Colecionismo ou Consumismo?

  • 35 Respostas
  • 9451 Visualizações
*

Offline Arrais

  • *****
  • 568
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #20 Online: 16 Novembro 2010 às 17:59:50 »

 Acho que matei a xarada :

- O cara casa e leva a mulher .................................................. CONSUMISTA

- O cara casa e leva a mulher + a sogra ...................................... COLECIONADOR


 ;D ;D ;D
Easily satisfied with the Best

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #21 Online: 16 Novembro 2010 às 18:08:14 »
Citar
Acho que matei a xarada :

- O cara casa e leva a mulher .................................................. CONSUMISTA

- O cara casa e leva a mulher + a sogra ...................................... COLECIONADOR

 No exemplo acima DE PROBLEMAS !!! ;D ;D ;D ;D


 A tempo : Acho que vou apanhar da mulherada que frequenta nosso forum... Embarassado


Viu caro Solano que não esculhambei com suas "filosofadas", só deu mais força para você chegar a um resultado satisfatório!! ;D ;D... Creio eu!!

Abraços,
Cigano!

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #22 Online: 16 Novembro 2010 às 18:13:11 »
Gostei de ver que o tópico deu discussão (no bom sentido).

Eu não acho que o colecionismo esteja ligado ao consumismo, mas que eles andam lado à lado andam (e bem próximos).
Conforme as palavras do dicionário (citado pelo Rafael) o consumismo é quando compramos em excesso, compramos sem necessidade, compramos supérfluos, então pergunto?
Quando é colecionismo não é isso mesmo que fazemos?

A diferença é que no colecionismo há um propósito, já no consumismo não (ou essa seria apenas a nossa justificativa)?.
No colecionismo o prazeroso é conhecer e possuir, no consumismo o prazer principal é o comprar (gasta-se dinheiro nas duas hipóteses, a diferença está no conceito e principalmente no sentimento que vem depois, prazer no colecionismo e geralmente culpa no consumismo, (ou mais uma vez, seria apenas a nossa justificativa?)).


 Acho que matei a xarada :

- O cara casa e leva a mulher .................................................. CONSUMISTA

- O cara casa e leva a mulher + a sogra ...................................... COLECIONADOR

 No exemplo acima DE PROBLEMAS !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D


 A tempo : Acho que vou apanhar da mulherada que frequenta nosso forum... :-[



Caro Solano... tentando entender sua teoria:

- O cara casa e leva a mulher .................................................. CONSUMISTA

- O cara casa e leva a mulher + a sogra ...................................... COLECIONADOR

- O cara casa e leva a mulher + a sogra + a turma do bingo............. ??????????????

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #23 Online: 16 Novembro 2010 às 18:16:57 »
 Faltou o Sílvio Santos para " Animar a festa " !!! ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline EduBSB

  • ****
  • 265
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #24 Online: 19 Novembro 2010 às 01:45:58 »
Assumo.....sou consumista.....(racional)....


                                                   Edu.

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #25 Online: 19 Novembro 2010 às 15:06:59 »
São os consumistas que movem a economia...  ;D

Sinceramente? Acho a discussão meio inócua... Só acho que quem se dispõe a colecionar ou adquirir diversos relógios deve fazê-lo com a consciência de que é um ato totalmente supérfluo, não cabendo sequer como investimento.

Tendo-se essa consciência, o colecionar torna-se um hobby, e nada mais. Como realmente deve ser.

Segundo um dicionário online:

"s.m. (pal. ingl.) Passatempo favorito; derivativo que serve para preencher o tempo em que se repousa de um trabalho habitual."

Acho que é apenas isso. Nada mais.

[]'s

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #26 Online: 19 Novembro 2010 às 15:16:48 »
Concordo, parabéns para quem encara dessa forma.

Mas...

Tem aqueles que são consumistas e nunca estão satisfeitos, quando chega nesse ponto o hobby muda de patamar, passa a ser uma fissura desenfreada e é aí que temos que tomar cuidado, para não deixar isso acontecer.
Pior ainda é quando desviamos dinheiro de coisas mais importantes para investir nos supérfluos.

Nesse ponto meu amigo, só internando, o consumismo já deixou o colecionismo pra trás nessa altura.

Antes que alguém pergunte, não estou nesse nível não, aliás, sou muito contido, tem muito tempo que não compro nada importante (aliás, acho que importante mesmo nunca comprei nada, só o RM2, kkkkkk). Só estou divagando mesmo.
Um abraço
Fábio

*

betampex

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #27 Online: 19 Novembro 2010 às 16:17:04 »
Eu concordo com o Eneais.

"Parece-me que colecionismo e consumismo tendem a andar de mãos dadas" pois eu digo e dai? qual o problema?

Pois digam para mim, nós precisamos por exemplo mais de um relogio para ver as horas? claro que nao, basta ter somente um e a lógica até manda nós comprarmos relogio a quartz.

Agora quem compra mais de um e segue comprando entao a pessoa ja se torna um colecionador e consumista, mas não vejo pecado nenhum nisso, se voce ganha o seu dinheiro de forma honesta, trabalhando é o que importa e o que voce faz com o seu dinheiro ninguem tem nada haver com isso e nem podem dar palpites.

Eu por exemplo ja fui muito criticado por alguns membros da minha familia que acham um absurdo por exemplo eu pagar 10k em um relogio, mas dai eu pergunto, qual é o problema? eles vão lavar a minha CUECA?  e se eu quiser comprar mais 50 relogios pagando 10k é problema meu e ninguem tem o direito de dar palpites na minha vida, to certo ou errado?

E outra coisa, todos nós colecionadores, compramos para o nosso prazer pessoal e eu particularmente não compro para me mostrar e inclusive eu faço ao contrario, não faço questao nenhuma de mostrar para ninguem, só mostro para os colegas aqui do forum e pessoas que gostam e admiram o mundo maravilhoso da horologia.

Entao vamos ser felizes e sem culpa,  ;D ;D ;D ;D ;D eu particularmnte tenho uma coleção modesta, mas tem colega que ja tem mais de 5.000 relogios e fico muito feliz por ele que pode se dar ao luxo de ter esta quantidade e qualidade, ele esta certissimo, e aposto que este camarada é um sujeito feliz e de bem com a vida e infeliz é aquele que aponta o dedo para voce.


Bom fim de semana a todos nós

Paulo

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #28 Online: 19 Novembro 2010 às 16:55:09 »
Eu concordo com o Eneais.

"Parece-me que colecionismo e consumismo tendem a andar de mãos dadas" pois eu digo e dai? qual o problema?

Pois digam para mim, nós precisamos por exemplo mais de um relogio para ver as horas? claro que nao, basta ter somente um e a lógica até manda nós comprarmos relogio a quartz.

Agora quem compra mais de um e segue comprando entao a pessoa ja se torna um colecionador e consumista, mas não vejo pecado nenhum nisso, se voce ganha o seu dinheiro de forma honesta, trabalhando é o que importa e o que voce faz com o seu dinheiro ninguem tem nada haver com isso e nem podem dar palpites.

Eu por exemplo ja fui muito criticado por alguns membros da minha familia que acham um absurdo por exemplo eu pagar 10k em um relogio, mas dai eu pergunto, qual é o problema? eles vão lavar a minha CUECA?  e se eu quiser comprar mais 50 relogios pagando 10k é problema meu e ninguem tem o direito de dar palpites na minha vida, to certo ou errado?

E outra coisa, todos nós colecionadores, compramos para o nosso prazer pessoal e eu particularmente não compro para me mostrar e inclusive eu faço ao contrario, não faço questao nenhuma de mostrar para ninguem, só mostro para os colegas aqui do forum e pessoas que gostam e admiram o mundo maravilhoso da horologia.

Entao vamos ser felizes e sem culpa,  ;D ;D ;D ;D ;D eu particularmnte tenho uma coleção modesta, mas tem colega que ja tem mais de 5.000 relogios e fico muito feliz por ele que pode se dar ao luxo de ter esta quantidade e qualidade, ele esta certissimo, e aposto que este camarada é um sujeito feliz e de bem com a vida e infeliz é aquele que aponta o dedo para voce.


Bom fim de semana a todos nós

Paulo

Paulo,

Pouquissimas vezes eu li um post que resumisse e refletisse tão bem o tipo de pensamento que nutro sobre um determinado tema.

Puta que o pariu, amigo.....MATASTE A PAU!!! Meus parabéns, é isso aí! Vamos curtir esta cahcaça SEM CULPA!!  8)

Valeu pelo post e por lavar a nossa alma, enquanto colecionadores!  :D

Abração,
CHRIS
No need of swiss 2 B a WIS!

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #29 Online: 19 Novembro 2010 às 17:33:13 »

Paulo,

Assino embaixo.  8)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #30 Online: 19 Novembro 2010 às 21:15:47 »
Se é consumismo ou colecionismo ou não sei, mas penso que devemos pesar cada compra independente de ser relógio ou outra qualquer coisa, se aquilo realmente nos dará uma satisfação duradoura é um compra consciente, agora comprar algo por impulso que logo vai ficar esquecido, é algo que devemos repensar.

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #31 Online: 19 Novembro 2010 às 21:27:10 »
 Amigo

 Tente explicar isso prá minha mulher... :-[
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #32 Online: 19 Novembro 2010 às 21:41:39 »
Não dá Solano, cada um tem que cair em si por si só. Ou pela falta de dinheiro, ou por uma doença
ou pela perda de alguém querido, só assim a gente começa a valorizar as coisas que realmente tem valor.

*

betampex

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #33 Online: 19 Novembro 2010 às 21:42:46 »
Amigo

 Tente explicar isso prá minha mulher... :-[

Solano, nao precisa explicar faca como eu, compre, nao diga nada, apareca com o relogio novo a hora que ela nao estiver em casa e depois guarde ele junto com os outros e quando ela ver voce com o relogio novo, diga que trocou com um outro que voce tinha,  fiz este teste e funcionou comigo 3 vezes  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

abracos

Paulo  8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)


*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #34 Online: 21 Novembro 2010 às 21:53:52 »
Os dois!  ;D

Re: Colecionismo ou Consumismo?
« Resposta #35 Online: 22 Novembro 2010 às 09:29:33 »
Comigo isso não dá certo, a baixinha aqui de casa tem uma memória fotografica muito boa, sabe de cada relogio que eu possuo, sem falar que a caixinha onde eu guardo eles, foi ela que deu de presente, sendo assim a danada sabe quantos compartimentos possui a mesma e se esses estão cheios ou vazios !!! :-\ ;D ;D