Aí não é réplica
É uma reedição feita pela própria marca ou uma reinterpretação.
Você está usando eufemismos para réplicas. Não precisa ficar com vergonha, pode usar a palavra "réplica" sim, sem que isso signifique necessariamente 'falsificação'. Até a Omega já a utilizou.
"Reedição" seria se a Seiko utilizasse o mesmo ferramental e as mesmas técnicas e os mesmos movimentos que utilizou nos Anos 60/70 para fazer hoje novos lotes de relógios. Ou seja, você estaria "editando" novamente o modelo, igual a Zenith fez quando relançou o El Primero em meados dos anos 80.
Como não é o caso, a Seiko apenas fez "réplicas" dos seus sucessos do passado. E nem se deu ao trabalho de fazer réplicas exatas, pois, como você sabe, por exemplo, o SLA017, que replicou o 62MAS, nem o mesmo diâmetro possui.
É lógico que uma réplica de um relógio Seiko fabricada pela própria Seiko é um negócio foda para os fãs da marca, mas têm designs que simplesmente não aprecio tanto assim, e nem marcas que sou tão fã assim, a ponto de me interessar em pagar pelo exemplar original (caríssimo) ou então pela réplica fabricada pela própria marca. O 62MAS mesmo é um exemplo disso. Acho o design meio 'meh', nota 6, e a réplica da Seiko, com 40 mm de diâmetro, não me agrada nem um pouco. Prefiro esse Seestern de 37 mm, que é o tamanho do 62MAS original.
Outra coisa: o desenho industrial desses relógios (Seiko 62MAS e Doxa 300T) caducou depois de 25 anos (tanto no Brasil quanto na Suíça quanto no Japão, pois todos seguem a Convenção de Berna), portanto, a réplica destes relógios feitas pela Seestern, San Martin ou quem quer que seja,
não são ilegais. Nem essa bandeira você pode levantar...
Se você quer manter seu preconceito, ou, eu diria,
soberba de achar que sua réplica da Seiko é melhor que outras réplicas só porque foi feita pela própria marca, tudo bem. Como você diz "cada um faz o que quiser". Mas acho importante dar uma estudadinha e ter uma opinião embasada, pra não ficar vomitando chavões do tipo "se é fabricado pela própria marca não é réplica, é reedição", pois isso é o que o Departamento de Marketing dessas marcas e os blogueirinhos pagos ficam te empurrando goela abaixo, na expectativa de que você aceite pagar USD 1.500 ou mais em um relógio que não entrega nada a mais, além da marca, do que o chinês de USD 150...
Abraços!