Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 696207 Visualizações
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #60 Online: 16 Março 2009 às 17:21:07 »
Bruno tenho algumas ferramentas ""POUCAS"" e como a amigo Paulo falou não é tão complicado assim, é só ter calma e devagar vai pegando o jeito e quando tiver duvida é só perguntar. ;)

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #61 Online: 16 Março 2009 às 19:44:14 »
paulorocha,

tenho muita vontade de mexer nuns reloginhos mesmo. Mas onde consigo o tal jogo de chaves?

E a parte do polimento? Vocês costumam mandar fazer por fora? Aquele Seiko postado aqui, que realmente tava quase na sucata, deve ter passado por um bom polimento na caixa.

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #62 Online: 16 Março 2009 às 20:00:25 »
Outra questão é: onde arrumar "sucata" em BH?

Se alguém souber, me ajude!

Abraços a todos!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #63 Online: 17 Março 2009 às 08:13:22 »
Bruno, procure ai em BH por uma Fornitura. Fornitura é o nome que se dá às lojas que vendem equipamentos para relojoeiros e joalheiros. Com certeza deve ter alguma por ai. Mas se não encontrar, me avisa que eu arrumo as chaves aqui em Brasília e te mando.

Para conseguir os relógios, visite alguns relojoeiros e diga que está procurando relógios velhos para treinar. Não é muito fácil pois alguns acham que você irá se tornar um concorrente... Mas explique que não é o caso, que você quer aprender é por hobbie mesmo, etc. Com o tempo você acaba conseguindo. Uma boa dica é se você tiver algum relógio mais "chique" e levar para fazer uma revisão.

Outra opção é comprar eles no ML. Sempre tem anúncios de relógios bem baratos. Só compre se o relógio estiver funcionando, mesmo que adiantando ou atrasando. O importante é estar funcionando.

Quanto ao polimento do seiko, eu fiz numa politriz de bancada, mas não recomendo a sua utilização por quem não tiver uma certa prática. É um equipamento bastante perigoso se não for utilizado corretamente. Imagine uma roda de tecido solto, girando a mais de 1500 rotações por minuto, e você segurando uma peça de metal de pequenas dimensões pressionada sobre esta roda (e acredite, se os riscos forem fundos, só saem com MUITA pressão). Se a caixa prendar nas dobras do tecido, nem o hulk consegue segurar. E a caixa sai da sua mão como um tiro de revolver... Melhor mandar fazer o polimento com alguém experiente.

Se você vier aqui em Brasília qualquer dia destes me avisa. Podemos marcar de ir na oficina juntos para você ver como é. E quem sabe até desmontar algum reloginho...




Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #64 Online: 17 Março 2009 às 09:34:41 »
Outra questão é: onde arrumar "sucata" em BH?

Se alguém souber, me ajude!

Abraços a todos!
Bruno,

em BH vc conseguirá vidros, pulseiras, baterias, enfim, material e ferramentas para relojoaria
mais em conta na :
Casa dos joalheiros - Rua São Paulo 401, procure o Délcio

peças de reposição, ferramentas e material :

Fantinis - Rua Caetés, 652 , em último caso, pois é mais "careira"

Rei dos Estojos, na Galeira Ouvidor, muito mateiral, preço bom,

agora, sucata, antigamente tinha o Nelson sucateiro na Caetés,

eu tenho muita sucata aqui também, se precisar me avise,

abraços,

wilson

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #65 Online: 17 Março 2009 às 09:45:49 »
paulorocha e wilson, muito obrigado pela paciência e pelas excelentes dicas!!

Vou procurar uma das fornituras sugeridas pelo colega wilson para ver se adquiro um jogo de chaves. Vocês tem idéia de preço?

wilson,

você é daqui de BH? Tenho interesse nas sucatas para começar...

Abraço a todos e muito obrigado!

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #66 Online: 17 Março 2009 às 12:47:06 »
Este é o espírito do FRM, e o que o torna tão especial: há sempre alguem que está pronto para ajudar!

Parabéns Paulo Rocha, parabéns Wilson, parabéns Moscabranca, parabéns André (Automatic) e a todos os demais que estão sempre a postos para uma ajuda e, Bruno, sucesso nas suas incursôes pelo maravilhoso mundo dos mecanismos


Grande abraço!!
« Última modificação: 17 Março 2009 às 12:49:48 por Sá »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #67 Online: 17 Março 2009 às 13:03:27 »
Bruno,

Sou de BH e gosto muito da loja Rei dos Estojos...
Wadley

*

Offline Bob

  • *
  • 19
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #68 Online: 18 Março 2009 às 11:37:42 »

Prezados sou novo no fórum. Gosto muito de relógios e mais ainda dos mecânicos, pois para mim expressam muito da engenhosidade humana. Vendo os posts deste tópico confesso que fiquei emocionado com a dedicação, carinho, persistência e habilidade dos colegas. Mais ainda: a emoção de resgatar um relógio que em alguns casos parecia sucata tornando-o novamente uma Máquina! Uma verdadeira viagem no tempo!

Parabéns a todos!

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #69 Online: 19 Março 2009 às 12:38:35 »
Bob, muito obrigado e seja muito bem vindo ao FRM.

Grande Abraço !!


Marcos Lima

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #70 Online: 21 Março 2009 às 11:08:20 »
paulorocha e wilson, muito obrigado pela paciência e pelas excelentes dicas!!

Vou procurar uma das fornituras sugeridas pelo colega wilson para ver se adquiro um jogo de chaves. Vocês tem idéia de preço?

wilson,

você é daqui de BH? Tenho interesse nas sucatas para começar...

Abraço a todos e muito obrigado!

Bruno,
trabalhei em BH em 1989, no Barreiro e no Eldorado, conheci várias fornituras lá,
depois voltei à Abaeté, fiquei um ano, partindo depois para o Caribe (Aruba) onde fiquei 12 anos,
agora estou em Felixlandia, perto de Curvelo, mas sempre vou à BH,

sempre que eu vinha para o Brasil eu visitava essas fornituras onde fiz muitas amizades, por ex. o Délcio da casa
dos Joalheiros é gente finíssima, conheço ele desde essa época, o Vítor e Manoel Toledo do Rei dos
Estojos também são gente boníssima,

abraços,

wilson

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #71 Online: 03 Abril 2009 às 16:27:18 »
Pergunto aos amigos:

vocês não tem interesse em vender esses relógios que recuperam?

paulorocha,

esse 6119 ficou lindo!!! ainda mais com a pulseira de couro!! achei muito legal!! Compraria fácil!

abraços!

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #72 Online: 03 Abril 2009 às 17:50:15 »
Eu quando acabo de reformar, não tenho coragem de vender ;D ;D mesmo não gostando muito do medelo acabo pegando  carinho pela peça.   

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #73 Online: 06 Abril 2009 às 16:24:33 »
Bem, este 6119 realmente eu não pretendo me desfazer não...

Mas algum próximo é bem possível sim.



Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #74 Online: 07 Abril 2009 às 01:47:22 »
Pegando carona aqui, quando falam em jogo de chaves são aquelas chavezinhas de fenda e philips?
Se for isso eu tenho um joguinho com 5 fendas e 2 philips, uso a de fenda menorzinha para trocar pulseiras.

Falta ainda uma chave para abrir fundos (aquela tripla), uma lupa (aquela que cola no olho) e uma pinça antimagnética.
Tendo essas ferramentas já dá para brincar ou ainda falta alguma?

2 dúvidas principais:
1. Como se tira a máquina de dentro da caixa (não sei como fazer para tirar a coroa e a tige)?
2. Como se troca um vidro.

Acho que depois disso já dá para se aventurar a trocar umas baterias e fazer uma limpezinha.
Perguntei sobre o vidro, porque no caso de recuperação, geralmente os vidros são trocados, quando não estão quebrados estão arranhados.
Bom, é isso, no mais gostaria de endereços de lojas no RJ, achei esse site, alguém conhece?
www.fornituracentral.com.br
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #75 Online: 07 Abril 2009 às 04:23:20 »
Fábio, estes conjuntos de chave que você descreveu não servem não, infelizmente.... São dois problemas: as chaves são muito grandes e não são resistentes. Descobri isto da pior maneira.... Para tu teres uma ideia, o meu jogo de chaves é composto por 7 peças e a MAIOR delas tem menos de 2 mm de largura.

Para liberar a tige, existem dois sistemas, vai depender de que relógio você estará trabalhando. Ou a tige é liberada pressionando uma alavanca (ou botão) ou por um parafuso. E quando é o caso de parafuso, ele é bem enjoado...

Já para trocar o vidro, será necessária uma prensa específica. Quando preciso uso a de um amigo relojoeiro (o mesmo que esta me ajudando).




Um abraço

PS.: não estranhe a hora da postagem... perdi o sono...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #76 Online: 07 Abril 2009 às 13:31:55 »
Pegando carona aqui, quando falam em jogo de chaves são aquelas chavezinhas de fenda e philips?
Se for isso eu tenho um joguinho com 5 fendas e 2 philips, uso a de fenda menorzinha para trocar pulseiras.

Falta ainda uma chave para abrir fundos (aquela tripla), uma lupa (aquela que cola no olho) e uma pinça antimagnética.
Tendo essas ferramentas já dá para brincar ou ainda falta alguma?

2 dúvidas principais:
1. Como se tira a máquina de dentro da caixa (não sei como fazer para tirar a coroa e a tige)?
2. Como se troca um vidro.

Acho que depois disso já dá para se aventurar a trocar umas baterias e fazer uma limpezinha.
Perguntei sobre o vidro, porque no caso de recuperação, geralmente os vidros são trocados, quando não estão quebrados estão arranhados.
Bom, é isso, no mais gostaria de endereços de lojas no RJ, achei esse site, alguém conhece?
www.fornituracentral.com.br

Fábio,

Recomendo a leitura destes dois links:


Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #77 Online: 10 Abril 2009 às 11:56:54 »
Obrigado Paulo e Igor pelo toque sobre as ferramentas e o tópico.

Como todo iniciante, to pensando em começar pelo kit básico e algumas sucatas (que tentarei arrumar com alguém), não pretendo trabalhar como relojoeiro mesmo, é mais um hobby que pretendo iniciar.

Ou acham melhor mesmo sendo só para iniciar já partir para algo de melhor qualidade?

Quanto ao assunto original do tópido, cadê as fotos do antes e depois?????
Cessaram?
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #78 Online: 10 Abril 2009 às 20:18:41 »
Estou na iminência de fazer um novo "antes e depois"... Para falar a verdade, só não fiz na quarta-feira passada por exclusiva culpa de uma mola...

Mas só para atiçar as lombrigas do pessoal, adianto que é da década de 40 e está intimamente ligado a história da aviação...




Espero que ainda esta semana eu tenha novidades...





Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #79 Online: 10 Abril 2009 às 23:02:09 »
Oba!!!

Desde quando o amigo comprou o Breitling, estou ancioso para ve-lô depois da reforma, deve ter ficado show de bola.

Estamos aguardando.

Abraços