30T2 - Balanço com problemas

  • 21 Respostas
  • 9900 Visualizações
*

Offline Limão

  • ***
  • 124
    • Ver perfil
30T2 - Balanço com problemas
« Online: 09 Outubro 2010 às 20:28:39 »
Olá amigos,

Adquiri a algum tempo um 30t2, mas estava sem tempo de levá-lo ao relojoeiro. Ontem consegui fazê-lo e o mesmo ao examiná-lo inicialmente elogiou-o, mas posteriormente me deu uma notícia que me deixou, pode-se dizer triste, pois falou-me que o balanço estava, nas palavras dele, torto e descentrado. O relógio adianta diariamente cerca de 5 minutos. Ele disse que a única solução seria a troca do balaço, cujo custo da peça fora mão de obra é cerca de R$ 200,00. Questionei-o se não era possível fazer algo que não necessitasse da troca do balanço ele ficou com o relógio para averiguar, pois até poderia tentar algo, mas melhoraria uns 50%.
Será que é possível o reparo sem a troca do balanço?
O custo de um "novo" balanço é realmente algo próximo de R$ 200,00?


Abraços,


*

Alberto Ferreira

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #1 Online: 09 Outubro 2010 às 21:24:05 »
Salve!

Caro Limão,
Se falando "às cegas" ou, melhor dizendo, se "palpitando" sem ver a peça...
Talvez nós pudéssemos dizer, ou questionar, algumas coisas...

O que seria "torto e descentrado"?
O que exatamente está torto e o que exatamente está descentrado?  ::)

O diagnóstico teria que ser mais claro, não?

O que pode “entortar” em um balanço?
Possivelmente o seu eixo...
Mas "entortou" mesmo, ou quebrou a ponta? Devido a um impacto, por exemplo.

O que pode "descentrar" em um balanço?
A espiral?
Mas ela teria "descentrado" sozinha?
Talvez não...
Foi deformada pela ação de algum "inabilitado"?

Pois é...
Faça essas perguntas e, dependendo das respostas, pode até ser que o balanço não precise ser trocado...

Eixos podem ser cravados e o balanço ficar 100%, e não 50.
Espirais, a depender da deformação, podem ser recuperadas...
Ou trocadas.

Mas,...
Se tudo isso valerá a pena ou não,...
Aí já é uma outra história.
Comece pela confiança no profissional.

Eu espero que os meus comentários possam lhe ser úteis de alguma forma.
Um abraço,
Alberto
« Última modificação: 09 Outubro 2010 às 22:58:26 por Alberto Ferreira »

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #2 Online: 10 Outubro 2010 às 01:01:17 »
Querido amigo Alberto - já descobriste o sexo dos anjos ? ???
Eu também não, mas ... estou em via disso.
Hoje, como mero observador das coisas do mundo, depreendo a resposta do que deve ser o "xis" do tal "pobrema".
Vale ou não vale o remendo ? ::)
Bem, como bem diz o amigo, nas entrelinhas, às vezes o defunto vale menos do que as velas.
In casu, acho que mais vale o  Limão descartar o tal do 30t2 (que aqui pra nós é um  "movimentozim" de merda,  ;D  ) e que vale o tanto quanto os velhos Cyma ou Enicar, quiçá menos.
Lasque-se o  tal Mercado Livre, mas esse movimento, confiável, velho, testado, e que funciona muito bem (reconheço e atesto !), é apenas mais um dos vários da indústria relojoeira antiga, e que agora, sem muitos motivos, virou vedete, parecendo cantora baiana em época de carnaval na tal "Rede Record",  .
Entretanto,  como milhares desses movimentos que foram fabricados, é só um "Seikão" à moda antiga.  Só !!! ;D
Uma vez na vida tive a audácia (ou ignorância, é mais certo) de me referir à Seiko/Orient como  "coisa ruim".
Fui enquadrado, e reconheço, errei mesmo  !
Mas lanço um desafio:  alguém no mundo com mais de dois (2, viu ?)  neurônios acha que esse movimento vale ou funciona melhor  do que os tais 61xx/70xx (  http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html  )  da Seiko ?
Que se dêem vivas às coisas antigas, testemunhas do tempo, quando a inocência e simplicidade  eram  atributos do melhor.
Mas endeusar o simples, tal "isso", é despropositadamente  o cantar de loas ao lindíssimo Rio de Janeiro (obra exclusiva do Criador), e não lembrar de São Paulo, edificada de forma magnífica pelo homem, sob inspiração de Deus, claro.
Mais além, é esquecer  de lembrar da minha bela Fortaleza, que nunca teve um mar tão bonito quanto o da Bahia, mas que em compensação, foi cantado pelo imenso José de Alencar, coisa que lá não ocorreu.
Sob esse "pálio", ouso dizer - Limão, duzentos contos é muito caro pra consertar seu relógio ! Pague R$100,00.  ;)
E  se o seu relojoerio vier de "revestrezo", diga pra ele que esses balanços são antigos , portanto, troca nesses casos, querem dizeer , na verdade, "reparo de coisa velha", bem ou mal feito, saliente-se. :)
Abraços, e por favor, desculpe a ousadia da resposta desse matuto (quase) velho, que às vezes relincha quando devia calar.  ;)
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline Limão

  • ***
  • 124
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #3 Online: 10 Outubro 2010 às 12:44:35 »
Amigo Fa o importante é a sinceridade. Agradeço os comentários.
Amigo Alberto, vou especular com mais detalhes o que é o real o problema.

Abraços,

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #4 Online: 10 Outubro 2010 às 14:33:42 »
Concordo com o Fa, ja fiz a besteira de mandar consertar um Orient que valia no maximo R$100,00 e gastei R$120,00 no conserto, nunca mais, a menos que o relogio tenha um valor sentimental.  Um valor que estipulei para gastra em um conserto e de no maximo 20% do valor.



Querido amigo Alberto - já descobriste o sexo dos anjos ? ???
Eu também não, mas ... estou em via disso.
Hoje, como mero observador das coisas do mundo, depreendo a resposta do que deve ser o "xis" do tal "pobrema".
Vale ou não vale o remendo ? ::)
Bem, como bem diz o amigo, nas entrelinhas, às vezes o defunto vale menos do que as velas.
In casu, acho que mais vale o  Limão descartar o tal do 30t2 (que aqui pra nós é um  "movimentozim" de merda,  ;D  ) e que vale o tanto quanto os velhos Cyma ou Enicar, quiçá menos.
Lasque-se o  tal Mercado Livre, mas esse movimento, confiável, velho, testado, e que funciona muito bem (reconheço e atesto !), é apenas mais um dos vários da indústria relojoeira antiga, e que agora, sem muitos motivos, virou vedete, parecendo cantora baiana em época de carnaval na tal "Rede Record",  .
Entretanto,  como milhares desses movimentos que foram fabricados, é só um "Seikão" à moda antiga.  Só !!! ;D
Uma vez na vida tive a audácia (ou ignorância, é mais certo) de me referir à Seiko/Orient como  "coisa ruim".
Fui enquadrado, e reconheço, errei mesmo  !
Mas lanço um desafio:  alguém no mundo com mais de dois (2, viu ?)  neurônios acha que esse movimento vale ou funciona melhor  do que os tais 61xx/70xx (  http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html  )  da Seiko ?
Que se dêem vivas às coisas antigas, testemunhas do tempo, quando a inocência e simplicidade  eram  atributos do melhor.
Mas endeusar o simples, tal "isso", é despropositadamente  o cantar de loas ao lindíssimo Rio de Janeiro (obra exclusiva do Criador), e não lembrar de São Paulo, edificada de forma magnífica pelo homem, sob inspiração de Deus, claro.
Mais além, é esquecer  de lembrar da minha bela Fortaleza, que nunca teve um mar tão bonito quanto o da Bahia, mas que em compensação, foi cantado pelo imenso José de Alencar, coisa que lá não ocorreu.
Sob esse "pálio", ouso dizer - Limão, duzentos contos é muito caro pra consertar seu relógio ! Pague R$100,00.  ;)
E  se o seu relojoerio vier de "revestrezo", diga pra ele que esses balanços são antigos , portanto, troca nesses casos, querem dizeer , na verdade, "reparo de coisa velha", bem ou mal feito, saliente-se. :)
Abraços, e por favor, desculpe a ousadia da resposta desse matuto (quase) velho, que às vezes relincha quando devia calar.  ;)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #5 Online: 10 Outubro 2010 às 16:37:01 »
Quando comprei o meu KD por 90 mangos, gastei mais 50 mangos na revisão geral e, me deram 6 meses de garantia.
  E semana passada fui trocar a bateria um Skydiver na mesma relojoaria (de confiança) me deram 1 ano de garantia!!
Estranho, não ??

Na relojoaria anterior cujo o dono fazia serviços para o meu pai desde que eu tinha uns 13 anos de idade (hoje 27), ele disse que o mecanismo estava ido para a "vala", isso a uns 8 meses atrás, e nessa relojoaria onde passou o KD, o relojoeiro falou que a bateria dele deveria estar á um bom tempo no estoque, ou seja bateria "NOS" rsrsrs. o relógio vivia atrasando o analógico, começou no mesmo dia da troca da bateria, ja que o mesmo é anadigital.

Até hoje o relógio não atrasou 1 segundo se quer em relação ao digital.

Está ficando difícil ter relójoeiros de confiança.

Leve em 2 ou mais relojoeiros para se chegar á um conclusão do problema!!

Espero ver o seu 30T2 tinido!!
« Última modificação: 10 Outubro 2010 às 16:39:58 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #6 Online: 10 Outubro 2010 às 20:21:01 »
Olá amigos...
Um Omega 30, seja ele de que modelo for, merece "um trato"...  ;)   ;)   ;)
A última vez que adquiri um balanço Omega 30, me custou R$100,00 (balanço completo)... isso mais ou menos 2 anos...
Mas uma coisa, no meu modo de ver, tem que ser vista, aos moldes do que foi dito acima... o que está acontecendo com o balanço de seu relógio? Pergunto, pois se for somente um problema no cabelo, poderá ser comprada essa peça somente, por um preço menor... já um balanço isolado, pelo que tenho visto, será difícil, sendo necessária a compra de um "completo"!!!
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #7 Online: 13 Outubro 2010 às 14:31:48 »
Caros Amigos , e Limão.

O que precisamos levar em consideração, é o relógio em si e depois pensar em custo benefício,

Por exemplo se você comprar em alguma feirinha do rolo ou em algum antiquário um Patek usado, e pagar uma bagatela e precisar gastar mil doleta para arrumar , vai valer a pena ou não?Tudo depende de relógio para relógio, e o valor pela peça qual estamos depositando nela,

Se for pensar em comprar usadinhos e arrumar bem arrumado em um bom relojoeiro, quais são poucos nos dias de hoje, em seu modo geral nunca vai valer a pena, por que o conserto não vai sair barato,  isso pelo custo benefício, mais se pensarmos em paixão por estas coisinhas vale a pena,

Referente ao 30T2 especificamente, temos que levar em consideração, o que realmente está danificado,

Acho que o Alberto ja fez uma análise completa e bem considerável,

Pensando em um bom relojoeiro, apenas trocaria o eixo se necessário e o resto se conserta, o cabelo ou espiral , se conserta se arruma , deixa centrado e em plano perfeito indiferente a idade,

Se for o eixo gasto , torto , dependendo uma passada no torno resolve , se não, troca o eixo e depois refaz o resto,

E por último poderia estar descompensado, ai se aplica o equilibrio dinâmico, sacar o espiral e plato e colocar no compasso 8 e no pianinho e tirar peso de onde se faça necessário e deixar o volante perfeito, por fim resolvido o problema.

Por isso fiz o comentário no ínicio de um bom relojoeiro, para fazer isso, o cara vai cobrar um pouco e ai devemos levar em consideração o valor estimado na peça e se vale a pena,

Um grande abraço e espero ter ajudado em algo,

Valeu amigos,

Mauro

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #8 Online: 13 Outubro 2010 às 14:41:58 »
Amigos....

não tenho conhecimento técnico suficiente... mas o amigo limão disse que o relógio adianta 5 minutos diariamente... então creio eu que o eixo não tem problemas... talvez a espiral...! se o eixo estivesse quebrado o relógio nem funcionaria...!

Foi só um "parpite"...

Agora, se formos levar na ponta do lápis... o valor das coisas... nosso hobby fica complicado...! Muito pouca coisa funciona "economicamente" falando...! Normalmente é mesmo investimento em fundo perdido... a não ser nos casos daqueles que "garimpam"... compram "no jeito" e vendem... fora isso.. a unica justificativa mesmo.. é a paixão.. e o gosto...

Grande abraço a todos

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Alberto Ferreira

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #9 Online: 13 Outubro 2010 às 14:55:33 »
...
...mas o amigo limão disse que o relógio adianta 5 minutos diariamente... então creio eu que o eixo não tem problemas... talvez a espiral...! se o eixo estivesse quebrado o relógio nem funcionaria...!

...


Salve!

Correto, Rodrigo.  8)

Mas,...
Os nossos comentários, em especial os meus, foram tipo "advogado do diabo", ou seja, para que o colega questionasse o "diagnóstico", por exemplo.

Pois, também teria sido dito pelo técnico, nas palavras do colega Limão, algo assim...

"...falou-me que o balanço estava, nas palavras dele, torto e descentrado..."

Pois é,...
Essa é uma das questões, ou a questão, saber exatamente o que está sendo de fato dito ou o que alguém está tentando dizer.  ::)

Abraços!
Alberto

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #10 Online: 13 Outubro 2010 às 16:05:02 »
Rodrigo,

Mas todo hobby é assim.

Valor se perde dia a dia, a não ser em peças de alta relojoaria que valoriza como boa joia.

Um sistema de Audio de centenas de milhares de dolares hoje, vai valer 2/3 a metade disso em 5 anos.

Abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #11 Online: 13 Outubro 2010 às 20:41:00 »
Limão

muitas veses um relojueiro vai trocar o eixo do balanço acaba forçando muito estoura o aro do balanço ai o aro fica fora de centro não obedecendo a regulagem tem que trocar o aro e o eixo .quando entorta a ponta do eixo por uma queda ele fica fora de centro tambem não dando regulagem tem que trocar o eixo quando o balanço ocila normal e adianta uns 5 minutos por dia não dando regulgem é cabelo curto ou empenado um bom relojuero desempena e fica bom o balanço completo deve estar custando mais ou menos 100 reais se o relogio estiver bonito compensa arrumar

Abraço

Eduardo

*

Offline Limão

  • ***
  • 124
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #12 Online: 18 Outubro 2010 às 22:18:27 »
É pessoal com uma vez disse o amigo Alberto ".. no dia em que o meu "hobby" tiver uma utilidade prática,... Eu desisto dele e passo para outro".
Como disse o Rodrigo investir nesta paixão é investir em fundo perdido, se fosse para pensar no dinheiro gasto teria ficado com meu quartz de 50,00, mas claro, tudo tem que ser gasto com sabedoria, ou como se diz, do jeito que doer menos, porque de qualquer maneira vai doer. No meu caso, gastei X ao adquirir o relógio, se não fizer o reparo X foi perdido, caso faça o reparo recuperei o X, mas gastei Y, sendo X>2Y, passo a considerar o reparo um bom negócio, pois terei na verdade "perdido" Y.
Como o Cigano e o Mauro disseram, o duro é encontrar um relojoeiro de confiança, aqui não conheço nenhum outro a não ser o que faz atualmente os reparos de meus relógios, fico com receio de o cara ser trocador de peça e mesmo que for possível reparo, ele já a condena por ser mais fácil, ou pelo o reparo não ser de sua competência.
Vou esperar ele me ligar para ver qual será a surpresa, pois como disse, ele ficou como relógio para orçamento.
Enquanto isso vou a procura de um relojoeiro de competência. Mauro, sei que meu relógio não está a sua altura, mas você faz serviço de freelancer?  ;D
Desculpem-me pela demora, pois estava sem tempo.

Agradeço a participação de todos,

Abraços,

*

Alberto Ferreira

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #13 Online: 18 Outubro 2010 às 22:34:30 »
...
 ".. no dia em que o meu "hobby" tiver uma utilidade prática,... Eu desisto dele e passo para outro".
...



Pois é, amigo Limão. É isso aí!

A bem da verdade, este pensamento não é meu, mas de outro colega. Do Hélio?...  ::)
Mas eu concordo em 100% quando digo algo assim...

O meu hobby não é irracional... Mas, por favor, não tentem racionaliza-lo.
 :D

Abraços e boa sorte na "empreitada".
Não deixe de nos contar depois.

Alberto

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #14 Online: 16 Novembro 2010 às 15:17:52 »
Amigos,

Para mim, hobby é uma forma de gastar dinheiro em busca daquela satisfação pessoal, puramente pessoal.

Tenho um 30 T2 que ganhei como sucata, o "vidro" todo ressecado, trincado, quebrando sozinho e o mostrador bem manchado, além de uma coroa tao desgastada que tava difícil dar corda.

Mas tava funcionando e bem. O problema foi que além da coroa desgastada, a corda se partiu. Custou R$ 30 consertar a corda, e agora, com vidro novo, ficou até "bonitinho".

Vou fazer umas fotos dele e posto aqui depois.

Grande abraço.
Átalo

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #15 Online: 19 Novembro 2010 às 13:35:29 »
E aí amigo Li9mão...
Resolveu o problema?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #16 Online: 19 Novembro 2010 às 21:30:15 »
Amigos,

O meu estava assim, quando chegou:



Agora, com o vidro trocado:



E aqui o movimento:



Abraços.

Átalo

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #17 Online: 19 Novembro 2010 às 21:34:15 »
Tadinho do Omeguinha.. tá com catapora!  ;) ;D

O que um cristal novo não faz, ein? Melhor que lipoaspiração!

Abraços!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #18 Online: 19 Novembro 2010 às 21:38:51 »
Pois é,
Pensei bastante se valeria a pena restaurar o mostrador, mas no final, achei que as marcas do tempo deveriam permanecer, preservando a originalidade.
Átalo

Re: 30T2 - Balanço com problemas
« Resposta #19 Online: 19 Novembro 2010 às 22:15:39 »
Muito bonito o Omega amigo!!!
Não faça nada no mostrador... está lindo!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio