Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo

  • 34 Respostas
  • 11145 Visualizações
*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Online: 01 Fevereiro 2009 às 22:06:42 »
Olá para todos,

Na verdade, estas fotos são de um Heuer calibre 12....................que é muito similar àquele, o 11.
Controvérsias à parte, o calibre 11 é considerado o primeiro movimento de cronógrafo automático do mundo (existem outros entendimentos, ou seja, .......o Movado-Zenith como sendo o primeiro).
Esta discussão de ovo, e de galinha, fica para uma próxima!
O interessante aqui é mostrar, para aqueles que não sabem, que neste movimento, a simples  retirada de apenas três parafusos.............você retira todo o módulo do cronógrafo (Dubois Dèpraz).
Não raras as vezes, quando das minhas idas às feiras de antiguidades, vejo pessoas interessadas em relógios que ao ver este movimento, se perguntam "Onde está o automático?"...........na verdade numa alusão à "massa oscilante", que neste caso fica abaixo do módulo do crono.

Na parte assinalada com o número 1, está toda a força de trabalho do consórcio formado à época (1965) pela Heuer-Breitling-Hamilton/Buren(o automático...a patente ;)........já na parte com o número 2, está a mão da "Dubois Dèpraz".......................milhares, e milhares de Francos Suíços investidos, e finalmente em 1969...........este movimento é apresentado ao mercado................calibre 11 (máquina branca), na sequência o cal 12 (melhoramentos - e coloração amarela), o calibre 14 (com função GMT), e o calibre 15 (que denomino de  "inacabada de Beethoven"), por causa da sua apresentação...................parece que falta algo, e falta mesmo!..........um movimento mais simples, por assim dizer)
Tanto dinheiro empregado, e a Breitling começa a "patinar" depois disso..........................Concomitantemente, dois movimentos de cronógrafos automáticos são colocados no mercado........pelos suíços, mas de Grupos concorrentes..................nesta mesma época, vem a Seiko e lança o seu...............bem mais barato, e resistente........Ferrou tudo!
Alguns anos depois, morre o calibre 11 e seus sucessores..................o Zenith continua.............até hoje, com algumas modificações, é óbvio.
Vejam a sacada 8) deste módulo:



Cronógrafo e fotos by Carregalo


Abs

Gravina

*

Enéias

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #1 Online: 01 Fevereiro 2009 às 22:48:29 »
Boa! Enfim o Carregalo com fotos e o mestre com a "doutrina". A pergunta atual que faço: qual o grau de dificuldade de manutenção dessa máquina, tendo em vista que pouco estoque de reposição tenha se produzido?

*

RÔMULO FÓZ

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #2 Online: 01 Fevereiro 2009 às 22:50:34 »
Muito interessante Mestre,
O legal que foi um "bembolado" entre a buren micro rotor(parece-me que utilizaram o  cal. 1282) com o valjoux 7740...
Ou seria mais un enxerto? ;D
Abs
Romulo Foz

*

Alberto Ferreira

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #3 Online: 01 Fevereiro 2009 às 22:54:36 »
Salve!

Que beleza!!!!

Bom,...
Eu já puxei a cadeira, desliguei o celular e o telefone fixo e estou de "olho vidrado" no monitor,...

Aguardando mais sobre o assunto!!!
 ;)  ::)

Abraços!!!!
 8)  8)  8)

*

RÔMULO FÓZ

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #4 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:02:27 »
Salve Alberto,
Tem um link super interessante sobre o assunto...

http://www.pdfdownload.org/pdf2html/pdf2html.php?url=http%3A%2F%2Fwww.onthedash.com%2Fdocs%2FProject99PartsOneTwo.pdf&images=yes

Abs
romulofoz



Salve!

Que beleza!!!!

Bom,...
Eu já puxei a cadeira, desliguei o celular e o telefone fixo e estou de "olho vidrado" no monitor,...

Aguardando mais sobre o assunto!!!
 ;)  ::)

Abraços!!!!
 8)  8)  8)


*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #5 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:03:00 »
Gravina, muito interessante, obrigado pelo excelente tópico :D
(o Heuer é um lindo!)
Olhe, já estou sentado ao lado do amigo Alberto :D

Abs
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #6 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:24:32 »
Opa... Aqui tem mais um sentado ao lado dos amigos! :D

Seria interessantíssimo contar com mais tópicos com texto do Mestre e fotos do Carregalo. Nem imagino cada relógio maravilhoso que ambos já devem ter visto!

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #7 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:27:07 »
Vistos,...

E  revistos!  :o

E o Wilson pode entrar nessa,... Viu? Sô!


Abraços!!!
 ;)  8)
« Última modificação: 01 Fevereiro 2009 às 23:28:42 por Alberto Ferreira »

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #8 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:45:25 »
Pô!!!

Tá tudo no link (que eu desconhecia, apesar de ter sido escrito por um baita amigão meu, o Jeff).

Vou entrar em contato com ele  no meio desta semana, e solicitar a sua presença por aqui.

A idéia era falar algumas bobagens em Tupiniquim mesmo :-\

Valeu, já salvei o link! ;)


Abs

Gravina

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #9 Online: 01 Fevereiro 2009 às 23:45:39 »
Ôpa! Chega pro lado cumpadi que eu tô puxando minha cadeira também, alguém quer um expresso?  8)
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #10 Online: 02 Fevereiro 2009 às 01:35:16 »
Belo tópico Mestre!!
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #11 Online: 02 Fevereiro 2009 às 08:13:11 »
Esse calibre 11 tb já esteve no Carregalo. Assim que puder, abro para fotografar e postar o movimento.

Boa semana a todos!
« Última modificação: 02 Fevereiro 2009 às 08:15:14 por Sá »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #12 Online: 02 Fevereiro 2009 às 09:19:10 »
Salve Alberto,
Tem um link super interessante sobre o assunto...

http://www.pdfdownload.org/pdf2html/pdf2html.php?url=http%3A%2F%2Fwww.onthedash.com%2Fdocs%2FProject99PartsOneTwo.pdf&images=yes

Abs
romulofoz
...

Salve!

Grato pelo link, Rômulo!

De fato, é excelente!
Eu já fiz uma cópia aqui.

Um abraço!
 8)

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #13 Online: 02 Fevereiro 2009 às 09:53:13 »
Alberto,

2004 ou 2005  cheguei a postar no antigo Fórum, algumas
fotos do calibre 14 :







abraços,

wilson

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #14 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:05:43 »
Sobre manutenção. Muito se fala na manutenção desses módulos e, querendo ou não, eles se parecem muito com os atuais da Depraz. Segundo meu relojoeiro, ao revisar o meu módulo Omega, o problema está em ter (depende do módulo) um suporte que mantenha a pressão de algumas molas enquanto se trabalha nele e lubrificação adequada. Fora isso, qualquer um faz.

Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #15 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:12:13 »
Exato!!!!
Lubrificação adequada.....e bem caprichada no eixo do rotor..............é pesado, e tem grande atrito!
Qualquer um revisar, não sei dizer, mas para o Carregalo é brincadeira de criança!
Salvo engano, o primeiro movimento destes que ele revisou, há anos,  foi meu...........depois disso já fez alguns trilhões


Abs

Gravina

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #16 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:49:22 »
Conversando com um Amigo e Mestre Relojoeiro ... ele me disse que estes módulos DD não são para qualquer um pois precisam, não só, serem lubrificados adequadamente como em qtde exata ... sem o qual eles não ficam 100% ! ;)

Mestre Gravina obrigado por dividir conosco o conhecimento ! ;)

Rômulo .. valeu pelo Link !! ;)

Abraços !


Marcos Lima

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #17 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:49:14 »
Conversando com um Amigo e Mestre Relojoeiro ... ele me disse que estes módulos DD não são para qualquer um pois precisam, não só, serem lubrificados adequadamente como em qtde exata ... sem o qual eles não ficam 100% ! ;)

Mestre Gravina obrigado por dividir conosco o conhecimento ! ;)

Rômulo .. valeu pelo Link !! ;)

Abraços !



Retificando minha resposta: qualquer relojoeiro que preste! Digo isso pois, no caso dos Depraz atuais, eles usam todos, disse todos os lubrificantes a Moebius (minto, mas uns 5 diferentes) e, que no caso do meu relojoeiro, ele nem tinha um deles (o D5. O autorizei a substituir por um óleo mineral birtânico que tenho para relógios de parede, esqueci o nome, que, na minha opinião, era a mesma coisa do D%). E sim, claro, o módulo não aceita espirradas de óleo e a aplicação deve ser feita de forma bem precisa. Bem, sem d5, o meu Omega Speedy Automatico continua sendo o crono que tenho mais preciso, mais macio e que não dá saltinhos, problema algum. O problema continua sendo no módulo de carga que, para mim, não carrega de modo adequado nem a porrete e não parece ser coisa dele, mas, como já repeti aqui, coisa de projeto do 2892 comum, pois meu Longines Avigation, recentemente revisado, também não carrega bem para meus hábitos. Paradoxalmente, o 2892 todo modificado usado no meu Planet Ocean é um trator Carterpillar, não para nunca! Ah, e a título de curiosidade, já se vão 8 anos que revisei meu Omega Speedy Auto pela última vez (é meu relógio mais velho, tem 10 ou 11 anos, e deu pau com 3 anos de uso, de forma inexplicável. Foi só revisar. ). E a amplitude, com carga máxima, ainda está boa, cerca de 280 graus. Muito engraçado isso...Só tenho medo, como já disse aqui, do estado que as rodas reversas vão estar depois de tanto tempo sem lubrificação, mas acho que também não vão ter nada, pois uso este relógio uns, sei lá, 5 dias por mês. Ou seja, em 8 anos ele foi usado um pouco mais de um ano. Vamos ver. Será objeto de tópico aqui quando abri-lo novamente. kkkk. Baterei umas fotos.


Flávio

*

Enéias

Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #18 Online: 02 Fevereiro 2009 às 16:21:21 »
Conversando com um Amigo e Mestre Relojoeiro ... ele me disse que estes módulos DD não são para qualquer um pois precisam, não só, serem lubrificados adequadamente como em qtde exata ... sem o qual eles não ficam 100% ! ;)

Mestre Gravina obrigado por dividir conosco o conhecimento ! ;)

Rômulo .. valeu pelo Link !! ;)

Abraços !



Retificando minha resposta: qualquer relojoeiro que preste! Digo isso pois, no caso dos Depraz atuais, eles usam todos, disse todos os lubrificantes a Moebius (minto, mas uns 5 diferentes) e, que no caso do meu relojoeiro, ele nem tinha um deles (o D5. O autorizei a substituir por um óleo mineral birtânico que tenho para relógios de parede, esqueci o nome, que, na minha opinião, era a mesma coisa do D%). E sim, claro, o módulo não aceita espirradas de óleo e a aplicação deve ser feita de forma bem precisa. Bem, sem d5, o meu Omega Speedy Automatico continua sendo o crono que tenho mais preciso, mais macio e que não dá saltinhos, problema algum. O problema continua sendo no módulo de carga que, para mim, não carrega de modo adequado nem a porrete e não parece ser coisa dele, mas, como já repeti aqui, coisa de projeto do 2892 comum, pois meu Longines Avigation, recentemente revisado, também não carrega bem para meus hábitos. Paradoxalmente, o 2892 todo modificado usado no meu Planet Ocean é um trator Carterpillar, não para nunca! Ah, e a título de curiosidade, já se vão 8 anos que revisei meu Omega Speedy Auto pela última vez (é meu relógio mais velho, tem 10 ou 11 anos, e deu pau com 3 anos de uso, de forma inexplicável. Foi só revisar. ). E a amplitude, com carga máxima, ainda está boa, cerca de 280 graus. Muito engraçado isso...Só tenho medo, como já disse aqui, do estado que as rodas reversas vão estar depois de tanto tempo sem lubrificação, mas acho que também não vão ter nada, pois uso este relógio uns, sei lá, 5 dias por mês. Ou seja, em 8 anos ele foi usado um pouco mais de um ano. Vamos ver. Será objeto de tópico aqui quando abri-lo novamente. kkkk. Baterei umas fotos.


Flávio
Tratamos disso uma vez pois o meu reduced e o avigation têm problemas com a carga. Lembro-me que conversei com o Carregalo a respeito disso. Também me disse algo com usar óleo moebius com adição de grafite. Algo assim.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Calibre 11 - Apenas uma curiosidade!....o módulo
« Resposta #19 Online: 02 Fevereiro 2009 às 22:33:46 »
Sobre manutenção. Muito se fala na manutenção desses módulos e, querendo ou não, eles se parecem muito com os atuais da Depraz. Segundo meu relojoeiro, ao revisar o meu módulo Omega, o problema está em ter (depende do módulo) um suporte que mantenha a pressão de algumas molas enquanto se trabalha nele e lubrificação adequada. Fora isso, qualquer um faz.

Flávio


Com a palavra: "O fabricante" (Ao Lerem, por favor,  não esqueçam que estão no ano de 1969........na época daquele  "Brasil, ame-o ou deixe-o" :-X >:(

Cópia parcial do Manual, não com o objetivo de preservar direitos há tempos prescrito ;D (aqui temos muitos operadores do direito), mas sim por só interessar neste momento, o capítulo da lubrificação
Atentem-se ao que o simpático Jack W. Heuer escreveu..........e a data ;)

Que maravilha: Em português anterior ao Jarbas Passarinho ;D










Abs

Gravina
« Última modificação: 02 Fevereiro 2009 às 22:35:41 por Gravina »