Novo calibre Seiko ?

  • 8 Respostas
  • 3681 Visualizações
*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Novo calibre Seiko ?
« Online: 16 Janeiro 2009 às 15:00:17 »

Em 2006 a Seiko apresentou o projeto de um novo calibre, o ND58

O grande diferencial é a altíssima frequência, 43.200bph

Não é Spring-Drive, é 100% mecânico.  :o

Este ano já saiu um boato que este calibre vai realmente ser lançado, na linha Credor.


Abraços,
Jose A.


*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #1 Online: 16 Janeiro 2009 às 15:47:38 »
Exatamente!

O problema:

Linha Credor rima com devedor...  ;D
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #2 Online: 16 Janeiro 2009 às 15:51:02 »
Zé, imagina a velocidade !!! ;)

Tô achando que o Cabelo, o balanço e a âncora vão ficar "em brasa"  :o ;D !

Brincadeiras a parte :D ...  esta altíssima frequência torna o calibre mais preciso ?  E o desgaste das pçs ... é maior ? Consequentemente o período de revisão deve ser menor ?
ou não precisamos nos preocupar pois a tecnologia de fabricação dos lubrificantes contempla este maior No. de bph's ?

Tô cheio de dúvidas !  ???

Meus amigos ... fvr clarear os horizontes deste leigo ! ;D

Obrigado e Abraços !
 


Marcos Lima

*

Enéias

Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #3 Online: 16 Janeiro 2009 às 15:55:12 »
Eu bem que gostaria de ver um estudo que demonstrasse custo x benfício no que tange à frequência.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #4 Online: 16 Janeiro 2009 às 17:06:41 »
Putz! 43.200 é muita fruta.
Estou ansioso por ver esse novo menino.

Incrível são as 360.000 :o desse concept da Tag Heuer. Incrível. Penso que terá 2 reservas de corda, para relógio e crono.


http://www.youtube.com/watch?v=LqtjFoKHUNc

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #5 Online: 16 Janeiro 2009 às 18:46:33 »
Salve! A freqüência alta em si não é novidade. Na década de 50 e 60 a Seiko participava de concursos de cronometria com movimentos de 6Hz, 7Hz e se não me angano até 8Hz (43.200, 50.400 e 57.600 bps, respectivamente). Eram de altíssima precisão obviamente, mas é mais ou menos como um motor de F1: alta performance, mas dura duas corridas.

O aumento da freqüência até esses níveis promove uma melhoria bastante considerável na precisão, não pela matemática do número de batidas por segundo, pois a diferença matemática de precisão é muito pequena entre um ou dois Hertz. Mas a freqüência assim alta dá muita estabilidade ao balanço, reduzindo drasticamente sua susceptibilidade à qualquer distúrbio, principalmente da ação da gravidade. Prova disso é que a marcha absoluta em uma posição não melhora, mas o "delta", ou seja, a variação entre posições, é incrivelmente melhorada.

A resposta para esse lançamento para mim é bem simples: a Seiko descobriu algum jeito de driblar o problema da durabilidade com uma freqüência assim alta. Pois esse é o único empecilho para isso. Até então, 36.000 bph já era considerada uma freqüência problemática e arriscada: poucos se atreveram a apostar nela. Mais que isso era impensável em um relógio de produção.

Uma coisa é certa: alguma nova tecnologia em termos de material e lubrificante está envolvida para permitir que isso seja colocado no mercado sem maiores dores de cabeça no que tange freqüência de manutenção e durabilidade. Se o relógio durar menos e precisar de mais manutenção, não vale a pena. Essa foi sempre a grande equação disso. Alguma coisa aí tem, e para variar, a Seiko está no meio. Nanotecnologia para superfícies super-lisas? Atrito mínimo? Que será? Estou muito curioso, vibrante e contente com essa novidade, e não surpreso por ser da Seiko.
A marca tem experiência de longa data na exploração de freqüências altas. Bravo!!  :D

PS: o sistema da Tag é bem diferente, pois não o sistema de 360.000 bph é apenas para o crono, e é uma máquina completa, com corda e escapamento, independente do resto do relógio que marca hora, minuto e segundo. A reserva de marcha é baixíssima (coisa de poucas horas) e é projetado apenas para ser usado eventualmente.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 16 Janeiro 2009 às 18:49:23 por Adriano »

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #6 Online: 16 Janeiro 2009 às 19:50:05 »
Adriano, obrigado por elucidar minhas dúvidas e assim como vc estou na expectativa !!

Grande Abraço !!

Salve! A freqüência alta em si não é novidade. Na década de 50 e 60 a Seiko participava de concursos de cronometria com movimentos de 6Hz, 7Hz e se não me angano até 8Hz (43.200, 50.400 e 57.600 bps, respectivamente). Eram de altíssima precisão obviamente, mas é mais ou menos como um motor de F1: alta performance, mas dura duas corridas.

O aumento da freqüência até esses níveis promove uma melhoria bastante considerável na precisão, não pela matemática do número de batidas por segundo, pois a diferença matemática de precisão é muito pequena entre um ou dois Hertz. Mas a freqüência assim alta dá muita estabilidade ao balanço, reduzindo drasticamente sua susceptibilidade à qualquer distúrbio, principalmente da ação da gravidade. Prova disso é que a marcha absoluta em uma posição não melhora, mas o "delta", ou seja, a variação entre posições, é incrivelmente melhorada.

A resposta para esse lançamento para mim é bem simples: a Seiko descobriu algum jeito de driblar o problema da durabilidade com uma freqüência assim alta. Pois esse é o único empecilho para isso. Até então, 36.000 bph já era considerada uma freqüência problemática e arriscada: poucos se atreveram a apostar nela. Mais que isso era impensável em um relógio de produção.

Uma coisa é certa: alguma nova tecnologia em termos de material e lubrificante está envolvida para permitir que isso seja colocado no mercado sem maiores dores de cabeça no que tange freqüência de manutenção e durabilidade. Se o relógio durar menos e precisar de mais manutenção, não vale a pena. Essa foi sempre a grande equação disso. Alguma coisa aí tem, e para variar, a Seiko está no meio. Nanotecnologia para superfícies super-lisas? Atrito mínimo? Que será? Estou muito curioso, vibrante e contente com essa novidade, e não surpreso por ser da Seiko.
A marca tem experiência de longa data na exploração de freqüências altas. Bravo!!  :D

PS: o sistema da Tag é bem diferente, pois não o sistema de 360.000 bph é apenas para o crono, e é uma máquina completa, com corda e escapamento, independente do resto do relógio que marca hora, minuto e segundo. A reserva de marcha é baixíssima (coisa de poucas horas) e é projetado apenas para ser usado eventualmente.

Abraços!

Adriano


Marcos Lima

*

Alberto Ferreira

Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #7 Online: 16 Janeiro 2009 às 19:52:29 »
Salve, amigos!

Lendo este comentário do amigo Adriano, também me veio à mente o mesmo ponto básico.

Eu também acredito que a Seiko só está entrando nessa baseada em algo realmente novo e capaz de aguentar as condições de trabalho, mas é aí é que eu gostaria de ressaltar o tal "ponto",...

É impressionante como uma empresa como a Seiko, que faz de tudo, esteja sempre (ou sempre esteve) envolvida em novidades, novos conceitos, etc.

Vamos aguardar!

Se a coisa não chegar por aqui, o que infelizmente é muito provável, pelo menos os membros da ASA terão mais um "ponto" para exercitar o seu amor e admiração, mesmo que platônicos.
 ;)  :D

Abraços a todos!

PS:
De vez em quando eu lembro de que não precisamos mais de tremas,...
Mas eu estou encarando essas mudanças na ortografia com a devida calma.
Afinal, nós temos tempo...
 :D

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Novo calibre Seiko ?
« Resposta #8 Online: 16 Janeiro 2009 às 21:18:51 »
A Seiko realmente detona.......  Também estou ansioso...

Wadley
Wadley