Relogio parede

  • 16 Respostas
  • 10759 Visualizações
Relogio parede
« Online: 28 Janeiro 2011 às 17:50:54 »
 Oi galera, tenho um Junghans de parede e gostaria de saber qual oleo usado na lubrificaçao...
   Abçs
   Paulo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Relogio parede
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2011 às 19:16:02 »
Oi galera, tenho um Junghans de parede e gostaria de saber qual oleo usado na lubrificaçao...
   Abçs
   Paulo




Olha, da Moebius eu não sei a especificação correta. Mas eu, por exemplo, quando mandei para revisão um carrilhão Urgos da minha avó, mandei que usassem um que eu tinha, da Microtime (clock oil), britânico. Mas o povo costuma usar até Singer, por aí imagine...


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relogio parede
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2011 às 20:21:24 »
Siga esta tabelinha da Moebius, acessível pelo link abaixo.

Nada substitui o manual técnico do mecanismo, mas quando não se tem acesso à ele, por ser restrito ou muito antigo, como deve ser o caso, essa tabelinha é bem justa.

http://www.cousinsuk.com/PDF/categories/2_Oil_Chart.pdf


Caso não tenha acesso à óleos Moebius especificamente, para relógios de parede, com escapamento de âncora suíça, apenas considere que:

9020: óleo fino/médio
D5: óleo grosso
8200: graxa fina
8300: graxa sólida



Abraços!

Adriano

Re: Relogio parede
« Resposta #3 Online: 29 Janeiro 2011 às 00:47:27 »
 Valeu amigos, bem, estou com a maquina fora, será q posso "lavá-la" com algum produto sem desmontá-la, e depois aplicar o oleo? por exemplo, colocar em alguma soluçao pra tirar o oleo antigo e alguma sujeira e depoi lubrificá-la? afinal ela é toda em latao...
   Aguem me ajude
   Abçs
  Paulo

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Relogio parede
« Resposta #4 Online: 29 Janeiro 2011 às 01:15:16 »
Valeu amigos, bem, estou com a maquina fora, será q posso "lavá-la" com algum produto sem desmontá-la, e depois aplicar o oleo?

 ;D

Pode, e talvez até vai funcionar, mas este não é o procedimento correto para este tipo de relógio (creio que para nenhum)
Tem que desmontar, lavar as platinas (na minha época era gasolina, ou benzina, só que hoje não dá........a gasolina era outra), rodas, e alavancas (é carrilhão, né?), polir os eixos das rodas, passar palito especial para o fim para limpar aqueles buraquinhos onde os eixos trabalham (retirar o excesso de óleo, óleo gasto, e preto,, e quiçá, fechar estes buraquinhos, caso tenha desgaste( o nome é embuchar ;D, mas aqueles que não tem ferramentas específicas, costumam bater com o punção  :'( :'( :'( na platina, e na parte onde ocorreu o desgaste pelo uso..........isso é crime, mas é prática comum do passado, para aqueles profissinais que não detinham a técnica!!!.........geralmente, em função da força da corda, este desgaste está na parte superior destes tais buraquinhos em que os eixos trabalham!
Abre-se ainda, o tambor, e retira-se a corda...............estique-a, enrrole-a novamente, coloque-a no tambor,  e lubrifique com graxa específica (isso dará força....a corda cansa com o tempo)
Ao contrário dos pequenos, pode sim lubrificar a âncora onde ela exerce contato com a roda de escape.............
Muito cuidado ao mexer com a corda, ela pode decepar parte do seu dedo..........amarre-a, com um arame para evitar surpreas (nos relógios americanos).nunca se sabe quando este troço vai estourar :-\

Abs
Gravina ( que um dia foi aprendiz de relojoeiro, e que já mexeu por anos em relógios de grande porte da sua própria coleção).........Se mudou a técnica, desconheço.............não mexo  mais....há anos!

Então..........com a palavra, os verdadeiros profissionais deste segmento  ;) Please :P!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relogio parede
« Resposta #5 Online: 29 Janeiro 2011 às 01:43:26 »
Valeu amigos, bem, estou com a maquina fora, será q posso "lavá-la" com algum produto sem desmontá-la, e depois aplicar o oleo?

 ;D

Pode, e talvez até vai funcionar, mas este não é o procedimento correto para este tipo de relógio (creio que para nenhum)
Tem que desmontar, lavar as platinas (na minha época era gasolina, ou benzina, só que hoje não dá........a gasolina era outra), rodas, e alavancas (é carrilhão, né?), polir os eixos das rodas, passar palito especial para o fim para limpar aqueles buraquinhos onde os eixos trabalham (retirar o excesso de óleo, óleo gasto, e preto,, e quiçá, fechar estes buraquinhos, caso tenha desgaste( o nome é embuchar ;D, mas aqueles que não tem ferramentas específicas, costumam bater com o punção  :'( :'( :'( na platina, e na parte onde ocorreu o desgaste pelo uso..........isso é crime, mas é prática comum do passado, para aqueles profissinais que não detinham a técnica!!!.........geralmente, em função da força da corda, este desgaste está na parte superior destes tais buraquinhos em que os eixos trabalham!
Abre-se ainda, o tambor, e retira-se a corda...............estique-a, enrrole-a novamente, coloque-a no tambor,  e lubrifique com graxa específica (isso dará força....a corda cansa com o tempo)
Ao contrário dos pequenos, pode sim lubrificar a âncora onde ela exerce contato com a roda de escape.............
Muito cuidado ao mexer com a corda, ela pode decepar parte do seu dedo..........amarre-a, com um arame para evitar surpreas (nos relógios americanos).nunca se sabe quando este troço vai estourar :-\

Abs
Gravina ( que um dia foi aprendiz de relojoeiro, e que já mexeu por anos em relógios de grande porte da sua própria coleção).........Se mudou a técnica, desconheço.............não mexo  mais....há anos!

Então..........com a palavra, os verdadeiros profissionais deste segmento  ;) Please :P!



Noosssaaa!! Eu aqui de trás da tela, fico até bobo/babando em ler com certa dificuldades... não por conta da idade (pois tenho 27anos) e sim por conta de um problema raro de visão, seus comentários, que são grandes aulas para curiosos/aprendiz como eu, fico maravilhado com tudo isso, muito bem explicado e detalhado, fico aqui imaginado as peças/pártes citadas em suas explicações... quero dizer aula !!

Vivendo e aprendendo, deste jeito quero viver uns 150 anos :P :P ;D ;D ;D

Obrigado pela aula caro mestre Gravina!! 8) 8)
« Última modificação: 29 Janeiro 2011 às 01:45:18 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: Relogio parede
« Resposta #6 Online: 29 Janeiro 2011 às 02:01:26 »
  Puxa, uma aula, agradeço Gravina, bem ele nao é carrilhao, é aquele q bate num bordao aos 30m e hora (quantidade de horas), a maquina nao está muito suja, mas queria fazer uma limpeza leve, pra depois lubrificá-la...
    Vamos minhas duvidas, já q vc disse q dá (mesmo nao sendo o procedimento correto):
     1) o q usar??? benzina, alcool isopropilico querosene ou outra coisa....

      2) Como secá-la???

       3) Como é dourada, acho q é latao, o q passar pra nao manchar??? a benzina mancha???

     Abçs e aguardo respostas dos nobres amigos
   Paulo

       

Re: Relogio parede
« Resposta #7 Online: 29 Janeiro 2011 às 15:17:02 »
   Up ;D

Re: Relogio parede
« Resposta #8 Online: 30 Janeiro 2011 às 00:23:49 »
 Com q lavar, com q lavar..... up up ::)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Relogio parede
« Resposta #9 Online: 30 Janeiro 2011 às 00:56:42 »
Os produtos para lavagem são os mesmos usados para relógios pequenos, como diz Donald de Carle na obra Practical Clock Repairing que, diga-se, tenho mas nunca li. Apenas o consultei agora. Você usa a máquina com soluções ou vai na mão mesmo, com Benzina. No entanto, como as peças são maiores, De Carle indica que, ao contrário dos relógios de pulso, você não mergulha as peças na benzina, mas limpa com escovas molhadas nela. E ele faz questão de enfatizar: não é um processo "limpo".  :P


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Relogio parede
« Resposta #10 Online: 30 Janeiro 2011 às 18:37:36 »
Os produtos para lavagem são os mesmos usados para relógios pequenos, como diz Donald de Carle na obra Practical Clock Repairing...
...
...Você usa a máquina com soluções ou vai na mão mesmo, com Benzina. No entanto, como as peças são maiores, De Carle indica que, ao contrário dos relógios de pulso, você não mergulha as peças na benzina, mas limpa com escovas molhadas nela. E ele faz questão de enfatizar: não é um processo "limpo".  :P


Flávio


Salve!
Quem fica limpo é o movimento...  :D

Uma bandejinha embaixo e um avental bem que ajudam,... Mas que "respinga", respinga...
Se bobear, vai até na lente dos óculos...  :D

Abraços!
Alberto
 8)

Re: Relogio parede
« Resposta #11 Online: 31 Janeiro 2011 às 00:45:22 »
  Agradeço amigos, mas e a caixa??? já lixei toda (ficou muito bonito a cor) e resolvi envernizar, puxa, como ficou mal feito, aparece as listras do pincel, nao gostei e irei lixa-la novamente, será q posso apenas passar um lustra moveis na madeira,  pinho de riga, virgem??? vou tentar de novo, abçs

Re: Relogio parede
« Resposta #12 Online: 31 Janeiro 2011 às 12:16:20 »
  Agradeço amigos, mas e a caixa??? já lixei toda (ficou muito bonito a cor) e resolvi envernizar, puxa, como ficou mal feito, aparece as listras do pincel, nao gostei e irei lixa-la novamente, será q posso apenas passar um lustra moveis na madeira,  pinho de riga, virgem??? vou tentar de novo, abçs

Paulo,

Lixa e passa seladora que fica muito legal. Acho que não é preciso usar verniz, pois ela já dá brilho suficiente e não fica marcada com o pincel. Vou tirar uma foto de uma caixa que eu restaurei agora e acho que ficou legal e depois posto pra vc dar uma olhada.

Abraço
Expedito


Re: Relogio parede
« Resposta #13 Online: 31 Janeiro 2011 às 12:28:33 »
  Agradeço amigos, mas e a caixa??? já lixei toda (ficou muito bonito a cor) e resolvi envernizar, puxa, como ficou mal feito, aparece as listras do pincel, nao gostei e irei lixa-la novamente, será q posso apenas passar um lustra moveis na madeira,  pinho de riga, virgem??? vou tentar de novo, abçs

Paulo,

Lixa e passa seladora que fica muito legal. Acho que não é preciso usar verniz, pois ela já dá brilho suficiente e não fica marcada com o pincel. Vou tirar uma foto de uma caixa que eu restaurei agora e acho que ficou legal e depois posto pra vc dar uma olhada.

Abraço


Expedito


Re: Relogio parede
« Resposta #14 Online: 31 Janeiro 2011 às 13:08:15 »
 Puxa Expedito, é assim q quero deixá-la, fica mais original, é só comprar seladora para madeira? ou tem alguma especificação, ficou muito bom seu trabalho, parabens... e valeu pela foto...
   Abçs
   Paulo

Re: Relogio parede
« Resposta #15 Online: 31 Janeiro 2011 às 16:17:00 »
Olha, posso estar falando uma ENORME ASNEIRA, mas foi o que me ensinou um relojoeiro que trabalha com restaurações ... ::)
Ele me disse para passar graxa de sapato na caixa ... isso mesmo graxa de sapato marrom  ??? ... peguei uma caixa de madeira de uma velha caixinha de música e mandei ver ... ficou até legal   ;)
Nunca entendi o porque mas ficou com aspecto mais realista e natural de madeira ...  8)
Se possível, pega um cantinho menos visível e dê uma tentada pra ver como fica ... ;)
Abraço
Lourival

Re: Relogio parede
« Resposta #16 Online: 31 Janeiro 2011 às 19:03:25 »
 Opa Lourival, vou tentar sim, irei fazer primeiro o seu num canto, se nao servir irei passar seladora, bem q quando lixei a primeira vez saiu um po parecido com cera, como é uma peça antiga, acho q realmente passavam cera, agradeço amigo, pela sugestao
  Abçs
   Paulo