Menu principal

QUAIS OS PRODUTOS UTILIZADOS NUMA BOA REVISÃO?

Iniciado por Luis O, 28 Janeiro 2011 às 20:31:14

tópico anterior - próximo tópico

Luis O

Prezados

abri este tópico para que os mestres, os entendidos, os profissionais etc possam indicar produtos que são utilizados nas revisões de nossos relógios mecânicos.

Por exemplo: qual a graxa, o óleo, a solução de limpeza do movimento, a pasta utilizada no polimento, o produto para retirar ferrugens etc...

Vamos lá...vamos trocar informações.

No meu caso eu uso óleo e graxa moebius, solução araújo para limpeza do movimento, pasta de polir no. 2 para polimento das caixas...

abs

Adriano

Depende do que você vai revisar. Diferentes máquinas requerem diferentes óleos. É preciso ter pelo menos Moebius 9010 (fino), 9020 (fino médio), HP 500 (médio), HP 1300 ou D5 (grosso), 8200 (graxa fina), 8207 (graxa fina com grafite), 8300 (graxa sólida), 9417 (graxa para leveés), 9501 (graxa sintética multiuso), Moebius Quartz.

Fora Moebius: Molycote DX (graxa de alta pressão multiuso), Kluber 125 (graxa brecante para parede de tambor).

É necessario "só" isso para uma boa revisão na maioria das máquinas no mercado. Há ainda mais lubrificantes específicos requisitados por alguns fabricantes para certos calibres. Isso aí que citei, sério, é o básico.

Tem que se ter ainda epilame antidispersante Fixodrop, e epilames lubrificantes Lubeta para rodas inversoras e rolamentos.

Para limpeza, a solução Araújo é muito boa. É preciso ainda alcool isopropílico de boa qualidade e benzina bi-retificada.

É mais ou menos isso os produtos básicos, repito, básicos, necessarios para o meu conceito de boa revisão.

Sobre massas de polir, nacional só da pé para o polimento inicial. Para acabamento, só importadas. Escovas e discos de borracha, idem.

É mais ou menos o que me lembro de cabeça.

Abraços!

Adriano

Aero

A parte mais importante numa revisão- e isso eu digo por trabalhar com um ítem bem , mas bem caro mesmo- é quem revisa.

Cigano

Ótimo tópico caro Luis, isso irá ajudar muitos novatos que pensa em por a mão na massa um dia!! (sou um deles)

Que interessante "matéria" iniciada pelo caro Luis, e com uma ótima aula do caro Adriano para iniciar !!
Adoro isso!!
Cada dia fico mais apaixonado pelo fórum e pela arte relojoeira, é claro que estou mais para adimirador, mais um dia eu chego lá!!

Tenham um ótimo fim de semana!! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

Luis O

Que bom que gostaram....
Adriano, muito obrigado......a aula completa é sempre bem vinda.....
mas ouso discordar que o seu "kit básico" seja realmente necessário para os iniciantes....
Para fz um revisão num omega 30T2 não é necessário tudo isso........mais uma vez me desculpe a discordância.
Compreendo a necessidade de termos equipamentos completos para o exercício da alta relojoaria...mas a apresentação de um "kit básico" como o seu assusta qq iniciante....aquele que está disposto a fazer a revisão num 6119, num 30T2(como dito) num orient ou num tisot básico vintage.
O que vc apresentou é um kit básico para aquele que quer viver da arte....não para o entusiasta.....
Na verdade é assim com tudo...por exemplo: se me perguntarem o que é preciso para pedalar, eu vou relacionar milhares de equipamentos que considero imprescindíveis para o esporte (sou ciclista..). Contudo, nem todos são REALMENTE imprescindíveis para vc iniciar, ou mesmo para entusiastas de fim de semana....uma bike de competição, hoje, pode chegar a R$30.000,00 fácil. Agora, vc realmente precisa de uma bike dessa para iniciar? claro que não.....
Portanto, me desculpando mais uma vez, discordo totalmente de seu posicionamento, e da apresentação desse "kit básico"....
O que pode ser ressalvado é que esse "kit básico" ser´[a necessário caso o sujeito pretenda ganhar dinheiro com a relojoaria, fz revisões nos relógios de amigos etc.....para "brincar" de relojoeiro, desmontando e montando peças básicas, continuo firme no entendimento que não há necessidade de se comprar essa quantidade toda de produtos.....fora a questão do dinheiro, uma vez que um vidrinho de óleo fino moebius está custando R$60,00....e a graxa R$45,00 (preços de SP)
A abertura do tópico se destinou a apresentação de produtos, tão somente.....com o fito de auxiliar aqueles que querem comprar produtos em fornituras....era um guia de produtos.
Enfim, respeito sua opinião, mas discordo mesmo assim.
Sem dúvida que seu conhecimento sobre relógios está anos luz do meu...mesmo assim......
Grande abraço.

Adriano

Por isso mesmo eu mencionei que aquilo tudo é o básico para o meu conceito de boa revisão. Meu conceito de boa revisão é a revisão da autorizada. Fora isso , para mim não é boa revisão.

Agora, não foi mencionado que trata-se de boa revisão caseira, ou por hobby. É bem diferente. Para isso, basta o que você falou. Mas que isso para mim não é BOA revisão, isso não é mesmo.

Nem uma revisão feita por um relojoeiro de autorizada, em sua própria casa, tem a qualidade da mesma revisão feita dentro da oficina, que contém tudo o que falei e mais um pouco.

Abraços!

Adriano

Luis O

Ufa.....fico mais tranquilo....pensei que teria que pedir um empréstimo para comprar produtos...rssss

De qq forma, fica valendo o tópico, que tem por escopo a indicação de BONS PRODUTOS para uma revisão, não importando se a mesma será feita por um profissional ou por um amador....

O que se pede é a indicação, dicas, sugestões de BONS PRODUTOS....só isso....

De qq forma, muito obrigado pelos comentários.

grande abraço.

Adriano

Se o papo é revisões em casa, como hobby, vou relacionar uma lista do que é preciso para uma revisão decente. É o que tenho e uso em casa:

Para lavar: solução Araújo, alcool isopropílico e benzina bi-retificada. Isso é essencial mesmo, pois uma boa revisão começa numa boa limpeza, senão é tudo em vão. Caso não tenha uma máquina de lavar em casa, como eu não tenho, e a lavagem e limpeza vai ser feita na mão, quando preparar a solução Araújo, use água morna para diluí-la, em vez de água fria. Aí deixe as peças de molho por uns 10 minutos e esfregue todas com uma escova de dentes velha, e palite os rubis um um palitinho de dentes bem afiado. Volte tudo para a solução, deixa mais um minutos de molho e vá retirando as peças e secando elas bem com a bombinha. Depois de tudo seco, repita a mesma lavagem com o álcool isopropílico. Tem que ser o isopropílico. Vai encontrar ele em farmácias grandes ou lojas que vendem produtos para confecção de perfumes e cosméticos. Por último use a benzina que pode apenas deixar de molho. Não precisa mais esfregar.

Para a lubrificação: mesmo sendo caseira, use o Moebius 9010 como óleo fino, D5 como óleo grosso, a graxa 8200 para pontos de pressão maior e a 8300 para a parte do keyless. O 9010, a 8200 e 8300 você encontra fácil aqui. O D5 pode ser mais difícil, mas faça um esforcinho para comprar.
Para as leveés, se não encontrar a 9417, use o 9010 mesmo. Mas também faça de tudo para encontrar a 9417, vale muito a pena.

Se você for mexer com máquinas mais antigas ou maiores que precisam de lubrificação direta na corda, tente usar a 8207, que é a 8200 grafitada. Vale a pena também.

Com isso você vai revisar bem 90% dos relógios por aí, com uma qualidade bem legal para uma revisão caseira. Terá uma revisão "semi-pro". Lembre-se que, apesar de serem um pouco caros esses lubrificantes, é para vida toda praticamente, pois vai viver uma vida e não vai conseguir acabar com eles.

Há sim, a questão da durabilidade desses produtos. Eles tem validade, de 3 a 5 anos mais ou menos, mas para uso doméstico pode-se relevar isso. Apenas mantenha-os guardados na geladeira, preservará por muitos anos.

Abraços!

Adriano

Luis O

Vc é o cara.......

agora entendeu o espírito do tópico...

Alguém mais tem alguma sugestão de produtos?

abs

flávio

Adriano, quando eu brincava de desmontar meus relógios eu não esfregava as peças com cerdas plásticas, como, por exemplo, a de uma escova de dentes. Eu usava pincéis de pintor pequenos (para não arranhar as peças, como se fizesse alguma diferença com as tosqueiras que eu desmontava...) e, em último caso, uma "broxinha" um pouco maior, com cerdas naturais e um pouco mais dura.

Sobre óleos, concordo com o Adriano: se você é uma autorizada, tem que ter o melhor. O cliente espera isso. Por outro lado, cito aqui o Mick Watters, fbhi, no livro Mechanical and Quartz Watch Repair (e esse livro é novo).

"It is not realistic for repairers to keep every make and every grade of lubricant recommended by every watch manufacturer".

Ele, então, cita o mínimo necessário mas que, na opinião dele, é suficiente para lubrificar qualquer relógio: Graxa microtime para relógios ou similar; moebius 9020, 9010 e 941.

Sobre as ferramentas, na minha quase nenhuma experiência brincando de desmontar e remontar os relógios, o que eu usava e o que notei que fazia falta:

- Jogo de chaves de fenda, no meu caso eram da AF de 9. Faltava uma para a rochet, mas como já disse aqui, acredito que teria que fabricar uma chave a partir de uma maior, pois a fenda da tal roda é comprida, mas fina;
- Benzina, benzineira, copinhos de vidro para tampar as peças, um porta peças, pinça n. 2 (tinha a 5 também, mas nunca usei), pica óleo (só usava o mais fino), palitos de dente, mandril, pincéis, lupa de 4 e 12 vezes de aumento, aquele arame que segura a lupa que, pasme, foi algo difícil de comprar, porta movimento (o meu era metálico simples). Ah, ao invés de usar aquelas "camisinhas" para dedo, costumava usar dedos de luvas cirúrgicas cortados. Papel, lápis (para fazer alguns desenhos do troço montado e não errar o caminho na volta!  ;D ), porta óleo e soprador.

O que notei que fazia falta. Uma pinça de latão; um alicate simples pequeno com ponta de plástico ou de latão (de eletrônica), extrator de ponteiros, que eu não tinha, até mesmo porque normalmente recebia os movimentos de relojoeiros chapas, não o relógio inteiro, e normalmente estavam sem ponteiros; "recolocador" de ponteiros, sei lá o nome disso, mas daquele simples, da bergeon, que parece uma canetinha, nada muito complicado com os Horotec; abridor de caixas (tenho um para caixa de pressão, mas precisava daquele universal, de preferência o de volante, pois já manuseei aquele de mão e achei, diria, "perigoso").

Acho que é isso.

Flávio

FALCO

Adriano, excelente suas postagens, quanto custa, em média, um vidrinho destes, de lubrificante?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulo Sergio

E o álcool isopropílico?
Qual a sua importância?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

shun

Luis O

Shun

a solução araújo é uma solução à base de amoníaco, ácido oleico e acetona, se não me engano...

ela é um potente desingordurante, fora que clareia as peças, dá brilho, limpa etc...

As peças não podem ser deixadas muito tempo de molho, pois a solução pode manchar a platina. Vc já viu como os movimentos saem parecendo novos de uma revisão? Pois então, a lavagem do movimento é feita com a solução araújo, ou com solução semelhante fabricada por relojoeiros....o Reis postou uma fórmula em outro tópico.

É isso.

abs

shun

Ahhhh, entendi, Luis! Muito obrigado!

Isso aí é feito caseiramente ou se vende pronto já(onde?)?

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bem,...
Eu não sei dizer se a "Solução Araújo" virou algo "genérico", e se o nome passou a ser usado para vários produtos...
Algo assim como gilete...
Mas ela ainda é vendida (já pronta, com aquele nome) nas boas fornituras.

Quanto à "fórmula", pelo que eu sabia é basicamente água, detergente e amoníaco... Mas eu não sei as proporções daquela original.

Na verdade a Solução Araújo deve ser usada para a limpeza, e a benzina (depois) para o "desengorduramento" das platinas, posto que ela, sim, é um poderoso solvente.

O uso de álcool (isopropanol) antes da benzina visa apenas eliminar a umidade e evitar a contaminação desta.

Abraços!
Alberto

Luis O

Na Luis de Luccia tem a solução araújo...custa 12,00.

Ela tem que ser diluída em 2 litros de água......pode usar agua destilada.....

abs

Lourival

Citação de: Adriano online 29 Janeiro 2011 às 17:39:14
Tem que ser o isopropílico. Vai encontrar ele em farmácias grandes ou lojas que vendem produtos para confecção de perfumes e cosméticos.
Só pra complementar a aula do mestre Adriano, você encontra alcool isopropílico mais facilmente em lojas de produtos para eletônica   ... são muito usadas para limpeza de placas de circuito impresso! ;)
Abraços
Lourival

Matheus15

Boa noite,

Estou querendo comprar as ferramentas para ''começar a brincar'', estava olhando no mercado livre um anuncio que é um kit básico para relojoeiro
...
(link removido pela moderação)

será que vale?, ou é melhor comprar algo de uma qualidade maior? ou esse dá perfeitamente para o gasto?

abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Matheus,
Eu removi o link da sua mensagem anterior em atenção às nossas regras, que recomendam a não referência a leilões ativos em sites locais.

Quanto à sua pergunta, estes kits (como o exemplificado, bastante comuns na NET) são em geral formados por itens de baixa qualidade, que não valem muito o investimento.
Mesmo para uma atividade esporádica e "amadora", em geral, compensa comprar ferramentas de melhor qualidade.

Aquelas peças do "kit" são as mais básicas, mas procurando em uma boa fornitura você encontrará peças separadas de maior confiabilidade e melhor custo x benefício.
Gastar um pouco mais em ferramentas compensa tanto pela durabilidade delas quanto, e principalmente, pelo menor riscos de danos provocados nas peças em que elas serão usadas.

Um abraço!
Alberto