Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?

  • 23 Respostas
  • 9685 Visualizações
Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Online: 09 Junho 2011 às 22:45:11 »
Amigos,

Boa noite.

O relógio nas fotos abaixo era do meu avô.

Não é nada de mais, de fato... Mas tem um alto valor sentimental...

Como podem ver, ele está judiado... Riscos em todo ele, amassados na coroa, o dourado da caixa e da pulseira esta saindo...

Tenho duas idéias: uma seria restaurar (deixando original)... Meu relojoeiro de confiança disse que só conhece/faz o processo de folhação e que não fica bom...

A outra idéia seria polir por completo (inclusive pulseira) p/ deixar ele todo "prata"...

Outra coisa que eu quero eh deixá-lo usável... E eu não gosto de relógio misto, por isso que, no momento, penso mais em polir do que em refazer o banho...

Uma coisa importante: não quero gastar muito, já que nunca terá valor de mercado... Mas quero deixá-lo 0km de novo (pela história dele)...

As fotos:











E ai, o que me dizem? Alguma outra ideia?

Ele funciona direitinho (eh à quartz) e nao tem que trocar nenhuma peca (vidro, coroa, etc.)... Acho que eh so uma questao de limpeza e "acabamento" msm...

Obrigado pela atenção! ;)

Abs.
« Última modificação: 09 Junho 2011 às 23:37:16 por Sergiaum »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Ajuda com Seiko - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #1 Online: 09 Junho 2011 às 23:01:08 »
Se não for difícil de achar quem faça e caro, eu manteria-o original.

Agora se for complicado dar banho e/ou muito caro eu mandava polir por completo, acho que das duas formas ficariam bom.
Um abraço
Fábio

Re: Ajuda com Seiko - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #2 Online: 09 Junho 2011 às 23:11:08 »
Só ilustrando, vc disse ajuda com Seiko, mas na verdade é um Citizen!

Abraços!

Re: Ajuda com Seiko - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #3 Online: 09 Junho 2011 às 23:40:41 »
Se não for difícil de achar quem faça e caro, eu manteria-o original.

Agora se for complicado dar banho e/ou muito caro eu mandava polir por completo, acho que das duas formas ficariam bom.

então, eu qria exatamente uma idéia de preço... por cima mesmo... e tb qm faz esse tipo de serviço aqui em SP...

será que polido ficaria bom? às vezes penso q pode ficar estranho, pois os ponteiros e marcadores sao dourados...


Só ilustrando, vc disse ajuda com Seiko, mas na verdade é um Citizen!

Abraços!

pensei uma coisa e escrevi outra... ;D

já corrigi... very tks! :)

Abs.

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #4 Online: 10 Junho 2011 às 00:20:13 »
Prezado amigo

Conselho: Não refaça o banho...o dourado original é inigualável, e qq tentativa de refazê-lo não daria certo. Existem, em SP, duas empresas que fazem banhos: A Brasmil e a oriental banhos. Nenhum dos dois fica bom....falo por experiência própria.

O que eu faria: O relógio era do seu avô...portanto, s.m.j. ele tem mais valor sentimental do que comercial.
A memória é resgatada pelo objeto em si, e não pelo seu estado atual ou reformado.
Desta forma, eu faria uma boa revisão, a fim de deixá-lo funcionando perfeitamente.
Daria um leve polimento no relógio, cuidando para não retirar o dourado que resta. Deixaria exatamente do jeito que está.

Dar um polimento a fim de retirar o dourado descaracterizará o relógio do seu avô........não seria mais o mesmo, se é que vc me entende. Qdo ele comprou o relógio, ele considerou vários aspectos. um deles, certamente, foi o detalhe do aço/ouro....portanto, deixe do jeitinho que ele usou.

Relógios e outros objetos são âncoras do tempo e da nossa memória...portanto, trate-o com carinho e curta a recordação.

abs

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #5 Online: 10 Junho 2011 às 15:59:53 »
largaria como está, ta muito bonito  8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #6 Online: 11 Junho 2011 às 12:34:56 »
Prezado amigo

Conselho: Não refaça o banho...o dourado original é inigualável, e qq tentativa de refazê-lo não daria certo. Existem, em SP, duas empresas que fazem banhos: A Brasmil e a oriental banhos. Nenhum dos dois fica bom....falo por experiência própria.

O que eu faria: O relógio era do seu avô...portanto, s.m.j. ele tem mais valor sentimental do que comercial.
A memória é resgatada pelo objeto em si, e não pelo seu estado atual ou reformado.
Desta forma, eu faria uma boa revisão, a fim de deixá-lo funcionando perfeitamente.
Daria um leve polimento no relógio, cuidando para não retirar o dourado que resta. Deixaria exatamente do jeito que está.

Dar um polimento a fim de retirar o dourado descaracterizará o relógio do seu avô........não seria mais o mesmo, se é que vc me entende. Qdo ele comprou o relógio, ele considerou vários aspectos. um deles, certamente, foi o detalhe do aço/ouro....portanto, deixe do jeitinho que ele usou.

Relógios e outros objetos são âncoras do tempo e da nossa memória...portanto, trate-o com carinho e curta a recordação.

abs

Luis,

Eu tenho ele ha uns bons anos... e meu pensamento sempre foi esse (vc disse exatamente tudo o q eu sempre pensei)... mas agora eu quero usá-lo... só deixar na gaveta perdeu a graça... quero dar "vida" ao relógio...

O banho realmente me disseram isso... minha idéia, a princípio, era, inclusive, dar um banho completo... deixando ele todo dourado... mas já desisti... todos que consultei disseram que nao vai ficar bom...

Ainda nao sei o que fazer... vou continuar amadurecendo a ideia...


largaria como está, ta muito bonito  8)

fala estrela... impressao minha ou vc aprecia charutos tb?

o problema de deixar como está eh que ele vai continuar na gaveta... assim como ele está eu nao consigo usá-lo...

acho que, na linha do que o Luis disse, voltar a usá-lo tb vai "satisfazer" esse aspecto sentimental que o relógio tem... vê-lo bonitão de novo e novamente na ativa acho que será muito melhor do mantê-lo na gaveta... mas realmente ainda nao sei o que fazer...

obrigado pela atencao de tds e no aguardo de mais opinioes/ideias....

abs.


Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #7 Online: 13 Junho 2011 às 13:51:58 »
fala Sergiaum sim aprecio sim, sou fundador de uma confraria aqui em Brasilia a confraria epicurista do planalto e diretor (aposentado kkkkk) de uma grande confraria de São Paulo o Cigar Club, to sempre apreciando um bom puro, o Adriano aqui do FRM também é amante de bons charutos.  8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #8 Online: 13 Junho 2011 às 22:43:39 »
fala Sergiaum sim aprecio sim, sou fundador de uma confraria aqui em Brasilia a confraria epicurista do planalto e diretor (aposentado kkkkk) de uma grande confraria de São Paulo o Cigar Club, to sempre apreciando um bom puro, o Adriano aqui do FRM também é amante de bons charutos.  8)

putz, q bacana... qdo estiver por sp da um toque... a gente marca pra fumar um bom charuto e bater um papo sobre relogios... ;)

voltando ao topico, me deram a ideia de refazer apenas o banho do bezel e polir o resto, mas sem remover o dourado... o que acham?

me pediram R$ 70,00 no banho do bezel... está caro ou está no preço?

estou muito a fim de usá-lo... mas nesse estado nao rola...

abs.

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #9 Online: 15 Junho 2011 às 13:40:06 »
minha ideia, apenas isso : GUARDE ESTE CITZEM , pois o mesmo possue um valor sentimental muito bacana p vc e compre outro relógio parecido para usar no dia a dia. 8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #10 Online: 16 Junho 2011 às 00:01:17 »
minha ideia, apenas isso : GUARDE ESTE CITZEM , pois o mesmo possue um valor sentimental muito bacana p vc e compre outro relógio parecido para usar no dia a dia. 8)

Faria o mesmo, e claro retiraria a bateria, ou ficaria de olho no funcionamento dele, pois estourar uma bateria dentro dele seria/será uma fatalidade....

Só uma opinião pessoal !! 8)


Aliás caro Sergiaum, vi um idêntico a ele nos ML´s da vida!! 8)
Abraços,
Cigano!

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #11 Online: 19 Junho 2011 às 02:15:19 »
pessoal,

muito obrigado pelas respostas...

deixei ele no carregalo 6a-feira...

assim q eu pegar ele posto fotos... ;D

abs.

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #12 Online: 14 Setembro 2011 às 00:10:02 »
dando um up no topico...

o bichao ficou pronto:





foi refeito o banho do "bezel" e polida a caixa e a pulseira de metal, q foi trocada por esta de couro preta...

os luminosos dos ponteiros estao meio oxidados, mas nada foi feito... movimento e fundo nao foram mexidos tb...

a coroa, como eu ja havia dito, nao eh original... ela foi trocada ha algum tempo (pq estava quebrada), na epoca q eu nao ligava tanto para "originalidades"...

o que acharam?

abs.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #13 Online: 14 Setembro 2011 às 01:03:42 »
Parabéns pelo trabalho, ficou praticamente novo!!
Essa coroa ficou muito boa nele!!

Parabéns ao Carregalo !!
Abraços,
Cigano!

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #14 Online: 14 Setembro 2011 às 06:23:40 »
O Carregalo é um artista, deixou o relógio como novo . ;)


Sergio Seiko

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #15 Online: 14 Setembro 2011 às 09:35:01 »
meus parabés.
ficou um espetáculo.
abraços.

*

Jefferson

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #16 Online: 14 Setembro 2011 às 10:02:53 »
Olá pessoal,

Sergiaum, parabéns, ficou muito bonito!

Abraço,

Jefferson

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #17 Online: 14 Setembro 2011 às 11:17:36 »
Gostei do resultado final, a pulseira em couro praticamente eliminou seu problema de usar um relógio misto!!!
está bacaníssimo!
parabéns!!
Jansen
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #18 Online: 14 Setembro 2011 às 21:56:37 »
amigos,

obrigado a todos pelas respostas...

quando ainda estava pensando no que fazer com ele, encontrei essa foto aqui:



uma beleza, não?!  :-*

mas c/ essa pulseira eu realmente nao consigo usar... =/

abs.

*

Fernandogd

Re: Ajuda com Citizen - Polir ou refazer o banho?
« Resposta #19 Online: 16 Setembro 2011 às 14:50:59 »
Pessoal aproveitando o topico poderiam me dar mais informações (ano se a a maquinaé boa etc)desse citizen da foto aqui q tou postando? é de familia
queria dar uma restaurada e saber se ele vale alguma coisa rsrs! a maquina é uma 8200A



Agradeço desde já