Menu principal

Qual é o preconceito contra...?

Iniciado por JeanClaud, 29 Novembro 2010 às 21:20:15

tópico anterior - próximo tópico

JeanClaud

Fiz a chamada bem 'imparcial'  ;D para chamar atenção mesmo.

Gostaria que os amigos contribuíssem com seu conhecimento no assunto.  Tenho notado uma grande simpatia pelos Seikos no Brasil, eu mesmo tenho um '5' (e projeto um diver).  Notei ao folhear a última edição da "Pulso" que há indicações de muitas marcas, incluindo Citizen e Orient, em meio "às estrelas" como Omega, Patek, Vacheron e outras.

Qual motivo(s) seria de não haver um único Seiko?  Falta de "status"? ...de assistência técnica (não...!) ,  de "meu-relógio-é-só-da-elite-e-você-não-tem-não-pode" [ ... :o  ] ,  do que afinal?

Abraços.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

igorschutz

A provável falta de menção à Seiko numa revista como a Pulso provavelmente se dá porque a marca é mal e porcamente representada em nosso país pela Technos.
Os modelos disponíveis em nosso mercado são meia-boca (raras exceções), com preços excessivamente altos e com serviço pós-venda de péssima qualidade (inúmeros depoimentos aqui no nosso Fórum atestam isso). Já a Citizen e, especialmente, a Orient não sofrem desse mal.

Ou seja, o "preconceito" (note o uso das aspas, pois acho que não existe preconceito algum por parte dos editores da revista, muito pelo contrário!) não é direcionado à marca a nível mundial, e sim relativo a sua atuação em nosso mercado consumidor.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel Eira

Jean,

Concordo com o Igor. Mas o problema é aqui no Brasil mesmo, lá fora o spacewalk acabou de ganhar um prêmio. Link
Isso sem mencionar os Tunas, Marine Master, Spring Drive e Grand Seikos que nem sonham em chegar aqui...  :'(

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

JeanClaud

Citação de: igorschutz online 29 Novembro 2010 às 21:30:55
A provável falta de menção à Seiko numa revista como a Pulso provavelmente se dá porque a marca é mal e porcamente representada em nosso país pela Technos.

Ou seja, o "preconceito" (note o uso das aspas, pois acho que não existe preconceito algum por parte dos editores da revista, muito pelo contrário!) não é direcionado à marca a nível mundial, e sim relativo a sua atuação em nosso mercado consumidor.

Obrigado pelas suas informações!

Não discordando do restante que suprimi ao citá-Lo, vi que deixei transparecer algo que pode ser interpretado na direção da "Pulso" e essa não foi minha intenção.  

Realmente,  não é uma questão de "preconceito" dessa ou aquela veia consumidora quanto à marca, mas e concordando com o prezado, estar a mesma relegada aos "esquecimento", a não ser, de quem a conhece bem e, embora possa não ser perfeita, tem um grande valor agregado ao menos ao meu pensar. Sendo que há larga possibilidade de conchavos de bastidores comerciais para que esta ou aquela marca não seja "afetada" por produtos que logo caem no gosto popular quando conhecidos na sua verdadeira essência.

E, como consequência natural, os conhecedores acabam comprando somente os importados, deixando o Brasil, mais uma vez, a oportunidade de deixar para trás a tendência masoquista ... :P ;D  de "dar tiros no próprio pé".  

Inclusive com os "impostos" .   ;D ;D ;D

Abraços.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"

JeanClaud

Citação de: Daniel Eira online 29 Novembro 2010 às 21:34:11
Jean,

Concordo com o Igor. Mas o problema é aqui no Brasil mesmo, lá fora o spacewalk acabou de ganhar um prêmio. Link
Isso sem mencionar os Tunas, Marine Master, Spring Drive e Grand Seikos que nem sonham em chegar aqui...  :'(

Abs

Daniel

Verdade amigo.  Questão de "mentalidade tupiniquim".

Abraços.

JeanClaud

Aliás, acabei de lembrar que muito já se disse - inclusive por representantes de grandes marcas, que basta ao Brasil reduzir os impostos sobre peças de qualidade superior [de qualquer ramo industrial] para haver fomento comercial  ... e mais arrecadação de impostos...

...paredes não escutam, não vê-em e não falam, consequentemente são...

...paredes.

O Cara

Além de tudo que já foi dito, será que não é pelo fato do Depto de Marketing não querer investir na Pulso e não ter pago um $$$ referente à Mershandising?
Um abraço
Fábio

JeanClaud

Citação de: O Cara online 29 Novembro 2010 às 21:55:31
Além de tudo que já foi dito, será que não é pelo fato do Depto de Marketing não querer investir na Pulso e não ter pago um $$$ referente à Mershandising?

Isso amplia o raciocínio.  Qual motivo(s) da falta de investimento?  A revista "cobra caro" ou seria "cara" a falta de um trabalho à altura da marca no país?  Ou seria "caro" o investimento tendo em conta a falta de suporte-estrutura representativa, além, é claro, da falta de peças com a qualidade almejada?

Ou... para a "representação" realmente sairia "caro" um estopim da marca que logo a abafaria (lembra quinquilharia, com o perdão do termo)?

Não seria a hora da SEIKO rever suas bases por aqui?

Alberto Ferreira

Salve!

A Seiko tem muitos admiradores fieis aqui no Brasil, e todos por aqui sabem que eu, como muitos colegas aqui, sou um deles.

Mas eu apenas lembraria um fato...
Que, por anos a fio a empresa investiu aqui no Brasil, que teve até uma de suas fábricas na Zona Franca de Manaus.
E que vendeu muitos relógios aqui.

Claro que os milhões de fãs da marca não ficaram nada satisfeitos com a sua saída (oficial) do nosso mercado e, muito menos ainda, por ter "delegado" a sua assistência técnica para a Technos, e notem que não foi àquela Technos, dita por nós mesmos, como "dos bons tempos...".
Mas sim a uma Technos, que nos nossos dias, tem alguns "problemas" para cuidar até dos seus próprios produtos.  :(

Essa é a realidade, infelizmente, e para a decepção de fãs (como eu) a decisão mercadológica da Seiko foi mais ou menos algo assim...
Ela simplesmente mandou que os seus clientes brasileiros "segurassem no pincel"...
...e levou a escada. >:(

Quanto à falta das notas e propagandas na Pulso e outras mídias, a coisa também "sumiu" em conseqüência daquela "estratégia", ou da falta dela...

Quem sabe se a turma da ASA "não pega o peão na unha" e faz uma propaganda lá na Pulso?    ::)
;)

Abraços!
Alberto

JeanClaud

Obrigado, prezado Alberto, pela participação.

Muito úteis suas considerações.  Fiquei analisando se não se retiraram na época 'áurea' da inflação, ou qual motivo teria sido? Nossa política estimuladora de empreendimentos na época, ou talvez as melhores peças/projetos seriam muito onerosos aqui?

Lembro que alguém comentou que a Seiko dedicou-se a vários outras áreas, deixando um pouco de lado os relógios. Vai ver que isso 'bateu forte' em nossa realidade, e o primeiro barco a ser abandonado é o que faz mais água.

Alberto Ferreira

JeanClaud.

Sendo "curto e grosso"...
A Seiko saiu (oficialmente) do Brasil possivelmente pelos mesmos motivos que o grupo Swatch nem sequer veio...

A falta de segurança, do ponto de vista empresarial, para os seus investimentos aqui.
E as ditas dúvidas quanto à "seriedade" (consistência, para usar um termo mais elegante) dos nossos dirigentes e suas políticas...

O falecido Mr. Hayek botou certa vez "a boca no trombone" e soprou forte, acusando as nossas autoridades de "corrupção" ou coisas do tipo.
Se isso foi uma "falácia", se foi um "exagero"...
Pode ser, sim.

Mas,...
Como dizem os italianos...

Si non é vero...  ::)

Alberto

Wadley

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Novembro 2010 às 23:03:05
JeanClaud.

A Seiko saiu (oficialmente) do Brasil possivelmente pelos mesmos motivos que o grupo Swatch nem sequer veio...

A falta de segurança, do ponto de vista empresarial, para os seus investimentos aqui.
E as ditas dúvidas quanto à "seriedade" (consistência, para usar um termo mais elegante) dos nossos dirigentes e suas políticas...

O falecido Mr. Hayek botou certa vez "a boca no trombone" e soprou forte, acusando as nossas autoridades de "corrupção" ou coisas do tipo.
Pode ser, sim.

Mas,...

Alberto

Falou e disse  ;) ;) ;)
Wadley

TUDA

Citação de: Wadley online 29 Novembro 2010 às 23:25:11
Citação de: Alberto Ferreira online 29 Novembro 2010 às 23:03:05
JeanClaud.

Pode ser, sim.

Mas,...

Exatamente, é por essas e outras que admiro muito, muito mais a Orient.
Alberto

Falou e disse  ;) ;) ;)

Gravina

A Seiko deixou nóis falando.......

Tirou partido de nós, abusou! (isso dá música ;))

Que saudades das minhas idas à Conselheiro Furtado 

Sou como a mulher de malandro , continuo gostando da Seiko :-*

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: TUDA online 30 Novembro 2010 às 07:43:30
...
..., é por essas e outras que admiro muito, muito mais a Orient.
...

Salve!

Tuda, e demais amigos...
Por favor, entendamos que este meu comentário a seguir é a opinião de um fã da Orient, especialmente aqui no Brasil, ok?

A Orient, aqui no nosso país, não é uma "filial" (se este termo pudesse ser entendido assim - dessa maneira tão simplista) da Orient no Japão.

Ela é uma empresa (brasileira) independente.
Claro que ela tem ligações com o Japão. Mas, em muita medida, independente.

Abraços,
Alberto

TUDA