Menu principal

MARCAÇÃO NO BEZEL: PARA QUE SERVE?

Iniciado por Luis O, 28 Julho 2010 às 08:14:37

tópico anterior - próximo tópico

Luis O

Meus prezados

gostaria de propor a abertura deste tópico em virtude de dois tópicos abertos por colegas, e que são muito relevantes para o entendimento daqueles "numeroszinhos" estampados ao redor dos mostradores....rsss

Seria interessante que os colegas postassem fotos de seus relógios e explicassem o funcionamento dos discos, a fim de termos um guia para consulta. Já temos duas explicações interessantíssimas, que poderiam migrar para este tópico, concentrando-as.

Será que fica legal?

Peço aos administradores que avaliem a possibilidade de migração das mensagens para cá.

grande abraço a todos e excelente dia.

Alberto Ferreira

Salve!

Uma boa idéia, Luis.

Mas, apenas para lembrar...
No nosso "site mãe" (e para ir lá basta "clicar" sobre o "banner" - Relógios Mecânicos - aí acima, no canto esquerdo), e que eu sugiro que visitemos, há um artigo do Igor sobre cronógrafos, escalas, etc.

Vejam ---> http://www.relogiosmecanicos.com.br/cronografo.html

Abraços a todos,
Alberto

Luis O

Alberto
Não obstante o maravilhoso artigo do nosso colega Igor (realmente fantástico), a minha sugestão vai um pouco além dos modelos por ele apresentados.

Tantas não são as vezes que tenho reparado nas fotos postadas em nosso fórum, onde são apresentados diversos tipos de bezel, cada um mais esquisito que o outro, e cada um com uma razão de existir (ou não...rsss)

O tópico sugerido serviria como guia para aqueles que querem entender melhor essa função. Desde um simples diver, que indica, apenas, o tempo restante de ar contido numa garrafa de mergulho, até os mais avançados, como é o caso dos modelos mostrados pelo Igor em seu artigo/referência...obviamente passando pelos modelos que adotam o bezel apenas como enfeite (que marcam a distância dos pulos de uma pulga em horas etc....rsss)

Brincadeiras a parte, proponho algo mais abrangente e focado.

Espero que o tópico seja um sucesso.
abs

Alberto Ferreira

Salve!

Perfeito!
Sim, Luis, eu entendi a sua proposta.

Mas, eu apenas aproveitei o "gancho" para dar um "toque"...
Especificamente na questão de "prestigiarmos" os artigos que lá estão no nosso "site mãe" e como devemos fazer para irmos até lá, vez ou outra.  ;)

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Julho 2010 às 09:00:46
Salve!

Uma boa idéia, Luis.

Mas, apenas para lembrar...
...

Abraços!
Alberto

Luis O

;) ;) ;)
vamos ver se o pessoal compra a idéia.
grande abraço. Luis

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Há um tipo de "bezel", até relativamente "comum", mas que talvez nem todos saibam usar corretamente.
Eu falo das chamadas "réguas de cálculo".

Vejam este meu SEIKO 6138-7000

Mas, observem que nele está faltando o "cursor"...

Obs:
Eu ganhei o cursor e um novo bezel (NOS) de um grande amigo aqui do fórum e eles logo serão devidamente instalados.
Mas isso já é uma outra história...  ;)

Voltando então às "réguas de cálculo".
O Seiko mostrado tem uma régua para cálculos matemáticos, digamos, "normais", não confundir com as que são específicas para cálculos de vôo em aeronaves, e que alguém poderá mostrar depois.

Vejam o que é, e como funciona, uma régua de cálculo básica, aqui ----> http://en.wikipedia.org/wiki/Slide_rule#Circular_slide_rules

E nós podemos ver um pouco mais sobre o Seiko 6138-7000, aqui ---> http://members.chello.nl/~h.mennink/watches/_private/seiko6138.htm

Comentários adicionais:
1) Como foi dito no artigo aí acima, achar um 6138-7000 em perfeitas condições já não é tão fácil...  :(

2) O Breitling mencionado funciona assim ---> http://www.breitlingsource.com/articles_slide_rule.shtml

Abraços,
Alberto

HumbertoReis

Alberto, eu tenho um Citizen com essa régua de cálculo.

Nunca tinha reservado tempo pra aprender a usá-la.

Vou embalar no tópico e treinar um pouquinho...

Luis O

que legal Alberto....como sempre vc valorizando e enriquecendo com seus comentários.....fiquei feliz.

abs...

PS: vamos lá pessoal........

Alberto Ferreira

Salve!

Aqui está um Orient, com a tal escala para cálculos de vôo...

Fonte da imagem: http://www.roachman.com/orient/military/CEM5Z008B.html

Este é "moderno".

Mas eu tenho um Orient SK, antigo, que um "magarefe" qualquer por aí "(ass)assinou"...

Vejam.

Notem que a escala da parte externa da "regua" foi substituída por uma "normal" dos WD´s, com marcações de 24 horas...  :P

Neste, infelizmente, enquanto eu não achar um anel externo correto, não dá para calcular nada.

Abraços!
Alberto

fabs77

Alberto,

legal por compartilhar as informações!
Bem interessante...

Abraços!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

EduBSB

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Julho 2010 às 09:35:46

...

Mas, eu apenas aproveitei o "gancho" para dar um "toque"...
Especificamente na questão de "prestigiarmos" os artigos que lá estão no nosso "site mãe" e como devemos fazer para irmos até lá, vez ou outra.  ;)

Abraços!
Alberto

Não sabia deste atalho para os artigos. Gostei bastante do Material disponível.

Edu.

HumbertoReis

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Julho 2010 às 16:38:09
Notem que a escala da parte externa da "regua" foi substituída por uma "normal" dos WD´s, com marcações de 24 horas...  :P

Neste, infelizmente, enquanto eu não achar um anel externo correto, não dá para calcular nada.

Vamos pegar esse 'magarefe'...

mestreaudi

Luis, um bezel como dos relógios de mergulho são os mais úteis q existem!!

Além de sua função inicial de tempo de mergulho ou descompressão.... eu particulamente uso em todas as ocasiões de necessidade de marcação de tempo curto!!! É uma alternativa aos chronos...
Viagens, qto falta pra chegar a pizza, jogos de futebol, cozimento etc etc etc... é só usar a imaginação!  ;)
Rafael.

Luis O

Mestre Audi
obrigado pela explicação.....eu sei como funciona o bezel dos divers....já mergulhei tb...e tb já usei para marcar o tempo que a Dominos Pizza demoraria para entregar uma pizza...acima de 30 min a pizza saia de graça....

o tópico é para cada um explicar sobre um determinado bezel, brindando-nos com fotos dessas maravilhas...

de qq forma muito legal sua participação. Foi uma honra.

Grande abraço

PS: se quiser continuar a postar fotos com explicações seria muito legal.

abs. Luis

O Cara

O bezel dos divers, eu uso muito para marcar tempo de estacionamento no shopping.
Um abraço
Fábio