei várias opiniões aqui.

Esse fórum é duca ;)

E no final das contas pessoal, alguém se animou a testar as Dremel pra esse fim ?

Alguém fotografou o trabalho ?

Forte abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #11 Online: 09 Outubro 2010 às 17:19:57 »
     Mauricio, já vi vários trabalhos de polimentos realizados pelo Dremel.. Alguns ficaram espetaculares, mas é aquela velha máxima: A prática leva à perfeição ( ou quase lá  ;) ).
     O pessoal que vi usando Dremel, via de regra, possuía uma boa experiência com a máquina e com trabalhos manuais..!

Um abração!

*

Alberto Ferreira

Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #12 Online: 09 Outubro 2010 às 17:32:38 »
E,...

Dependendo do trabalho a ser executado, da habilidade e experiência,...

Há quem prefira fixar a máquina e manusear a peça a ser polida.

Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #13 Online: 10 Outubro 2010 às 16:55:44 »
Caro Fábio, abandonou o mundo dos casemod's ??
Abraços,
Cigano!

*

Offline EduBSB

  • ****
  • 265
    • Ver perfil
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #14 Online: 10 Outubro 2010 às 23:12:06 »
Aproveitando o tema deste tópico, os amigos poderiam matar a minha curiosidade?

Qual o material que se usa em um polimento leve, para tirar pequenos riscos. Seria alguam massa de polir, lixa fina, polidor de metais....?

                                                                                                          Edu.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Micro retifica é uma boa?
« Resposta #15 Online: 11 Outubro 2010 às 00:07:18 »
Caro Fábio, abandonou o mundo dos casemod's ??

Abandonei sim Cigano, minha praia agora é outra.
Nunca fiz comercialmente, fiz apenas em gabinete meu e nada demais, só abertura para colocar coolers adicionais, janela de acrílico o básico dos básicos.

Mas a Dremel me acompanha em várias outras funções, som no caro, buraco para fechadura na porta de ferro etc, está sempre à mão.
Um abraço
Fábio