Menu principal

DISSECANDO UM CRONO CITZEN QUARTZ WR 100

Iniciado por Advogado, 31 Janeiro 2009 às 17:00:10

tópico anterior - próximo tópico

Advogado

Olá amigos do fórum.
Como vocês sabem, sou advogado, mas, também dou minhas cacetadas como relojoeiro amador... Pois é, então resolvi desmontar um crono Citzen quartz da minha coleção. Mas, não se preocupem, não cometi nenhum assassinato com a máquina (Graças a Deus). Ela está muito bem e funcionando perfeitamente (Graças a Deus de novo).
Pois vejam só que visão maravilhosa após retirar a tampa do fundo

Depois de soltar os "tiretes" que prendem as duas "tiges" dessa máquina, é possível retira-la da caixa, ficando com o seguinte aspecto:

Após retirar os ponteiros com ferramenta adequada ("Saca-ponteiros"), com máximo cuidado para não riscar (mais) o mostrador, ele é retirado por cima, com ajuda de uma "espátula" com todo cuidado para não quebrar os pinos. Neste tipo de máquina os pinos não são presos por parafusos, mas, só encaixados. A visão sem o mostrador é a seguinte, onde também visualizamos as duas "tiges" com suas respectivas coroas, característica marcante neste tipo de mecanismo:

Após desmontar o "Keiless" (mecanismo do calendário), pude ver alguns pontos de oxidação que estavam emperrando o mecanismo. Eles aparecem na foto num tom azulado. A visão desta parte da máquina é essa:

Do lado oposto ao mostrador, após retirar a ponte de engrenagens visualizada na primeira foto, nos deparamos com esta magnífica visão:

Somente teremos acesso ao circuito eletrônico após remover a ponte de plástico e as engrenagens do crono, visualizadas na foto anterior, onde veremos o mecanismo dessa forma:

Retirando o circuito, teremos acesso ao tirette, a báscula a mola e todas as peças com compõe o mecanismo de acerto das horas e da data. Lembrando que nesse tipo de mecanismo o acerto das horas e da data não é mecânico, mas, eletrônico, ou seja, o movimento rotatório imprimido na tige provoca sinais eletrônicos que serão interpretados pelo circuito para produzir pequenos pulsos de movimento no "rotor", fazendo o ponteiro dos minutos pular de minuto em minuto, até atingir 10 minutos, onde girará rapidamente. Quem tem esse tipo de relógio entenderá melhor como isso funciona. O fato é que tal mecanismo é maravilhosamente complexo e me faltam conhecimentos para descreve-lo melhor:

Aqui a "platina" totalmente desmontada, onde podemos visualizar o pinhão responsável pelos pulsos eletrônicos do acerto das horas. A máquina deste relógio havia parado sem mais nem menos, onde resolvi desmonta-la. E o motivo do seu travamento fora a penetração de sujeira, talvez pelo suor da pele, pois haviam pequenos pontos de oxidação nas partes metálicas, inclusive nas engrenagens, onde bastou uma limpeza com benzina e escovação com pincel adequado para a máquina voltar a ficar livre. Algumas gotas de óleo mobius nos pivôs e uma bateria nova, deixaram esta máquina em operação novamente. As fotos que tirei de todo processo de desmontagem ajudou em muito na montagem e confesso que se não fossem tais fotos eu não teria conseguido monta-lo novamente. Mas nada que meu amigo relojoeiro "Vavá" não desse jeito.

Malima

Advogado ... parabéns ... belíssimo trabalho !!! ;) :D

E te digo uma coisa ... se ficar ruim como Advogado, não se preocupe, vc já tem outra profissão ... relojoeiro-fotógrafo ou fotógrafo-relojoeiro !! ;) ;D

E se possível, depois poste as fotos do Citizen em pleno funmcionamento !! ;)

Grande Abraço !

Marcos Lima

igorschutz

Bom trabalho caro colega!

Maravilha de máquina, hein? Os japas são soda...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom mesmo!  8)

Grato por compartilhar, as fotos, o trabalho e a emoção!

É isso aí,...
Paixão não tem explicação.
Amor, não tem pudor.

Profissão, não impõe limitação!

Valeu!

E os meus mais sinceros parabéns!
8)  8)  8)

Wadley

Wadley

Abrantes

Muito bom!! Muito legal este tipo de post parabéns e obrigado por compartilhar.

Correia

Muito bom, belo trabalho.
Mas eu certamente sou melhor relojoeiro que você, Advogado, pois eu desmontaria um, montava, e com as peças que sobrassem, começava a construiir um outro........... :-\ ;D ;D ;D

Obrigado pelo excelente tópico,
Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

jeans

Tá de parabéns! É bom ver as tripas de um quartz de vez em quando.
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

zE_

Muito bom!
Legal mesmo!

Mostre mais fotos, de outras revisões tbm.

Abraços,
Jose A.

leon

MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Matheus Tag

Citação de: Correia online 31 Janeiro 2009 às 22:47:43
Muito bom, belo trabalho.
Mas eu certamente sou melhor relojoeiro que você, Advogado, pois eu desmontaria um, montava, e com as peças que sobrassem, começava a construiir um outro........... :-\ ;D ;D ;D

Obrigado pelo excelente tópico,
Abraços,
Correia
KKKKKKK, certa vez quando lançaram o cinto com a trava, meu tio foi desmontar o cinto de segurança do carro dele, quando foi montar sobrou 6 parafusos ;D

Cigano

Muito legal gostei também, apesar de ser quartzo tem mecanismo também e muito bem feito !!
Valeu por contribuir com essa revisão home made !!
Abraços,
Cigano!