Meu 2º desmonte - Seiko 6319A

  • 16 Respostas
  • 5107 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Online: 29 Agosto 2011 às 18:22:41 »
Olá pessoal, bom, hoje à tarde desmontei um Seiko 6319A, ele veio junto com umas sucatas de Orient que comprei no ML a muito tempo.

Ele tem tudo para funcionar, não falta nenhuma peça além do balanço, e quando mexe na ancora com um palito, o segundeiro gira normalmente, bom girava, pois esses dias eu fiz isso e ele estava parando (travando) o segundeiro sempre aos 15s, e dava para perceber que nessa hora a ancora ficava rodando em falso, e a roda de escape ficava indo e vindo...
Pensei, porque não desmontar o bixo...
 Já que é mais para praticar e aprender, as técnicas usadas foi de modo bem caseira, ainda vou providenciar o que precisa para a limpeza e lubrificação... (benzina e óleo).

Vamos as fotos!!





.



































Já montado, com os ponteiros que estavam guardados, porém sem o balanço, que aliás é difícil de encontrar... :'( :'(

Agora sim, se mexer o ancora com palito, como eu faço, o segundeiro vai embora sem travamentos, girei ele até cansar os dedos...rsrsrs

Um dia chego lá...

Que venham as dicas, criticas e sugestões.... ;D ;D ;D





Abraços,
Cigano!

*

Offline Limão

  • ***
  • 124
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #1 Online: 29 Agosto 2011 às 19:24:41 »
Parabéns Cigano pela iniciativa.
A hora que colocar o "coração" no menino será de mais. Igual a aqueles vídeos disponibilizados pelas manufaturas quando o movimento adquire vida ao encaixe do balanço.

Abraços,

RAFAEL

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #2 Online: 29 Agosto 2011 às 20:50:59 »
Cigano, meu caro... acho que esse calibre tem o balanço intercambiável com outros da família 6XXX.. Vale a pena dar uma pesquisada, pois, se me lembro bem, já li sobre isto em algum forum estrangeiro..!

Abraços e meus parabéns!

*

Jefferson

Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #3 Online: 29 Agosto 2011 às 21:16:04 »
Cigano, meu caro... acho que esse calibre tem o balanço intercambiável com outros da família 6XXX.. Vale a pena dar uma pesquisada, pois, se me lembro bem, já li sobre isto em algum forum estrangeiro..!

Abraços e meus parabéns!

Olá pessoal,

Shun, eu estava pensando a mesma coisa...

Os membros mais experientes da ASA podem nos ajudar nessa questão.

Cigano, parabéns pela iniciativa. Eu ainda não tomei coragem... :-[

Abraços,

Jefferson

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #4 Online: 29 Agosto 2011 às 21:26:28 »
Queria um dia ter tempo e paciência para ficar brincando assim...
Muito legal, Cigano :D
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #5 Online: 29 Agosto 2011 às 21:40:13 »
Valeu Cigano! Estou na torcida também!!
Depois conta o final da empreitada. ;)
Como vc já sabe, também gosto de navegar nessa praia!!  ;D
Abs
Mint

Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #6 Online: 29 Agosto 2011 às 22:11:12 »
É isso ai caro colega  8) 8) 8)  depois voce olha a MP que te mandei  8) 8)

Abraços  8) 8) 8)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #7 Online: 30 Agosto 2011 às 03:12:55 »
Parabéns Cigano pela iniciativa.
A hora que colocar o "coração" no menino será de mais. Igual a aqueles vídeos disponibilizados pelas manufaturas quando o movimento adquire vida ao encaixe do balanço.

Abraços,

RAFAEL

Muito obrigado caro Limão (Rafael) !!
Adoro ver videos de revisões para ver essa parte, é muito gratificante, no sábado que passou, tive a sensação igual quando montei o Seiko 6119-8410, coloquei o balanço, fiquei todo feliz em vê-lo voltar a vida....

PS: tenho um sobrinho chamado Rafael....


Cigano, meu caro... acho que esse calibre tem o balanço intercambiável com outros da família 6XXX.. Vale a pena dar uma pesquisada, pois, se me lembro bem, já li sobre isto em algum forum estrangeiro..!

Abraços e meus parabéns!

Então caro Shun, uma vez eu lancei essa dúvida aqui mesmo no fórum, e pelo menos do 6119 não serve, foi a resposta que me passaram...
Vou pesquisar sobre, quem sabe né!?!?!

Obrigado pela atenção e pela dica....

Cigano, meu caro... acho que esse calibre tem o balanço intercambiável com outros da família 6XXX.. Vale a pena dar uma pesquisada, pois, se me lembro bem, já li sobre isto em algum forum estrangeiro..!

Abraços e meus parabéns!

Olá pessoal,

Shun, eu estava pensando a mesma coisa...

Os membros mais experientes da ASA podem nos ajudar nessa questão.

Cigano, parabéns pela iniciativa. Eu ainda não tomei coragem... :-[

Abraços,

Jefferson

Vamos ver o que os mestres da ASA tem á dizer, quem sabe me deem uma luz para fazer esse 6319 viver novamente...
Muto obrigado caro Jefferson pela atenção!!


Queria um dia ter tempo e paciência para ficar brincando assim...
Muito legal, Cigano :D

Obrigado caro Byron, é só começar com algumas sucatas, relógio de bolso ajuda muito, pois as peças são maiores...
Quem está me dando uma grande força, é o caro amigo Meneghetti, pois se não fosse ele, só as leituras e visitas a outros fóruns eu não teria iniciado essa brincadeira, e uma coisa eu sei, vicia, pois eu tenho 2 máquinas (sucatas) que o Meneghetti me enviou, elas serão as próximas....

Obrigado pela atenção caro Byron!!


Valeu Cigano! Estou na torcida também!!
Depois conta o final da empreitada. ;)
Como vc já sabe, também gosto de navegar nessa praia!!  ;D
Abs
Mint

Muito obrigado pela força caro Mint.... com certeza contarei sim, basta achar um balanço para ele, e postarei um videozin dele aqui!!

Sim, me lembro de um tópico seu noutro fórum a respeito de suas empreitadas com os seus Orients KD, na época, pesei comigo, puxa deve ser muito legal fazer as revisões nos próprios relógios como faz o Mint!!

Obrigado pela atenção!!

É isso ai caro colega  8) 8) 8)  depois voce olha a MP que te mandei  8) 8)

Abraços  8) 8) 8)

Já vi e respondi caro amigo Meneghetti !!
Obrigado pela força !!
As próximas serão aquelas 2 !!
Obrigado pela atenção!!
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #8 Online: 30 Agosto 2011 às 14:18:08 »
Salve!

Caro Cigano,
Parabéns pela iniciativa, sempre válida, de experimentar e de aprender com a “mão na massa”!

Eu espero que você consiga o resultado esperado, fazer o "bichinho" funcionar outra vez.

Claro que isso passará pela obtenção de um balanço completo para reposição.
Eu creio que uma "sucata" em boas condições seria a solução, mas há que ter a paciência de esperar que ela apareça.

Considere que o balanço que falta aí no seu deve ter servido de "doação" em algum transplante anterior.
Portanto, procure com calma e vá curtindo as etapas.  8)

Um grande abraço,
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #9 Online: 31 Agosto 2011 às 21:28:36 »
Salve!

Caro Cigano,
Parabéns pela iniciativa, sempre válida, de experimentar e de aprender com a “mão na massa”!

Eu espero que você consiga o resultado esperado, fazer o "bichinho" funcionar outra vez.

Claro que isso passará pela obtenção de um balanço completo para reposição.
Eu creio que uma "sucata" em boas condições seria a solução, mas há que ter a paciência de esperar que ela apareça.

Considere que o balanço que falta aí no seu deve ter servido de "doação" em algum transplante anterior.
Portanto, procure com calma e vá curtindo as etapas.  8)

Um grande abraço,
Alberto

Obrigado caro Alberto, quando surgir um balanço completo, ou eu souber de um de outro calibre que sirva (acho difícil), eu volto a para dar noticias a respeito.

Lembrando que ainda tenho umas ferramentas e produtos a adquirir para fazer uma revisão mais perto do profissional.

Obrigado pelo incentivo  8) 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #10 Online: 31 Agosto 2011 às 22:14:23 »
Cigano, dei uma pesquisada e acho que esse link que vou passar diz algo breve sobre intercambialidade: http://www.equationoftime.com/forums/showthread.php?p=239836

Acho que o caminho mais fácil é correr para o eBay e procurar por Seiko 6319.. Fiz isso e apareceu diversos anúncios.. Um inclusive está com um preço bom, visto que é vendido como partes (relógio nao funcionando. Infelizmente não há fotos do movimento para checar se o balanço está em boas condições..! Acho que vale a pena se comunicar com o vendedor e verificar isso; o relógio está sendo vendido por 12 dólares.)

Além dessa sucata há outros relógios que estão funcionais, mas os preços estão mais salgados...

Não vou passar links do eBay, mas é só digitar Seiko 6319 lá que aparece vários...!

Espero ter ajudado!

Abraços!

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #11 Online: 31 Agosto 2011 às 22:30:48 »
Belo trabalho Cigano.  :D

Qualquer balanço da série 63xx serve neste relógio.
Pode ser 6302, 6306, 6308, 6309, 6319, 6347, 6349, 63A

 
« Última modificação: 31 Agosto 2011 às 22:33:02 por zE_ »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #12 Online: 01 Setembro 2011 às 22:30:56 »
Aeee.. o mestre chegou eliminando todas as dúvidas!  :D

Hoje mesmo apareceu esse post no Seiko & Citizen Watch Forum sobre um assunto similar e o veredito é o mesmo... A única diferença é a quantidade de rubis..!

http://www.thewatchsite.com/index.php/topic,23542.0.html

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #13 Online: 02 Setembro 2011 às 01:30:51 »
Cigano, dei uma pesquisada e acho que esse link que vou passar diz algo breve sobre intercambialidade: http://www.equationoftime.com/forums/showthread.php?p=239836

Acho que o caminho mais fácil é correr para o eBay e procurar por Seiko 6319.. Fiz isso e apareceu diversos anúncios.. Um inclusive está com um preço bom, visto que é vendido como partes (relógio nao funcionando. Infelizmente não há fotos do movimento para checar se o balanço está em boas condições..! Acho que vale a pena se comunicar com o vendedor e verificar isso; o relógio está sendo vendido por 12 dólares.)

Além dessa sucata há outros relógios que estão funcionais, mas os preços estão mais salgados...

Não vou passar links do eBay, mas é só digitar Seiko 6319 lá que aparece vários...!

Espero ter ajudado!

Abraços!


Obrigado pela dica caro amigo Shun, pois eu andei pesquisando tempos atrás, achei que nos valores que vi, vale mais a pena ficar com o de bom estado e abandonar esse aqui, pois acho que não compensa.
Mais se for pelo valor do aprendizado e o prazer de ver o bichinho funcionar de novo, é muito prazeroso !!

Valeu pela dica, vou da uma estudada nas minhas possibilidades!!


Belo trabalho Cigano.  :D

Qualquer balanço da série 63xx serve neste relógio.
Pode ser 6302, 6306, 6308, 6309, 6319, 6347, 6349, 63A

 

Dica de ouro caro amigo zÉ, pois eu tinha dúvidas a respeito de colocar outro balanço da série 63xx, pelo visto esse 6319 é um calibre que só ficou no A, e pouco tempo no mercado!!
Obrigado pela dica, vou ver o que acho...


Aeee.. o mestre chegou eliminando todas as dúvidas!  :D

Hoje mesmo apareceu esse post no Seiko & Citizen Watch Forum sobre um assunto similar e o veredito é o mesmo... A única diferença é a quantidade de rubis..!

http://www.thewatchsite.com/index.php/topic,23542.0.html

É verdade caro amigo Shun, vou ver o que acho da série 63xx... como na resposta anterior, vou ver as minha$$$ possibilidades  ;D ;D ;D.
Me desculpe pela demora na resposta.
Obrigado pelo link!!
Abraços,
Cigano!

Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #14 Online: 10 Outubro 2011 às 20:07:40 »
Muito legal Cigano!
Existem inúmeras peças que podem ser revividas como Hobby (existem esses lotes de relógios aos montes).
Que guia utilizasse para a 'primeira viagem'?
É isso mesmo, mão na massa! Reviver uma peças dessas deve ser uma emoção.
Que iniciativa legal =)

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #15 Online: 10 Outubro 2011 às 21:30:26 »
Cigano,

conseguiu o balanço  ?

creio que tenho um aqui, vou procurar e te falo,

ah, estou separando umas coisinhas pra te enviar,
consegui a AS1130 completinha,

a gente se fala por MP,

abraços,

wilson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Meu 2º desmonte - Seiko 6319A
« Resposta #16 Online: 11 Outubro 2011 às 00:55:07 »
Cigano,

conseguiu o balanço  ?

creio que tenho um aqui, vou procurar e te falo,

ah, estou separando umas coisinhas pra te enviar,
consegui a AS1130 completinha,

a gente se fala por MP,

abraços,

wilson

Boa noite caro mestre Wilson, esse balaço do 6319 é dificil até de encontrar em sucatas... afff... o trem é raro de ver até montado no ebay e ML !!

Tudo bem caro Wilson, pois não tenho pressa, pois quando puder está ótimo !!

Fico muito grato pela sua atenção, e no mais, essa greve dos correios está matando o resto de vontade por receber e enviar alguma coisa!! :'(

Qualquer coisa me envie uma MP!!

Obrigado desde já, tenha uma ótima semana!! 8) :D
Abraços,
Cigano!