Que relógio você está usando hoje?

  • 51981 Respostas
  • 12013808 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51580 Online: 31 Janeiro 2022 às 11:54:24 »
Quem sou eu na fila do pão?

Não falo nada, só posto foto de SEIKO.

Mas, na minha opinião, não vejo sentido em usar cópias de design, replicas, homages ou homenagens sejam elas baratas como Pagani ou caras como Steinhart.

Deixando claro ser minha opinião para minha coleção, cada um faz o que quiser.

Mas se a réplica for feita pelo próprio fabricante, como a Seiko anda fazendo com o 6105, 62MAS, entre outros, aí você não vê problema. É isso?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51581 Online: 31 Janeiro 2022 às 11:59:17 »
Aí não é réplica

É uma reedição feita pela própria marca ou uma reinterpretação.

A própria marca pode fazer isso e tem dado mto certo não só com a SEIKO como com muitos suíços, só ver a linha Heritage da Longines por exemplo.




Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51582 Online: 31 Janeiro 2022 às 12:36:19 »
Aí não é réplica

É uma reedição feita pela própria marca ou uma reinterpretação.

Você está usando eufemismos para réplicas. Não precisa ficar com vergonha, pode usar a palavra "réplica" sim, sem que isso signifique necessariamente 'falsificação'. Até a Omega já a utilizou.

"Reedição" seria se a Seiko utilizasse o mesmo ferramental e as mesmas técnicas e os mesmos movimentos que utilizou nos Anos 60/70 para fazer hoje novos lotes de relógios. Ou seja, você estaria "editando" novamente o modelo, igual a Zenith fez quando relançou o El Primero em meados dos anos 80.

Como não é o caso, a Seiko apenas fez "réplicas" dos seus sucessos do passado. E nem se deu ao trabalho de fazer réplicas exatas, pois, como você sabe, por exemplo, o SLA017, que replicou o 62MAS, nem o mesmo diâmetro possui.

É lógico que uma réplica de um relógio Seiko fabricada pela própria Seiko é um negócio foda para os fãs da marca, mas têm designs que simplesmente não aprecio tanto assim, e nem marcas que sou tão fã assim, a ponto de me interessar em pagar pelo exemplar original (caríssimo) ou então pela réplica fabricada pela própria marca. O 62MAS mesmo é um exemplo disso. Acho o design meio 'meh', nota 6, e a réplica da Seiko, com 40 mm de diâmetro, não me agrada nem um pouco. Prefiro esse Seestern de 37 mm, que é o tamanho do 62MAS original.

Outra coisa: o desenho industrial desses relógios (Seiko 62MAS e Doxa 300T) caducou depois de 25 anos (tanto no Brasil quanto na Suíça quanto no Japão, pois todos seguem a Convenção de Berna), portanto, a réplica destes relógios feitas pela Seestern, San Martin ou quem quer que seja, não são ilegais. Nem essa bandeira você pode levantar...

Se você quer manter seu preconceito, ou, eu diria, soberba de achar que sua réplica da Seiko é melhor que outras réplicas só porque foi feita pela própria marca, tudo bem. Como você diz "cada um faz o que quiser". Mas acho importante dar uma estudadinha e ter uma opinião embasada, pra não ficar vomitando chavões do tipo "se é fabricado pela própria marca não é réplica, é reedição", pois isso é o que o Departamento de Marketing dessas marcas e os blogueirinhos pagos ficam te empurrando goela abaixo, na expectativa de que você aceite pagar USD 1.500 ou mais em um relógio que não entrega nada a mais, além da marca, do que o chinês de USD 150...

Abraços!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51583 Online: 31 Janeiro 2022 às 12:55:34 »
Estava aguardando vc passar todo seu posicionamento sobre o assunto, senti que queria falar mais.

Respeito sua pessoa e suas opiniões, mas da mesma maneira que tenho preconceito com as homages chinesas, está tendo comigo dizendo se tratar de soberba.

Não tenho Facebook nem Instagram nem acompanho Blogs.

Compro as peças que gosto da SEIKO pq sou fã da marca, não é surpresa pra ninguém.

Mas, admito que ultimamente, os valores estão altos para o que estão entregando, tanto que reduzi minha coleção de 40 pra 10 peças.

Sobre o conceito de replica, lembro sim do Omega tive o Speedmaster 57 replica comprado do Adriano aqui do FRM.

Nunca disse que os chineses são ilegais, só disse que não gosto de cópias de design feitas por outras marcas sejam baratas como chineses ou caras como steinhart.

Voltando ao assunto das reedições,  o SLA033 por exemplo, é 1mm maior que o 6105, tem o bezel unidirecional e a coroa rosqueada ao invés do lock system.
Ambos para se adequar às normas modernas.
Em geral é bem fiel não tem nem prospex logo.
Não acredito que teria que ser idêntico feito com os materiais da época pra ser uma reedição como vc disse.

Mas, como disse,  minha opinião embasada na experiência que tive até hoje como colecionador de SEIKO e acompanhando o fórum há alguns anos.




Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51584 Online: 31 Janeiro 2022 às 13:05:30 »
Aproveito para pedir sua opinião sobre as homages de Panerai que usam Swiss Made no dial

Ou até das Heimdallr que escrevem 6105-8110 limited edition e usam o Suwa logo



Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51585 Online: 31 Janeiro 2022 às 13:45:43 »
Respeito sua pessoa e suas opiniões, mas da mesma maneira que tenho preconceito com as homages chinesas, está tendo comigo dizendo se tratar de soberba.

Opa, soberba não é você gostar do que você gosta. Isso aí é coisa sua e tenho nada com isso. Soberba é você achar que deveria se segregar as réplicas chinesas em outro tópico, sob a sua ótica de que se não é o que você gosta, então não merece estar aqui.

Quando eu propus segregar os relógios quartzo "porcarias", o fiz simplesmente porque exibir relógios quartzo mundanos NUNCA foi o propósito deste fórum. É um treco tão off topic quando mostrar um tênis ou uma caneta. Em tempos mais remotos, quando não faltava conteúdo, nem mesmo um tópico reservado para esses relógios seria admitido.


Não acredito que teria que ser idêntico feito com os materiais da época pra ser uma reedição como vc disse.

Você pode dar o nome que você quiser pra isso, mas é a mesma coisa que os chineses fazem. É uma cópia. Contudo, respeito você só querer ter pra si réplicas feitas pelas próprias marcas que fizeram os originais. Eu é que não quero esse limite pra mim (ao menos, não para todos os modelos de relógios).


Aproveito para pedir sua opinião sobre as homages de Panerai que usam Swiss Made no dial

Ou até das Heimdallr que escrevem 6105-8110 limited edition e usam o Suwa logo

Pra mim, tudo o que é mentira (e nisso estão inclusas as falsificações) não presta. Não compro e não dou valor.

Tá escrito "swiss made" no mostrador, mas não é swiss made? Então é mentira.
Tá usando o logo Suwa (propriedade intelectual da Seiko) sem permissão? Então é mentira.
Tá usando 6105-8110 no mostrador (também propriedade intelectual da Seiko)? Então é mentira.

Eu não compro e não recomendo.

Também, como já falei umas mensagens aí pra cima, não curto réplicas de relógios contemporâneos, cujo design não tenha caído em domínio público. Não compro e não recomendo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51586 Online: 31 Janeiro 2022 às 15:18:15 »
Aí não é réplica

É uma reedição feita pela própria marca ou uma reinterpretação.

A própria marca pode fazer isso e tem dado mto certo não só com a SEIKO como com muitos suíços, só ver a linha Heritage da Longines por exemplo.




Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

O termo não é reedição,  mas réplica, infelizmente o termo foi distorcido para acomodar as falssifições que reinam por aqui. Eu tenho tres replikas (ou replicas), um Tissot Lisboa (feito pela Tissot em 2005 com um calibre atualizado), um SeaGull 1963 (acho que comprei na primeira leva por uns 100 ou 120 euros de um representante Holandes que na época enviava pra cá e que eram bem mais raros, na época fiquei emplogado por ser de 63) e um Ingelsol do Mickey (identico ao original com Pin-Lever e tudo, mas não de 1933, comprado lá na Dysney em Orlando, levei 8 anos entre uma viagem e outra pra tomar coragem e pagar os $400.00 que pediam por aquela bost@).  Eu não sei o que seria reedição, seria o speedmaster uma reedição continua, posto que o mesmo está em fabricação desde 1957 com mudanças quase que cosmeticas ::) e isto vale para tantos outros modelos nesta industria.

Existem os Homeges como o que o Igor postou, como falei já fiquei tentado devido a similaridade com o modelo original (já peguei um real nas mãos nos tempos que tinhamos o costume de nos reunir no MASP, acho que do NILO, mas já faz mais de uma década, se falar que o que mais gostei foi a fidelidade do bracelete) sem que o mesmo seja uma falssificação (o Igor já explicou a diferença acima), vc citou a SteinHart nesta categoria, eu tenho um b-uhr b de 47 mm em titanio, bom relógio, bem melhor acabado, sem defeitos de alinhamento de ponteiros e tantas outras virtudes, e pelo menos 4 ou 5 vezes mais caro que estes modelos chineses; nesta categoria existia um Paul Newman de uma relojoaria de São Paulo (acho que era a Natan - se vc procurar tem fotos dele aqui no FRM) cujas unicas diferanças eram o calibre que era automatico (ETA 2824 x Valjux 72) e o logo, este é um dos que me arrependo de ter deixado passar.

Por fim existem as falssificações, algumas realmente muito bem feitas e que podem induzir ao erro principalmente de leigos como a maioria de nós (existem falssificações até de calibres como o 7750, o Unitas 6497 ou mesmo do calibre do rolex submariner entre tantas outas coisas; deixando a detecção extremamente dificil). Talvez sejam estas mais bem feitas que preocupem a industria.

[]s
« Última modificação: 31 Janeiro 2022 às 15:24:21 por helio »

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51587 Online: 31 Janeiro 2022 às 18:06:54 »
Como dito pelo Igor, é um problema meu, mas continuo discordando que seja a mesma coisa a SEIKO reeditar um modelo feito no passado por ela e um chinês copiar esse design e fazer um relógio usando as mesmas idênticas características.

E tb não concordo que ele entregue a mesma qualidade.

Custava muito os chineses tentarem fazer algo original, ou pelo menos com elementos de modelos diferentes e não somente copiar várias peças de várias marcas sendo quase idênticas como fazem?

A linha é estreita, alguns amigos em outras discussões dizem que pra homage ficar perfeita tem que vir escrito swiss made, ponto que o Igor já separou logo ali acima, tb concordo que aí já é falsificação, mas muitos dizem que por não vir escrito Luminor e sim Luwenor não é.

Ou no caso da Heimdallr que não vem escrito SEIKO mas vem 6105-8110 limited edition e o Suwa Logo que indica que foi feito na fábrica da SEIKO no Japão e não na China.

Aproveito para pedir a opinião sobre os chamados Sterile Dial. Não seriam um passo ao lado da falsificação?

Agradeço aos amigos pela primeira discussão séria que vejo deste assunto.
Todas as outras vezes que tentei discutir isso levaram para a luta de classes relógio barato X relógio caro.

Aliás, tem muita coisa barata com design original como Gshocks e Amphibias.


Ao amigo Hélio, não me referia ao Steinhart B-Uhr e sim às famosas homages premium de Rolex que até pouco tempo atrás eram motivo de vômitos aqui no FRM.


Por fim, sobre o termo, uso o que a SEIKO coloca em seu site oficial, Reissue ou Modern Re-interpretation.



*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51588 Online: 31 Janeiro 2022 às 21:03:35 »
Como dito pelo Igor, é um problema meu, mas continuo discordando que seja a mesma coisa a SEIKO reeditar um modelo feito no passado por ela e um chinês copiar esse design e fazer um relógio usando as mesmas idênticas características.

E tb não concordo que ele entregue a mesma qualidade.

Custava muito os chineses tentarem fazer algo original, ou pelo menos com elementos de modelos diferentes e não somente copiar várias peças de várias marcas sendo quase idênticas como fazem?

A linha é estreita, alguns amigos em outras discussões dizem que pra homage ficar perfeita tem que vir escrito swiss made, ponto que o Igor já separou logo ali acima, tb concordo que aí já é falsificação, mas muitos dizem que por não vir escrito Luminor e sim Luwenor não é.

Ou no caso da Heimdallr que não vem escrito SEIKO mas vem 6105-8110 limited edition e o Suwa Logo que indica que foi feito na fábrica da SEIKO no Japão e não na China.

Aproveito para pedir a opinião sobre os chamados Sterile Dial. Não seriam um passo ao lado da falsificação?

Agradeço aos amigos pela primeira discussão séria que vejo deste assunto.
Todas as outras vezes que tentei discutir isso levaram para a luta de classes relógio barato X relógio caro.

Aliás, tem muita coisa barata com design original como Gshocks e Amphibias.


Ao amigo Hélio, não me referia ao Steinhart B-Uhr e sim às famosas homages premium de Rolex que até pouco tempo atrás eram motivo de vômitos aqui no FRM.


Por fim, sobre o termo, uso o que a SEIKO coloca em seu site oficial, Reissue ou Modern Re-interpretation.
Minha opinião em uma imagem:

Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51589 Online: 31 Janeiro 2022 às 23:02:31 »
Minha opinião em uma imagem:

Pois é… E não se limita a Seiko, mas em muitas outras marcas consagradas, como no exemplo mais recente do Tag Aquaracer Batman. É por essas e outras que eu desencanei. Só não aceito falsificação, mas de resto, cada um sabe o que lhe agrada e onde gasta seu dinheiro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51590 Online: 01 Fevereiro 2022 às 06:24:23 »
Réplica de Explorer 36 mm é complicado...

Você quer uma réplica do Explorer mais recente, com índices aplicados, ou do mais antigo, com índices impressos?

Com índices aplicados, a San Martin lançou recentemente o SN021-B, que é a segunda geração do desenho. O mostrador não é fidedigno ao Rolex, mas é um relógio de qualidade superior ao que costumamos ver por aí. Entretanto, custa bem mais caro do que o que a maioria das pessoas espera pagar num relógio chinês, entre R$ 1.600 e 1.800.

Há opções mais em conta, das marcas Bliger, Alpha e Phylida/Matic, mas eu nem considero.

Agora, se você quer um mostrador com índices impressos, o buraco é ainda mais embaixo. A versão da San Martin não presta, pois tem as proporções da caixa e do aro meio esquisitas, apesar de ser um relógio bem feito. Cheguei a comprar um, mas devolvi no mesmo dia, pois não gostei da aparência.

Acho que a única réplica que considero aceitável é o Everest da Smiths, mas, além de custar caro (£325), tem disponibilidade reduzidíssima, pois só de vez em nunca eles lançam novos lotes do relógio, e eles são disputadas a tapa. Os usados custam mais caros do que os novos, igual a um Rolex verdadeiro, kkkk.

O Explorer 36 mm com índices impressos também é meu fetiche, mas tá difícil de realizá-lo.
Muito obrigado Igor!
Vou dar uma olhada no site da San Martin. Não tenho preferência, qualquer um dos dois seria bacana.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51591 Online: 01 Fevereiro 2022 às 08:06:57 »
Pois é… E não se limita a Seiko, mas em muitas outras marcas consagradas, como no exemplo mais recente do Tag Aquaracer Batman. É por essas e outras que eu desencanei. Só não aceito falsificação, mas de resto, cada um sabe o que lhe agrada e onde gasta seu dinheiro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Infelizmente grandes marcas como a SEIKO, mesmo com sua tradição de mais de 140 anos e fazendo tudo inhouse, por atuar em praticamente todas faixas de preço e com objetivo de vender o máximo possível acaba fazendo este tipo de peças.

De cabeça tb lembro de um Kinetic homage de Explorer II polar e o Speedtimer novo Panda que estão chamando de Seitona.

Claro que esses passam longe do meu foco e da minha caixinha.

Minha opinião claro, mais uma vez.



Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51592 Online: 01 Fevereiro 2022 às 09:40:01 »
....
Independentemente da fidelidade ao desenho original, achei que valeu muito a pena. É um preço muito baixo para o relógio que é. É quase o preço de uma Isofrane, por um relógio completo e com bracelete metálico sólido e bem acabado.

Vc me inspirou, pedi um laranja e se tudo correr bem estarei com ele no pulso em meados de março.

[]s

https://pt.aliexpress.com/item/1005003214550744.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.9042311.0.0.4591b90auhO66q

Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51593 Online: 01 Fevereiro 2022 às 13:44:40 »
Seagull Tank 813.581 movimento perfect...
« Última modificação: 01 Fevereiro 2022 às 13:47:30 por maurothiagobr »

Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51594 Online: 01 Fevereiro 2022 às 14:03:12 »



Seiko Pressage


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51595 Online: 02 Fevereiro 2022 às 09:40:33 »
E tb não concordo que ele entregue a mesma qualidade.

Você precisa ter na mão pra crer. Não se trata de questão de opinião. São fatos!

Já tive alguns Seikos, desde modelos de entrada, como os Field Watches e Monster, passando por intermediários, como Samurai Ti, até modelos high end, como GS, Flightmaster e MM, sem contar os muito das antigas (6105 e Diver 7C43).

Meu Seestern 62MAS de menos de R$ 1.000,00 não deve nada aos intermediários, e entrega MUITO mais do que os modelos de entrada.

É simplesmente ridículo que a Seiko cobre o que cobra em um Seiko Monster, por exemplo. Esses chinesinhos comem esse relógio com farofa e não cobram a metade do preço!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51596 Online: 02 Fevereiro 2022 às 10:10:07 »
Ainda prefiro usar um Scuba Dude todo inhouse feito na Rússia com design original da década de 60 da Vostok com acabamento tosco e materiais rudimentares que parecem da época a usar uma peça que possa ser bem acabada mas que meramente copia por inteiro o design de outra.

Se ainda fosse, por exemplo, um flieger que é um design meio genérico.
Ou um diver que misturasse elementos de outras peças.

Mas uma peça que copia todos detalhes de outra simplesmente não consigo gostar, não importa preço ou acabamento.

Prefiro pagar mais barato num russo ou Gshock, ou mais caro num SEIKO msm desalinhado.





Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51597 Online: 02 Fevereiro 2022 às 10:23:00 »
Pois é, mas não estamos discutindo seu gosto e suas preferências. É que você "opinou" que os chineses não entregam a mesma qualidade, como se isso fosse uma questão de gosto, e não é, são fatos! É só pôr dois relógios na mesa e comparar... Seikão básico custa mais e entrega menos que os chinas, fato! Agora, se você ainda prefere o Seikão, belê, só não vai diminuir o china sob o aspecto técnico, que você estará errado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51598 Online: 02 Fevereiro 2022 às 10:34:50 »
Então vamos prosseguir nos aspectos técnicos

Vc acha que um Steeldive Tuna 300m entrega a mesma qualidade, durabilidade, segurança e resistência que um SEIKO Tuna 300m?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:Que relógio você está usando hoje?
« Resposta #51599 Online: 02 Fevereiro 2022 às 10:40:29 »
Ou um Mingzhou Sterile Dial entrega a msm qualidade que um Omega Planet Ocean?

Ou um Luwenor entrega o msm que um Panerai?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk