Menu principal

Quartzo

Iniciado por vinicius, 11 Junho 2011 às 14:29:35

tópico anterior - próximo tópico

vinicius

Sei que este Forum (até pelo nome) é destinado ao debate acerca relógios mecânicos. Entretanto percebo que vários membros também gostam de relógios a Quartz, então peço licença e faço a seguinte pergunta:
Até quando o mercado disponibilizará baterias para nossos relógios Quartz?
Esses dias vi em um site de vendas um modelo Omega TC2, e o vendedor disse que suas baterias não mais são produzidas, entretanto existe um site no exterior que as vende (ou um adaptador que possibilita o uso das baterias atuais).
Sei que a pergunta pode parecer sem importância, mas quem compra, por exemplo, um The Citizen Chronomaster gostaria de poder usá-lo por toda a vida (eu gostaria, alias considero esse relógio demais, super elegante e a proposta de precisão também me agrada).

É isso ai,

Agradeço desde já eventuais respostas...

Abraço a todos.

Vinicius

Bernardo

Prezado Vinicius,

Tenho uns poucos relógios movidos a quartzo, alguns deles da década de 70, e não há problema em conseguir baterias para eles. Acho até que há relógios atuais que usam as mesmas baterias dos antigos. Vale lembrar que tais baterias são usadas também em outros dispositivos, não sendo restritas a relógios. Acredito que estarão à venda por muitos e muitos anos, assim como acontece com as pilhas AA (pilhas pequenas) e outras, que já estão no mercado há muito tempo.

No caso específico deste Omega citado, pela pesquisa que fiz, a bateria usada seria a de número 355. Pelo que li, tal bateria é difícil de achar ou não é mais produzida. Entretanto, a especificação elétrica dela seria semelhante à da bateria de número 357 ou SR44. O problema é que parece haver uma pequena diferença de diâmetro entre elas (a 357 seria menor). Para compensar tal diferença, usa-se uma pequeno anel plástico, que "veste" a bateria 357, evitando que a mesma fique "dançando" no espaço destinado à ela.

Acho que o que acontece com a bateria deste Omega, supostamente não encontrada, é uma exceção e é contornável, não havendo motivos para se deixar de comprar um relógio por causa de uma eventual possível futura falta de bateria.

Abs,
Bernardo