Rolex, Rolexes e a Receita Federal

  • 50 Respostas
  • 17592 Visualizações
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #20 Online: 10 Abril 2011 às 20:11:15 »
Olá amigos...
Não creio que este assunto seja alguma coisa para ser comentada "somente por MP"...
Assim, no meu modo de ver, por ser de "utilidade", e para reflexão de cada um, dentro do que pensam e do que têm, pediria que os esclarecimentos de ordem "tributária" fossem feitos  no próprio tópico!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #21 Online: 10 Abril 2011 às 20:26:30 »
Olá amigos...
Não creio que este assunto seja alguma coisa para ser comentada "somente por MP"...
Assim, no meu modo de ver, por ser de "utilidade", e para reflexão de cada um, dentro do que pensam e do que têm, pediria que os esclarecimentos de ordem "tributária" fossem feitos  no próprio tópico!!!
Abraço
Paulo Sergio

Espera casar e ter filho.........  ;D :D :o 8)
Amplexos do Mário

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #22 Online: 10 Abril 2011 às 20:31:04 »
Olá amigos...
Não creio que este assunto seja alguma coisa para ser comentada "somente por MP"...
Assim, no meu modo de ver, por ser de "utilidade", e para reflexão de cada um, dentro do que pensam e do que têm, pediria que os esclarecimentos de ordem "tributária" fossem feitos  no próprio tópico!!!
Abraço
Paulo Sergio

Espera casar e ter filho.........  ;D :D :o 8)

Sinceramente... não entendi!!! :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #23 Online: 10 Abril 2011 às 20:41:33 »
Eu declaro de modo global, tipo: Joias...... e um valor global.

Eu não vejo problema porque um dia eu tive uma reunião com um pessoal de banco, que cuida de umas fortunas, e o cara me disse que uma porrada de cliente dele declara as coisas agrupadas por natureza do bem.

Tipo: Imóveis: 10 milhões

Conta em banco: 2 milhões

Aplicações: 30 milhões

E mantem uma planilha à parte e os documentos para apresentar a receita.

Eu trabalho com tributário, e só não faço isso porque não tenho mais do que um item de cada gênero, mas bem que declararia isso sim.

Max

*

Offline VES

  • **
  • 88
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #24 Online: 11 Abril 2011 às 01:30:03 »
Eu fiz dois comentários referentes ao que penso e não quero influenciar ninguém.
Concordo com Paulo, trocar idéias no tópico pode ajudar alguém.

Estas sao minhas próprias opiniões.

1. Bens não podem ser declarados como imoveis, carros, jóias, precisam ser discriminados,
pois por exemplo venda de imóvel com lucro paga imposto;
2. O objetivo na declaração de bens e sempre ter o máximo declarado e pelo valor máximo possível, pois imposto sr paga sobre ganho;
3. Ninguém e eterno;
4. Se após anos por exemplo sua coleção valer 50mil e precisar vender tudo, como se justifica este ganho se não esta declarado;
5. Consulte sua seguradora, a minha só aceita jóia para ressarcimento declarada em cartório, consulte um perto do local de residência.

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #25 Online: 11 Abril 2011 às 05:44:34 »
O problema não é o valor e sim a natureza do bem. pertences pessoais (joias e relógios se encaixam neste modelo de bem) não necessitariam ser declarados pois diferente de outros bens não possuem forma ´solene´ (cartorial) de transmissão. Porém nada impede que tais bens sejam declarados por razões pessoais, ou mesmo que justifiquem sua origem, no passado linhas telefônicas faziam parte da declaração ::).
[]s

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #26 Online: 11 Abril 2011 às 08:40:24 »
Prezados

sinceramente.....se eu tivesse relógios desse padrão, eu não os declararia de forma alguma.

Dar munição para a RF? Chamar atenção das pessoas que eventualmente vejam a sua declaração de renda (vários lugares pedem a declaração)...contadores?

Ademais, as transações são, em sua grande maioria, feitas em espécie...pessoalmente...ou em moeda americana...

Portanto, acho absolutamente desnecessário esse tipo de providência.

Eenfim, esta é a minha opinião.

abs e ótima semana a todos.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #27 Online: 11 Abril 2011 às 08:46:09 »
Eu não declaro meus relógios nem jóias da minha esposa, mas no caso das jóias, a Vivara possui um cadastro da jóia no número do CPF do comprador, que serve como uma garantia erena da jóia, sempre que precisa de um banho de ródio, algum ajuste/polimento, é só levar a jóia lá que eles realizam o serviço sem custo algum!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #28 Online: 11 Abril 2011 às 13:00:28 »
A receita antes era cega por não contar com dados suficientes a seu trabalho.

Hoje ela é cega pela quantidade de informações que chegam as mesas dos auditores.

Portanto os trabalhos são feitos na base de pontos de corte a míngua de uma maior política acerca do que desencavar.

Quem não deve não treme.

Tremei Brasil.

Lucius


Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline Luiz

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #29 Online: 12 Abril 2011 às 14:54:20 »

Comprei um Daytona novo em dezembro de 2010. Esse, obviamente, está registrado. Meu velho 5513 tabém, mas falta um Day-Date 1964, um GMT, um Sea Dweller e um Date-Just Turn-O-Graph (Thunderbird), todos  de meados da década de 2000. Acho que esses, por longo tempo, vão ficar sem registro...
Trago para discussão uma coisa que me preocupou hoje pela manhã.

Hoje logo cedo fui bater ponto na Rolex da Paulista para consertar um arranhão no bezel do meu Daytona e uma manchinha no cristal do GMT. Fui atendido pelo Airton, um rapaz muito simpático que pelo que entendi ficou no lugar do Castro que estava em vias de se aposentar.

Obviamente todas as minhas solicitações foram atendidas, sem custo algum, e fiquei muito feliz com o resultado final. Aproveitei para pedir que eles registrassem os relógios no arquivo da Rolex pois em caso de roubo se os relógios voltarem para qualquer RSC no mundo ficam travados e o proprietário é notificado.

Pois bem, aí vieram as novidades boas e ruins:

1) Ia demorar um pouco mais que o normal pois agora eles registram não só o modelo e o serial mas também o serial do movimento do relógio;
2) Todos os relógios são vinculados ao seu CPF, e o CPF com os relógios é informado para Receita Federal. O cara disse que a legislação obrigava a Rolex a fazer isso.

Este último muito me preocupou. Como sabemos todo bem acima de R$ 5.000,00 deve ser declaro no IRPF. Pois bem, nunca declarei nenhum relógio nem meu nem de minha mulher. E agora?

Enfim trago o ponto para discussão. O que vocês acham disso?

Abs
W
B

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #30 Online: 12 Abril 2011 às 15:46:59 »
Eu nunca pedi que meus relógios fossem registrados na Rolex, nem os que comprei novos nem os usados, e não vou declarar nada a essa nossa RF, chega de ser roubado por esse paiz. ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #31 Online: 12 Abril 2011 às 18:28:42 »
Ops....

Paulo Sérgio, era um comentário para o Flávio, que disse que fazia a declaração rapidamente, em cinco minutos, sem maiores problemas.

Imagino que tenhas postado a mensagem imediatamente antes de eu citar a do Flávio, e o sistema pegou a tua mensagem e não a dele.

O que eu queria dizer é que as despesas com filho - colégio, plano de saúde, médicos, fazem com que a declaração se torne mais complicada.

Desculpem, ficou completamente sem sentido mesmo.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #32 Online: 12 Abril 2011 às 23:32:18 »
Ops....

Paulo Sérgio, era um comentário para o Flávio, que disse que fazia a declaração rapidamente, em cinco minutos, sem maiores problemas.

Imagino que tenhas postado a mensagem imediatamente antes de eu citar a do Flávio, e o sistema pegou a tua mensagem e não a dele.

O que eu queria dizer é que as despesas com filho - colégio, plano de saúde, médicos, fazem com que a declaração se torne mais complicada.

Desculpem, ficou completamente sem sentido mesmo.

Abraços do Mário




Verdade. Como sou solteiro, sem filhos, servidor público e que não pode inclusive exercer qualquer outra atividade remunerada (a não ser dar aula, coisa que não faço), minha declaração resume-se a importar os dados da declaração passada, atualizar bens (ou seja, nada! hahahah!) e lançar valores de conta de banco. Minto, demoro uns 10 minutos. E esse ano vou ter restituição de umas 1500 pilas (porque normalmente não temos nada, é raro ter algum ajuste, pois, também, não tenho o que declarar para ter restituição), simplesmente porque gastei A BABA DE QUASE 6 MIL REAIS ao trincar meu dente da frente e, na tacada, aproveitar e "facetar" com lentes de contato os 4 que já estavam todos fodidos há anos por bruxismo (aliás, isso me deu um trabalho...Nem conto). Caso contrário, além dos quase 40 por cento que o GOVERNO DOS INFERNOS já me rouba diretamente todo ano, ainda teria que pagar algo! Mas não. Dessa vez não.


Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #33 Online: 13 Abril 2011 às 09:22:11 »
Aqui no Brasil, como estamos careca de saber, os bens
Móveis são transmitidos pela simples tradição
Imóveis requerem, como já dito,  rito solene! (registro em cartório específico)
Ponto final.

Agora imaginem  esta hipotética situação:
Em férias com a sua família  :-*no paradisíaco Principado de Sealand :-*, certo dia você em prosa  com um simpático sealandês, conversa vai, conversa  vem, fica sabendo por esta simpatia em pessoa, de um tal Omega Speedmaster Ferradura da Lua  :o que o ex- co-cunhado do mesmo (pqp!!)  pensa em  vender, de pronto, vão, a sua família, o simpático sealandês, e você, até a casa do tal ex-co-cu, um longínquo ponto daquele imenso país onde, finalmente, você fica frente a frente com o tal ferradura lunar, :-* :-* ....pronto!!!......Paixão à primeira vista, borbulhas de amor no ar, nada mais, nada menos que um belíssimo cronógrafo Speedmaster Broad Arrow de 1957! o originário, perfeito, horas, e mais horas  de negociação, crianças chorando :'(, cônjuge já com bico de tucano,  você saca aquelas verdes, frutos do esforço mútuo, que estão na pochete presa à barriga tanquinho 8), estas que já estariam reservadas para uma próxima viagem , conforme conversa com a cara metade na noite anterior, tendo a suíte 1068 do Sealand Plaza como única  testemunha, (o bico aumentou >:(,retorno à casa de mamãe, ela ventilou :P...),  nada a fazer, estava decidido, e  pronto, o seu sonho estava realizado. Que dia feliz!!!
De volta ao Brasil.....SSSpidão no pulso, passeios no parque olhando para o pulso,  passeios com a família, olhando para o pulso, dando pipocas aos macacos, olhando para o pulso,   visitas a familiares, olhadas incansáveis  para o próprio pulso, ainda que de rabo de olho, fotos, fotos, fotos, e mais fotos,   Fran’s Café no sábado, café da  tia no domingo,  deleite integral 24 horas sem gorduras, mas nada de paixão light....amor fervoroso perdura, .......registra-se  o “divino”
Tempos  mais tarde, você está passeando num Shopping qualquer da sua cidade, e na saída , um infeliz amigo do alheio >:(, subtrai-lhe o belo Speedmaster!........ fazer o quê?......bala de troco...que cosa triste! :'(
Meses passaram, você ainda resta triste com aquela situação vivida,  decides ir ao cinema assistir um promissor lançamento,  “A vida é bela” (La Vita è Bella di Roberto Benigni), e ao parar naquela rede de estacionamentos, próximo ao Cine Marabá, verifica, ao descer do seu automóvel, que o manobrista está com um Speedmaster no pulso,  observando melhor, verifica que é um Broad Arrow de 1957......o originário, sem guardas,  sem Professional no dial, bezel de aço, pulseira elástical!!!............pergunta-lhe  então,  se o belo  relógio pode que está em seu pulso, pode  ser apreciado  em  mãos, uma vez que você é apaixonado por relógios,  ele, o manobra, orgulho estampado, "claro Doutô!!,  rapidamente leva uma das mãos até o cobiçado, e com um dos dedos pressiona o clasp da elástica pulseira, pedido atendido..... o suposto irmão do divino em suas mãos, verificação minuciosa, e uma  constatação :  :o :oPutz, ele tem a mesma marquinha na posição 8 horas  do mostrador que tinha o “divino”,  virando-o, e olhando para o fundo, constata o mesmo desgaste na letra “r” da inscrição Speedmaster na borda da tampa, o exato detalhe do seu divino fujão............Pustasquiparálhus!!!, em alto e bom som!!!.....é o seu Speed!...........CK2915 – falta ver o número de série do movimento, falta-lhe a ferramenta adequada naquele instante, você queria ser o MacGyver naquele momento, e ........raios duplos!!!

Quais destas situações você acredita ser mais adequada diante do ocorrido
1)Rouba-o de volta?
2)Deixa para lá? Vão-se  os anéis, ficam os pulsos nú (mais ou menos isso)
3)Já fala logo para o cidadão, “Este Speed é meu, me roubaram, sou isso, sou aquilo, sou amigo de ciclano, vizinho de beltrano, sou faixa preta 5º dan em Aikedor 8), me dá aqui malandrão este Sped!!!......se não porrada já!! tchau!!!” e sai patinando?
4)Solicita a presença da autoridade policial,  e patrocina a vinda do vendedor  (ex-co-cu) daquele Principado para que possa servir de testemunha?
5)Permanece silente,  acende um Havana, dois tragos num Royal Salute, e com as numerações, e descrições complementares dos  detalhes do “divino” devidamente registrados em Cartório de Títulos e Documentos, há tempos, pretende, vai em busca, da recuperação da coisa subtraída por acordo, ou pelas vias legais?
6)Deixa toda esta bobagem  de registro de lado, e decide ir trabalhar que você ganha mais? ;)

Não é uma fórmula mágica, não é truque, como eu disse anteriormente é apenas uma segurança a mais, para relógios que denominei  de super-expressivos  ainda que o tal registro não seja um título de propriedade . Uma boa prova, né?

Algumas seguradoras, solicitam este tipo de registro para aqueles relógios que não tem a nota fiscal de  aquisição

Geralmente os relógios antigos (vintages), não possuem certificado, nf, etc......quem coleciona, sabe disso!

Dei como exemplo um manobrista de estacionamento, mas poderia ser também o proprietário do estacionamento, ou ainda um executivo de uma empresa qualquer, um funcionário do público, um pedreiro, um engenheiro, um rábola, um advogado, um comerciante de relógios, um político, enfim, qualquer pessoa de qualquer profissão e/ou status .

Vamos trabalhá? ;D ;D

Abs

Gravina

« Última modificação: 13 Abril 2011 às 09:37:52 por Gravina »

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #34 Online: 13 Abril 2011 às 09:29:07 »
Boa mestre , irei fazer isso com algumas criancinhas minhas aqui, relógios que já passaram pela minha mão algumas vezes e desta vez ele ficam para sempre comigo, esses irão ser alvo de registro.

Ps:. Todos os relógios que tenho eu faço algumas fotos do mesmo, e achei que isso pos si só já serviria de prova para um eventual furto e recuperação do bem, porem vou me resguardar com mais este artifício.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #35 Online: 13 Abril 2011 às 10:46:43 »
Eu declaro de modo global, tipo: Joias...... e um valor global.

Eu não vejo problema porque um dia eu tive uma reunião com um pessoal de banco, que cuida de umas fortunas, e o cara me disse que uma porrada de cliente dele declara as coisas agrupadas por natureza do bem.

Tipo: Imóveis: 10 milhões

Conta em banco: 2 milhões

Aplicações: 30 milhões

E mantem uma planilha à parte e os documentos para apresentar a receita.

Eu trabalho com tributário, e só não faço isso porque não tenho mais do que um item de cada gênero, mas bem que declararia isso sim.

Max


Como curiosidade, vejamos a declaração de bens do dono da Natura que foi candidato a vice da Marina:

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/candidatos/ficha/#/280000000002/bens

Farão parte do item 6 alguns relógios?

Quando fucei nas declarações de bens dos candidatos na época das eleições tinha um com um item que era "jóias e relógios" e era um valor bem substancial, não me lembro quem era a figura, se achar coloco aqui...

E o Faustão? Será que declara? Afinal é publico e notório que ele tem uma coleção bem valiosa. Se bem que deve declarar principalmente para fazer um seguro. Será?

[]'s

Rodrigo Gastal

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #36 Online: 13 Abril 2011 às 16:04:52 »
Mestre Gravina,

Situação hipotética bastante detalhada essa, não ?

Alguma pálida semelhança com a realidade em algum lugar do passado ?  :o

Forte abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #37 Online: 13 Abril 2011 às 17:48:03 »
Gravina, como membro da turma do Darth Vader (é advogado criminalista não é? Pois então...Todos fazem parte do lado negro da força), mas sabedor das regras de Direito Civil, você estaria *¨*¨% com ou sem o registro em cartório. O CC de 2002 não faz referência expressa como o de 17 fazia, mas as regras ainda se aplicam. O adquirente de boa fé - no caso o manobrista - que, vendo relógio tão velho e fodido (afinal, de 1957), tem resguardados seus direitos de propriedade. A regra no CC antigo (não me perguntem o artigo de lei de cabeça porque isso nem na época de concurso) permitia regresso contra...o vendedor de má fé. No resumo da história, o cabra continuaria com o relógio, mesmo que você provasse que ele era produto de roubo. Afinal, a boa fé se presume. E aí? Manobrista preibói de speedy velho no pulso!

Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #38 Online: 13 Abril 2011 às 17:59:09 »
Na verdade errei, numa rápida pesquisada, o CC alberga sim a teoria da aparência (que estava no 622) antigo. Texto:

Art. 1.268 - Feita por quem não seja proprietário, a tradição não aliena a propriedade, exceto se a coisa (...) for transferida em circunstancias tais que, ao adquirente de boa-fé, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono.


Flávio

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Rolex, Rolexes e a Receita Federal
« Resposta #39 Online: 13 Abril 2011 às 18:12:03 »
Ai é que está a diferença.....

O manobrista comprou o relógio numa "bocada".....e sabe muito bem que o "mérmão" que o vendeu não era dono....

Entendo como o Gravina....o relógio pode ser recuperado sim...

abs