Café - Opiniões e Dicas

  • 45 Respostas
  • 17689 Visualizações
*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Café - Opiniões e Dicas
« Online: 07 Maio 2011 às 09:57:07 »
Quem por aqui aprecia um bom café?  :D
Vamos coletar dicas das marcas de preferência de cada um.

E que máquinas voces tem em casa?  

Gosto muito do café Danza Gourmet.
« Última modificação: 07 Maio 2011 às 14:49:22 por zE_ »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #1 Online: 07 Maio 2011 às 11:20:29 »
Para mim todos os dias o básição tá "bão" ;D!!

Mas quando estou na rua, as vezes um "express" cai muito bem!!

Mas... vamos ver as dicas dos caros colegas, tenho curiosidade também!!
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #2 Online: 07 Maio 2011 às 16:44:56 »
Salve, amigos!

Bom,...
Eu não me sinto "capaz" de dar altas "dicas" nessa área.
Mas,...
Eu gosto de café, que para mim tem que ser "forte" e "encorpado"...

As marcas que eu normalmente uso, no dia-a-dia aqui em casa, são duas, Caboclo ou Pilão...
São as minhas "básicas", digamos assim, e eu defino qual delas comprar pelo preço na prateleira do mercado...
Tem vezes que eu experimento outras, mas, fiel  :D, eu sempre volto.  ;)

Claro que eu também aprecio as marcas de ponta, de "origem controlada", etc...   8)
E eu também curto um bom café (expresso) "tirado" por profissionais, uma arte à parte, diga-se.



Mas,...
Aproveitando o "embalo", eu vou contar uma "historinha"...

Próximo à minha antiga casa, lá na Chácara Santo Antônio, em Sampa, há uma pracinha...
...que ninguém dá lá muita bola...
Ela é quase que uma mera "passagem" (para quem, como eu, caminhava diáriamente até a padaria) ou uma parada para (os mais apressados) esperarem pelo "seu" ônibus...

Pois bem...
Dentre outros "pés de árvore", o que há lá naquela  tal "pracinha"?
Um belo pé de café!
Sim, pasmem, um belo cafeeiro.
E o danado produz! E bem...

Ano após anos eu via as floradas, via o surgimento das cerejas, que eu percebia que alguém, em tempo hábil, colhia...
...numa boa.

Este ano, já de saída de Sampa, eu disse para mim mesmo... Eu vou tentar experimentar esse cafézinho.  ;)

E eu fiquei "de olho" no amadurecimento. Torcendo...
Quase que não deu...

Mas,...
Na minha última "visita" ao local, já depois da minha "partida" oficial, eu vi o tal "pé de café" carregado.
Colhi as cerejas maduras... Uma a uma...
Não foi mais que um bom "punhado"...  ::)

Trouxe para cá...
Procurei seguir os "trâmites" da boa e clássica produção manual...
A secagem ao sol, a "viragem", o despolpamento, a separação dos grãos, etc...

Bem,...
O "esforço" não rendeu mais que uma boa xícara de grãos...  :(

Mas, tudo bem...
Agora, eu vou torrá-los com cuidado, moer, "passar" e (espero) sentir um último "gostinho" daquela "pracinha"...
Numa boa...
 ::)

O "cafezinho" resultante eu não sei como será, minto, será, sim, de qualquer forma, muito especial...
E...
Pelo sim, ou pelo não, eu vou acompanhá-lo com um bom VSOP...  ;)

E a ocasião se fará, por si só...

Memories...
 8)

Abraços!
Alberto

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #3 Online: 07 Maio 2011 às 18:06:28 »
Bela narrativa Alberto !! Depois diga como ficou o cafézinho, ok ?

Gosto muito de café, tenho aquela cafeteira italiana, tipo Moka,
gosto muito do resultado.

Trabalhei por anos em uma empresa que tinha depto de café no
andar superior. Sempre que possível, subia para bater um papo e
acompanhar quando os corretores vinham com as latinhas trazendo
amostras de grãos.
O pessoal analizava e depois fazia a prova, torrando, moendo e
preparando o café, sem usar coador, que era provado pelo
provador (é logico  ::)), usando aquelas mesas de mármore com um
eixo no centro, vários copos com o blend, rodando a mesa, provando
e cuspindo o café em um balde.
O som do provador, sugando da colher, "batendo" o café no fundo da
boca e depois cuspindo no balde de metal era bem característico (nojento ! :-\).

Mas o aroma de café fresco que estava naquele ambiente, era fantástico !
Havia gente na empresa que não gostava de tomar café, mas ficava lá apenas
pelo aroma....bons tempos !! Que sempre lembro quando sinto cheiro de um
café recém-passado...  :D

abs

Glauco


*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #4 Online: 07 Maio 2011 às 21:51:12 »
 Eu sou fiel consumidor de uma quantidade absurda de café, seja passado no coador ou espresso. Tenho 2 máquinas em casa, duas Nespresso. Pra mim, não tem igual em qualquer quesito que seja. E eu gosto do Arpegio, que é bem forte e bem espessao.

 Bons cafés aí !

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #5 Online: 07 Maio 2011 às 23:17:43 »
Gosto muito de café, tenho aquela cafeteira italiana, tipo Moka,
gosto muito do resultado.
Eu também gosto muito do resultado dessa cafeteira italiana.  Tenho uma para seis cafés que utilizo há muitos anos.
Eu tomo muito café.  Confesso que até exagero.  :-[
Meus prediletos são o Melitta (Tradicional) e um que sempre encontrava no Pão de Açucar (há algum tempo não encontro mais  :'() chamado Três Serras.
No mais, eu acho o seguinte: se o céu tem cheiro, com certeza é de café sendo feito.  :)

[]s
Carlos Cavaleiro

*

Alberto Ferreira

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #6 Online: 07 Maio 2011 às 23:39:43 »
Salve!

Ah! O aroma do café...  ::)  8) 8) 8)

Mais uma "dica", na verdade um "macete" uma, digamos assim, "manha" que eu aprendi com uma cozinheira antiga, uma daquelas senhoras que sabem das coisas do fogão...

A tal senhora (devidamente mineira  :D e quase centenária) me ensinou...

Filho, ninguém resiste àquele cheirinho de café sendo "passado" na hora, não é mesmo?
Bom, a minha mãe me ensinou a fazer o seguinte...
Enquanto os patrões estão lá na sala esperando o "coar" do cafézinho...
Ao "passar" o café, jogue um pouco de pó na chapa quente do fogão (no caso um fogão a lenha) e deixe o aroma fazer o resto.
 ;)  :D

Olha,...
Funciona, viu...
 8)

Abraços,
Alberto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #7 Online: 08 Maio 2011 às 01:30:03 »
Grande Zé, pensei em abrir esse tópico, mas não tive coragem (vai entender)

Eu tinha 4 cafeteiras, fui refinando e hoje tenho apenas 2, uma elétrica normal que só uso quando tenho pressa pois prefiro o café feito no fogo convencional e uma Espresso da Electrolux (Crema Chef).

Para o café convencional (aqui chamamos de carioquinha) compro Pilão ou Pimpinela Golden, já para os meus espressos ainda estou experimentando marcas.
Já provei Pimpinela para Espresso, mas como não tenho moedor ainda, foi um desastre moer os grãos no liquidificador, coloquei de lado.
Já experimentei o Segafredo, não gostei, achei muito queimado.
Já experimentei o Café do Ponto Cafeterie, também muito queimado.

Esses acima foram cafés encontrados em mercados convencionais, na ordem, Prezunic, Carrefour e Wallmart.

Insatisfeito com o resultado do meu espresso, resolvi passar para os cafés Gourmet, aí amigo, prefiro comprar pela internet pois a variedade é maior (e não preciso sair de casa para comprar).

Já comprei o Suplicy (2 blends, o torra média e o Fazenda São José (microlote premiado)).
Sinceramente não achei nada demais em nenhum dos dois, melhores que os "não Gourmet" e o São José é um pouquinho melhor que o torra média.

Agora comprei o Santo Grão, também 2 blends, o Blend Santo Grão (o carro chefe de lá) e o Mogiana (mais encorpado).
Ainda não abri nenhum dos dois, chegaram hoje, amanhã de manhã eu conto para vocês o resultado.

Em tempo, compro sempre já moído para espresso pois não tenho moedor e em sacos de 250g somente, minha esposa não toma café e nem eu tomo espresso todo dia, então esses 250g duram pra caramba.

Depois desses vou partir para algumas marcas do Ateliê do Café.
E partir para uns Mods na cafeteira.
Quando sobrar uma graninha um bom moedor, aí as possibilidades aumentam.

Um abraço
Fábio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #8 Online: 08 Maio 2011 às 14:52:48 »
Há alguns anos descobri a importância e prazer em se degustar um bom café, e não simplesmente tomá-lo. Assim como se faz com uma boa bebida, um bom prato, um bom charuto.

O primeiro passo, e que acho o mais importante, é tomar café sem nada de açúcar. Tentei mudar de uma só vez, mas nao consegui. Então ao longo de um mês fui reduzindo a quantidade de açucar, um pouco todo dia, até chegar no zero.

Hoje, se houver um átomo de açúcar no café, eu sinto.

É simples: percebi que com açúcar, a diferença entre o melhor e o pior café é quase nenhuma.

É como meter Guaraná num uísque single malt...

Abraços!

Adriano

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #9 Online: 08 Maio 2011 às 15:36:10 »
 Amigos

 Sempre tomei sem açucar: Café, sucos, etc... O sabor é verdadeiro e único ! ;)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #10 Online: 08 Maio 2011 às 18:15:22 »
 Ô O Cara,

 tente os da Cafeera, que são da Fazenda Ipanema. São 3 torras diferentes, sendo que o fazenda é uma delícia.

 E café é sem açúcar mesmo, afinal de doce basta a vida !

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #11 Online: 08 Maio 2011 às 18:49:35 »
Para quem usa as cafeteiras espresso, recomendo 2 pós que gostei muito e se acha facilmente no pão de açucar:

- Cafe Spress
- Bravo

Ainda não tive tempo de ir atrás desses gourmet, mas quando der vou experimentar.

*

Offline Lessa

  • ***
  • 234
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #12 Online: 08 Maio 2011 às 21:33:09 »
Para cafeteira expresso, uso Starbucks Italian Roast ou Illy Sucro Dark em grãos.

E estou pensando em comprar uma cafeteira para Nespresso... experimentei e gostei do tipo ristretto.

Abraço

Lessa

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #13 Online: 09 Maio 2011 às 00:51:27 »
Eu também gosto do café forte, e quase sempre, eu coloco chocolate em pó e canela e umas gotas de adoçante, fica muito bom... Como eu tinha dito antes, eu tomo deses tradicionais passado no coador normal ou cafeteira desas comum... Aí para mudar eu coloco esses ingredientes que citei... fica muito bom!!!

Outra coisa que aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha avó para passar aquela dor de cabeça, beba um bom café com umas folhinhas de hortelâ, mais tem que colocar no fundo do bule para que o café caia fervendo em cima das folhas... fica muito bom mesmo e, a dor de cabeça vai embora, inclusive daquelas de ressaca braba!!!

Outra coisa pessoal, o café fraco me dá nauseas.... :-[ :-[ !!
Acontece algo parecido com algum dos amigos também ??
« Última modificação: 09 Maio 2011 às 00:59:59 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #14 Online: 09 Maio 2011 às 01:35:01 »
 Lessa,

 Não sei se você viaja pra fora bastante. Se sim, compre a sua máquina da Nespresso lá fora ( menos na Europa por questão de pinos da tomada e voltagem). As minhas comprei por lá, a garantia valeu aqui quando um cano estourou, e dos pontos negativos fica só o preço das cápsulas aqui. Mas sai pelo preço de um espresso na rua.

 E dá-lhe café !

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #15 Online: 09 Maio 2011 às 01:59:21 »

E estou pensando em comprar uma cafeteira para Nespresso... experimentei e gostei do tipo ristretto.




Nespresso os que mais gosto: ristretto, arpeggio e indriya.
Pena que as capsulas custam caro para se tomar todo dia (mais de 1 vez/dia).  E as capsulas reutilizaveis não funcionam bem ainda.

Para o dia a dia, uso uma Rancilio Silvia.
« Última modificação: 09 Maio 2011 às 02:01:09 por zE_ »

*

Offline Lessa

  • ***
  • 234
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #16 Online: 09 Maio 2011 às 05:22:52 »
Lessa,

 Não sei se você viaja pra fora bastante. Se sim, compre a sua máquina da Nespresso lá fora ( menos na Europa por questão de pinos da tomada e voltagem). As minhas comprei por lá, a garantia valeu aqui quando um cano estourou, e dos pontos negativos fica só o preço das cápsulas aqui. Mas sai pelo preço de um espresso na rua.

 E dá-lhe café !


já comprado... amazon.com   :D

pelo que vi a R$1,70/por capsula,  está o mesmo preço da padaria... e metade do preço dos shopping.



Abraço

Lessa

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #17 Online: 09 Maio 2011 às 07:21:08 »
Lessa,

 Não sei se você viaja pra fora bastante. Se sim, compre a sua máquina da Nespresso lá fora ( menos na Europa por questão de pinos da tomada e voltagem). As minhas comprei por lá, a garantia valeu aqui quando um cano estourou, e dos pontos negativos fica só o preço das cápsulas aqui. Mas sai pelo preço de um espresso na rua.

 E dá-lhe café !


já comprado... amazon.com   :D

pelo que vi a R$1,70/por capsula,  está o mesmo preço da padaria... e metade do preço dos shopping.





Putz!!!.....jogastes $$$ fora........vc. sabe que eu tenho esta para venda!.......para vc. ia de........ gratis ;D



Abs

Gravina

Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #18 Online: 09 Maio 2011 às 09:52:15 »
Eu uso uma maquininha bacana da Lavazza, que é alimentada por uns sachês com cápsulas de plástico e dois por embalagem.
É mais difícil de encontrar, mas o sabor é bem bom.



Abs, gabo


*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Café - Opiniões e Dicas
« Resposta #19 Online: 09 Maio 2011 às 11:59:56 »

     Eu adoro café, e concordo com os amigos que um bom café é uma bebida elaborada, que deve ser degustado com ciência e paciência....
 Porém a minha paixão virou vicio e acabo tomando vários por dia, na maquina do escritório mesmo... por isso considero que troquei a qualidade pela quantidade :-[ :-[.
     Meu dia  começa com um expresso puro, em casa que faço usando grãos da Melita com torra forte mogiana, tirado numa maquina simples acho que é Faet (???) no trabalho seguem mais uns 2 até a hora do almoço, ai sim faço uma pausa para um Nespresso preto..
     Um café que recomendo aos amigos, que gostem de café forte é o da Suplicy tomado no balcão... o sabor é duradouro, depois de alguns minutos a impressão é que se chupou uma bala de café... tal a intensidade ;)
   A pouco tempo ganhei uma cafeteira muito uma muito interessante alguns conhecem como turca outros e francesa, dizem que esta cafeteira extrai o melhor do café, porém é preciso fazer moagem deixando o pó um pouco mais grosso, ainda não consegui encontrar seu ponto ideal...
 
Abs a todos