A caixa preta

  • 0 Respostas
  • 1432 Visualizações
*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
A caixa preta
« Online: 10 Fevereiro 2011 às 20:06:59 »
A caixa preta

Um edifício de 34 pavimentos ruiu em Belém do Pará. Eu como engenheiro estrutural me pergunto o motivo, a razão. Imagino o leigo leitor. A engenharia é feita de tragédias, inclusive a maior : a guerra ! Terror gerando soluções, novos materiais, tecnologias para matar, sempre. Os frutos podem ( e são, muitas vezes ) ser benéficos, melhores e mais dignas aplicações dos aprendizados das matanças, das máquinas terríveis e seus geniais criadores. A energia nuclear é o exemplo mais simples, pode gerar luz e forçamotriz pacífica, e veio da guerra indigna, de mlhares de inocentes que foram queimados vivos ou viveram sendo corroídos por dentro, na pior morte imaginável !
 Vocês já entenderam, certo ? Guerra gerando benefícios e o prédio que caíu ? Vamos lá : Tenho uma teoria bem banal e posso apostar que nos falta a caixa preta da construção civil ! O aviào é monitorado sempre, e quando se acha a tal "caixa " se especulam as causas do acidente e se corrigem os erros, pimba ! Isso é engenharia : acerto de erros ! TEMOS QUE ERRAR ! Deveríamos fazer o juramento de procurar entender os erros para saber corrigí-los, atenção formandos ! Vocês vào errar muito e quem sabe aprender muito também, seja engenheiro e aprenda olhando, observando e aprendendo ! Certa vez estive com uma solução estrutural errada em mãos e consutei um amigo mais experiente, ele concordou que não estava correto o que viu no papel e perguntou "está de pé ?" eu disse que sim. Ele ponderou, tem alguma anomalia visual ? Eu disse que ainda não e vi seu olhar sorrir "Vamos aprender ? Acompanhe essa execução que se der certo eu quero aprender ! " Isso abriu a minha cabeça, nem tudo que se projeta é totalmente certo e alguns erros podem trazer soluções ainda não visíveis... E o controle ? Sim, esse prédio deve ter avisado que estava doente, isso é normal na estrutura de concreto armado : o sinal ! Amarelo, mas existe ! Cadê a caixa preta ? O tal controle ??? Sim, desde o projeto estrutural, foi revisado por um engenheiro mais experiente ? As fudações foram devidamente entendidas ? O critério de compatibilização da super com a infra-estrurura foi bem analisado ? O prédio era esbelto... Não se pode julgar sem uma análise bem criteriosa, mas me pergunto : O que devemos fazer para projetar e executar um prédio de 34 pavimentos ? Seriam os mesmos critérios para um de 6 pavimentos ? Eu vejo que algumas obras são especiais e difíceis de serem concluídas com sucesso. E agora ? Vamos fazer o que ? Quem mora por lá deve estar apreenssivo, com absoluta razão, o que me garante que meu prédio não cairá ? O nordeste está invadido por prédios altos, altíssimos ! Quando lá estive fiquei tomando um chopp com um amigo que me disse " já imaginou quanta merda desce desse edifícil ? " Muita meus amigos, muita... Porque ter prédios tão altos em cidades pouco preparadas ? Rico gosta de ver de cima ? Eu não gosto...Especulação e ganância imobiliária ! E agora ? Você vai comprar seu apartamento de cobertura no trigésimo andar ? Sei não... Temos sim que entender o que aconteceu e explicar para a sociedade, nós engenheiros estamos aqui na terra para isto: explicar e construir com SEGURANÇA ! Tanto no avião quando na parede de alvenaria ! Do mais complexo ao mais simples fenômeno, segurança sempre ! Vamos parar de acreditar demais nos computadores ? Eles só simulam... Cuidado !
 Fico aqui, como engenheiro, devendo a explicação à sociedade, devendo a solução futura da segurança normal e prevista e quero cobrar, como cidadão, mais segurança nas edificações e controles rigorosos sempre ! Cadê a caixa preta ????????????

Roberto Solano
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana