Menu principal

Quais as manufaturas próprias?

Iniciado por Farias, 28 Setembro 2010 às 12:00:50

tópico anterior - próximo tópico

Farias

Tudo bem amigos.!?  ;)

Apesar de algum tempo sumido dos posts, mas estou de volta com a carga toda, tal qual um eco-drive sobe o sol aqui de Belém..hehehe ;D ;D

Bem pessoal, lendo uma entrevista com o sócio fundador do Swatch Group na edição deste mês da revista pulso, inclusive uma interessante entrevista sobre o fim do fornecimento dos mecânismos ETA e seus componentes para outras marcas fora do grupo, me trouxe um questionamento.

Quais as marcas que produzem seus próprios movimentos? e mais ainda quais possuem uma produção totalmente verticalizada, produzindo 100% dos componentes de seus relógios?

Grato amigos!

Alberto Ferreira

Salve!

Talvez "abrindo" um pouco o conceito de "verticalização total", que pode ser entendido por alguns de forma diversa,...  ::)

E,...
Como eu não sei a resposta completa, eu proponho que nós passemos a indicar aquelas que nós acreditamos estarem enquadradas no sentido da sua pergunta.

Sendo assim, eu vou tentar começar...

- Seiko.

Um abraço a todos!
Alberto

melao

helio

Fa

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

igorschutz

Há uma grande distância entre "ter capacidade de produzir" e efetivamente produzir tudo em casa.
A Lange, por exemplo, é capaz de produzir molas de balanço inhouse, porém não o faz para todos os seus modelos, adquirindo molas de fora também.

Outra coisa: qual a abrangência de "produzindo 100% dos componentes de seus relógios"? Rubis, parafusos, molas de corda, fechos e vidros entram nessa conta? Se for, poucas marcas produzem isso em casa...
Não é típico da indústria relojoeira suíça produzir tudo sob o mesmo teto.

Um abraço,

Igor

P.S.: Só para não passar em branco: Citizen
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Farias

Desculpem se minha pergunta foi muito abrangente. Vou fechar um pouco mais.
Quem fabrica seus próprios moviementos?

A Mont Blanc se não me engano passou a fabricar os seus.

Desotti

dekkardnexus5

Alberto Ferreira

Citação de: dekkardnexus5 online 28 Setembro 2010 às 19:51:55
Orient  ;D

Eu creio que um pouco menos, Dekka...
Um pouco menos...  ;)

Alguns movimentos são originários da Seiko.

Abraços,
Alberto

HumbertoReis

A pergunta me dá margem para questionar o caso da Ulysse Nardin. Sou fã da marca, já comentei outras vezes, mas me incomoda o fato de ver os 'modelos de entrada' com movimentos comuns. Os modelos 'básicos', como o MaxiMarine, trazem um movimento ETA, como tantos outros o fazem.

UN MaxiMarine

E quando falamos dos fabulosos modelos Freak, Moonstruck e Planetarium, todos acima dos 100.000 dólares e com design e complicações incomuns na arte horológica?

Freak Blue Phantom

Moonstruck

Planetarium Copernicus

aguiar

Audemars Piguet.

Adriano

Não creio haver um nível de verticalização maior que o da Seiko. Até vidros, rubis, borrachas e lubrificantes são da Seiko. E não são apenas fábricas do mesmo grupo, mas fábricas com o nome Seiko mesmo.

Abraços!

Adriano

HumbertoReis

Citação de: Adriano online 28 Setembro 2010 às 21:51:57
Não creio haver um nível de verticalização maior que o da Seiko. Até vidros, rubis, borrachas e lubrificantes são da Seiko. E não são apenas fábricas do mesmo grupo, mas fábricas com o nome Seiko mesmo.

Abraços!

Adriano

É mesmo? Independência plena? Puxa vida...

Nesse sentido a Rolex também possui méritos, não é?

Voltando à UN, que possui produtos de alta horologia, mas que também tenta atingir um mercado mais basicão (bom, 7 mil dólares para quem produz relógios de 100 a 200 mil é básico.)... Como os amigos observam (apoiam, condenam) essa prática?

dekkardnexus5

Olá Alberto,
Sei que a Orient utiliza Miyota em alguns quartz, mas no caso dos movimentos Seiko, esses seriam utilizados nos relógios mecânicos?
Abs

P.S.:
Encontrei uma lista no Forum Watchuseek:
http://forums.watchuseek.com/f2/what-watch-companies-still-make-their-own-movements-122395.html

A. Lange & Söhne
Audemars Piguet
Ball Watch Co+ (ETA)
Blancpain
Breguet
Breitling+ (ETA)
Chopard* (ETA)
Citizen/Miyota
Eterna (3030, new)
Frederique Constant*
Glashütte Original
Girard Perregaux
Grovana Revue Thommen
H. Moser & Cie (HMC 321.503)
IWC* (ETA)
Jaeger-LeCoultre
Longines+ (ETA)
Nomos (Tangomat, cal. ZETA)
Omega+ (ETA)
Orient
Panerai* (P.2002, ETA, JLC)
Patek Philippe
Poljot+ (ETA)
Prim
RGM
Rolex
SeaGull
Seiko
Ulysse Nardi+ (ETA)
Vacheron & Constantin
Vostok
Vulcain
Wempe
Zenith

* : some movements are made in-house.
+ : all movements are outsourced (e.g. ETA) but some are modified in-house
_ : those not marked either make all of their own movements or outsource a minorit

Alberto Ferreira

Citação de: dekkardnexus5 online 28 Setembro 2010 às 22:29:57
...
... no caso dos movimentos Seiko, esses seriam utilizados nos relógios mecânicos?
...

Salve!

Sim, em alguns movimentos mecânicos.
E em seus componentes também.
Veja, por exemplo, um caso bem claro, os ponteiros que equipam o RM2 (ou o seu modelo originário da Orient) e o Monster da Seiko.

...

Embora oficialmente a informação não seja explicitada pelas empresas, há também exemplos de movimentos "compartilhados", ou com o mesmo ébauche.
Por exemplo...

...
Respectivamente, Orient 46940 e Seiko 7009

Abraços,
Alberto

dekkardnexus5

HumbertoReis

Citação de: dekkardnexus5 online 28 Setembro 2010 às 22:29:57

...

P.S.:
Encontrei uma lista no Forum Watchuseek:
http://forums.watchuseek.com/f2/what-watch-companies-still-make-their-own-movements-122395.html

Ball Watch Co+ (ETA)
Breitling+ (ETA)
Chopard* (ETA)
Frederique Constant*
IWC* (ETA)
Longines+ (ETA)
Nomos (Tangomat, cal. ZETA)
Omega+ (ETA)
Panerai* (P.2002, ETA, JLC)
Poljot+ (ETA)
Ulysse Nardin+ (ETA)

* : some movements are made in-house.
+ : all movements are outsourced (e.g. ETA) but some are modified in-house
_ : those not marked either make all of their own movements or outsource a minorit

Então mesmo para os modelos 'planetários' a UN parte de um ETA? Sendo assim, vejo que a filosofia da empresa é focar no diferencial sobre o básico.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Apenas relembrando, posto que o assunto já foi aqui colocado por diversas vezes e por diversos colegas.

- Historicamente, a chamada "verticalização" da produção nunca foi a prática mais adotada pelas manufaturas suíças.
Na verdade sempre foi o contrário.

- O conceito de "in house", nos dias de hoje, não tem mais o "peso" que pode ter tido antes para alguns.
Ou, talvez em outras palavras, tal "conceito" não deve ser usado como parâmetro prioritário (ou absoluto) de "qualidade" ou de "capacidade horológica" de uma dada marca.

Abraços a todos,
Alberto

HumbertoReis

Sim, por vezes esquecemos que qualidade não se relaciona diretamente à verticalização.

As montadoras de automóveis praticam desde sempre a montagem de produtos vindos de diversos fabricantes e nem por isso são condenadas por tal prática. No final, vale o todo, que leva a marca de onde foi realizada a construção e montagem das diferentes peças.