Menu principal

Relógios mecânicos x meio-ambiente

Iniciado por FALCO, 25 Setembro 2010 às 13:44:47

tópico anterior - próximo tópico

FALCO

Gravina, peço licença para iniciar esta conversa citando-o:

Citação de: Gravina online 23 Setembro 2010 às 08:30:14Seiko Qaurtz 1973.........alta precisão :-*, mas inimigo do meio ambiente :'(

Citação de: Gravina online 22 Setembro 2010 às 08:28:34
Citação de: igorschutz online 22 Setembro 2010 às 08:10:47Isso aí! Venha para o mundo de G-Shock!
O 1/2 ambiente chora :'( :'( :'( :'(

Muitas vezes vejo como defesa dos relógios mecânicos o fato deste não utilizar pilhas e, portanto, ser melhor para o meio ambiente.
Pessoalmente acho que um relógio mecânico é, usualmente, dezenas de vezes mais agressivo ao meio ambiente que um relógio quartzo equivalente.
Como vejo os materiais que ambos são construídos como igualmente recicláveis, sobra a forma de construção e o consumo de energia durante o uso. É aí que vejo o problema dos mecânicos, devido sua maior complexidade de construção acredito que o uso de energia neste processo seja dezenas de vezes maior que na construção do relógio a quartzo, e milhares de vezes maior que o custo de descarte correto da pilha.
Queria entender melhor isto.
Por exemplo, comprar um relógio na loja de fábrica, impedindo que este seja transportado (caminhões/aviões) seria uma economia de energia dezenas de vezes maior que as pilhas que por ventura este venha a utilizar.
Será?

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

shun

Não podemos esquecer de que algumas pilhas ainda usam 'metais pesados', que causam o fenômeno da magnificação trófica ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnifica%C3%A7%C3%A3o_tr%C3%B3fica ), muito prejudicial a todos, especialmente para os animais ( aí incluso nós, os seres humanos ) que se situam nos últimos níveis da cadeia alimentar.

Embora eu não possua dados estatísticos, acredito que um mecânico 'polua' menos do que um quartzo.

Abraços

Mario_Fpolis

Minhas considerações.

- Um automático é para vida toda, e não um item descartável. Portanto, um só seria suficiente. Se bem que o presente fórum é a prova viva do contrário.

- Os metais pesados dos quartz e o risco que isso representa já foram exemplarmente destacados pelo Shun.

- Um auto possui muito mais peças no seu mecanismo do que um quartzo.

- Não é normal ver um ajuntador ou colecionador de quartzos, mas de autos, nós somos bons exemplos...

- Os auto estão normalmente associados com luxo e alto luxo, que exploram propaganda, marketing, altos catálogos, patrocinam esportes a motor... Fora o tamanho das caixas, dos manuais de garantia, dos certificados e tudo o mais. Os quartz vêm até em singelos blisters.

- Há uma indústria de óleos para os mecanismos automáticos. Por mais que vá gotas para lubrificação, um ml de óleo prejudica 250 ml de água, segundo alguns sítios pesquisados no google (tá, isso foi forçado).

- Hoje em dia é possível descartar lixo doméstico com Pb, Ba e Sr em diversos locais de coleta. As empresas que trabalham com tais produtos são obrigadas por lei a promover o correto descarte.

Assim, na minha módica opinião, se consideramos não só os relógios, mas tudo que há por trás de cada mercado, eles se equivalem.

Ah, e se nós passarmos a nos preocupar demais com meio ambiente, teríamos de virar vegetarianos, pois os puns e arrotos dos bovinos de corte produzem uma quantidade estratosférica ;D de metano.

Gente, é meio blague e meio sério, tá!? 8)

Abraços do Mário.
Amplexos do Mário

Gravina

Citação de: broker online 25 Setembro 2010 às 13:44:47
Gravina, peço licença para iniciar esta conversa citando-o:

Citação de: Gravina online 23 Setembro 2010 às 08:30:14Seiko Qaurtz 1973.........alta precisão :-*, mas inimigo do meio ambiente :'(

Citação de: Gravina online 22 Setembro 2010 às 08:28:34
Citação de: igorschutz online 22 Setembro 2010 às 08:10:47Isso aí! Venha para o mundo de G-Shock!
O 1/2 ambiente chora :'( :'( :'( :'(

Grande Fernando,

É uma honra

Pois é.........ótimo tópico!
Com certeza daria uma ótima dissertação de mestrado este tema, quiçá uma tese de doutorado!
Confesso-lhe que a minha visão simplista sobre os quartz, e as suas baterias não são suficientes para opinar de forma ampla, e embasada sobre este tema.
Requer muita pesquisa..............antes disso, escolher a melhor metodologia.
Mais um tema que vai para a minha aposentadoria que está próxima :-*................os meus amigos terão que me esperar para jogar xadrez na praça do bairro...........tenho muita coisa ainda para estudar, antes de coçar.

Um abração

Gravina

Mac1969

Pessoas,

Esta é uma discussão sem fim, igual ao cafézinho no escritório servido em copinho de plástico descartável X xicara de louça (demanda detergente e agua para lavar).

Mas se querem um relógio ecologicamente correto....

Só conheço este.. ;D ;D ;D ;D.

[ ] ´s..
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Gravina

Citação de: Mario_Fpolis online 25 Setembro 2010 às 14:59:33
Minhas considerações.

-Ah, e se nós passarmos a nos preocupar demais com meio ambiente, teríamos de virar vegetarianos, pois os puns e peidos dos bovinos de corte produzem uma quantidade estratosférica ;D de metano.

Abraços do Mário.

;D

Demais não, desesperadamente...................isso se já não for tarde!!..................estamos meio que garantidos, mas os próximos...........nem terão onde flatular

Abs

Gravina

Mario_Fpolis

E o Mestre Gravina, me citando, impede de consertar gravoso erro cometido - o correto seria arrotos e puns dos bovinos, e não repisar puns e peidos...

Fiquei parecendo o ícone Vicente Mateus agora....

- Dr Vicente, o que é isso?

Ah, isso é um tersol no olho.

- Mas, Dr. Vicente, tersol no olho é pleonasmo....

Mais tarde outro pergunta o que é aquilo. E ele:

- Já não sei mais, uns dizem ser tersol, outros pleonasmo....

____

Mac, essa questão/paradigma dos copos plásticos x de louça é verdade, é a prova de que as coisas não são tão simples.

Outro exemplo: Já velejei, e adoro vela. A Rolex patrocina o International Rolex Regatta, nada mais ecológico, certo?  E as MILHARES de embarcações a motor que acompanham as provas, e os três ou quatro helicópteros que filmam as provas, são movidos a quê?

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Mario_Fpolis

Mestre,

Estou tentando achar uma piada do Jô (quando ele ainda tinha graça) sobre a pumsfera.

Se alguém for melhor de google que eu, por favor, me ajude!!!

Abraços desesperados - e sem apertar, senão peido, do Mário
Amplexos do Mário

FALCO

Se ainda for possível levar este assunto à sério,

Citação de: shun online 25 Setembro 2010 às 13:59:52Não podemos esquecer de que algumas pilhas ainda usam 'metais pesados', que causam o fenômeno da magnificação trófica...
Eu acho que não devemos levar este fenômeno em consideração, não são as pilhas que causam este fenômeno, é o descarte errado que o causa. Não acho que um produto possa ser julgado pela possibilidade de ser descartado erradamente, atualmente esta atitude é uma ignorância inaceitável.
Muitos consideram a energia nuclear - que é uma das mais ecológicas possíveis - um absurdo, por pura ignorância na forma de sua geração e descarte comparados com as outras.

Achei interessante a afirmação do colega Mario_Fpolis (precisei garimpar) sobre as embalagens, não vejo sentido em vender um produto que ocupa 10~15cm3 no máximo em uma embalagem muito maior que isto, documentação então, pior ainda, esteja esta disponível de forma eletrônica e basta, aqui sei, sou minoria.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Mario_Fpolis

Broker,

Meu caro, desculpe se escrevi muita besteira, é o meu jeito mesmo, mas tenha certeza que levo o assunto a sério sim.

Tanto que a questão do descarte também foi tratada no meu post, mas entendo que realmente é difícil garimpar algo no meio de tanta coisa.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

Salve!

Amigos,
Se me permitem, eu vou tentar acrescentar os meus "dez centavos" também...

Eu vejo com clareza o ponto que o Fernando coloca.
E, sem críticas e nem reparos às "defesas" aqui feitas dos relógios não "alimentados" pela energia das (malfadadas) baterias.

O "ponto", na minha opinião, está mesmo na reciclagem.
Ou, melhor dizendo, no fato de não fazermos a reciclagem de forma inteligente, objetiva e sustentável.

Eu vou tentar ilustrar o meu pensamento.

As garrafas de PET (politereftalato de etileno) foram criadas para serem recicladas (praticamente em 100%).

Mas,...
Quando estão limpas e são recolhidas em condições adequadas.
Se forem jogadas nos rios, e contrariamente ao nosso discurso míope, de que a culpa é apenas do "povão mal educado", elas serão 100% poluentes.

No caso, a culpa maior é dos produtores que usam este tipo de embalagem, sem dar a mínima, sem sentir a menor "responsabilidade" com relação ao problema gerado por um produto que lhes reduz os custos (transporte de retorno à fábrica, lavagem de vasilhames, etc), mas que aumenta os custos para todos, considerado o planeta como um todo.

Culpa também das autoridades, que não estabelecem limites rígidos para que a "reciclagem daquelas embalagens seja feita de forma simples efetiva e eficaz. Como, aliás, ocorre nos paises mais "civilizados".

Vá tentar jogar uma garrafa PET em um rio daqueles países e veja o que lhe acontece.
Por outro lado, lá mesmo nos pontos de venda - nos supermercados e afins, estão as máquinas em que se recolhe, lava, pica e embala o tal (valioso) PET.

Com as (mal resolvidas) pilhas, a questão é a mesma.

Desculpem o "discurso", mas eu sou meio "paladino" desta causa (ainda inglória) da reciclagem responsável.

E, caros amigos, este ainda é o único planeta que nós temos!

Um abraço a todos!
Alberto

shun

Exatamente gente..

Talvez um Quartzo possa ser mais ambientalmente amigável, porém no estado atual da consciência moral de todos: cidadãos, governantes e empresários, o dano causado pela ( quase inexistente ) reciclagem, tornam o mecânico menos poluente..( de novo, minha opinião )

Em um lugar onde as leis ambientais sejam realmente respeitadas e acatadas, aí sim teríamos uma disputa boa para saber quem polui mais.

Um abraço!

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Setembro 2010 às 20:46:50
Ou, melhor dizendo, no fato de não fazermos a reciclagem de forma inteligente, objetiva e sustentável.

Com as (mal resolvidas) pilhas, a questão é a mesma.

E, caros amigos, este ainda é o único planeta que nós temos!

Alberto

Quoto!!! ;).em tudo, mas aí o principal.
Abs

Gravina

hessel

Citação de: Gravina online 25 Setembro 2010 às 15:47:33
;D

Demais não, desesperadamente...................isso se já não for tarde!!..................estamos meio que garantidos, mas os próximos...........nem terão onde flatular

Abs

Gravina

Mestre:

Este seu foi muito fraco...

Este outro está contribuindo para a redução da camada de Ozônio...

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

Mario_Fpolis

Aqui em Floripa há um projeto piloto no bairro de Coqueiros de troca dos resíduos - e não lixo, viu?! - por pontos que, acumulados, dão direito a camisas, bolas e outros produtos.

O que mais pontua é o óleo de cozinha, para que se perca o tristíssimo hábito de "dar descarga" na sobra da frigideira, contaminando milhões de litros de água....

O descarte responsável e a reciclagem fazem um papel importante, mas o mais importante é repensar os hábitos de consumo mesmo...

Um vídeo que acho que todos deveriam ver....

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

http://www.youtube.com/watch?v=Za1OtfCAZII&feature=related

PS - Broker, tá melhor assim?  ;D
Amplexos do Mário

Gravina

Citação de: Mario_Fpolis online 25 Setembro 2010 às 21:25:12
Aqui em Floripa há um projeto piloto no bairro de Coqueiros de troca dos resíduos - e não lixo, viu?! - por pontos que, acumulados, dão direito a camisas, bolas e outros produtos.

O que mais pontua é o óleo de cozinha, para que se perca o tristíssimo hábito de "dar descarga" na sobra da frigideira, contaminando milhões de litros de água....

O descarte responsável e a reciclagem fazem um papel importante, mas o mais importante é repensar os hábitos de consumo mesmo...

Um vídeo que acho que todos deveriam ver....

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

http://www.youtube.com/watch?v=Za1OtfCAZII&feature=related

PS - Broker, tá melhor assim?  ;D

Legal Mario!!!

:-* :-* :-*

Grato por compartilhar!

Abs

Gravina

Mario_Fpolis

Mestre!!!, que é isso!!!! Cadê o avatar de reverência quando se precisa dele???

Ganhei meu dia!!!

Boa noite a todos!!!

Amplexos do Mário

Gravina

Citação de: Mario_Fpolis online 25 Setembro 2010 às 21:47:37
Mestre!!!, que é isso!!!! Cadê o avatar de reverência quando se precisa dele???

Ganhei meu dia!!!

Boa noite a todos!!!

Abs

Gravina

amadeu

minha esposa eh professora de ecologia aqui na usp
fiz a indagaçao a ela
ela respondeu.

po ateh na minha area vc vai discutir sobre relogio  :o :o :o

enfiei o rabo entre as pernas e achei melhor nao ir mais longe.  ::) ::) ::) ::)

mas falando serio. eu diria, sem sombra de duvidas que o mecanico eh o ecologicamente correto
usa uma fonte de energia barata e renovavel. sua vida util eh monstruosamente maior,
o que eh ecologicamente incorrreto eh o que se usa de energia para se fazer a  propaganda para se exaltar esta ou aquela marca. isso sim eh um desperdicio de energia.......................................

abs.

amadeu.
ps. depois, numa outra hora mais propicia pergunto de novo  ;D ;D ;D ;D

JeanFabricio

Colegas,

Eu aprendi com minha esposa a separar material reciclável do material orgânico e do lixo comum.
Nós temos nossa parcela de contribuição nesse processo, não só com o ambiente, mas também com a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis.
Também temos nossa quantidade de plantas em casa.

Gosto dos relógios mecânicos por vários motivos, sendo um deles a não agressão (pós-produção) ao ambiente.
Em outro tópico eu escrevi algo parecido com o que escreverei abaixo.

Uma bateria mediana tem vida útil de 3 anos.
Um homem adulto tem vida útil de uns 60, 70 anos (contando a partir dos 18).
Se ele tiver um único relógio na vida, a bateria, terá consumido 20 baterias durante sua vida.
20 baterias significam um vidro de maionese Helmann's 500 g com o fundo dele coberto, mais ou menos.
Se o tal homem tiver 10 relógios, seriam 200 baterias.
Quantos relógios seriam necessários para ele encher o vidro de maionese durante a vida toda?

Meu ponto é o seguinte: enquanto não houver uma boa política de logística reversa pós-vida útil, a gente pode guardar as baterias até que a solução adequada chegue... não é?

Mecânicos têm seu charme, mas não são uns relógios a pilha que acabarão com o mundo se usarmos o bom  senso.