Menu principal

DISSECANDO UM CRONO CITZEN QUARTZ WR 100

Iniciado por Advogado, 31 Janeiro 2009 às 17:00:10

tópico anterior - próximo tópico

Advogado

Olá amigos do fórum.
Como vocês sabem, sou advogado, mas, também dou minhas cacetadas como relojoeiro amador... Pois é, então resolvi desmontar um crono Citzen quartz da minha coleção. Mas, não se preocupem, não cometi nenhum assassinato com a máquina (Graças a Deus). Ela está muito bem e funcionando perfeitamente (Graças a Deus de novo).
Pois vejam só que visão maravilhosa após retirar a tampa do fundo

Depois de soltar os "tiretes" que prendem as duas "tiges" dessa máquina, é possível retira-la da caixa, ficando com o seguinte aspecto:

Após retirar os ponteiros com ferramenta adequada ("Saca-ponteiros"), com máximo cuidado para não riscar (mais) o mostrador, ele é retirado por cima, com ajuda de uma "espátula" com todo cuidado para não quebrar os pinos. Neste tipo de máquina os pinos não são presos por parafusos, mas, só encaixados. A visão sem o mostrador é a seguinte, onde também visualizamos as duas "tiges" com suas respectivas coroas, característica marcante neste tipo de mecanismo:

Após desmontar o "Keiless" (mecanismo do calendário), pude ver alguns pontos de oxidação que estavam emperrando o mecanismo. Eles aparecem na foto num tom azulado. A visão desta parte da máquina é essa:

Do lado oposto ao mostrador, após retirar a ponte de engrenagens visualizada na primeira foto, nos deparamos com esta magnífica visão:

Somente teremos acesso ao circuito eletrônico após remover a ponte de plástico e as engrenagens do crono, visualizadas na foto anterior, onde veremos o mecanismo dessa forma: