Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''

  • 6 Respostas
  • 4918 Visualizações
Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Online: 28 Janeiro 2009 às 10:39:20 »
Olá Pessoal, recentemente postei aqui a foto de um torno que eu havia comprado, e não estava conseguindo usa-lo.
 Bom: depois de quebrar muito a cabeça ??? consegui fazer o bixo funcionar rsrsrsrs..Sò que ainda tenho duvidas ê preciso de uma força, minha duvida é: qual a ferramenta usada para desbastar o eixo, exemplo: quando um eixo apenas desgasta um pouquinho, é preciso desbasta-lo para voltar a funcionar, com esse meu torno é facil fazer , mas não sei oque vou usar, seria uma lima???? se sim, deve ser uma especial neh? outra coisa alguém sabe dizer onde consigo brocas com medidas de 0,15mm? na luisdelucia o mais fino é de 0,20mm, è bom deixar claro que minha finalidade é apenas em relógios de '' bolso'', pulso eu nem me arrisco a tentar..!! ;D

Desde já muiiiiiiiiiiito obrigado!!!!

*

Alberto Ferreira

Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2009 às 12:04:33 »
Salve!

Amigo Marcos,

Antes de qualquer outra coisa, por favor, considere o seguinte.

Eu odiaria e nem teria o direito de fazer com que o amigo perdesse sequer parte do "estímulo" de encarar o desafio, certo?



Mas, vamos então às considerações que eu acho cabíveis neste seu caso.

- Eu sou um engenheiro mecânico e (coincidentemente, ou não,...  :D) também interessado em micro-mecânica (no caso os nossos amados relógios mecânicos).  ;)  :)

- Eu não sei o seu grau de "entendimento" técnico da questão, portanto, por favor, não se ofenda, a minha intenção é ajudá-lo, certo?

- Eu creio que, antes de qualquer coisa, o amigo deveria se concentrar nos fundamentos de uma operação de usinagem (em um torno mecânico).
Se possível, converse com um professor em uma escola técnica, ou mesmo com um bom torneiro.
Dentre outras coisas, entenda os fundamentos, as forças envolvidas, as ferramentas, o que é e para que serve a tolerância mecânica, etc.

Depois,...
Considere o seguinte.

- Como são, de fato, as dimensões envolvidas no caso de peças de um relógio de bolso.
Veja por exemplo, e tente "visualizar", as dimensões que você mesmo menciona em sua mensagem.

- A operação de "pivotar" um eixo pressupõe a sua substituição por um elemento novo, este sim usinado.
Não dá para "corrigir" um desgaste "acertando", removendo mais material, o que ocorreria numa usinagem da peça gasta.

Agora um dado importantíssimo.

O torno que o amigo comprou é uma peça antiga, portanto, certamente já com desgaste (nele próprio), ok?
Como estaria a sua "exatidão", acuidade, "precisão". numa linguagem menos técnica?

Pode ser que esteja perfeita, dentro dos limites, etc. Se assim for, ótimo!
Mas se assim não for, lamento dizer, mas o seu valor é apenas como peça de museu, ou de coleção.

Bem,...
Eu espero que o amigo encare as minhas palavras de forma positiva e que não desista, antes se informe e apreenda o máximo que possa sobre o assunto.

Eu não poderia terminar sem deixar de pensar naquela frase, hoje tão em moda,...

"Yes, we can!"

Um grande abraço!
 8)

Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2009 às 13:29:08 »
Salve!

Amigo Marcos,

Antes de qualquer outra coisa, por favor, considere o seguinte.

Eu odiaria e nem teria o direito de fazer com que o amigo perdesse sequer parte do "estímulo" de encarar o desafio, certo?



Mas, vamos então às considerações que eu acho cabíveis neste seu caso.

- Eu sou um engenheiro mecânico e (coincidentemente, ou não,...  :D) também interessado em micro-mecânica (no caso os nossos amados relógios mecânicos).  ;)  :)

- Eu não sei o seu grau de "entendimento" técnico da questão, portanto, por favor, não se ofenda, a minha intenção é ajudá-lo, certo?

- Eu creio que, antes de qualquer coisa, o amigo deveria se concentrar nos fundamentos de uma operação de usinagem (em um torno mecânico).
Se possível, converse com um professor em uma escola técnica, ou mesmo com um bom torneiro.
Dentre outras coisas, entenda os fundamentos, as forças envolvidas, as ferramentas, o que é e para que serve a tolerância mecânica, etc.

Depois,...
Considere o seguinte.

- Como são, de fato, as dimensões envolvidas no caso de peças de um relógio de bolso.
Veja por exemplo, e tente "visualizar", as dimensões que você mesmo menciona em sua mensagem.

- A operação de "pivotar" um eixo pressupõe a sua substituição por um elemento novo, este sim usinado.
Não dá para "corrigir" um desgaste "acertando", removendo mais material, o que ocorreria numa usinagem da peça gasta.

Agora um dado importantíssimo.

O torno que o amigo comprou é uma peça antiga, portanto, certamente já com desgaste (nele próprio), ok?
Como estaria a sua "exatidão", acuidade, "precisão". numa linguagem menos técnica?

Pode ser que esteja perfeita, dentro dos limites, etc. Se assim for, ótimo!
Mas se assim não for, lamento dizer, mas o seu valor é apenas como peça de museu, ou de coleção.

Bem,...
Eu espero que o amigo encare as minhas palavras de forma positiva e que não desista, antes se informe e apreenda o máximo que possa sobre o assunto.

Eu não poderia terminar sem deixar de pensar naquela frase, hoje tão em moda,...

"Yes, we can!"

Um grande abraço!
 8)


Olá Alberto..!

Concordo que o correto não seria desbastar um eixo ja gasto, mas atire a primeira pedra o relojoeiro que nunca baixou uma ponte de balanço [ no caso de um desgaste superior do eixo]   ou desgastou uma ponte de ancora [ no desgate inferior ] para o funcionamento do relogio, muita das vezes precisamos dar um '' jeitinho'' pois tem certos calibres que não conseguimos peça para reposição, ô amigo como engenheiro mecanico, poderia me dar uma dica de qual ferramenta usar para esse fim, Uma vez em que meu torno apesar de muiiiiiiiiiito antigo esta muito conservado!!

Abraço, obrigado pela força :-\

*

Alberto Ferreira

Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #3 Online: 28 Janeiro 2009 às 14:19:09 »
Salve, amigo Marcos!

Eu lamento, mas eu não teria como ajudá-lo mais do que já tentei fazer.
 :-\

Um grande abraço!

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #4 Online: 28 Janeiro 2009 às 14:55:41 »
Marcos,

eu uso a "pedra  Arkansas", ela é usada para estes fins, é fininha e
vem com 3 quinas,

quando eu for a BH vou procurar uma para vc,

abraços,

wislon

Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #5 Online: 28 Janeiro 2009 às 15:36:40 »

Marcos,

eu uso a "pedra  Arkansas", ela é usada para estes fins, é fininha e
vem com 3 quinas,

quando eu for a BH vou procurar uma para vc,

abraços,

wislon

[/quote] ;)

Falou Sr. Wilson, obrigado, grande abraço!

Re: Quais ferramentas usar? '' Torno de pivotear ''
« Resposta #6 Online: 28 Janeiro 2009 às 15:38:07 »
Salve, amigo Marcos!

Eu lamento, mas eu não teria como ajudá-lo mais do que já tentei fazer.
 :-\

Um grande abraço!

De qualquer forma obrigado pela tentativa ::)