Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 692844 Visualizações
*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Antes e Depois !!
« Online: 28 Janeiro 2009 às 20:11:12 »
Meus Amigos ... este era um tópico do antigo forum que muitos prezavam bastante e como, até hoje, não foi aberto em nosso novo Forum ... eu resolví fazê-lo !

No entanto lembro que o idealizador foi o nosso amigo Wilson !! ;)

Estou preparando algumas reformas/restaurações mas estou encontrando alguns contratempos para obter algumas pçs e por este fato vou iniciar o tópico com 03 trabalhos
que tive o prazer de participar/mostrar lá no antigo forum e posteriormente apresentarei novos ! :D

Então ... convido os amigos e o Wilson(que é PHD neste assunto) para postarem suas reformas/restaurações. ;)

Este é sem dúvida o segmento que mais me chama a atenção dentro da Relojoaria ! :D

Bom ... chega de papo e vamos agir ! ;D

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Amigos esta é a primeira vez que posto neste tópico e como a primeira vez a gente nunca esqueçe  ... segue um "antes e depois" que tive muito prazer em participar !!!

Seiko 6138-0040 ... comprei este relógio no MASP em outubro de 2006, por um ótimo preço, e aos poucos fui preprarando o que era necessário para sua "pequena" restauração !! Aprendí com o mestre Gravina e Alberto que a paciência é uma virtude muito importante !!

No dia em que comprei este relógio o vendedor me reportou que ele estava parado em um fundo de gaveta a mais de 15 anos !!!  :(

Ao abrír a tampa, a vedação quebrou-se em vários pedaços. A máquina , a tampa e os parafusos estavam "imaculados" não tinham nenhuma "marca" de relojoeiro. O ponsoir para zerar o crono estava imperrado, o vidro e a caixa bastante arranhados, a escala taquimétrica estava íntegra mas bastante "desbotada" e a pulseira original "fish bone" estava completa mas arrebentada.

Naquele dia, ao chegar em casa, abrí o relógio, retirei o movimento da caixa, conseguí "desemperrar" o ponsoir para zerar o crono e troquei a pulseira original por uma de couro.

Em seguida comprei um jogo de ponteitos no e-bay(usei somente o de hora/minuto) os demais mantive, comprei uma nova escala taquimétrica. Mandei para revisão com o Mestre Hanibel Mendelek ... o resultado final foi fantástico.

Mestre Mendelek me disse que o relógio nunca foi mexido, estava como novo e no vibrograph zerou em todas as posições ! ;D

Antes:


Depois:




O que vcs acharam ??

Grande Abraço !!


Marcos Lima

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:18:32 »
Nossa!

Fico mesmo emocionado. Dá gosto ver isso!

Parabéns pelo empenho. Valeu a pena, ficou lindo!

Grande abraço,
Jose A.

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:22:59 »
Prezados Amigos, Boa Tarde !!

É com grande alegria que posto mais um "antes e depois" que tive o prazer e a oportunidade de participar !! 

Em Fevereiro deste ano comprei no ML 02 sucatas de Classic com calibres Jean Brun PS31 e PS32. Como um deles estava funcionando concluí que de dois poderia, eu mesmo, fazer um.
Veja a foto dos meninos:


Estavam bem detonados mas eu gostei deles, principalmente pelo segundeiro as 06 hs,e resolví que iria tentar recuperá-los !   

Pois bem, de cara eu conseguí fazer uma pequena limpeza no que estava funcionando, retirei a coroa e a tige do outro, troquei os ponteiros e coloquei para funcionar!!
Está trablhando muito bem e com ótima precisão. Veja como ficou:


Depois de algum tempo resolvi retrabalhar o que sobrou. Ele estava assim:


Precisava de reforma no mostrador, novo banho na caixa, corda, acrílico, ponteiros, coroa, tige, revisão e pulseira. 
No início achei que era pura loucura fazer tudo isso mas depois optei pelo prazer de vê-lo novamante em plena forma.

O resultado final foi gratificante. Vejam como ficou !!



 




O que acharam ??

Grande abraço !!


Marcos Lima

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #3 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:23:51 »
Ficou Zero bala Malima! Parabéns pela bela restauração!

O mostrador nem precisou mexer nada né?

Abs

Marcelo

*

Enéias

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #4 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:31:41 »
Boas novas!

O Carregalo, leitor sistemático do fórum (pena que insista em não se cadastrar) me disse que fará fotos de relógios que revisará. A exemplo do que faz o Wilson e repassará para postagem no fórum.

Aguardemos...

 :D

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #5 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:54:14 »
Salve!

Que beleza, amigo Marcos!

Literamnete, "o fino da bossa"!

Parabéns, belo tópico!


Agora, vamos aguardar e desfrutar as postagens que certamente virão.

O "time dos vintages", já puxou as respectivas cadeiras de vime, colocou os devidos óculos, passou as indefectíveis flanelinhas neles, mandou abaixar o som da TV e já está sentado na frente do micro, tomando "capilé de groselha"!

Mas se por acaso pintar algum dos mais novos, que eventualmente também tenha sido inadivertidamente "detonado" e depois ressucitado por uma boa alma, ele pode também se chegar, pois há espaço para todos os salvadores e suas respectivas salvações!

Abraços!

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #6 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:59:14 »
Que estréia, hein, Marcos?

PS. : Gostaram da fonte e da cor?  Ou ficou muito fru-fru?

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #7 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:03:05 »
Muito bom Marcos! :D

Dá-me um enorme prazer ver como alguns artistas, que a partir de peças que outrora foram novas e belas, em ponto de "quase sucata", as fazem renascer de novo para a vida, recuperando de novo o seu "corpo" e a alma do feliz proprietário.

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #8 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:03:40 »
Boa Tarde a todos !!!

Meus amigos ... mais um "antes e depois" que tive o prazer de participar.

Comprei este Tissot Seastar a mais ou menos 2 anos e aos poucos fui me interando dos seus problemas:

 
Calibre Tissot 2481 ...
1)Câmbio rápido através do sistema de "bobinha" - pressionando a corôa - não funcionava ... faltava o "cliquê" ...
2)Pinhão da roda do automático com dentes quebrados e por isso o relógio não carregava corda automáticamente ...
3)Segundeiro não original ...
4)Ponteiros(Hora e minuto) bastante dafinicados e sem material luminoso ...
5)Aro do mostrador bastante danificado ...

Bom ... depois de algum tempo conseguí a roda do automático e o "cliquê" novos/originais em embalagens da Tissot  ... pesquisando na NET descobrí que o segundeiro original deste modelo é vermelho  ... mandei reformar os ponteiros na Sarica ... mandei reformar aro do mostrador(somente o aro) na Sarica ... negociei diretamente com o Alexandre.

Com tudo em mãos ... mandei o relógio para revisão no meu relojoeiro.

Resultado final ... Fantástico !!!  
Câmbio rápido OK ... corda carregando normalmente ... ajuste vibrográfico "zerou" em todas as posições ... ponteiros e aro OK !!




Tô feliz da Vida !!!  
O que acharam ??

Grande Abraço !!


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #9 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:06:51 »
Zé eu também fico bastante emocionado ! ;) :D

Grande Abraço !!


Nossa!

Fico mesmo emocionado. Dá gosto ver isso!

Parabéns pelo empenho. Valeu a pena, ficou lindo!

Grande abraço,
Jose A.


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #10 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:09:14 »
Marcelo, realmente ficou excelente !!

O mostrador está absolutamente Original !! ;)

Abraços !!

Ficou Zero bala Malima! Parabéns pela bela restauração!

O mostrador nem precisou mexer nada né?

Abs

Marcelo


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #11 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:11:57 »
Valeu Alberto !!

A idéia, com a abertura deste tópico, foi exatamente esta !!

Grande Abraço !


Salve!

Que beleza, amigo Marcos!

Literamnete, "o fino da bossa"!

Parabéns, belo tópico!


Agora, vamos aguardar e desfrutar as postagens que certamente virão.

O "time dos vintages", já puxou as respectivas cadeiras de vime, colocou os devidos óculos, passou as indefectíveis flanelinhas neles, mandou abaixar o som da TV e já está sentado na frente do micro, tomando "capilé de groselha"!

Mas se por acaso pintar algum dos mais novos, que eventualmente também tenha sido inadivertidamente "detonado" e depois ressucitado por uma boa alma, ele pode também se chegar, pois há espaço para todos os salvadores e suas respectivas salvações!

Abraços!


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #12 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:13:14 »
Enéias ... ótima notícia !! ;) :D

Abraço !

Boas novas!

O Carregalo, leitor sistemático do fórum (pena que insista em não se cadastrar) me disse que fará fotos de relógios que revisará. A exemplo do que faz o Wilson e repassará para postagem no fórum.

Aguardemos...

 :D


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #13 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:14:52 »
Valeu Humberto !! ;)

Com relação a fonte eu diria "meio fru-fru"  ;D ;D !

Abraços !

Que estréia, hein, Marcos?

PS. : Gostaram da fonte e da cor?  Ou ficou muito fru-fru?



Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #14 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:23:00 »
Correia isto é o que realmente importa no resultado final !! ;) :D

Abraços !

Muito bom Marcos! :D

Dá-me um enorme prazer ver como alguns artistas, que a partir de peças que outrora foram novas e belas, em ponto de "quase sucata", as fazem renascer de novo para a vida, recuperando de novo o seu "corpo" e a alma do feliz proprietário.

Um abraço,
Correia


Marcos Lima

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #15 Online: 29 Janeiro 2009 às 00:18:13 »
Malima, parabéns por abrir este tópico, eu tambem sou completamente apaixonado em dar nova vida os meus velhinhos e logo mais vou colocar umas fotos aqui. :D

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #16 Online: 29 Janeiro 2009 às 09:55:16 »
Valeu malima !  ;) :D

Parabéns pela "recuperação" das peças !

é uma satisfação muito grande, não é ?

Parabéns pela iniciativa de reabrir o tópico,

abraços,

wilson

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #17 Online: 29 Janeiro 2009 às 10:04:39 »
Parabéns pelas recuperações!!

A recuperação do Classic é inacreditável!!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #18 Online: 29 Janeiro 2009 às 10:06:18 »
Mosca, antes de tudo ... seja muito bem vindo !! ;)

Aquí é lugar certo para falarmos de relógios e horologia ... sem parar  ;D :D !

E estamos aguardando as fotos dos seus "velhinhos" antes e depois de reformados/restaurados ! ;)

Grande Abraço !

Malima, parabéns por abrir este tópico, eu tambem sou completamente apaixonado em dar nova vida os meus velhinhos e logo mais vou colocar umas fotos aqui. :D
« Última modificação: 29 Janeiro 2009 às 10:10:22 por Malima »


Marcos Lima

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #19 Online: 29 Janeiro 2009 às 10:13:45 »
Valeu malima !  ;) :D

Parabéns pela "recuperação" das peças !

é uma satisfação muito grande, não é ?

Parabéns pela iniciativa de reabrir o tópico,

abraços,

wilson

Prezado Wilson ... Obrigado ! ;)

Estamos aguardando ansiosamente suas postagens ... recuperações/reformas realmente de "cair o queixo" ! ;)

Vc disse tudo ... a satisfação de vê-los novamente em plena forma é impagável ! ;)

Grande Abraço !


Marcos Lima