Menu principal

Conhecem tubo nixie?

Iniciado por igorschutz, 30 Janeiro 2009 às 13:31:13

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Olá amigos,

Vocês conhecem o tubo nixie?

Para os que não conhecem, e descrevendo em linguagem leiga, o tubo nixie parece uma lâmpada incandecente porém com diversos filamentos, cada um no formato de um número (do 0 ao 9).
Trata-se de uma tecnologia antiga e já extinta, utilizada nos tempos em que não existiam LED, LCD e congêneres, para mostrar números numa infinidade de aplicações, tais como elevadores, calculadoras e aparalhos eletrônicos em geral.

No mundo ocidental, os tubos nixie tiveram uma vida curta, porém sobreviveram -- e sobrevivem ainda -- nos defasados equipamentos soviéticos.

Devido ao seu aspecto retrô, os tubos nixie possuem muitos fãs (eu incluso), que os utilizam principalmente na fabricação de relógios de mesa, que ficam com um visual incrível (steampunk).

Há um tempo atrás comprei um kit de relógio com tubos IN-18 (dígitos com 40mm de altura) para o estúdio de Pilates da minha mulher, e mandamos fazer uma caixinha de madeira, o resultado foi este (desculpem as imagens tosquíssimas):

O kit era assim (adquirido aqui):

Agora eu morro de inveja dela, por ter um relógio nixie e eu não :P .

Quem se interessar, é só procurar por "nixie clock" no Google ou eBay, que achará kits e até mesmo relógios prontos dos mais variados tubos e tamanhos.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Miguel

Fantástico!

Pronto, agora não vou mais conseguir viver sem um!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Alberto Ferreira

Salve!

Legal!
E, aparentemente, nem custam "os tubos".  :D

Mas, amigos, se me permitem, vejam só.

O Igor já está conseguindo converter um dos "baluartes" dos "anti-relógios-com-fios",...

...o Miguel!
;)  :D

Um abração para ambos!
8)

César-HT

Olá para todos.

Igor, simplesmente fantástico  :D :D :D.

Meu pai tinha uma calculadora muito antiga e acho que tinha os números com esse sistema (acho isso pois não era LCD), era velha feinha mas eu achava ela demais com esse visual, seus números eram vermelhos.

Eu nunca imaginei que era ssim que funcionava.

Obrigado por mais essa curiosidade que você trouxe para nós.

Até mais e abraço.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

mestreaudi

WOW!!! Eu não conhecia....

Uma pergunta... se quebrar é possível arrumar?????
Rafael.

jeans

Eu gosto destes bichos em outro lugar!

Sovtek

Always all tube!

"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

igorschutz

Citação de: mestreaudi online 30 Janeiro 2009 às 14:58:17

Se o tubo quebrar, só comprando outro, pois dentro há um gás, que vaza.
Que eu saiba, não se fabricam mais tubos nixie, e são todos NOS. Cada dia o tubo fica mais caro...

Abraço,

Igor

Miguel

Mas este caso é muuuito diferente, Alberto!

Citação de: Alberto Ferreira online 30 Janeiro 2009 às 14:07:02
Salve!

Legal!
E, aparentemente, nem custam "os tubos".  :D

Mas, amigos, se me permitem, vejam só.

O Igor já está conseguindo converter um dos "baluartes" dos "anti-relógios-com-fios",...

...o Miguel!
;)  :D

Um abração para ambos!
8)
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

mestreaudi

Interessante!!

Valeu Igor!  :)

Citação de: igorschutz online 30 Janeiro 2009 às 15:12:10
Citação de: mestreaudi online 30 Janeiro 2009 às 14:58:17

Se o tubo quebrar, só comprando outro, pois dentro há um gás, que vaza.
Que eu saiba, não se fabricam mais tubos nixie, e são todos NOS. Cada dia o tubo fica mais caro...

Abraço,

Igor
Rafael.

Wadley

Wadley

Enéias

Ótimo. Eu nem fazia idéia até hoje. :)

zE_

Legal mesmo!

Tbm não sabia de existência, até hoje.

Glauco GM

eu me lembro destes tubos, mas eu não estou tão velho assim.... :-[

flávio

E quanto tempo dura cada um desses tubos/válvulas. QUal a vida útil?

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 30 Janeiro 2009 às 18:31:54
E quanto tempo dura cada um desses tubos/válvulas. QUal a vida útil?

Flávio,

Ligado sem parar em um número (isto é, forçando ao máximo a duração), cada tubo dura no mínimo 5.000 horas.

Realmente, não é um brinquedo barato.

Abraço,

Igor

jeans

Igor,

Continuando então no pensamento do Flávio. Quanto custa em média um tubo nixie destes para reposição? Sei lá, caso quebrasse apenas um, não pelo tempo, pq senão teria que ser troca conjunta.

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

igorschutz

Citação de: jeans online 30 Janeiro 2009 às 18:38:17
Quanto custa em média um tubo nixie destes para reposição? Sei lá, caso quebrasse apenas um, não pelo tempo, pq senão teria que ser troca conjunta.

Jean,

Na feitura da caixinha de madeira, o camarada quebrou um dos tubos. Paguei US$ 40 por um novo (tubo + frete).
Lembrando que os tubos deste meu relógio são o IN-18, que são tubos considerados grandes (dígitos com 40mm de altura) e, consequentemente, caros.

Mini-relógios com tubos IN-16 (dígitos com 15mm de altura) custam por volta de US$ 80, já prontos (plaquinha + 6 tubos + case).

Abraço,

Igor

jeans

Citação de: igorschutz online 30 Janeiro 2009 às 18:43:01
Citação de: jeans online 30 Janeiro 2009 às 18:38:17
Quanto custa em média um tubo nixie destes para reposição? Sei lá, caso quebrasse apenas um, não pelo tempo, pq senão teria que ser troca conjunta.

Jean,

Na feitura da caixinha de madeira, o camarada quebrou um dos tubos. Paguei US$ 40 por um novo (tubo + frete).
Lembrando que os tubos deste meu relógio são o IN-18, que são tubos considerados grandes (dígitos com 40mm de altura) e, consequentemente, caros.

Mini-relógios com tubos IN-16 (dígitos com 15mm de altura) custam por volta de US$ 80, já prontos (plaquinha + 6 tubos + case).

Abraço,

Igor

Valeu pela informação!

Correia

Muito bom Igor, não conhecia esses tubos.

Apenas os Tubular Bells ;D

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Bruno Recchia

Oi Igor !

Também tens um Nixie !!

Eu tenho um, mas sem a caixinha de madeira, pois nunca a fiz...

O meu utiliza tubos russos. Um deles vazou, e parou de acender. Comprei 2 tubos de reposiçao, me custou 15 euros os 2, comprados via Bulgaria !

O meu relogio tem a particularidade de NAO ser a qurtzo : na verdade, ele utiliza a frequência da corrente alternada (aqui 50hz) pra   marcar a hora !!

Vejo que temos, definitivamente, gostos proximos !

1 abraço,

Bruno