Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr

  • 140 Respostas
  • 37326 Visualizações
Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Online: 15 Agosto 2010 às 10:42:27 »
Amigos,

Esse tópico será utilizado para a criação da lista de interessados na compra do nomos sonnenuhr que o flávio postou nesse tópico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3957.0.html). Nesse espaço também devera ser debatido as opções de compra do tipo: iremos comprar o da nomos ou do site de bijuterias (http://www.belfactum.de/Bauernringe---1.html?XTCsid=f74db0a1a647abe74f64fdd06526e591). Segue a lista inicial:

1 - Flávio
2 - Daniel Eira
3 - PSFJ
4 - Broker
5 - Humberto
6 - Wadley
7 - O Cara
8 - Serafim
9 - Miguel
10 - Mestreaudi
11 - Átalo
12 - Michelim
13 - JuniorRJ
14 - Solano

Irei atualizando a medida que os interessados surgirem.

Abs

Daniel
« Última modificação: 20 Agosto 2010 às 13:33:22 por Daniel Eira »
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #1 Online: 15 Agosto 2010 às 10:49:17 »
E a principal questão também: como trazer isso? Pergunto porque o limite do razoável não é nem o preço do Ebay americano (cerca de 140 dólares), mas o valor em lojas na Europa (vi em sites em alemão e, acredito, talvez seja possível comprar da própria Nomos), de 98 euros. Não quero pagar imposto nisso. Alguém teria que trazer ou remeter da Europa para nós (mau exemplo ein? Ah, mas vão se catar os caras da receita! Pagar imposto em num pingente?).


Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #2 Online: 15 Agosto 2010 às 11:01:22 »
Provavelmente é possível, legalmente, comprar sem pagar o VAT da Alemanha, uma vez que será enviado para o Brasil.

PS. Parece que o RM4 sai antes do RM3...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #3 Online: 15 Agosto 2010 às 11:06:20 »
 Pergunta : Como funciona o " troço " ????

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #4 Online: 15 Agosto 2010 às 11:11:10 »
Pergunta : Como funciona o " troço " ????

Solano,

Tem no tópico criado pelo Flávio (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3957.0.html;)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #5 Online: 15 Agosto 2010 às 11:14:00 »
 Sim, mas não explica direitinho... Eu coloco o anel virado pro sol, sobre uma mesa ????

 Abs,


 A tempo : No meu anel ninguém mexe ! ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #6 Online: 15 Agosto 2010 às 11:21:04 »
Sim, mas não explica direitinho... Eu coloco o anel virado pro sol, sobre uma mesa ????

 Abs,


 A tempo : No meu anel ninguém mexe ! ;D

Solano,

Pelo o que eu entendi, você coloca o orifício virado diretamente para o sol de maneira que o feixe de luz passe pelo furo e marque as horas. Não tem que ser em uma mesa, apenas direcione ele com as suas mãos, pois as vezes em cima da mesa simplesmente pode não haver incidencia de luz solar no furo.

Ah, para com isso! Duvido que depois que você comprar um, não vai deixar ninguém mexer no seu anel?!!!  ;D ;D ;D

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #7 Online: 15 Agosto 2010 às 11:24:04 »
Sim, mas não explica direitinho... Eu coloco o anel virado pro sol, sobre uma mesa ????

 Abs,


 A tempo : No meu anel ninguém mexe ! ;D



Não. Você segura o troço dependurado pela corrente na direção do sol (após ajustá-lo para a data que, como foi dito aí, no nosso caso teria que ser lançada errado seis meses para frente, pois estamos no hemisfério sul, e o relógio foi calibrado para o hemisfério norte. O ajuste é feito girando-se o meio). Dá para ver que há um buraquinho no anel externo. Através desse buraquinho um raio de luz irá passar e mostrar, no anel interno, o horário. Porém, como sabemos, relógios de sol marcam o horário solar (por isso a equação do tempo) e, ademais, para cada paralelo (nem Terra nem Sol ficam parados no seu eixo).

Resumo da história, como a própria Nomos fala nas explicações: como o relógio foi calibrado para 51 graus de latitude norte, se estiver entre qualquer paralelo que vá de 40 a 60 graus, espere um erro de no máximo 30 minutos na determinação do horário. Se estiver no paralelo, o erro é de poucos minutos, basicamente causado pela equação do tempo e precariedade intrínseca do aparelho.

Como expliquei no outro tópico, porém, o Brasil não chega tão a sul. No máximo 30 graus de latitude. Em Brasília, por exemplo, é cerca de 15. Provavelmente, portanto, não bastaria apenas ajustá-lo para os seis meses a mais, mas ter que fazer um cálculo de quantas horas de erro ele está dando, para somar. Mas não sei se aí o Sol produziria o raio adequadamente dentro dele.

Como disse, no entanto, o funcionamento correto para mim é o que menos importa. Gostei do conceito.


Flávio

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #8 Online: 15 Agosto 2010 às 11:27:52 »
Sim, mas não explica direitinho... Eu coloco o anel virado pro sol, sobre uma mesa ????

 Abs,


 A tempo : No meu anel ninguém mexe ! ;D

Solano,

Pelo o que eu entendi, você coloca o orifício virado diretamente para o sol de maneira que o feixe de luz passe pelo furo e marque as horas. Não tem que ser em uma mesa, apenas direcione ele com as suas mãos, pois as vezes em cima da mesa simplesmente pode não haver incidencia de luz solar no furo.

Ah, para com isso! Duvido que depois que você comprar um, não vai deixar ninguém mexer no seu anel?!!!  ;D ;D ;D

Abs

Daniel



 Vixe !!! Agora gostei !!! Uma moça bonita PODE mexer no meu anel, com todo CÚidado, certo ? ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #9 Online: 15 Agosto 2010 às 11:29:19 »
Anéis do mestre solano a parte  ;D
Pergunto de novo:
será que não teria um jeito de arrumar um calibrado pro Brasil?
aquele site que o flávio mandou produz os anéis, as vezes já tem como fazer calibrado pro hemisfério sul, não?

Abraços,
Serafim

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #10 Online: 15 Agosto 2010 às 11:32:30 »
 Boa idéia ! :D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #11 Online: 15 Agosto 2010 às 12:38:04 »

Podem me incluir na lista:

9 - Miguel
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #12 Online: 15 Agosto 2010 às 12:51:12 »
10 - mestreaudi
Rafael.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #13 Online: 16 Agosto 2010 às 01:54:24 »
Vamos lá, "minha opinião".

Já que é um ítem que possivelmente não irei usar (o quero apenas pelo conceito, como bem disse o Flávio) não topo pagar mais de USD100,00 no da Nomos não, se a opção for por ele pode tirar meu nome da lista, só estou dentro de for o de bijuteria (e aprecio a idéia de fazer uma encomenda com a possibilidade deles já virem calibrados para o Brasil)

Não vejam isso como pão durismo, apenas estou pensando com a razão.

Solano, só quero ver se no próximo encontro do RJ vai mostrar o anel pra galera, kkkkk.

Um abraço
Fábio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #14 Online: 16 Agosto 2010 às 09:49:14 »

Dá pra encomendar um aqui no Brasil para nossa latitude, em qualquer fabricante de jóias, desde que passemos o projeto direitinho.

No entanto, isso seria pirataria, acho eu.

Mas, se introduzíssemos alguma forma de ajuste para qualquer latitude, talvez não seja tão pirataria assim.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #15 Online: 16 Agosto 2010 às 09:49:47 »
 Amigo

 Meu anel vale OURO ! :D :D :D :D :D :D Não vou mostrar não ! :-* :-* :-* :-*

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #16 Online: 16 Agosto 2010 às 10:14:38 »


Concordo com esta ótica.



Vamos lá, "minha opinião".

Já que é um ítem que possivelmente não irei usar (o quero apenas pelo conceito, como bem disse o Flávio) não topo pagar mais de USD100,00 no da Nomos não, se a opção for por ele pode tirar meu nome da lista, só estou dentro de for o de bijuteria (e aprecio a idéia de fazer uma encomenda com a possibilidade deles já virem calibrados para o Brasil)

Não vejam isso como pão durismo, apenas estou pensando com a razão.

Solano, só quero ver se no próximo encontro do RJ vai mostrar o anel pra galera, kkkkk.


Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #17 Online: 16 Agosto 2010 às 10:49:15 »
Amigos,
Gostei e quero um (mas deixando bem claro que não é para exibição pública  >:( >:().
Podem me incluir na lista.
Enquanto isso, que tal o desafio: quem poderá calcular os ajustes necessários para que possamos ler a "Hora de Brasília" nesse relógio?
Grande abraço.
Átalo

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #18 Online: 16 Agosto 2010 às 16:38:52 »
Eu tb quero!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Compra conjunta do Nomos Sonnenuhr
« Resposta #19 Online: 16 Agosto 2010 às 18:43:37 »
Vamos lá, "minha opinião".

Já que é um ítem que possivelmente não irei usar (o quero apenas pelo conceito, como bem disse o Flávio) não topo pagar mais de USD100,00 no da Nomos não, se a opção for por ele pode tirar meu nome da lista, só estou dentro de for o de bijuteria (e aprecio a idéia de fazer uma encomenda com a possibilidade deles já virem calibrados para o Brasil)

Não vejam isso como pão durismo, apenas estou pensando com a razão.

Solano, só quero ver se no próximo encontro do RJ vai mostrar o anel pra galera, kkkkk. 

Eu vejo assim também, seria o ideal conseguirmos "calibrados" para o Brasil.  E pelo visto o próximo encontro do RJ terá anel exibido em frente a vitrine da caneta continental... com todos aqueles Rolex, Baume e Omegas como cenário... Imperdível...