Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?

  • 11 Respostas
  • 9716 Visualizações
Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Online: 12 Fevereiro 2009 às 13:51:16 »
Amigos,

Pesquisei aqui no fórum, mas não achei nenhum tópico sobre o assunto. Se eu deixar um relógio mecânico que funciona por exemplo, parado por um ano. Pode acontecer alguma coisa quando eu tentar usá-lo ? Digo, tem o risco do lubrificante ficar mais concentrado em apenas uma parte do mesmo e em outra parte o atrito inicial der algum problema no movimento ? Ou algo do genero ?

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #1 Online: 12 Fevereiro 2009 às 14:09:42 »
Salve!

Daniel,
Digamos o seguinte, os relógios mecânicos foram feitos para funcionar.
 ;)  :D

Não! Eu não estou brincando, não.
Na verdade entre o desgaste normal do uso (mais ou menos) diário e a "imobilidade" (muito) prolongada, devemos "preferir" a primeira situação.

Mas,...
As questões seriam então,...
Como qualificar o "mais ou menos" e o "muito", mencionados aí acima?

Bem,...
Eu diria que nada de muito grave deverá ocorrer em um movimento se ele for mantido sem uso por um ano, e depois usado normalmente.
Desde que a(s) revisão(ões) prévia(s), e o prazo decorrido após a última lubrificação, estejam em ordem.

Caso contrário, antes de por o movimento em uso, seria mesmo recomendável revisar e lubrificar.

Abraços!
 8)

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #2 Online: 12 Fevereiro 2009 às 20:40:28 »
Alberto,

Entendi ! Muito obrigado !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Enéias

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #3 Online: 12 Fevereiro 2009 às 21:09:26 »
Por experiência tenho notado que relógios que deixei sem uso por mais de um ano manifestaram problemas. Não todos, mas pelo menos cerca de 40%.

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #4 Online: 12 Fevereiro 2009 às 22:50:09 »
Por experiência tenho notado que relógios que deixei sem uso por mais de um ano manifestaram problemas. Não todos, mas pelo menos cerca de 40%.



Salve!

Enéias,
Muito mais de um ano? Quanto? Basicamente, que tipo de problemas? Eles estavam com a lubrificação dentro dos respectivos "prazos"? E as vedações?

Abraços!

*

Offline JR

  • *
  • 33
    • Ver perfil
Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #5 Online: 14 Fevereiro 2009 às 16:52:58 »
Agora que o Alberto falou em um ano, fiquei preocupado com os meus relógios. Até porque, não tenho o hábito de registrar as datas das revisões.

Aliás, não sei se é impressão minha, ma acho que um ano passa muito mais rápido hoje em dia do que antigamente.

Abraços,

José Raimundo

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #6 Online: 15 Fevereiro 2009 às 09:09:58 »
Salve, amigo José Raimundo!

Aproveitando a oportunidade,...
Prazer em revê-lo por aqui!
 8)


Apenas um detalhe, quanto ao que eu tentei dizer antes.

- Considerando as premissas comentadas, ou seja - estando as revisões e lubrificação "em ordem", o fato de deixar um relógio mecânico parado (sem uso), guardado em local apropriado, por um período de um ano, (por si só) não acarreta em maiores problemas. Melhor dizendo, nada "quebra", por isso.

- O intervalo entre revisões e conseqüentes (temos até 2012 para "pensar" na "nova" ortografia, não é mesmo?  ;D) lubrificações é muito maior do que um ano.
Eu diria de três a cinco anos, pelo menos, tendendo a ser maior no caso de relógios bem vedados, "divers" por exemplo.

Abraços a todos!
 8)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #7 Online: 15 Fevereiro 2009 às 12:16:26 »
Olha, o ideal seria revisões periódicas de 5 em 5 anos DE USO, não de tempo que tem o relógio. Sim, na minha experiência, mesmo com a mudança dos lubrificantes para sintéticos, relógio parado tempo demais não dá, mas funcionando pouco, é muito melhor do que funcionando muito, isso é fato. Ou vocês acham que um relógio que é usado uma vez por semana irá durar menos do que um que usa todo dia? É claro que não. Então, é como eu disse num dos primeiros textos que escrevi: usem os relógios.

O problema surge quando se tem vários relógios, eu por exemplo tenho "APENAS" (sim, pois o povo aqui costuma ter muito mais) 11, e fica difícil usá-los todos (eca, frase horrível, deixa assim...).

De qualquer forma, uso todos, nem que seja umas duas vezes por mês.

Só que há relógios meus com 10 anos e que nunca viram cheiro de revisão e provavelmente não verão, pois prefiro vê-los intactos, sem marca de passagem de mãos humanas por dentro, do que abertos e com algum arranhãozinho, que é fatal e até normal em revisão, sobretudo os com mostradores de safira atrás. Exemplos:

Meu Swatch Irony Automático tem 10 anos, ainda é aquele com levees em rubis, melhor do que a porcaria atual. Ele não para nunca, carrega muito bem (vá entender...Os movimentos eta top que tenho carregam mal pacas), porém, deve estar, no olhômetro, com uns 200 graus de amplitude no máximo. Não estou nem aí. Não acho que vá danificá-lo por usá-lo à seco, pois, como disse, no final de um ano, o troço acumula, sei lá, umas 150 horas de uso no máximo, o que é muito pouco.

Situação pior é a do meu Zenith Elite, coitado, que está com amplitude péssima, mas outro dia me assustei: o usei e, ao final de dois dias, ele estava uns 5 minutos atrasado kkkk! Mas tenho muito medo de abri-lo, pois o movimento é todo decorado, delicado, vou usá-lo assim mesmo.

O Ebel passou por revisão há uns 4 anos mas já mostra sinais de precisar de outra, pelo menos no sistema de carga. O resto até que não. A amplitude está boa. E meu Ebel é aquele que, ao fazer a revisão, saiu de lá com 0 em pelo menos 3 posições.

O Speedmaster passou por revisão há uns 8 anos, há cerca de 3 pedi para abrirem para ver se estava tudo ok (eu uso demais este relógio), ainda estava, tirando o módulo de carga, cujas rodas reversas estão sem óleo, como falei aqui. Vamos ver quando o abrir de novo.

O Longines passou por revisão recente, menos de um ano.

O resto são relógios com menos de 5 anos, parecem estar bem ok. Ah, minto, tem o Tissot Janeiro. Caras, tem pessoas que quando eu falo que é um Tissot, torcem o nariz, sei lá porque a Tissot não tem fama de relógio de tanto luxo, mas esse é demais, o troço é igual ao coelhinho da Duracell, faz uns dez anos que saiu da fábrica e ainda hoje crava parâmetros do COSC. Olhei isso outro dia. E depois também falam dos calibres Valjoux 7750 (no caso do meu é um de corda manual, 7765). Cara, o troço é uma máquina, literalmente. Nunca vi igual.


Flávio
« Última modificação: 15 Fevereiro 2009 às 12:18:59 por flavio »

*

Offline JR

  • *
  • 33
    • Ver perfil
Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #8 Online: 15 Fevereiro 2009 às 15:16:34 »
Essas últimas colocações do Flávio e do alberto me tranquilizaram um pouco. Aqui em Salvador os relojoeiros de confiança se aposentaram, ou passaram a também consertar celulares (acreditem), deixando os relógios para segundo plano.

Sou pouco disciplinado e geralmente demoro para trocar de relógio.

E para piorar, guardo os relógios junto com as máquinas fotográficas em um armário onde coloquei um daqueles desumidificadores de ar (termofix), para prevenir a ocorrência de mofo (Salvador é uma cidade muito úmida), e tenho sempre a impressão que o calor interno do armário pode ser ruim para a manutenção da qualidade do lubrificante nos relógios.


Abraços,

josé Raimundo


Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #9 Online: 16 Fevereiro 2009 às 20:59:47 »
Amigos,

Depois do que eu li, eu tento mesmo não usando, dar corda pelo menos uma vez por semana. Nem que seja para usar o relógio por uma hora no final de semana. Vou optar pelo micro uso ao invés de deixar parado.  8)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #10 Online: 16 Fevereiro 2009 às 21:13:10 »
...
...dar corda pelo menos uma vez por semana. Nem que seja para usar o relógio por uma hora no final de semana.
...  8)




Daniel,

E já houve que dissesse que essa "tarefa" de dar corda (manual ou não) equivale às "carícias" de um (verdadeiro e comprometido) "amante".
 ;)   :D

Abraços!
 8)

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relógio parado por muito tempo pode quebrar ?
« Resposta #11 Online: 17 Fevereiro 2009 às 07:58:55 »
...
...dar corda pelo menos uma vez por semana. Nem que seja para usar o relógio por uma hora no final de semana.
...  8)




Daniel,

E já houve que dissesse que essa "tarefa" de dar corda (manual ou não) equivale às "carícias" de um (verdadeiro e comprometido) "amante".
 ;)   :D

Abraços!
 8)

Alberto ... essa é a mais pura verdade !! ;D ;)

Eu faço "carícias" nos meus relógios pelo menos 2 vezes por semana e gasto no máximo 1 hora para isso ... vale a pena para manter o lubrificação "o mais próximo" da condição ideal !! ;)

Abraços !!


Marcos Lima