o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?

  • 36 Respostas
  • 9569 Visualizações
*

awatchmaker

o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Online: 22 Abril 2011 às 21:11:44 »
alguém ja teve o relógio magnetizado por atender o celular na mesma mao que usa o relógio ou deixar o relógio perto do celular durante a noite?

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #1 Online: 22 Abril 2011 às 21:19:49 »
nunca ouvi falar, certamente ja vem com essa proteçao.

*

Alberto Ferreira

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #2 Online: 22 Abril 2011 às 21:34:40 »
Salve!

Eu também nunca ouvi falar deste caso em específico, a magnetização de um movimento de relógio mecânico devido ao campo gerado por um telefone celular.

E, a menos de prova em contrário, eu não creio que isso ocorra.

Abraços,
Alberto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #3 Online: 23 Abril 2011 às 12:54:06 »
Eu também duvido muito, meus relógios passam horas ao lado de meu celular na estante e quando estão no pulso andam lado à lado, celular no cinto do lado direito e relógio no pulso direito, atendo celular com a mão direita, se fosse fato isso todos os meus relógios estavam estragados.

Só os caçadores de mito para dar uma resposta final.
Um abraço
Fábio

*

awatchmaker

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #4 Online: 24 Abril 2011 às 08:43:27 »
alguém saberia me dizer se dentro dos celulares contem algum tipo de magnete? ... o mesmo me questiono sobre  deixar os relógios mecânicos encima da geladeira, sera que magnetiza? ... nao sei se isso ocorre "as vezes" ou se isso eh puro mito... se alguem tiver alguma opinao para poder nos informar por favor nos escreva o seu caso ou se acha que isso jamais aconteceria  abraço e obrigado a todos

*

Alberto Ferreira

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #5 Online: 24 Abril 2011 às 10:50:37 »
Salve!

O problema da magnetização de relógios mecânicos já foi discutido aqui antes, inclusive com a opinião de colegas que entendem (profissionalmente) da questão do magnetismo.
Algum desses colegas talvez possa voltar a se manifestar.


No meu entender, e procurando ajudar no "meio tempo", eu diria que não...
Não há magnetos (imãs permanentes?) no interior de celulares.

Eu acredito que a chance de haver um campo magnético na parte de cima (lá no "tampo") de uma geladeira é muito pequena, se não nula.
Em outros eletrodomésticos mais "comuns" eu não sabera dizer, mas também acredito ser pouco provável.

Um possível grande "vilão" neste quesito da magnetização (por "eletro-domésticos" e afins, digamos assim) eu creio que seriam os receptores de TV (aqueles antigos com tubos CRT), nestes há uma bobina em volta do tubo para justamente permitir a sua desmagnetização, ou seja, para eliminar as eventuais manchas na imagem criadas por magnetizações externas, etc.
Este campo é forte e é gerado sempre que o receptor é ligado e, aí talvez sim, poderia haver algum efeito sobre um relógio mecânico posto sobre o televisor.

Mas o grande inimigo mesmo, aquele que deve ser evitado a qualquer custo, são os imãs permanentes.
Destes, há que manter uma distância segura.

E como nós poderíamos determinar a ação (alcance) de um campo magnético de maneira simples e "expedita"?
Pendure um clip de papel em uma linha e aproxime do local "pesquisado", se o clip for atraído (se se mover) há ali um campo magnético suficientemente forte para causar problemas.

Abraços a todos,
Alberto

*

awatchmaker

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #6 Online: 24 Abril 2011 às 11:44:59 »
a pergunta eh por causa das enumeras vezes q chega relógios magnetizados na oficina a gente testa o relógio muitas das vezes com algum grau de magnetismo... porque sera???

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #7 Online: 24 Abril 2011 às 12:04:10 »

Os telefones celulares têm, sim, pelo menos um ímã permanente, de Neodímio-Ferro-Boro (fortes pacas!) em seus alto-falantes e, eventualmente, podem magnetizar um relógio que ficou pertinho deles. Por apenas atender ao celular com a mesma mão onde está o relógio acho improvável (mas não impossível) que haja alguma magnetização dele.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #8 Online: 24 Abril 2011 às 12:10:37 »
Salve!

Grato pela correção, Miguel.
Você é um dos que eu me referia ao dizer que temos aqui colegas que entendem muito do assunto, profissionalmente.

Um abraço,
Alberto

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #9 Online: 24 Abril 2011 às 12:14:44 »

Caro Alberto,

No caso da geladeira e do monitor de computador (CRT), você está absolutamente certo!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

awatchmaker

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #10 Online: 28 Abril 2011 às 08:32:28 »
eu desconfiava que o celular seria um vilao e teria ima dentro ..... obrigado por nos confirmar isto, mesmo sendo "improvavel" mas nao eh impossivel e sim bem possivel ...

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #11 Online: 28 Abril 2011 às 10:02:41 »
As geladeiras possuem imãs...nas portas.

Os celulares tb, como bem destacou o amigo miguel......acho que além do citado, alguns possuem imãs no "vibracall"....ou na pior das hipóteses, um cmpo magnetizado para fz o sistema excêntrico rodas e dar a sensação da vibra...

De qq forma, me pergunto se isso seria suficiente para magnetizar um relógio...

Acho que existem outras razões para essa imantação(acho que é assim que se escreve)......

Enfim...

abs

*

awatchmaker

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #12 Online: 28 Abril 2011 às 14:41:03 »
As geladeiras possuem imãs...nas portas.

Os celulares tb, como bem destacou o amigo miguel......acho que além do citado, alguns possuem imãs no "vibracall"....ou na pior das hipóteses, um cmpo magnetizado para fz o sistema excêntrico rodas e dar a sensação da vibra...

De qq forma, me pergunto se isso seria suficiente para magnetizar um relógio...

Acho que existem outras razões para essa imantação(acho que é assim que se escreve)......

Enfim...

abs
quais as razoes que vc acha que imanta os relogios Luis O ?

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #13 Online: 28 Abril 2011 às 15:24:32 »
Ir ao centro da terra....... :o

*

Alberto Ferreira

Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #14 Online: 28 Abril 2011 às 17:06:19 »
Salve!

Eu creio que a "borracha magnética" usada nas portas das geladeiras para a sua vedação (e fechamento adequado) não tem condições de criar um campo magnético forte o suficiente para imantar o movimento de um relógio.

Ademais, nós não podemos esquecer que a própria caixa do relógio, se de aço, ao desviar o fluxo magnético, já fornece alguma proteção, muitas vezes mais que suficiente.

Para que o efeito de magnetização do movimento de fato ocorra, o campo tem que ser forte e localizado.

Abraços,
Alberto

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #15 Online: 28 Abril 2011 às 17:28:45 »
Sem neuras, pelo amor de Deus 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #16 Online: 28 Abril 2011 às 17:35:24 »
Apenas como informação, quase todo relógio por aí atende à norma ISO 764 ou sua equivalente DIN 8309, que reza que o relógio deve resistir à exposição (em 3 eixos, por um minuto em cada) a um campo magnético de 4.800 A/m (0,006 Tesla) e não apresentar desvio de marcha residual superior a +/- 30 s/dia (+/- 45 s/dia para femininos) após a exposição.

A norma é bem branda, por isso a maioria dos relógios atende a ela.

Apenas a título de curiosidade também, a Omega usa calota antimagnética nos Seamaster Professional, Planet Ocean e vários outros, além de boa parte dos Speedmaster (como os Moon, Broad Arrow) e alguns Constellation também. Esses relógios tem resistência superior à da norma.

Mas nada como os super resistentes Milgauss, Ingenieur e afins.

Abraços!

Adriano

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #17 Online: 28 Abril 2011 às 18:04:56 »
Apenas como informação, quase todo relógio por aí atende à norma ISO 764 ou sua equivalente DIN 8309, que reza que o relógio deve resistir à exposição (em 3 eixos, por um minuto em cada) a um campo magnético de 4.800 A/m (0,006 Tesla) e não apresentar desvio de marcha residual superior a +/- 30 s/dia (+/- 45 s/dia para femininos) após a exposição.
A norma é bem branda, por isso a maioria dos relógios atende a ela.
Apenas a título de curiosidade também, a Omega usa calota antimagnética nos Seamaster Professional, Planet Ocean e vários outros, além de boa parte dos Speedmaster (como os Moon, Broad Arrow) e alguns Constellation também. Esses relógios tem resistência superior à da norma.
Mas nada como os super resistentes Milgauss, Ingenieur e afins.
Abraços!
Adriano

Amigo Adriano

vc poderia responder a pergunta do ATW?
tks

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #18 Online: 28 Abril 2011 às 19:06:29 »
Não sou bom em matemática, apesar de meu pai ser...Engenheiro Eletricista. Numa rápida pesquisada, encontrei esse texto, com os campos magnéticos de vários aparelhos que existem em casa:

http://www.who.int/peh-emf/about/WhatisEMF/en/index3.html


Quem souber que faça as conversões para tesla, gauss, amperes, sei lá quais são as medidas, mas eu, por experiência, nunca tive nenhum dos meus relógios magnetizados, por qualquer motivo que fosse. Também não saio por aí mexendo em sons de casa (caixas) com eles. Certa feita, a título de exemplo, deixei um subwoofer que havia comprado próximo (uns 2 metros) da TV de tubo que havia na minha casa em BH e simplesmente ela detonou, como se o imã tivesse atraído sei lá o que para o lado. A TV ficou com uma mancha por dias, até que, misteriosamente, ela saiu (assim que o sub saiu para longe dela, diga-se...).


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: o uso do celular magnetiza os relógios mecânicos ?
« Resposta #19 Online: 28 Abril 2011 às 19:46:30 »
Amigo Adriano

vc poderia responder a pergunta do ATW?
tks

Negativo. Não tenho informações, nem dados, nem conhecimento sobre o assunto suficiente para dizer qualquer coisa.

A conta é simples: basta saber o fluxo magnético e/ou intensidade do campo magnético de cada aparelho que faz parte do nosso dia a dia e ver se os números ultrapassam a resistência de um determinado relógio ou não.

Mesmo com a tabela fornecida o site que o Flávio postou, não há como saber com exatidão os campos emitido por cada aparelho em casa. Pois ainda, uma parte ou um lado do aparelho pode emitir muito mais magnetismo que outro (emitir magnetismo não é o termo tecnico apropriado, sei disso). Muito menos ainda, tenho informação da resistência exata de cada modelo de relógio. Aliás, nunca vi um relógio conter em sua especificação qual é a sua resistência magnética. Creio que deva ser algo muito difícil de se mensurar ou calcular com exatidão. O que se sabe apenas é se o relógio é ou não antimagnético, de acordo com a norma. A resistência exata, não sei dizer, de nenhum modelo que eu conheça. A não ser os super resistentes, como os que citei.

Tenho em meu aparelho celular um software que mede campos magnéticos em µT. Mas não sei dizer qual a precisão ou confiabilidade de tal software.

Resumindo, não sei responder se um celular pode ou não magnetizar um relógio. Não tenho nem idéia.

Abraços!

Adriano