Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?

  • 4 Respostas
  • 2618 Visualizações
*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?
« Online: 02 Novembro 2008 às 22:20:53 »
Pessoal,

comprei um OMega Tissot faz tempo e deixei no meu demoraaado relojoeiro. Qual foi a minha surpresa, bom pelo menos para mim, o contador de minutos do crono é contínuo!!!! Comparei a contrução dele com um outro tbém Omega-Tissot Crono da mesma época (um pouco mais novo, provavelmente) e é muito diferente. Tive q deixar no relojeiro, o ajuste do ponteiro central estava ruim, por isso não publico fotos, mas, pergunta: é comum? Qual foi o primeiro movimento com acumulador de minutos contínuo? Sei do Mido com acumulador central, mas esse foi novidade para mim.

[]s, Riccardo (Lanza)

*

Enéias

Re: Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?
« Resposta #1 Online: 16 Janeiro 2009 às 21:48:55 »
Tem fotos?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?
« Resposta #2 Online: 17 Janeiro 2009 às 13:02:04 »
A 33.3 é uma máquina peculiar pois tem seu layout todo "espelhado" digamos assim, pois seu balanço fica na posição 6 horas ao invés de 12 horas, como é o layout comum em 90% dos mecanismos, de todas as épocas. Ela não é apenas montada em posição invertida, como seria se tivesse um layout tradicional apenas com a tige do lado oposto. Sendo "espelhada" como é, o segundeiro e acumulador ficam na mesma posição que o tradicional.

Não sei dizer pois não estudei isso especificamente, mas por ser a 33.3 muito antiga, essa disposição "estranha" (para um relógio de pulso) deva ter algo relacionado com uma herança de máquinas de bolso.

Isso, contudo, não tem ligação com ter o contador de minutos contínuo ou não. Não sei dizer quando foi feito o primeiro crono com contador contínuo, mas aposto que seja a mesma data do primeiro crono jamais feito, uma vez que o contador saltante é bem posterior que o contínuo. Não sei qual a máquina mais antiga com contador saltante, mas creio ser raro máquinas assim antigas como a 33.3 com contador saltante. O contador saltante é uma melhoria do sistema, pois o contador não precisa ficar em contato constante com a rodagem, o que gera um arraste e desperdício de energia desnecessário, além de permitir uma leitura muito mais precisa dos minutos acumulador, pois o ponteiro nunca fica no "meio termo".

Abraços!

Adriano

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?
« Resposta #3 Online: 03 Março 2009 às 09:20:19 »
Obrigado Adriano, desculpe pela demora em responder. O que achei estranho é encontrar um com contador contínuo, então vale a pergunta, já q todos os que eu tinha visto eram com contador saltante: é comum encontrar um com contador contínuo?

Eis a foto ...


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Calibre Lemânia (Omega 33.3) com contador de minutos contínuo?
« Resposta #4 Online: 03 Março 2009 às 10:47:07 »
É...Mas este lance de evolução é algo relativo. O único relógio que tenho com contador saltante é o Tissot Janeiro, base Valjoux 7765. O resto, tudo contínuo, inclusive movimentos mais modernos, como o Ebel 137, Eta 2894, etc.


Flávio