Menu principal

Catraca Seiko 6309

Iniciado por Clélio, 21 Janeiro 2009 às 17:05:05

tópico anterior - próximo tópico

Clélio

Amigos,

Hoje resolvi usar o meu Seiko 6390-7290 que estava a tempos na caixa e aconteceu um coisa estranha, a catraca a principio estava emperrada e agora esta girando mas sem o click caracteristicos  :-\.
   O que pode ter acontecido ? Seria falta de lubrificação ( se é que se lubrifica esta peça ) ou isso é comum do modelo ?

Abs a todos

Malima

Clélio, se não me engano, o bezel dos divers Seiko tem uma espécie de mola em formato de arco que fica por baixo do bezel.

Uma de suas pontas fica travada em um furo na caixa e a outra ponta fica travada num "dentilhado" que fica por dentro e por baixo do bezel !

Esta mola faz com que o bezel seja unidirecional, que se mova de obedecendo sua escala minuteira e com aquela click característico ! ;)

Creio eu que pode ter ocorrido dois problemas, não necessáriamente ao mesmo tempo:

1) A mola destravou e o bezel corre solto sobre a caixa;

2) A mola quebrou ... espero que não seja isso ! ;)

Estou me baseando no que vc relatou mas para termos certeza absoluta o ideal é que vc leve ao relojoeiro de sua confiança, peça para ele soltar o bezel
e verificar o que realmente houve ! ;)

Boa Sorte !

Abraço !

Marcos Lima

zE_

No caso do 6309, é uma pequena esfera em metal que fica entre a caixa e  bezel que faz os "clicks".

Esta esfera as vezes solta do local correto e fica presa entre a caixa e o bezel.
Por isso que o bezel as vezes fica preso ou não faz mais os "clicks".

Geralmente é só a esfera que sai.  Isso é fácil de resolver:

Compre uma caneta BIC com ponta 1.0

Utilize um alicate pequeno e aperte delicadamente a ponta da caneta, até a esfera cair.
É só ter cuidado que a esfera sai, é fácil.

Remova o bezel. Use uma faca de churrasco. Com cuidado pra não arranhar a caixa.

E coloque a esfera da caneta no único buraco que vai existir na caixa, embaixo do bezel.

Neste buraco deve ter uma mola.

Caso não tenha mais a mola, use a mola de pino de relógio.

Aí vai dar um pouco mais de trabalho, pois tem que ser na tentativa e erro até cortar a mola no tamanho correto.

Antes de colocar o bezel no lugar, limpe e lubrifique tudo com graxa de silicone.

Abraços,
Jose A.

Octávio Augusto

Estas esferas também são vistas nos antigos Seamaster.
Aqui vai uma seguencia de fotos de época em que coloquei esferas de BIC no meu Seamaster:

O material:

O processo é simples, basta apertar o bico da caneta com a parte cortante do alicate. Elas não constumam salta, visto que a tinta "gruda" um pouco, mas não é bom arriscar:

A limpeza das esferas é importante. Utilizei benzina para tal:

Na caixa do relógio há o local certo para acomodá-las. Geralmente são 3 locais:

No mais é seguir certinho o que o amigo zE comentou.

Grande abraço
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns aos amigos que ajudaram com as práticas "dicas".
Valeu!

Mas,...
A ASA recomenda e lembra,...

Ainda bem que é um Seiko,...
...ou Omega, vai!
8)

Talvez, se o problema fosse em algumas outras marcas,...  ::)

... a tal esferinha tivesse que ser "transplantada", no mínimo,  de uma destas,

;)

;D  ;D  ;D

Um grande abraço a todos!
8)

Clélio

Vixe.. estes caras são bons mesmo... Eu vou tentar seguindo as dicas dos amigos, vamos ver quantas bics eu destruo  ;D Agora se tiver que fazer o transplante de molas .... vai ser traumatico :(

O Alberto, esta caneta que vc postou só é recomendada para o Rolex...

Aproveitando, este me Seiko tem o bezel preto e eu estava pensando em trocar por um vermelho e azul ( pespi) e colocar o preto num 6306 que esta meio cansado, pergunta é possivel retirar a escala sem danifica-la ??

Abs

Malima

Clélio, desculpe !

Eu crente que tava ajudando e só falei besteira  ;D ;D !

Agradeço aos amigos pela aula ... realmente incrível !

Grande Abraço e Obrigado !

Marcos Lima

zE_

Sim, é possível tirar a escala antiga sem danificar.

Basta muita calma e uma chava de fenda bem pequena e afiada.

Deixo em agua morna pra amolecer o adesivo do bezel antigo.  

Mas não sei se é a maneira correta e mais fácil.  :)

Abraços,
Jose A.

*** Dos Seiko novos, o único que ainda adota este sistema de esfera é o SKX031.
      Mas não funciona tão bem quanto nos Seiko antigos.

Clélio

Marcos, é claro que ajudou, o fato de se preocupar em responder já é de grande valia.

A titulo de curiosidade eu tenho dois modelos que não adotam o sistema de "bolinha" um deles é este:

Trata-se de um Seiko de mergulho bem pequeno ( uns 30mm) ele tem na catraca um sistema que parace um borracha bem incomodo

E o outro é este:

É o 6105, nele a catraca gira "solta" como nos Sicura.

Mais uma vez obrigado a todos

Malima

Citação de: Clélio online 21 Janeiro 2009 às 20:09:54

Marcos, é claro que ajudou, o fato de se preocupar em responder já é de grande valia.

Mais uma vez obrigado a todos

Clélio, valeu ... Abraços e Boa Sorte !! :D ;)

Marcos Lima