Colecionismo ou Consumismo?

  • 35 Respostas
  • 9458 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Colecionismo ou Consumismo?
« Online: 16 Novembro 2010 às 02:15:59 »
Amigos, vou levantar uma questão que dependendo da interpretação pode até ser considerada um pouco polêmica.

Eu acho que existe uma linha muito tênue entre o colecionismo e o simples consumismo e antes de qualquer aquisição devemos nos perguntar porque a estamos fazendo.

Se queremos realmente colecionar, acho que precisamos de um propósito e não simplesmente comprar (indiscriminadamente às vezes).

E vocês, o que acham dessa questão?
Vocês colecionam ou consomem relógios?
Um abraço
Fábio

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #1 Online: 16 Novembro 2010 às 02:58:50 »
Eu coleciono. Na minha casa, pra entrar alguma coisa que marque as horas não sendo celular (que só a patroa tem), só relogio de mergulho. DIVER!  Não tenho o menor tesão em relogios que não sejam diver's. OK, há raras exceções nos casos de alguns chronos bacanas.......mas é 0,0001% no meu caso. Sendo diver, pra mim, já é 60% do caminho percorrido até fazer parte da minha coleção (abomino o termo ajuntamento, pois considero desmerecimento com os relogios adquiridos com sacrificio).

Portanto não se trata de consumismo. É hábito. E quer saber do que mais? Aproveitando a deixa dos ultimos acontecimentos aqui no fórum, esta vida é por demasiado complicada e curta pra esquentar a cabeça com uma eventual complexidade em colecionar relogios. "Ser ou não ser" combina com os palcos, e não com horologia ou colecionismo. Ou vc gosta da coisa ou não gosta, e ponto final! Não dá pra ter meio termo. Acho que se vc gosta de verdade, não terá crises de consciencia ou encheção de saco ao ter que cuidar devidamente de um investimento caro que fez, mas que te reverte em prazer e, se me permitem dizer, creio que a paga vem com juros e tudo mais se te serviu pra dar prazer ao olhar pro pulso num dado momento enfadonho do seu dia e ajudou a colocar um sorriso na tua cara, só pelo fato "daquela peça" estar no seu pulso e vc ser um felizardo por isso, pois a queria há muito tempo. A vida é pra se ter prazer, e se possuir relogios que sejam do nosso gosto incrementam tal estado de espirito, mais poder a eles então.  ;)


Vamos viver em paz com os nossos relogios e nossos camaradas.  E que venham os próximos......relogios!  :D
No need of swiss 2 B a WIS!

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #2 Online: 16 Novembro 2010 às 07:23:46 »
Se o dinheiro que compra os relógios é fruto de trabalho honesto, pra mim tanto faz se o prazer veio da compra em si, do fato do relógio ter relevância histórica ou de algum critério de colecionismo particular. O importante é aprender algo com cada um deles e, como disse o Chris, dar um sorriso no meio de um dia estressante ao olhar as horas.

Um abraço,
Davi

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #3 Online: 16 Novembro 2010 às 08:28:40 »
 Perfeito ! o prazer supera a dúvida ! Não devemos ter essa culpa , MAS não devemos também " rasgar " dinheiro, a questão maior é essa : Você sabe usar seu dinheiro sem culpa mas com responsabilidade ? Eu gostaria de ser um colecionador com metas, catálogos, estórias, conhecimento, etc... Não sou por preguiça ! :-\ Não tenho saco prá isso, prefiro curtir os relógios e criar o " desapêgo " à eles, ou seja os tenho e posso não os tê-los, entendes ?

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #4 Online: 16 Novembro 2010 às 12:04:21 »
Eu não me considero consumista, muito menos colecionador. ( Não tenho peças suficientes para me enquadrar em nenhuma das duas categorias mesmo..  ;D )

Eu compro peças que me dêem prazer, talvez alguns considerem isso um ato consumista ( "Comprar o prazer" ), mas não é. O prazer ao qual me refiro, é exatamente o que o Chris disse...

Aquele dia 'do cão', infernal mesmo... Mas quando olho no pulso e vejo aquele relógio... dou um sorriso, nem que seja de canto de boca, que dá um prazer enorme! E isso que faz valer a pena!

Abraços!
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 12:05:54 por shun »

*

Enéias

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #5 Online: 16 Novembro 2010 às 12:10:54 »
Parece-me que colecionismo e consumismo tendem a andar de mãos dadas... Sob o ponto de vista prático, qual a razão do colecionismo?

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #6 Online: 16 Novembro 2010 às 12:45:57 »

... Sob o ponto de vista prático, qual a razão do colecionismo?


Na minha opinião é a mesma que leva um indivíduo a adquirir um carro importado na faixa dos seus R$ 80.000,00 pra cima.

Encare desta forma: um carro popular com motorização 1.0 que custa 1/4 do carro citado acima te leva do mesmo jeito do ponto A ao ponto B, gerando uma fração da despesa para tal, se comparado ao carro de luxo. É o famoso caso do "precisar, não precisa.....mas...."

Qual o ponto de se cumprir com a obrigação e dispor de um padrão de vida que permita o luxo de se adquirir (mais de um) relógio que te dá prazer, porém deixar de fazê-lo por crises de consciência ou outros motivos non-sense os quais se procura pra justificar tal negativa?

Pra quê um cara que trabalha feito um camelo, ganha bem, acaba adquirindo um carro 1.0 pq seria 'consumista' ao comprar um belo carro sport?

Vejo dessa maneira......compro relogios que gosto sem qualquer crise de consciência, pois é o meu único hábito (uns chamam de vício..... ::)..... é a opinião deles) excêntrico, digamos......não fumo, não me drogo, e bebo socialmente apenas.....portanto um viciozinho (pra usar a terminologia que os 'de fora' usariam) pra me lembrar que sou humano acaba sendo saudável, ainda mais qdo não faz mal a ninguém. Gasto dentro de minhas possibilidades, e não faço dívidas pra adquirir um relogio que se encontra além de minhas possibilidades de momento. Prefiro planejar a compra do mesmo e traçar um plano pra sua aquisição, de modo que acaba por se tornar um desafio gostoso e que dá uma sensação de triunfo qdo finalmente é atingida que acaba por tornar a compra ainda mais prazerosa.

Quem cunhou o termo 'cachaça' pra este nosso hobby acertou na mosca, é um gênio!  :D
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 13:02:03 por Chris Galbraith »
No need of swiss 2 B a WIS!

*

vinicius

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #7 Online: 16 Novembro 2010 às 13:15:53 »
 Penso que a diferença entre consumismo e colecionismo é o objeto.
 No colecionismo (o objeto) é a coisa colecionada, em nosso caso relógios; no consumismo é o ato de adquirir.
 Não sou consumista, entretanto quando encontro um relógio que por alguma razão entendo deva fazer parte da coleção e esta dentro da minha possibilidade financeira o compro, porém não compro algum relógio ou outro bem porque esta barato, ou porque faz tempo que não compro nada, ou mesmo porque sinto um prazer enorme em comprar, muito pelo contrário, ter o relógio que quero é ótimo, comprá-lo é um meio, apenas.

*

Alberto Ferreira

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #8 Online: 16 Novembro 2010 às 13:16:14 »
Salve, amigos!

Pois é...
O tema vai,...  O tema volta...  ::)
Ele é mesmo parte de nós!

Então, meus amigos, eu apenas me atreveria a dizer que, na realidade mesmo, tudo está "dentro" de nós.


Sendo bem simplista... Comezinho mesmo...
Nós (todos, eu creio...) nascemos despidos e, salvo condições muito particulares, precisamos de roupas para não morrermos (ou sofrermos) de frio...
Por outro lado, ao morrermos, em geral somos enterrados (ou cremados) vestidos, com roupas a esta altura plenamente "desnecessárias"...

Mas, o que ocorre(u) no "durante" da nossa vida?
Foi tudo uma completa perda de tempo?
Pode ser... Para alguns...
Eu não acho.

Ou ainda...
Nós podemos deitar em um divã (do analista, que lá no fundo também não sabe de nada... que também é "criticado" e "incompreendido" pela sua "cara-metade", etc...  :D) e podemos ficar a pensar profundamente a respeito da "Insustentável Leveza do Ser"...  ::)

Mas,...
Eu creio que nós não devemos esquecer é do durante... E do prazer que ele nos trás, trouxe ou trará.

Se não fosse assim, mesmo gostando muito deles, eu jamais me permitiria beber (degustar!) aquele vinho que custa o dobro ou até dez vezes mais que aquele outro...

Um abraço a todos,
Alberto
Filosofando, de maneira nada moderada...



Ou...  Digamos que...::)


“O homem, porque não tem senão uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipótese através de experimentos, de maneira que não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a um sentimento. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado”.

Milan Kundera.



Então, como já foi dito,...
A vida, tão curta, não comporta “reprises”.
Portanto, para "repararmos" (no duplo sentido) nossos erros, temos que aceitá-los e, se possível, até agir, mas quase sempre por impulso.

Somos como atores que devem representar tragédias (ou comédias - até bem freqüentes...), sem direito a ensaio, apenas (como nos diz Kundera) com uma ligeira e apressada leitura do script.
 8)
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 13:45:07 por Alberto Ferreira »

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #9 Online: 16 Novembro 2010 às 13:38:32 »
Interessante questão!  ;)

Pra mim são coisas bem diferentes!!

-------------------

Joguei as palavras no Houaiss por uma curiosidade "oficial" dos termos. Vejam q legal!

Colecionismo:
Acepções
■ substantivo masculino
prática de colecionar objetos de certo tipo, por gosto, passatempo, obrigação profissional etc.
Etimologia
coleção sob a f. rad. colecion- + -ismo; ver leg-

Consumismo
Acepções
■ substantivo masculino
1    ato, efeito, fato ou prática de consumir ('comprar em demasia')
Ex.: a recessão refreou o c.
2    consumo ilimitado de bens duráveis, esp. artigos supérfluos
Ex.: a sociedade de consumo caracteriza-se por um c. delirante
3    Rubrica: economia.
     doutrina de que um consumo crescente e ininterrupto é vantajoso para a economia
Ex.: é difícil conciliar c. e ecologia
Etimologia
consumo + -ismo; ver 1sum-

------------------

Não conheço ninguém q coleciona por obrigação profissional!

Coleção sempre representou antes de tudo um prazer voluntário. Começo e paro na hora q quiser...
Foco, controle e conhecimento andam ao lado do colecionismo.

Abs!
Rafael.

*

Offline Dibba

  • *
  • 38
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #10 Online: 16 Novembro 2010 às 14:37:49 »
Nossa !

Nunca tinha pensado nessa questão com tal complexidade filosófica digna de um capítulo inteiro de Marilena Chaui...

Acho que simplifiquei tanto, mas tanto, essa questão em meu cérebro (atenção.. sou analista de sistemas e essa é minha função.. rsrsrsrs ) que cheguei a "notável" conclusão de que "compro porque gosto. Se deixo de gostar vendo ou troco e, diga-se de passagem, até hoje, não deixei de gostar de nenhum..."

Grande abraço à todos !

*

Alberto Ferreira

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #11 Online: 16 Novembro 2010 às 14:40:56 »
 ;D ;D ;D

Ao que o "pagmático" engenheiro, diria!

"C.Q.D."

Ou ainda...
"Um a menos no divã!"

Graças!
 :D

Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #12 Online: 16 Novembro 2010 às 15:10:08 »
Acho que todo colecionismo tem uma impressão de consumismo !! ;D ;D
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 15:12:25 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #13 Online: 16 Novembro 2010 às 15:17:38 »
 Rapaz, Eu estava gostando, tentando entender, filosofias, pensamentos objetivos e abstratos, um compêndio de idéias ! Até que Um CIGANO veio e FUDEU TUDO !!!!!!! ::) ::) ::) ::)
 
  "Acho que todo comunismo tem a impressão de socialismo "

  " Acho que todo capitalista tem a impressão de vigarista "

  " Acho que todo banqueiro tem a impressão de SER trambiqueiro "   Em homenagem ao Sílvio Santos ! :D

  " Acho que todo consumismo tem a impressão de capitalismo "  Ou vice-versa ???? ??? ??? ??? ??? ???

  Chutou o Pau da barraca com o vendedor e tudo ! :-[

 Tô confuso mesmo... :'( :'( :'( :'( :'( :'(

 Desisto ! ;D ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 15:24:13 por solano »
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #14 Online: 16 Novembro 2010 às 15:28:03 »
E a meio caminho entre consumismo e colecionismo, que tal um neologismo?

O ajuntadorismo... ;D ;D ;D

Tópico muito salutar! :)

[[]]'s
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 15:30:06 por Desotti »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #15 Online: 16 Novembro 2010 às 15:30:39 »
 SOCORRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Vocês querem me endoidar ????????????


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #16 Online: 16 Novembro 2010 às 15:32:11 »
Iiiihhh!

É verdade...

E um garçom que passava, ouviu e...
Mais preocupado com a "consumação" do que com qualquer outra coisa...
Gritou, lá para dentro...
...do botequim...

Sai um divã, ao ponto, para o cavalheiro (*) ali da esquerda!


Ou seria da direita?  ::)

Sei lá...
 ???

Alberto


(*) Eles, os garçons, sabem muito bem quanto vale um bom aga.
 ;D
« Última modificação: 16 Novembro 2010 às 15:57:33 por Alberto Ferreira »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #17 Online: 16 Novembro 2010 às 15:56:47 »
Gostei de ver que o tópico deu discussão (no bom sentido).

Eu não acho que o colecionismo esteja ligado ao consumismo, mas que eles andam lado à lado andam (e bem próximos).
Conforme as palavras do dicionário (citado pelo Rafael) o consumismo é quando compramos em excesso, compramos sem necessidade, compramos supérfluos, então pergunto?
Quando é colecionismo não é isso mesmo que fazemos?

A diferença é que no colecionismo há um propósito, já no consumismo não (ou essa seria apenas a nossa justificativa)?.
No colecionismo o prazeroso é conhecer e possuir, no consumismo o prazer principal é o comprar (gasta-se dinheiro nas duas hipóteses, a diferença está no conceito e principalmente no sentimento que vem depois, prazer no colecionismo e geralmente culpa no consumismo, (ou mais uma vez, seria apenas a nossa justificativa?)).
Um abraço
Fábio

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #18 Online: 16 Novembro 2010 às 16:11:24 »
Deixo a pergunta: há grande relevância em justificar ou explicar tal diferença, se o ato traz satisfação e felicidade (ainda que momentanea) ao praticante do ato (contanto que no processo não cause danos a ninguem)?
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #19 Online: 16 Novembro 2010 às 17:10:09 »
Gostei de ver que o tópico deu discussão (no bom sentido).

Eu não acho que o colecionismo esteja ligado ao consumismo, mas que eles andam lado à lado andam (e bem próximos).
Conforme as palavras do dicionário (citado pelo Rafael) o consumismo é quando compramos em excesso, compramos sem necessidade, compramos supérfluos, então pergunto?
Quando é colecionismo não é isso mesmo que fazemos?

A diferença é que no colecionismo há um propósito, já no consumismo não (ou essa seria apenas a nossa justificativa)?.
No colecionismo o prazeroso é conhecer e possuir, no consumismo o prazer principal é o comprar (gasta-se dinheiro nas duas hipóteses, a diferença está no conceito e principalmente no sentimento que vem depois, prazer no colecionismo e geralmente culpa no consumismo, (ou mais uma vez, seria apenas a nossa justificativa?)).


 Acho que matei a xarada :

- O cara casa e leva a mulher .................................................. CONSUMISTA

- O cara casa e leva a mulher + a sogra ...................................... COLECIONADOR

 No exemplo acima DE PROBLEMAS !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D


 A tempo : Acho que vou apanhar da mulherada que frequenta nosso forum... :-[

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana