Valeu amigos, bem, estou com a maquina fora, será q posso "lavá-la" com algum produto sem desmontá-la, e depois aplicar o oleo?
Pode, e talvez até vai funcionar, mas este não é o procedimento correto para este tipo de relógio (creio que para nenhum)
Tem que desmontar, lavar as platinas (na minha época era gasolina, ou benzina, só que hoje não dá........a gasolina era outra), rodas, e alavancas (é carrilhão, né?), polir os eixos das rodas, passar palito especial para o fim para limpar aqueles buraquinhos onde os eixos trabalham (retirar o excesso de óleo, óleo gasto, e preto,, e quiçá, fechar estes buraquinhos, caso tenha desgaste( o nome é embuchar
, mas aqueles que não tem ferramentas específicas, costumam bater com o punção
na platina, e na parte onde ocorreu o desgaste pelo uso..........isso é crime, mas é prática comum do passado, para aqueles profissinais que não detinham a técnica!!!.........geralmente, em função da força da corda, este desgaste está na parte superior destes tais buraquinhos em que os eixos trabalham!
Abre-se ainda, o tambor, e retira-se a corda...............estique-a, enrrole-a novamente, coloque-a no tambor, e lubrifique com graxa específica (isso dará força....a corda cansa com o tempo)
Ao contrário dos pequenos, pode sim lubrificar a âncora onde ela exerce contato com a roda de escape.............
Muito cuidado ao mexer com a corda, ela pode decepar parte do seu dedo..........amarre-a, com um arame para evitar surpreas (nos relógios americanos).nunca se sabe quando este troço vai estourar
Abs
Gravina ( que um dia foi aprendiz de relojoeiro, e que já mexeu por anos em relógios de grande porte da sua própria coleção).........Se mudou a técnica, desconheço.............não mexo mais....há anos!
Então..........com a palavra, os verdadeiros profissionais deste segmento
Please
!