Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?

  • 25 Respostas
  • 53790 Visualizações
Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Online: 19 Dezembro 2010 às 17:00:04 »
   Pessoal de ves em guando aparece um relogio dificil de abrir para não estragar fazer oque ?

Abraços
 Dudu

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #1 Online: 19 Dezembro 2010 às 17:27:52 »
Depende do tipo de fundo........


Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #2 Online: 19 Dezembro 2010 às 18:32:25 »
Eu não espliquei bem mas é os fundos de rosca que tem mais dificuldade quando estão duro ocxidado ou muito tempo sem abrir. oque fazer ?


Abraços
Dudu

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #3 Online: 19 Dezembro 2010 às 18:46:05 »
Cada fundo tem uma ferramenta própria para sua abertura. Ter essas ferramentas já facilita bastante.

Já vi casos extremos de ter que colocar WD40 num fundo para poder desenroscá-lo.....mas isso foi muito extremo...

O uso de ferramentas corretas, e de boa qualidade, já facilitam bastante.

Na dúvida, não force a barra....procure ajuda de um bom relojoeiro, pois vc pode destruir a caixa, arranhar o fundo e outras coisitas mais.

abs

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #4 Online: 19 Dezembro 2010 às 19:43:58 »
Gostei do "ocxidado"!!!  ;D ;D ;D
Espero que não consiga abrir!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #5 Online: 19 Dezembro 2010 às 19:59:51 »
deixa quieto....

vamos enfrentar a questão, com as abstrações necessárias.....

o tema é interessante, e merece ser desenvolvido, inclusive com a participação dos experts.....

vamos ouvir a opinião de quem entende.

abs

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #6 Online: 19 Dezembro 2010 às 20:17:32 »
Com raríssimas exceções eu vejo motivo/necessidade de abrir um relógio em minha posse e, também, não aconselho fazê-lo.
Abrir fundos sem marcá-los exige 3 coisas - ferramenta, conhecimento e paciência - mesmo um relojoeiro, na falta de uma destas, pode deixar uma marca irreversível ao fundo do relógio.
Note que nem estou levando em consideração a oxidação, na presença desta, mais motivo ainda para buscar o profissional.
« Última modificação: 19 Dezembro 2010 às 20:31:54 por broker »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #7 Online: 19 Dezembro 2010 às 20:29:42 »
AMIGO AWATCHMAKER, NOS DÊ SUA OPINIÃO....

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #8 Online: 19 Dezembro 2010 às 21:38:22 »
Oi,

Para abrir um relogio, bbasta simplesmente ter a ferramenta correta, E DE QUALIDADE. Ferramenta ruim é a melhor maneira de riscar um fundo... Existem chaves de 3 pontos, pra fundos rosqueados, que permitem abrir qualquer relogio, mesmo duro de abrir. Uma chave destas, de marca tipo Bergeon, e um dispositivo qualquer permitindo de fixar o relogio de forma correta, e acaba abrindo...

Exemplo de Bergeon : http://www.outils-horloger.de/html/ouvre-boitiers.php?id=7001

Existem outras marcas de qualidade correta, procure chaves tipo "jaxa", 3 pontos.

Bruno

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #9 Online: 20 Dezembro 2010 às 09:02:39 »
Fundo muito duro só abre no "volante", aquela ferramenta de bancada especial para abrir fundos. Na mão, é quase impossível.

Abraços!

Adriano

*

awatchmaker

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #10 Online: 20 Dezembro 2010 às 11:46:50 »
Exactamente um "volante" seria a ferramenta correta se nao conseguir posso sugerir que ponha um poco de WD40 sim , deixa por uns dois dias ateh que possa penetrar pelas roscas... entao tente de novo, Agora se quando foi fechado pela ultima vez e a pessoa nao fechou corretamente, nao limpou os resíduos nas roscas e assim mesmo apertou de mais pode ter danificado irreversivelmente ai eh lixo mesmo porque mesmo que consiga abrir depois nao consegue fechar adequadamente....por isso eh sempre bom que vc tenha um bom profissional equipado para cuidar de seus relógios que vc gosta para manter sempre em dia a manutenção e a qualidade do seus relógios.

*

RÔMULO FÓZ

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #11 Online: 20 Dezembro 2010 às 14:31:18 »
Aqui em sorocaba, certa vez, peguei um rolex com dois furos na tampa... dava certinho para a ferramenta tradicional de abrir relogios...  :-\ :-\ :-\
Abs
Romulo Foz

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #12 Online: 20 Dezembro 2010 às 22:10:46 »
Pessoal eu toquei neste assunto , para ver opinioes de varios colegas para que todos adquiram mais conhecimento porque esta operaçao se não fizer direito estraga o relogio.

Abraços
Dudu

*

Alberto Ferreira

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #13 Online: 20 Dezembro 2010 às 23:29:18 »
Salve!

Como já comentado pelos amigos...
E sem o menor receio de parecer radical...

Na real...
Até na mão de "profissionais" (mas não muito...  :P) se há alguma coisa que risca os fundos (rosqueados) dos relógios,...
É...

Anotem aí.

1) O uso de uma chave inadequada.
Para ser curto e grosso, chave "fajuta".

2) O uso de uma chave (razoavelmente) adequada, de boa qualidade, porém nas mãos de quem não sabe usar.

3) Tentar improvisar, coisas esdrúxulas como alicates de ponta fina, “chaves de boca”  :D, etc...

Fundos fechados, adequadamente, com aquela ferramenta mostrada (volante) em geral só abrem bem mesmo, com uma ferramenta do mesmo tipo.

As chaves tipo "jaxa" são uma opção. Mas também há que saber usar.  ;)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #14 Online: 21 Dezembro 2010 às 08:52:19 »
Exactamente um "volante" seria a ferramenta correta se nao conseguir posso sugerir que ponha um poco de WD40 sim , deixa por uns dois dias ateh que possa penetrar pelas roscas... entao tente de novo, Agora se quando foi fechado pela ultima vez e a pessoa nao fechou corretamente, nao limpou os resíduos nas roscas e assim mesmo apertou de mais pode ter danificado irreversivelmente ai eh lixo mesmo porque mesmo que consiga abrir depois nao consegue fechar adequadamente....por isso eh sempre bom que vc tenha um bom profissional equipado para cuidar de seus relógios que vc gosta para manter sempre em dia a manutenção e a qualidade do seus relógios.


Esse volante da Horotec acho show de bola, acho o melhor que tem, dá de 10 no da Bergeon!

Abraços!

Adriano

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #15 Online: 21 Dezembro 2010 às 10:03:52 »
Cada fundo é uma história diferente, portanto, como já dito, ferramentas especiais neles..........experiência é bom também!

Se apertar, não hesite, leve-o a um bom relojoeiro!

Aqui algumas das minhas ferramentas para abrir fundos.............não é tarefa fácil pegar um velho Mido tampa de rosca, por exemplo, ou mesmo um Universal polerouter.........se for caixa de ouro então, é uma soda de 3 litros :o
Rolex???.........nem pensar........só com ferramenta + experiência



Abs

Gravina

Ps. antes que alguém pergunte para qual fundo serve o martelo, ele é apropriado para cronógrafos da  Pierce ::) ;D....brincadeirinha

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #16 Online: 21 Dezembro 2010 às 10:19:43 »
já ia perguntar.........kkkkkkkkkkkk

abs

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #17 Online: 21 Dezembro 2010 às 10:23:17 »
Eu ia perguntar para que serve aquele "voltante de Wii" preto ali em cima um pouco à esquerda? ;D ;D ;D

Para espanar a rosca? :o :o :o
Amplexos do Mário

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #18 Online: 21 Dezembro 2010 às 10:40:51 »
Eu ia perguntar para que serve aquele "voltante de Wii" preto ali em cima um pouco à esquerda? ;D ;D ;D

Para espanar a rosca? :o :o :o

 ;D ;D ;D

Quando não tenho nada para fazer, fumo um cachimbinho com um bão fumo baiano (legalizado, IPI e coisa e tal) , e fico abrindo uns fundos adoidado

Um abraço Mario ;)

Gravina
« Última modificação: 21 Dezembro 2010 às 10:44:44 por Gravina »

Re: Como abrir o fundo do relogio quando esta muito duro ?
« Resposta #19 Online: 21 Dezembro 2010 às 10:55:06 »
Me matei de rir aqui, Mestre!!!

Tô quase que literalmente rolando no chão de tanto rir, ainda bem que estou sozinho em casa, senão, por certo dessa vez a alcunha de louco não descolava mais de mim!!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Amplexos do Mário