Menu principal

Membros da ASA (2): Seiko Date Calculator.

Iniciado por Cigano, 01 Setembro 2011 às 01:39:32

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Caros amigos ontem fazendo um pente fino no meu computador para fazer um backup, durante o trabalho, achei essa calculadora para datar relógios Seiko, acredito que o resultado da pesquisa feita nele, seja aproximado, mais da para ter uma ideia da época em que foram fabricados.

Imagem de duas simulações que fiz com dois dos Seiko´s que possuo.

O arquivo é em .XLS, ou seja precisamos ter instalado no computador, um editor ou visualizador de planilhas, pode ser o M$ Excel (Microsoft) ou do BrOffice/OpenOffice Calc (Oracle), ou leitores de arquivos .XLS

Caso ainda não tenha um editor, ou visualizador de planilhas, links para download logo abaixo.
Visualizador: Bytescout XLS Viewer Licença: FREE
Editor:        OpenOffice 3 Licença: FREE

Caso tenha o editor e visualizador, então é só baixar o Seiko Date Calculator.

Clique aqui para Download    do Seiko Date Calculator

E achei também uns catálogos Seiko em PDF perdidos no PC, hospedei todos no 4shared, para que vocês façam o download.

Seiko 1969
Seiko 1973
Seiko 1975
Seiko 1977
Seiko 1979
Seiko 1980

Espero que gostem!!

Abraços,
Cigano!

murilolsd

Nota 1000, Cigano!! ;D ;D
Muito obrigado!
Já comecei a datar os meus...
Abraço!
Murilo

DART

Bacana amigo.
Valeu pelo empenho.
Grande abraço.

Adriano

O problema dos calculadores de data da Seiko é o mesmo: não são precisos. Ou acertam, ou quando erram, erram por uma década. Pois a numeração de série da Seiko é assim: aponta o ano, mas não de qual década. Um número de série começado com "4" pode ser 1964,74, 84, 94 ou 2004. A única maneira de saber é vendo o modelo e seu calibre para estimar a década.

O computador não "vê" o relógio e a estimativa de década depende disso.

Vide o próprio exemplo: um 6119 iniciado com "8", o calculador aponta 1978, o que é impossível, pois nesse ano oa 6119 já haviam saído de linha havia alguns anos. Um 6119 com número "8" só pode ser 1968, que por sinal, só pode ser um 6119A.

O banco de dados do datador deveria ser programado de maneira a considerar corretamente o início e o fim de produção de cada calibre, assim, aponteria corretamente a data de produção de um 6119 por exemplo.

Mas ainda assim, possivelmente erraria um calibre 7002, por exemplo, pois foi produzido por muito tempo, mais de uma década. Como saber de um 7002 iniciado com "5" é de 1985 ou 1995? Só olhando para o relógio.

Há muitos anos atrás eu já havia apontado esse erro do datador. Inclusive alertei o próprio criador do datador, que me agradeceu pela observação. Porém foi fortemente criticado no fórum por ter contestado a tabela "divina". Fui acusado de blasfêmia.

Bom, o datador pelo visto permanece impreciso depois de quase uma década. Nada substitui a experiência na hora de datar um Seiko. Não dá para considerar confiável algo que, quando acerta, acerta até o mês de fabricação, mas quando erra, erra por 10 anos...

Mais uma vez, anos e anos depois, esses são meus 2 cents sobre o assunto. Cada um que se sinta à vontade para usar o tal datador e continuar tendo uma noção totalmente errada do ano de fabricação de seus relógios, especialmente aqueles mais comuns, como os 6119.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Tudo exatamente como nos "lembrou" o amigo Adriano.   8)

E há outra "curiosidade" com relação ao sistema adotado pela Seiko  nos seus números de série...

Eu falo daqueles dígitos que são especificamente reservados para a informação do número (seqüencial) de produção em si.
Como existem apenas 4 (quatro) dígitos disponíveis para tal, ali só "caberiam" 10.000 possibilidades (de 0000 a 9999).

Então, como fica o caso dos modelos, dos quais nós sabemos terem sido produzidos mais de 10.000 unidades?

Haveria números de série repetidos?   :-[

Essa é uma resposta que eu nunca tive, oficialmente,  mas a coisa parece óbvia, não?

Como vemos, além dos problemas do "datador" citados pelo Adriano, também é oportuno saber que o próprio sistema de numeração criado pela Seiko não é suficientemente abrangente e que também tem lá as suas falhas e limitações.

Abraços a todos!
Alberto

shun

Alberto, acho que não há a produção de mais de 10000 unidades de um mesmo modelo em 1 mês.. visto que o datador é realizado incluindo o mês de fabricação..!

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve, Shun.

Bem,
Se pensarmos que o número de série seria "zerado" a cada mês, sim.
E de fato, ou muito provavelmente, não atingiriam os 10.000.

Mas não sendo assim...  Se for cumulativo no ano...
Aí é que vem a minha "dúvida".

Em muitos modelos, em especial no passado, certamente não foram produzidos tantos.

Mas, e com a recente produção em massa de certos modelos populares?

Será que alguém saberia nos dizer quantas unidades de um "best seller" da Seiko podem vir a ser fabricadas, de um dado modelo?

Abraços,
Alberto

Alberto Ferreira

Salve!

Com novos olhos,...  ::)
Quase literalmente...  ;)

Eu reli o que escrevi nas postagens aí acima e eu creio que "barafustei" um pouco a "barafunda"... :P

Bom,...
Eu vou tentar me explicar...  :-[

Em qualquer das hipóteses que eu aventei, eu creio que seria difícil, quase impossível, haver uma "repetição" do número de série (o serial completo, como um todo), pois além do número seqüencial, haveria que também coincidir os outros dígitos (relativos ao mês e ano).

Mas,...
De toda forma, eu ainda deixo a pergunta em aberto.
Alguém sabe dizer qual seria a ordem de grandeza da produção de um modelo "popular" (tipo best seller) da Seiko?

Abraços a todos,
Alberto